A segurança é considerada prioridade máxima no Porto do Itaqui. Por isso, diariamente são realizadas atividades voltadas à integridade física das pessoas que fazem o porto acontecer. Neste mês de maio, o foco está na segurança no trânsito, tema da campanha Maio Amarelo: Mobilidade humana, responsabilidade humana. A programação teve início nesta quarta-feira, 7 de maio, e seguirá ao longo do mês com treinamentos, blitz educativas e palestras nas áreas primária e secundária do porto.
“O Maio Amarelo é um movimento mundial pela preservação da vida no trânsito. Em 2025, o tema que nos guia é claro e direto: ‘Mobilidade humana, responsabilidade humana’. Trabalhar em um porto exige atenção constante. Estamos em um ambiente dinâmico, onde circulam diariamente caminhões, equipamentos móveis, guindastes, veículos leves e, é claro, pessoas. Cada operação precisa ser feita com precisão e, acima de tudo, com segurança”, explicou a gerente de Saúde e Segurança do Trabalho do porto, Jackeline Gama.
A ação de abertura da campanha foi uma blitz para identificar as condições das máquinas móveis da área primária. Em conjunto com as operadoras que atuam no Itaqui, a atividade avaliou a conformidade dos equipamentos com o objetivo de prevenir acidentes. Esse cuidado com a segurança dos processos portuários, no entanto, acontece durante todo o ano por meio da atuação da Gerência de Segurança Portuária (Gesep), da Gerência de Saúde e Segurança do Trabalho (Gesas) e da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (Cipaa) do Porto do Itaqui.
Responsável por desenvolver ações vinculadas ao trânsito dentro da Poligonal, a GESEP atua de forma permanente nas autorizações de acesso, tanto de veículos leves quanto pesados, garantindo o cumprimento das normas e procedimentos. “A guarda portuária realiza, semanalmente, blitz de velocidade na área primária e secundária, fiscalizando itens de segurança dos veículos, estacionamento proibido, bloqueios de vias, sinalização de ocorrências, testes de bafômetro, entre outros”, explicou o gerente de Segurança Portuária do Itaqui, José Ribamar Marão.
Aliada a esse trabalho de fiscalização está a atuação da Cipaa. “Realizamos campanhas de forma difusa por meio do projeto Cipaa a Bordo, com orientações educativas para a comunidade portuária, além de ações voltadas à saúde mental e ao bem-estar dos trabalhadores. Também fazemos inspeções em todas as áreas do porto, sempre em diálogo com as gerências, especialmente com a Gerência de Manutenção, para que todos tenham, cada vez mais, melhores condições de trabalho”, detalhou o presidente da Cipaa, João Muniz.
Ao todo, a programação do Maio Amarelo no Porto do Itaqui conta com 13 atividades, reforçando o compromisso diário com a vida e a integridade de todos que compõem a comunidade portuária.