As inscrições para participação como expositor nos espaços da 3ª Feira Maranhense da Agricultura Familiar (Femaf) já estão abertas e seguem até o dia 6 de julho. A Femaf é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), e já faz parte do calendário anual de eventos do Maranhão, destacando o potencial da agricultura familiar na geração de economia e renda, sustentabilidade, valorização da biodiversidade e diversidade cultural.
A Femaf integra o Circuito Nordestino de Feiras da Agricultura Familiar e, neste ano, será realizada no contexto da 4ª Feira Nordestina da Agricultura Familiar (Fenafes), promovida pela Câmara Técnica de Agricultura Familiar do Consórcio Nordeste.
A terceira edição da Femaf acontecerá de 25 a 28 de novembro, na Lagoa da Jansen, em São Luís, com o lema “Da Roça à Mesa: Mais Comida, Menos Fome”. O evento promoverá o fortalecimento da agricultura familiar, dos assentados da reforma agrária e dos povos e comunidades tradicionais, por meio da divulgação de inovações tecnológicas desenvolvidas por agricultores familiares, além da exibição das riquezas e potencialidades dos territórios.
“Estamos empolgados com mais uma edição da Femaf, um evento que já é um sucesso e que cresce e se fortalece a cada ano. Neste ano, teremos ainda a união com a Fenafes, o que ampliará a visibilidade da agricultura familiar da região Nordeste. Já estamos nos preparando para esse grande encontro de sabores e diversidade que só a agricultura familiar é capaz de proporcionar. Então, garanta já sua inscrição no novo edital”, destacou o secretário da SAF, Bira do Pindaré.
A Femaf oferecerá ao público capacitação técnica, exposição e comercialização de produtos do campo, prestação de serviços por parte do poder público, apresentações culturais e shows musicais, incentivando a melhoria socioeconômica dos agricultores familiares e a sustentabilidade da produção.
Os interessados em participar da 3ª Femaf podem se inscrever no site www.saf.ma.gov.br, preenchendo o formulário disponível, conforme os requisitos estabelecidos no edital.
Confira abaixo os espaços disponíveis para inscrição:
– Espaço Institucional: Stands destinados a empresas, órgãos públicos, entidades e demais parceiros que desejam divulgar políticas, ações, programas e iniciativas voltados ao fortalecimento da agricultura familiar.
– Espaço Tecnológico: Stands ou áreas livres destinados a entidades, empresas e universidades que desejam expor veículos, máquinas, equipamentos, inovações e tecnologias que potencializem os resultados da agricultura familiar.
– Espaço do Conhecimento: Salas e auditórios destinados à difusão do conhecimento científico e dos saberes tradicionais. As atividades podem incluir minicursos, oficinas, palestras, lançamentos de livros e painéis.
– Espaço da Cidadania: Área destinada à prestação de serviços à comunidade, ofertados por órgãos públicos e entidades do terceiro setor.
– Espaço Cultural: Palco interno da Femaf onde artistas poderão apresentar seus trabalhos por meio de diversas expressões artísticas (fotografia, poesia, música, dança, artes plásticas etc.). As apresentações serão sem ônus para a SAF e selecionadas mediante curadoria e disponibilidade de horários.
– Espaço de Comercialização da Agricultura Familiar: Stands ou barracas destinados à comercialização e/ou exposição de diversos produtos de empreendimentos da agricultura familiar.
– Espaço da Gastronomia: Stands ou tendas para comercialização de alimentos e bebidas no local, por empreendimentos que promovem a causa da agricultura familiar.
– Espaço do Artesão: Stands ou barracas dedicados à diversidade produtiva e sustentável, voltados à comercialização dos produtos artesanais.
Mais detalhes sobre o processo de credenciamento, prazos e requisitos para participação na 3ª Femaf estão disponíveis no edital, no site www.saf.ma.gov.br.