O Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon/MA) realizou, nesta quinta-feira (15), uma operação de fiscalização em um supermercado localizado no bairro Renascença, em São Luís, e identificou diversas irregularidades sanitárias e de segurança alimentar. Como resultado, o estabelecimento foi autuado e teve setores interditados.
Durante a vistoria, os fiscais constataram a presença de baratas no setor de hortifrúti, além de condições de higiene inadequadas. Foram apreendidos diversos produtos fora dos padrões exigidos pela legislação, como embalagens de manteiga, açúcar, iogurte e queijo sem informação de data de fabricação; paleta com osso sem data de fabricação; bananas avariadas, entre outros alimentos considerados impróprios para o consumo.
Diante das irregularidades, os setores 7 e 8 e parte do setor 9 foram interditados. A interdição tem prazo de 30 dias, podendo ser revogada antes, caso as pendências sejam sanadas e um laudo técnico comprove a segurança dos produtos para consumo. Durante esse período, os itens expostos nas prateleiras dos setores interditados não podem ser comercializados.
A presidente do Procon/MA, Karen Barros, destacou a importância da atuação firme do órgão na garantia da saúde e segurança da população.