Porto do Itaqui conquista prêmio internacional no ‘Oscar dos Portos’

Publicado em: 19 de maio de 2025

O Porto do Itaqui foi reconhecido internacionalmente com o prêmio da Associação Americana de Autoridades Portuárias (AAPA) Latam 2025, considerado o “Oscar dos Portos” nas Américas. Por meio do programa Jovem Tech, o Itaqui venceu na categoria Desenvolvimento do Capital Humano, ganhando destaque por sua relevância e ineditismo a partir da formação de profissionais aptos a enfrentar os desafios da transformação digital no setor portuário.

“Estamos muito felizes por mais esse reconhecimento pelo trabalho que realizamos no porto. O programa Jovem Tech formou 60 maranhenses em programação no ano de 2024 e está capacitando mais 65 neste ano, com a parceria da Fapema, Grupo Mateus, Secti, Suzano, Tegram e Copi Operações Integradas”, destacou a presidente em exercício do Porto do Itaqui, Isa Mary Mendonça.

A AAPA é uma organização que representa os interesses dos portos no hemisfério ocidental (Estados Unidos, Canadá, Caribe e América Latina). Assim como o Porto do Itaqui, a associação entende que o desenvolvimento portuário não é medido somente em infraestrutura, números ou toneladas movimentadas. É importante avaliar o impacto, visão, comprometimento e capacidade de transformar territórios e comunidades.

“Esse prêmio evidencia o compromisso do Porto do Itaqui com a transformação social e a capacitação profissional na área de tecnologia voltada ao setor portuário. A premiação demonstra ainda como a união de empresas públicas e privadas comprovam que inovação e transformação social podem e devem caminhar juntas”, comemorou o gerente de pesquisa, desenvolvimento e inovação do Porto do Itaqui, Gabriel Mateucci Cassia.

Atualmente em sua segunda edição, a iniciativa é direcionada a jovens maranhenses de 18 a 24 anos e oferece uma formação completa em tecnologia, com foco em programação back-end, front-end e ciência de dados (data science). Além da parte técnica, os participantes desenvolvem habilidades comportamentais (soft skills), como inteligência emocional, comunicação eficaz e planejamento de carreira. Durante todo o programa, cada aluno recebe uma bolsa mensal de R$ 1.500,00 para garantir apoio financeiro ao longo da jornada de aprendizado.

Como resultado da primeira edição da iniciativa, mais de 65% dos participantes foram inseridos no mercado de trabalho após concluírem as trilhas de conhecimento. Ao longo da capacitação, os jovens conseguiram impulsionar o seu currículo e chamar a atenção de empresas como Vale, Santos Brasil, Seazone, Pulse, Grupo Mateus e Alura.

Sobre a Cerimônia

A cerimônia de premiação da APPA acontecerá durante a Conferência AAPA Latam 2025, em Lima, no Peru, no dia 25 de junho. Os ganhadores terão destaque em exposições internacionais, canais oficiais da CIP-OEA e da AAPA Latam, além de publicações em plataformas de mídia e comunicação do setor.

Outras premiações

Em 2024, o programa já havia conquistado o 1º lugar no Prêmio Ser Humano, na modalidade ESG, e o Prêmio do Congresso Nacional Integra Portos – CNIT (Porto de Santos) – na categoria Valorização de Melhores Práticas nos Portos.

Fotos: Divulgação