Deputado Pedro Lucas destaca decisão do Ibama sobre a Margem Equatorial

Publicado em: 20 de maio de 2025

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) aprovou, nesta segunda-feira (19), o plano apresentado pela Petrobras para realizar estudos que podem resultar na exploração de petróleo na Foz do Rio Amazonas, na Margem Equatorial.

Na prática, significa que a Petrobras atendeu aos requisitos técnicos exigidos e agora será marcada a realização de vistorias e simulações de resgate de animais da fauna afetados por derramamentos de óleo num eventual acidente petrolífero.

O deputado federal, Líder do União Brasil e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Exploração da Margem Equatorial, Pedro Lucas (União), comemorou a decisão.

“Boa notícia! Hoje, o Ibama aprovou o Plano de Proteção e Atendimento à Fauna Oleada (PPAF) da Petrobras para a Margem Equatorial. Agora avançamos para as vistorias e simulações da capacidade de resposta em caso de acidentes com derramamento de óleo”, destacou.

Pedro Lucas ressaltou que a atividade pode impulsionar diversos setores e transformar a economia nacional.

“Além dos empregos, essa atividade pode trazer investimentos em infraestrutura, saúde, educação e turismo, melhorando a vida das comunidades locais. E o melhor: com responsabilidade ambiental e social”, finalizou.