Governo dá início a campanha de doação de leite humano e de frascos

Publicado em: 20 de maio de 2025

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), fez a abertura da campanha de doação de leite humano e de frascos, nesta segunda-feira (19), no auditório da Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (MACMA), no bairro da Cohab, em São Luís. A mobilização trouxe o tema “Doação de Leite Humano: Um gesto humanitário que alimenta esperança” e celebrou o Dia Mundial de Doação de Leite Humano.

Participaram da abertura da campanha profissionais da unidade materna, bem como representantes de outras maternidades que integram a Rede Estadual de Saúde da Grande Ilha, gestores estaduais e mulheres que são doadoras de leite humano.

“Nós temos intensificado o nosso serviço, seja na estruturação de ambientes que estejam preparados para receber essas mulheres no sentido de acolhê-las para que possam fazer a doação do leite e fazer essa entrega também, além do ambiente residencial em si, capacitando os profissionais para que façam abordagem significativa no sentido de levar informação às mulheres sobre a importância desse ato”, afirmou a superintendente de Assistência à Saúde da SES, Luciana Albuquerque.

A campanha de doação de leite humano e de frascos tem por missão promover o apoio ao aleitamento materno, bem como convidar a sociedade e profissionais da saúde para a importância da coleta e distribuição de leite humano como principal estratégia de enfrentamento à mortalidade infantil.

O superintendente de Atenção Primária da SES, Willian Vieira Ferreira, reforçou a importância da rede de apoio no processo do aleitamento. “O aleitamento é um momento novo para a mulher e que envolve também a família. E digo isso partindo da minha própria experiência, pois quando me tornei pai, percebi a necessidade da rede de apoio e de como isso auxilia a mulher não só no momento da amamentação, mas também na tomada de decisão pela doação, que poderá ajudar muitas crianças e outras mães que precisam”.

O leite materno é o primeiro alimento que a criança deverá ter, e preferencialmente o único nos primeiros seis meses de vida. Para os bebês que nasceram no período adequado de gestação, ele é um alimento que contribui para o fortalecimento do vínculo com a mãe e que auxilia no ganho de peso; já para os bebês prematuros (pré-termo), o leite traz benefícios extras, como acelerar o desenvolvimento físico e cognitivo.

Além do aspecto nutricional, o leite materno previne a diarreia, infecções respiratórias, reduzindo também o risco de alergias, diabetes e obesidade. Para a mãe, o ato de amamentar ajuda na recuperação pós-parto, reduz o risco de hemorragia e diminui as chances de desenvolver câncer de mama, ovário e endométrio.

Sulane de Assis, de 32 anos, é mãe e participou do lançamento da campanha acompanhada do seu filho Théo Bruno, de 6 meses. “A primeira coisa que me levou à doação de leite foi que meus seios ficaram muito inchados. Mas antes de ter o bebê, de conceber a criança, eu já pensava nisso. Porque eu vi na televisão a questão da doação e eu imagino que seja muito doído ser mãe e não ter o alimento do seu filho. E como eu tinha bastante busquei então ajudar outras crianças. Como eu já também sou doadora de sangue, também quis participar e doar leite também, para os pequenininhos”, compartilhou.

O técnico em segurança do trabalho Vitor Rodrigues Marques é marido da jornalista Stephanie Coutinho. Eles são pais do pequeno Miguel, de seis meses. Vitor contou que assim que se descobriram grávidos iniciaram também a sensibilização da família para mostrar a importância da doação de leite humano.

“Foi um processo inovador nas nossas vidas, porque quando ela teve a ideia de ser doadora foi algo unânime, pois o apoio não é só do marido, mas da família que abraçou a causa. A gente buscou essa rede de apoio, fez um ambiente para a coleta, com a higienização dos vidros e o armazenamento do jeito que nós fomos orientados. Essa parte do cuidado, de salvar vidas, a gente não conhece para onde vai o direcionamento do leite, mas só de você estar fazendo a sua parte, isso foi um diferencial nas nossas vidas”, compartilhou Vitor.

O nutricionista e coordenador de Alimentação e Nutrição da SES, Leudimar Carvalho, para este ano, a ideia é ampliar a discussão sobre a doação de leite materno também no âmbito das maternidades e comunidade no contexto da Atenção Primária. “Quando a família estiver participando do pré-natal, das ações que estão na Atenção Primária, é importante que o tema da doação seja abordado. É importante mostrar que a disponibilidade de doar ajuda a vida de muitos bebês que precisam, especialmente os que estão nas UTIs neonatais”.

Também estiveram presentes no lançamento da campanha de doação de leite humano e de frascos, a chefe do Departamento de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente (DASCA-SES), Dennyse Macedo; a diretora administrativa da MACMA, Ana Clotilde Rolim; e a diretora administrativa da Maternidade Nossa Senhora da Penha, Kelma Lucena Aguiar.

Frascos

A campanha chama atenção para o ato da doação de leite e de frascos. Sobre isso, a SES estabeleceu pontos de entrega de frascos, situados nas Maternidades Nossa Senhora da Penha (Anjo da Guarda), Benedito Leite (Cohab), Paço do Lumiar, na MACMA e no Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos (Cajazeiras, Centro).

“O frasco deve ser, preferencialmente, de vidro com tampa plástica, e de boca larga, a exemplo dos recipientes de café solúvel que são vendidos nas redes de supermercados. A doação pode ser feita de forma residencial, por meio do contato feito com o Banco de Leite Humano da MACMA, para que o profissional possa ir até a residência da doadora fazer a coleta do leite e do frasco. Uma vez com o frasco é feita a coleta, o leite é armazenado, depois pasteurizado e em seguida enviado para as UTIs neonatais”, destacou a coordenadora do Banco de Leite Humano, Iranildes Rodrigues Costa.

Para doar leite humano, é importante que o frasco seja antes preparado para que o leite possa ser colocado nele. Assim, a recomendação é que seja utilizado frasco de vidro com tampa plástica, este precisa ser limpo e fervido por pelo menos 15 minutos. Após a fervura, é necessário deixar o frasco secar naturalmente, anotando a data e a hora da primeira coleta. O armazenamento do frasco deve ser no freezer ou congelador, mantendo o pote fechado.