Dino indica e Lula nomeia Ricardo Cappelli como interventor da SSP em Brasília

Publicado em: 9 de janeiro de 2023

Flávio Dino anuncia Capelli na Secretaria de Comunicação – Zeca Soares

O secretário-executivo e ‘número 2’ do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli (PSB), foi nomeado nesse domingo, 8, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como interventor federal no Distrito Federal.

Cappelli é jornalista e especialista em administração pública e já ocupou diversos cargos nos três níveis de governo, além de ter sido presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE).

Antes do plano nacional, Cappelli foi o secretário de Comunicação do Governo do Maranhão, nas gestões Flávio Dino (PSB) e Carlos Brandão (PSB).

A determinação de intervenção foi determinada após terroristas invadirem o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF), e está prevista para durar até o dia 31 de janeiro.

Bolsonaristas terroristas invadiram a sede dos três poderes em Brasília depredando tudo

Publicado em:

Por volta das 14h40 dess domingo (09), extremistas e terroristas invadiram o Congresso Nacional sob uma chuva de bombas de gás lacrimogênio. Em seguida, conseguiram passar pelas barricadas da Polícia Militar do Distrito Federal e entrar no Palácio do Planalto, sede da Presidência da República.

Vidraças, cadeiras e mesas dos dois prédios públicos foram quebradas (veja fotos do interior do Palácio do Planalto depredado). Funcionários do Congresso Nacional que estavam de plantão foram ameaçados.

o Supremo Tribunal Federal (STF). O prédio do órgão do Judiciário foi invadido por volta das 15h45.

“Deus está do nosso lado e vai jogar todo o gás pra eles de volta”, disse um dos manifestantes enquanto tentava invadir a Corte. “A polícia está com nós. A PM liberou para gente ficar aqui”, afirmou um bolsonarista.

Clássico entre Flamengo e Vasco pode ser disputado em São Luís

Publicado em: 7 de janeiro de 2023

O clássico entre Flamengo e Vasco, válido pela 10ª rodada do Campeonato Carioca, marcado para o dia 5 de março, pode ser disputado em São Luís, no Maranhão.

Uma pessoa da alta cúpula do futebol do Flamengo confirmou que um grupo de empresários já demonstrou interesse em trazer o jogo para a capital maranhense. As partes se reunirão em breve para definir os próximos passos envolvendo a possível mudança do local da partida.

O duelo, a princípio, está marcado para o dia 5 de março, às 16h. Caso se confirme a mudança, este será o segundo confronto do Flamengo no Estadual fora do Rio. O duelo com o Madureira, pela segunda rodada da competição, será disputado em Cariacica, no Espírito Santo.

Carlos Brandão e Felipe Camarão tomam posse no Palácio dos Leões

Publicado em:

Após tomar posse do mandato de governador na Assembleia Legislativa, no último domingo (1º), Carlos Brandão teve o empossamento oficializado, nesta sexta-feira (6), diante de um grande público durante o Show da Gratidão ao Povo do Maranhão, que aconteceu em frente ao Palácio dos Leões, em São Luís.

Natural de Colinas/MA, Carlos Brandão é médico-veterinário, foi deputado federal por dois mandatos e vice-governador de Flávio Dino também por duas vezes, ajudando a tornar o Maranhão referência no combate à Covid-19, com a menor taxa de mortes por coronavírus no país.

Brandão, que é um grande incentivador de projetos especiais nacionais e internacionais para atração de investimentos para o Maranhão, também tem se comprometido, junto a Felipe Camarão que foi conduzido a vice-governador também nesta sexta-feira (6), a assegurar o fortalecimento de áreas como a regularização fundiária, educação, empregabilidade e segurança alimentar.

Com ânimo redobrado para continuar trabalhando pelo povo do Maranhão, o governador falou sobre o principal desafio para os próximos quatro anos de gestão.

“Nós temos muitos desafios pela frente, até porque tivemos grandes avanços ao longo desses oito anos. É lógico que a gente precisa avançar. Entre os setores que a gente precisa avançar ainda mais está a educação, porque entendemos que é por meio dela a única maneira das pessoas terem as mesmas condições de ter uma vida melhor. Mas não teremos olhar somente para a educação, mas para a estrutura, o social, para a geração de emprego, para a segurança alimentar. Enfim, trabalhar para melhorar a vida das pessoas”, destacou o governador.

O vice-governador Felipe Camarão destacou que o trabalho dessa gestão será ainda mais voltado às pessoas que mais precisam.

“Este mandato do Carlos Brandão e meu será dedicado a aquelas pessoas mais pobres do Maranhão. Será dedicado às que precisam dos Restaurantes Populares, de cirurgias, às pessoas que mais precisam do governo do Estado. Vamos governar para todos, mas especificamente para os que mais precisam”, afirmou.

Transmissão da faixa – Para chegar às mãos do governador, a faixa foi transmitida por representantes de segmentos fortalecidos pelo governo do Maranhão nos últimos anos, a exemplo da educação, segurança alimentar, agricultura familiar, emprego e renda.

Representando a Agricultura Familiar, a beneficiária do Programa de Compras da Agricultura Familiar (Procaf), Maria Eliane Costa Silva, pontuou a importância desse momento de valorização a quem vive a cultura do solo.

“Muito bom! Como a gente vive da agricultura, temos que dar valor ao nosso trabalho. Nós produzimos e vendemos, e uma chance dessas deixa a gente mais conhecida. Entregar a faixa ao governador é muito importante porque ele sempre valorizou a agricultura familiar”, pontuou Maria.

Sendo um dos representantes da Educação, o estudante de 17 anos que pretende ser cirurgião, Enzo Martins Sarmento, comemora a sua escolha para representar todos os jovens maranhenses. “Esse momento foi muito gratificante. É uma experiência nova e única, eu sou muito grato por estar participando e porque me escolheram”, comemorou o estudante.

Show da Gratidão ao Povo do Maranhão – Em celebração à oficialização do governador Carlos Brandão ao Governo do Maranhão, foi realizado o “Show da Gratidão ao Povo do Maranhão”, com destaque para as apresentações de vários artistas maranhenses.

Diferentes estilos musicais deram o tom da festa, como o Boi de Maracanã, Alcione, Quarteto Instrumental, Fernando de Carvalho, Ribinha de Maracanã, Companhia Barrica, Erickson Andrade, Boi de Santa Fé, Neguinho da Beija-Flor e Fuega.

Vereadores aprovam em 2ª votação mudanças na Lei Orgânica de São Luís

Publicado em:

O Plenário da Câmara de São Luís aprovou, por unanimidade, em segunda e definitiva votação, na Sessão Extraordinária desta sexta-feira (06), Projeto de Emenda à Lei Orgânica (PELOM) nº 0002/2022, que “altera o § 9º e acrescenta o § 10 do artigo 118 e altera o § 9º do artigo 120 da Lei Orgânica, para aumentar o percentual das emendas parlamentares a que terão direito para o exercício financeiro de 2023”.

Pelo texto aprovado, a Lei Orçamentária Anual (LOA) deverá fixar em 2% a parcela da Receita Corrente Líquida (RCL) destinada ao pagamento de emendas impositivas. Antes, o valor era o equivalente a 1,2% da RCL. Desse total, de acordo com a regra, metade será destinada a ações e programas na área de saúde.

O Projeto de Emenda à Lei Orgânica (PELOM) que tramitou com o protocolo nº 0003/2022, também foi aprovado em segunda votação. A norma altera o § 3º do artigo 63 da Lei Orgânica, permitindo a licença dos membros da Mesa Diretora da Casa, sem a necessidade de nova eleição para o preenchimento da vacância.

Pela regra atual, se um dos componentes vier a ser nomeado no Executivo, o cargo é considerado vago, sendo necessária a realização de um novo pleito para o posto. Com a mudança, entretanto, o dispositivo será alterado, permitindo a licença do parlamentar, sem a necessidade de nova eleição. Dos 31 vereadores, 28 estavam presentes no plenário e na plataforma virtual. Para aprovação da matéria, o Regimento Interno exige quórum qualificado de 21 parlamentares.

De autoria do vereador Antônio Marcos – o Marquinhos (PSC), as duas matérias foram aprovadas, em primeiro turno, no último dia 30 de dezembro. No entanto, para apreciação em segundo turno, era necessário obedecer a um interstício mínimo de 10 dias. A Emenda à LOM, por resultar do exercício do poder constituinte reformador, é elaborada exclusivamente pelo Legislativo, sem qualquer ingerência do prefeito.

Projeto do Deputado Bira aumenta de 5 para 8 o número de parcelas do seguro-desemprego

Publicado em: 6 de janeiro de 2023

Discussão e votação de propostas. Dep. Bira do Pindaré PSB-MA

O Projeto de Lei 2761/22 aumenta de cinco para oito o número de parcelas do seguro-desemprego a ser recebida pelo trabalhador demitido sem justa causa após os 50 anos de idade. O texto em análise na Câmara dos Deputados altera a Lei 7.998/90, que regulamentou o Programa do Seguro-Desemprego.

Conforme a proposta, para ter direito a oito parcelas do benefício, o trabalhador terá de comprovar vínculo empregatício com pessoa jurídica ou pessoa física a ela equiparada de, no mínimo, 24 meses no período de referência.

“A ideia é atenuar os impactos de uma demissão na terceira idade. O seguro-desemprego poderá contribuir para que o trabalhador busque qualificação e continue pagando a contribuição previdenciária”, disseram os autores da proposta, o deputado Bira do Pindaré (PSB-MA) e outros oito parlamentares.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Terminal de Passageiros do Aeroporto de São Luís passará por reforma

Publicado em:

Aeroporto Internacional de São Luís / Marechal Cunha Machado (SLZ) - Av.  dos Libaneses, s/n

O Aeroporto Internacional de São Luís (SLZ) informa que, entre os dias 9 e 12 de janeiro de 2023, a via de apoio ao terminal de passageiros – paralela à via principal de acesso ao embarque e desembarque – estará fechada para intervenções no sistema de drenagem profunda das águas pluviais e consequente recapeamento asfáltico.

Durante a intervenção, os motoristas que utilizam da via de apoio para paradas rápidas deverão atentar-se para a sinalização a ser aplicada no local. A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) da capital dará apoio no ordenamento do fluxo de trânsito de modo a evitar quaisquer transtornos.

Othelino Neto fecha consenso entorno do nome de Iracema Vale à presidência da Alema

Publicado em:

O deputado/presidente Othelino Neto (PCdoB) anunciou nesta sexta-feira (06) a composição entorno da eleição da deputa Iracema Vale a presidência da Assembleia Legislativa do Maranhão. O parlamentar abriu mão da reeleição em nome do consenso.

O comunicado foi feito no final da manhã desta sexta-feira (6) pelas redes sociais.

“Após debatermos de forma democrática e republicana, decidimos pela unidade quanto à eleição para a Mesa Diretora da Assembleia. Apoiaremos a candidatura à presidência da deputada Iracema Vale, do PSB”, escreveu.

Com a desistência do comunista, Iracema será candidata única, e será eleita por aclamação com o apoio do governador Carlos Brandão (PSB).

Ex-presidente Sarney declara que Lula fará ‘um grande governo’

Publicado em:

Lula (PT), presidente eleito, e o ex-presidente José Sarney (MDB) se encontram em Brasília - Ricardo Stuckert

O ex-presidente da República José Sarney disse ao UOL que Lula vai fazer “um grande governo”. Acho que Lula vai fazer um grande governo, como fez da primeira vez. Ele tem uma grande experiência e grande espírito público.

A declaração foi dada à reportagem após a cerimônia de posse da ministra Simone Tebet (Planejamento), nessa quinta-feira (5) no Palácio do Planalto.

Eduardo Braide abre diálogo com a Câmara de São Luís

Publicado em:

O prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), iniciou nesta quinta-feira, 5, diálogos com a nova Mesa Diretora da Câmara Municipal.

A convite dele, estiveram na sede do Executivo Municipal, na noite de hoje, o presidente do Legislativo, vereador Paulo Victor (PCdoB), membros da Mesa Diretora, o líder do governo na Casa, vereador Raimundo Penha (PDT), e mais alguns vereadores.

O objetivo é tentar estreitar os laços entre Prefeitura e Câmara – agora comandada por Victor.

Blog do Gilberto Léda apurou com alguns dos parlamentares presentes que Braide mostrou-se aberto a conversas com os parlamentares. Ele quer manter maior proximidade com o Parlamento.

Ao blog, Paulo Victor, disse que a conversa foi rápida e reforçou o caráter institucional da visita. Ele confirmou que foi Braide quem fez o contato para o encontro.

Após a saída do presidente, alguns dos vereadores que atenderam ao convite do prefeito permaneceram no Palácio de La Ravardière e seguiram em conversas sobre a relação entre os dois poderes.

Blog do Gilberto Leda