Recondução do governador Brandão terá shows de Alcione e Neguinho da Beija-Flor

Publicado em: 4 de janeiro de 2023

O governador reeleito Carlos Brandão (PSB) participará de cerimônia, nesta sexta-feira, dia 06, no Palácio dos Leões, na qual será reconduzido oficialmente ao cargo.

Para festejar o momento, marcado para ter início às 16h, o Governo organizou uma vasta programação cultural que será desenvolvida, a partir das 15h, na Praça Dom Pedro II.

Entre as atrações, estão a cantora Alcione e o cantor e compositor Neguinho da Beija-Flor.

“Em reconhecimento ao apoio que recebemos, no dia da nossa recondução ao cargo de governador, teremos o show de gratidão ao povo do Maranhão. Momento de agradecer, de celebrar, de reiterar os nossos compromissos e também de valorizar a nossa cultura e os nossos artistas”, disse o governador.

Também irão se apresentar o Bumba Boi de Maracanã; Companhia Barria; Fernando de Carvalho. Quarteto Instrumental Sim; Boi de Santa Fé; Erickson Andrade e Fuega.

Vale lembrar que Brandão e o seu vice, Felipe Camarão (PT), foram empossados nos cargos no último domingo durante solenidade na Assembleia Legislativa.

Felipe Camarão manifesta desejo em tornar escolas estaduais de tempo integral

Publicado em:

O vice-governador Felipe Camarão (PT), nome mais cotado para reassumir a pasta de Educação no Estado, afirmou que a tendência é que o Maranhão siga o cmainho do Ceará com Escolas em Tempo Integral.

Camarão deu ênfase ao vitorioso programa Escola Digna em todo o estado, que continuará todo vapor, mas destacou o desejo de tornar as escolas estaduais em tempo integral.

“Parabéns, governador Elmano. O Ceará caminha no rumo certo. Aqui no Maranhão temos os mesmos objetivos. Pacto pela aprendizagem, alfabetização e educação em tempo integral. Vamos buscar essas metas com a ajuda do presidente Lula e do ministro Camilo Santana”, afirmou Felipe Camarão.

Paço do Lumiar: Prefeita Paula da Pindoba promove demissão em massa de comissionados

Publicado em:

Vídeo: o 'sério risco' de Paula da Pindoba - Blog John CutrimBlog John  Cutrim

A prefeita Paula da Pindoba (PCdoB), de Paço do Lumiar, surpreendeu neste início de  ao exonerar todos os servidores comissionados da Prefeitura Municipal.

A decisão foi publicada no Diário Oficial, edição do dia 2 de janeiro, primeiro dia útil do ano de 2023.

Apenas duas mulheres grávidas foram “salvas” da demissão em massa.

“A Prefeita do município de Paço do Lumiar, no uso de suas atribuições legais, que lhe confere o artigo 80, inciso III, da Lei Orgânica do Município, e considerando a disposição discricionária da ocupação dos cargos em comissão, descritos na Constituição Federativa do Brasil como de livre admissão e exoneração; resolve: Art. 1º – Exonerar todos os servidores públicos ocupantes de cargos em comissão (ativos) no âmbito do Poder Executivo Municipal”, destaca trecho do decreto.

Sonho realizado: A emocionante entrega da bateria amarela ao pequeno Pedro Miguel

Publicado em: 3 de janeiro de 2023

Ainda com o coração cheio de gratidão por esse momento tão revigorante que foi a entrega da bateria amarela para meu amigo Pedro Miguel”, foi assim que o jornalista Matias Marinho agradeceu a campanha pela bateria amarela do menino de 11 anos, Pedro Miguel.

No último dia 29 de dezembro, a Confraternização do programa Xeque-Mate foi diferente.

Na Zona Rural de São José de Ribamar, ao lado de amigos, o radiofônico da rádio Mais FM encerrou o ano.

Campanha – o Xeque-Mate, apresentado por Matias Marinho e Pedro de Almeida, encabeçou uma campanha para conseguir uma bateria amarela para Pedro Miguel, uma criança autista de grau dois.

Em apenas dois dias de campanha, o Xeque-Mate bateu a meta de arrecadação, mas o objetivo maior foi realizar o sonho do Miguel.
Confira o vídeo:

Prefeito Braide comunica série de novidades na educação em São Luís

Publicado em:

O prefeito Eduardo Braide comunicou, nessa segunda-feira (2), que haverá novidades na educação na rede municipal em São Luís, durante visita ao balcão da Secretaria de Educação.

Reforma e modernização de 25 escolas, Braide garantiu a aquisição de novas carteiras e ar-condicionados para as salas de aula.

Na volta às aulas, os alunos quando retornarem das férias para o ano letivo em 2023, vão encontrar muitas novidades.

“Iniciando 2023, com muita coisa boa pra nossa educação municipal!  Diretamente do galpão da Semed, confere aí as novidades:  Já tem mais 25 escolas sendo reformadas;  Ah, e tem ar-condicionados e mobiliário novinho chegando em várias escolas também”, anunciou Braide.

Dudu Diniz é empossado presidente da Câmara de Vereadores de Ribamar

Publicado em:

Dudu Diniz toma posse como novo presidente da Câmara dos Vereadores de  Ribamar - Blog do ClodoaldoBlog do Clodoaldo

A Câmara Municipal de São José de Ribamar deu posse à nova Mesa Diretora para o biênio 2023-24.

O vereador Dudu Diniz (Cidadania) foi empossado presidente da Casa.

A chapa é formada também por Moises Gama (PROS), como 1º vice-presidente; Professor Cristiano (SD), 2º vice-presidente; Jordão Reis (PTB), 1º Secretário; Aldiran Guerreiro (PDT), 2º Secretário; Thays Negão (PDT), 3ª Secretária; e Mário Santos (PP), 4º Secretário.

O vereador Dudu Diniz tem a responsabilidade dos anseios da população serem ecoados na Casa legislativa.

Presentes

A cerimônia de posse da nova mesa diretora de São José de Ribamar contou com a presença do vice-governador Felipe Camarão (PT), do presidente da Câmara Municipal de São Luís, Paulo Victor (PCdoB) e da deputada estadual eleita Iracema Vale (PSB).

Iracema foi anunciada por Camarão como próxima presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão.  A eleição só ocorre no primeiro dia de fevereiro.

Flávio Dino manda investigar postos que reajustaram a gasolina

Publicado em:

Solenidade de transmissão de cargo a Flávio Dino como ministro da Justiça e Segurança Públic...

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) vai investigar os postos que aumentaram o preço da gasolina nos últimos dias. O aumento seria causado por uma suposta retomada da cobrança de tributos federais sobre os combustíveis (PIS/Cofins e Cide). A informação foi anunciada esta segunda-feira, 2, pelo novo titular da pasta, Flávio Dino(PSB), durante posse em Brasília.

Segundo o ministro, o secretário Nacional do Consumidor, Wadih Damous, já foi acionado para apurar “imediatamente” as eventuais alterações nos preço dos combustíveis. “Já orientei o Wadih para verificar os aumentos irrazoáveis, imoderados, dos combustíveis que vemos hoje, uma vez que não há razão objetiva”, afirmou Dino. O titular sugeriu que esse aumento poderia ser enquadrado dentro do Código do Consumidor.

A equipe econômica do novo governo cogitou revogar a desoneração dos combustíveis, o que aumentaria o preço da gasolina. No entanto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou decreto que mantém zerados os impostos federais (PIS/Cofins) sobre a gasolina e o etanol por 60 dias, até 28 de fevereiro, enquanto para o diesel, a medida vale por um ano, até 31 de dezembro de 2023.

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

O preço médio do litro da gasolina comum teve alta de 0,78% no País na comparação entre as duas últimas semanas de 2022. No Ceará, entre os dias 25 e 31 de dezembro de 2022,o preço médio subiu R$ 0,59, conforme levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), sendo o mais alto registrado no Brasil.

CMSL: Paulo Victor marca sessão extraordinária para tratar sobre Orçamento 2023

Publicado em: 2 de janeiro de 2023

O vereador Paulo Victor (PCdoB), presidente da Câmara de São luís, em entrevista a repórter Alessandra Rodrigues da Mirante AM, disse que o Orçamento 2023 da Prefeitura de São Luís será votado na próxima sexta-feira (06).

A Lei Orçamentaria não foi aprovada em virtude do reajuste das emendas parlamentares impositivas, que, subiu de 1,2% para 2% com base na Receita Líquida Corrente (RCL). Só que, foi aprovado em 1º turno, necessitando aprovação em 2º turno – que deve acontecer também no dia 06, em sessão extraordinária na CMSL.

 

Juscelino Filho toma posse com foco no 5G e contra a privatização

Publicado em:

Juscelino Filho toma posse no MCom com discurso contra privatizações e foco no 5G

Juscelino Filho oficializou o início do mandato como ministro das Comunicações em solenidade nesta segunda-feira, 2, na sede da pasta, em Brasília. Reforçando o alinhamento com a Presidência da República, o primeiro discurso foi contra privatizações no setor e fortalecimento das instituições como ferramentas na democratização da conectividade.

“Reitero que a inclusão digital com equidade e qualidade, a universalidade, a democratização e a popularização do acesso à informação via internet, a melhoria da educação e da qualidade do ensino via conectividade das escolas são tópicos de máxima prioridade, onde a Telebrás é fundamental no suporte à cobertura de conexão via satélite, somada à estrutura física dos Correios, sobretudo com a valorização dos numeroso e excelentes profissionais de ambos”, disse Juscelino.

Especificamente sobre os Correios, o chefe do MCom afirmou que “intenção e a meta é reforçar o papel da empresa na oferta de cidadania como parceira dos programas sociais destinados à população carente e das regiões mais distantes através da sua incomparável capilaridade; aumentar os investimentos de modernização e desencadear agressivo aporte de atualização do parque tecnológico e dos insumos logísticos, para seguir recuperando a imagem e a credibilidade dos serviços”.

A fala do novo ministro também veio dar foco na ampliação do 5G como prioridade nas políticas de telecom.

“Na telefonia, o tema central é a maximização da incorporação da tecnologia 5G, sobretudo a aceleração da expansão do acesso às facilidades e do alcance territorial”, afirmou o chefe da pasta.

LEGADO E NOVOS DEBATES

A cerimônia contou com a presença do presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Carlos Baigorri e do presidente da Telebras, Jarbas Valente. O novo ministro levou ao palco representantes do governo e prefeituras do Maranhão, seu estado, além de Luciano Bivar, responsável por sua indicação pelo União Brasil.

Juscelino afirmou que deve dar continuidade aos programas do governo de Bolsonaro implementando pela pasta e iniciar novos debates, como  regulação de plataformas digitais.

“Dedicaremos esforço à montagem e implementação de agenda positiva, fundada no aproveitamento do legado existente, na recomposição de investimentos, no aperfeiçoamento da governança, na continuidade dos programas, na receptividade à inovação, na disponibilidade para o atendimento das demandas dos municípios e na relação de confiança, harmônica e de respeito com a Anatel nas atividades de regulação e fiscalização, inclusive das plataformas digitais, mais a Telebras e os Correios”, disse o novo ministro.

Entre os objetivos de sua gestão, Juscelino também citou “a simplificação, a agilização e a desburocratização de sistemas, tarefas, atividades e processos, a solução de pendências e a otimização do uso dos fundos do nosso âmbito setorial terão de nossa parte atenção total”.

CRÍTICAS E ESTRUTURA

A escolha de Juscelino Filho para o MCom foi recebida com críticas por parte de entidades que acompanham políticas públicas no setor de telecomunicações.  O parlamentar se posicionou contra o governo petista nos últimos anos, sendo um dos votos pelo impeachment de Dilma Rousseff. Apesar disso, discurso de posse foi iniciado com a ênfase no “alinhamento” com o governo Lula.

Temas estratégicos sobre plataformas digitais e regulação de mídia também estarão sob alçada da Secretaria de Comunicação, que tem o comando de uma das lideranças petistas, Paulo Pimenta.

Juscelino dedicou um trecho de seu discurso para falar sobre mudanças estruturais.

“As mudanças da estrutura organizacional do governo serão absorvidas no Ministério e a nossa gestão será pautada pela incorporação de modelos referenciais, de casos exitosos, de experiências de sucesso e das melhores práticas”.

Flávio Dino toma posse como ministro da Justiça e Segurança Pública

Publicado em:

 (crédito: Ed Alves/CB/DA.Press)

O minstro da Jusitça e Segurnaça Pública, Flávio Dino,  foi empossado no cargo nesta segunda-feira (2/1), em solenidade na sede do Ministério. Dino também empossou o segundo escalão da pasta (veja os nomes abaixo).

“Este será um ministério da paz, da pacificação nacional, da busca da paz verdadeira que é fruto da Justiça”, discursou Dino ao tomar posse. “Paz, contudo, com conteúdo”, acrescentou.

O ministro também citou a posse presdencial, neste domingo, 1º de janeiro, que classificou como a “mais linda” da história brasileira, e frisou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) subiu a rampa do Planalto apesar dos protestos que tomaram conta do país desde a derrota nas urnas do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). “Lamento muito por todos que apostaram contra e hoje estão pagando as apostas, patrimoniais ou não”, disse Dino.

A cerimônia ocorreu no Salão Negro do Palácio da Justiça. Estavam presentes lideranças do novo governo, parlamentares e outras autoridades, como a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, o novo diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Passos, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha; além da presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, e do ministro Ricardo Lewandowski.

Também se fizeram presentes membros das forças de segurança, como a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a PF, e a Força Nacional. Logo antes da solenidade, Dino e Andrei Passos cumprimentaram as autoridades que compareceram.

Flávio Dino é ex-governador do Maranhão e foi anunciado ministro da Justiça e Segurança Pública pelo presidente Lula, empossado ontem. Ao fim da cerimônia, Dino deve participar de coletiva de imprensa.

Confira os membros do segundo escalão do ministério da Justiça e Segurança Pública, também empossados hoje:

  • Ricardo Garcia Capelo, Secretário-Executivo
  • Diego Galdino de Araújo, Secretário-Executivo adjunto
  • Augusto Botelho, Secretário Nacional de Justiça
  • Tadeu Alencar, Secretário Nacional de Segurança Pública
  • Marta Rodrigues de Assis Machado, Secretária Nacional de Políticas sobre Drogas
  • Marivaldo de Castro Pereira, Secretário Nacional de Acesso à Justiça
  • Rafael de Castro, Secretário Nacional de Políticas Penais
  • Elias Vaz, Secretário Nacional de Assuntos Legislativos
  • Andrei Augusto Passos Rodrigues, Diretor-Geral da Polícia Federal
  • Antônio Fernando Souza Oliveira, Diretor-Geral da Polícia Rodoviária Federal
  • Tamires Gomes Sampaio, coordenadora do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci)
  • Estela Aranha, coordenadora de Direitos Digitais
  • Sheila Santana de Carvalho, presidente do Comitê Nacional para os Refugiados
  • Rafaela Vieira Vidigal, chefe de gabinete
  • Lorena Nascimento Lima Ribeiro, chefe da Assessoria de Comunicação
  • Telma Moura de Oliveira, chefe do Cerimonial