Brandão percorre 5 municípios em campanha com Dino e Camarão

Publicado em: 17 de setembro de 2022

A mensagem da caravana “Juntos Para o Bem do Maranhão” segue sendo espalhada nos quatro cantos do estado. Hoje (16), mais cinco cidades foram percorridas pelo time do governador e candidato à reeleição, Carlos Brandão (PSB).

Depois de passar por municípios como Pinheiro, Imperatriz, Santa Helena e Palmeirândia ao longo da semana, agora foi a vez de Trizidela do Vale, Pedreiras, Lago do Junco, Lago dos Rodrigues e Lago da Pedra receberam o time do 40.

O favoritismo das pesquisas, que já coloca Brandão com mais de 40% dos votos válidos, é refletido nas carreatas e caminhadas: multidões de apoiadores acompanham as caravanas em cada cidade.

“É muito bonito poder ver em cada maranhense esse brilho e essa força de querer ainda mais para o nosso estado e saber que acreditam no nosso projeto. Acreditaram em 2014, em 2018 e agora sei que continuaremos, todos juntos, no rumo certo!”, agradeceu o governador.

Flávio Dino (PSB), ex-governador do Maranhão e candidato ao Senado, também participou da agenda nos cinco municípios e pontuou o crescimento da força de Brandão pelo estado.

“Muito bom ter estado em cidades que cresceram bastante a partir de ações nossas. E é gratificante perceber que estes maranhenses sabem que mais obras virão com Brandão no poder. Vamos à vitória!”, acrescentou Dino.

Entrevista à TV Mirante

Também nesta sexta, Brandão foi entrevistado em nova sabatina do JMTV 1ª edição, da TV Mirante (Grupo Mirante, afiliada da Globo). Entre os temas conduzidos pelo apresentador Adailton Borba, estiveram transporte aquaviário, geração de emprego e renda, entre outros.

Na entrevista, o governador pontuou que, nos últimos seis anos, o Maranhão foi um dos estados que mais gerou empregos do Nordeste em termos proporcionais, além de citar a realização do São João no estado – que se tornou a festividade junina mais importante do país – como ponto importante para a economia: gerou oportunidades de trabalho em 150 municípios, durante as festividades.

“O povo maranhense pode acreditar que o nosso governo será um grande gerador de emprego. Um governo do empreendedorismo”, afirmou o governador, ao citar, também, as parcerias com refinarias e empresas como porta de entrada para novas oportunidades ao estado (entre os exemplos, citou a futura operação do Porto São Luís).

Neste sábado (17), a caravana “Juntos Para o Bem do Maranhão” segue com agenda nas cidades de Presidente Dutra, São Raimundo das Mangabeiras, Balsas e Riachão.

Othelino e Ana Paula recebem apoio de lideranças e populares de São Francisco do Maranhão em grande ato político

Publicado em: 16 de setembro de 2022

Grande ato político em São Francisco do Maranhão, quinta-feira (16), confirmou o apoio de lideranças e populares à reeleição do deputado estadual Othelino Neto (PCdoB), presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão. O parlamentar e a vice-prefeita de Pinheiro, Ana Paula Lobato, candidata a primeira suplente de Flávio Dino no Senado, participaram de carreata e caminhada pelas ruas da cidade e receberam o carinho dos apoiadores em uma noite de muita alegria.

O encontro contou com a presença do prefeito Adelbarto Santos(PCdoB) e de outras lideranças políticas do município, que também apoiam as candidaturas de Carlos Brandão(PSB) ao governo e de Flávio Dino(PSB) ao Senado.

“Eu garanto ao prefeito Adelbarto que ele pode contar comigo, que vamos seguir juntos, e o prestígio que o mandato de deputado estadual me der eu vou usar também para ajudar esta cidade“, destacou Othelino.

Ana Paula Lobato enfatizou o trabalho prestado por Othelino Neto e pelo Governo do Estado a favor do município. “Por onde a gente passa tem a marca de Othelino, Flávio Dino e Brandão. Garanto que as portas do nosso gabinete sempre estarão abertas para o prefeito Adelbarto e para todo o povo de São Francisco do Maranhão”, ressaltou a candidata.

O chefe do Legislativo estadual dialogou com a população sobre suas propostas para continuar trabalhando pelo desenvolvimento do estado, ao lado de Carlos Brandão(PSB) e Flávio Dino(PSB). O deputado foi autor de emendas destinadas a serviços de melhorias em São Francisco do Maranhão e, também, um grande intermediador, junto ao Executivo, para a execução de obras públicas no município.

O prefeito Adelbarto Santos declarou a satisfação de apoiar o ex-governador Flávio Dino, o governador Brandão e, em especial, a reeleição de Othelino Neto. “A escolha do nosso representante precisa levar em conta quem tem compromisso e Othelino tem mostrado atenção a São Francisco. Acredito no trabalho dele para defender os municípios”, ressaltou o prefeito.

Obras

Entre as obras executadas em Carolina, frutos da parceria com o deputado Othelino Neto, estão a reforma da escola Sebastião Pereira de Carvalho, a ampliação da Câmara Municipal, a construção de um Restaurante Popular, a destinação de R$ 1,6 milhão para a pavimentação de ruas, emenda para a saúde, construção da Praça da Bíblia, entrega de cestas básicas, cartões Vale-Gás e kits esportivos.

“Ainda queremos fazer muito mais por São Francisco do Maranhão”, garantiu Othelino Neto, que recebeu, da Câmara Municipal, o título de ‘Cidadão Franciscoense’.

Mais uma vez: EMAP leva Prêmio Ser Humano

Publicado em:

Com o Programa Farol de Residência Portuária, gerador de inovação e desenvolvimento de talentos, a Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP) conquistou o primeiro lugar no Prêmio Ser Humano Oswaldo Checcia, na modalidade Gestão de Pessoas – Sustentabilidade, entregue na quarta-feira (14), durante o 12º Congresso Maranhense de Recursos Humanos (COMARH), realizado pela Associação Brasileira de Recursos Humanos do Maranhão (ABRH). O diretor de Administração e Finanças da EMAP, Artur Thiago Costa, recebeu o prêmio junto com parte da equipe que participou do evento, realizado no Multicenter Sebrae, em São Luís.

“Este é um reconhecimento importante da ABRH para este que, antes de ser um programa de inovação, é uma jornada de formação de pessoas. Estamos formando profissionais de excelência para que possam, no futuro, atender a comunidade portuária, seja como prestadores de serviços, seja como mão de obra qualificada”, afirmou Artur Costa.

Em sua fala, o diretor da EMAP destacou dois aspectos do Programa Farol que estão alinhados com a governança da empresa: o fortalecimento da relação porto-cidade, a partir da oferta de oportunidade para que jovens maranhenses possam se desenvolver dentro do porto; e o fomento à pesquisa, desenvolvimento e inovação, aproximando a academia da atividade portuária.

O Farol integra o Porto do Itaqui Labs, programa de inovação do Porto do Itaqui, com o objetivo de consolidar o porto público do Maranhão como polo de conhecimento por meio do fomento à pesquisa, incentivo à inovação e preparação de profissionais maranhenses para o mercado de trabalho nos setores marítimo, portuário e logístico.

A turma inaugural do primeiro programa de residência portuária realizado por um porto público no país iniciou suas atividades em janeiro deste ano, com bolsistas selecionados em edital público. A iniciativa é uma realização da EMAP em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) e integra um conjunto de ações de pesquisa, desenvolvimento e inovação que estão sendo implementadas ao longo do ano.

Esta é a segunda vez que a EMAP ganha o Prêmio Ser Humano. A primeira foi em 2019 e contemplou o Projeto Manguará: pessoas protagonizando a modernização do Terminal do Cujupe, iniciativa de promoção da interação porto-cidade por meio da capacitação e inclusão dos vendedores ambulantes na estrutura do novo terminal de Cujupe. Foi desenvolvido com o compromisso de disponibilizar os meios necessários para garantir e incrementar a renda das famílias envolvidas.

Foto: Divulgação

UOL cita Weverton por fazer propaganda do Orçamento Secreto em campanha

Publicado em:

Maranhão Mais Feliz”, de Weverton Rocha, já reúne 69 prefeitos – Marco  Aurélio D'Eça  Deu no Uol

Disputando o governo de seus estados, os senadores Weverton Rocha (PDT), do Maranhão, Fernando Collor (PTB) e Rodrigo Cunha (União Brasil), ambos de Alagoas, têm anunciado em suas propagandas eleitorais as indicações milionárias que fizeram com verbas do orçamento secreto.

Os estados do Maranhão e de Alagoas destacam-se na corrida pelos recursos das emendas do orçamento secreto neste ano, como mostra levantamento do UOL com base em dados do sistema Siga Brasil, do Senado.

No Maranhão, o senador Weverton Rocha é apontado como um dos principais padrinhos de emendas de relator. Ele tem como adversário de campanha o governador e candidato à reeleição Carlos Brandão (PSB), que sucedeu Flávio Dino, do mesmo partido.

Em vídeos da campanha, Weverton cita o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Bolsonaro e Ciro Gomes (PDT) para dizer que, se eleito, ele trabalhará com qualquer um dos três nos próximos anos.

Também evita criticar Dino. É com essa habilidade em reunir divergentes que o senador tem conseguido trazer verbas do orçamento secreto para o Maranhão, segundo o UOL apurou.

“Destinei recursos para compra de equipamentos médicos e ambulâncias para 40 municípios”, diz Weverton na campanha eleitoral. Ele anunciou ter obtido R$ 180 milhões apenas para a saúde. Segundo sua assessoria, foram verbas pagas entre 2018 e 2022. Os valores são maiores que os R$ 30 milhões em emendas individuais de 2015 a 2022.

Neste ano, o Maranhão teve R$ 778,49 milhões em emendas empenhadas. É o maior volume de pagamentos do país, segundo as informações do Siga Brasil, atualizadas até 26 de agosto. Deste valor, R$ 643 milhões já caiu nas contas de prefeituras, empresas e entidades sem fins lucrativos do estado.

Edivaldo recebe alta e anuncia retomada da campanha ao Governo do MA

Publicado em:

O candidato Edivaldo Holanda Junior (PSD) volta à luta, nesta sexta-feira (16), para dar continuidade a campanha na disputa para o governo do Maranhão.

Edivaldo recebeu alta hospitalar , ontem à noite, após ser internado acometido de cálculo renal.

“Agradecer a Deus. Já estou de alta. Agradecer aos amigos que mandaram mensagem nas redes sociais e que ligaram, enfim agradecer a todos que estavam orando e também a toda equipe que cuidou de mim aqui no hospital. Um grande abraço, estou livre para voltar às ruas, pedir votos e fazer campanha, Edivaldo governador, Edivaldo 55”, disse Edivaldo em vídeo nas redes sociais.

Em Ribamar, Othelino e Flávia Alves são recebidos em grande ato de apoio às suas candidaturas

Publicado em: 15 de setembro de 2022

Na reta final da campanha eleitoral, o presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), segue em maratona de atos políticos em apoio à sua reeleição. Desta vez, o parlamentar e a candidata a deputada federal, Flávia Alves (PCdoB), participaram de grande evento em São José de Ribamar, onde apresentaram suas propostas e tiveram a confirmação de importantes adesões aos seus projetos de trabalharem em prol dos maranhenses.

No ato, organizado pelo ex-vereador Beto das Vilas, Othelino lembrou o início de sua vida pública como secretário de Cultura do município, momento que considerou fundamental à sua formação como o político que é hoje.

“É uma honra ter trabalhado por essa cidade que tanto estimo e que marcou o início de minha vida pública. Eu me sinto ainda mais comprometido em colaborar com o desenvolvimento do município. E que bela festa o ribamarense nos proporcionou hoje. Agradeço imensamente ao Beto das Vilas pela organização e ao ex-prefeito Eudes pelo apoio ao nosso time. Podem contar sempre comigo”, disse Othelino.

O ato político iniciou com um grande bandeiraço, seguido de comício com a presença de centenas de lideranças locais e populares.

Na ocasião, a candidata a deputada federal, Flávia Alves, disse se sentir feliz com tanto entusiasmo dos ribamarenses ao seu projeto de conquistar uma vaga na Câmara Federal. “O que me traz aqui e o que me faz atravessar o Maranhão de ponta a ponta, nessa campanha, é a necessidade de representar o povo do meu estado e a mulher maranhense em Brasília para lutarmos por políticas públicas voltadas às famílias, sob o ponto de vista de uma mulher que sente as mesmas dores da maioria das mulheres brasileiras”, afirmou ela.

O ex-vereador Beto das Vilas disse que apoia Othelino e Flávia Alves porque sabe da responsabilidade e do comprometimento que ambos têm para com os maranhenses.  “Juntos, eles vão disponibilizar emendas para a melhoria do nosso município. Tenho certeza de que essa dupla irá mudar a história de São José de Ribamar e, juntos, vamos trazer de volta a esperança dos ribamarenses”, acrescentou.

No comício, o ex-prefeito de São José de Ribamar, Eudes Sampaio, reiterou seu apoio à coligação ‘Juntos Pelo Bem do Maranhão’. “Esse time formado por Othelino, Flavia Alves, Carlos Brandão, Flávio Dino e Lula é, sem dúvida, o melhor para o Maranhão e o Brasil”, concluiu.

Osmar Filho faz caminhada com correligionários no São Bernardo

Publicado em:

O candidato a deputado estadual Osmar Filho (PDT), participou , nesta quarta-feira (14), de uma grande caminhada, organizada pelo seu correligionário, o vereador Raimundo Penha, no bairro do São Bernardo. Ao lado do vereador e do também companheiro de partido, Márcio Honaiser, que concorre a uma vaga à Câmara Federal nas eleições gerais deste ano, o atual presidente da Câmara Municipal de São Luís percorreu as ruas do bairro arrastando uma verdadeira multidão. “Fomos de casa em casa apresentando o nosso projeto”, disse o pedetista, ressaltando sua satisfação em retornar ao bairro e ser tão bem recebido.

Em seguida, o grupo se dirigiu ao Comitê Central do candidato, no bairro do São Francisco, onde junto com o senador Weverton (PDT), candidato ao Governo do Maranhão, encerrou o dia em um ato político que reuniu centenas de lideranças políticas e apoiadores. “Na pandemia ficou claro que ainda vivemos em um estado e em um país desigual”, disse Weverton, acrescentando que isto é um dos principais pontos que o seu grupo quer mudar.

Pela manhã, Osmar visitou o Projeto SuperAção, uma iniciativa de Raimundo Penha no Polo Bequimão. Acompanhado da esposa, Clara Gomes; de Samya Rocha, mulher de Weverton; e de Márcio Honaiser, o candidato até ensaiou alguns passos de dança em uma das atividades oferecidas pelo projeto. “Quero dizer que na Assembleia Legislativa, o Penha vai contar com um amigo para potencializar suas ações em favor de São Luís”, afirmou.

Foto: Divulgação

PF faz operação contra fraudes com recursos para Covid-19 em Presidente Dutra

Publicado em:

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (15/9), a OPERAÇÃO ARFANTE, nos municípios de Presidente Dutra/MA, Colinas/MA e Teresina/PI, com a finalidade de desarticular grupo criminoso estruturado para promover fraudes licitatórias e irregularidades contratuais no âmbito do Município de Presidente Dutra/MA, envolvendo recursos públicos federais que seriam utilizados no combate à pandemia da COVID-19.

A investigação teve início a partir de informações produzidas pela Secretaria de Estado da Fazenda que apontou irregularidades na emissão de notas fiscais de compra e de venda de insumos por uma empresa contratada pelo município.

Com o avanço da investigação foram identificados indícios de direcionamento nas contratações realizadas pela Prefeitura Municipal de Presidente Dutra/MA, através da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal Assistência Social, para aquisição de equipamentos de proteção individual – EPIs, equipamentos hospitalares e medicamentos a serem utilizados no combate à epidemia de COVID-19, no valor de R$ 2.072.298,92 (dois milhões, setenta e dois mil e duzentos e noventa e oito reais e noventa e dois centavos).

O valor dos contratos entre o município de Presidente Dutra/MA e a referida empresa corresponde a mais de 50% de todo o recurso investido pelo referido município no combate a pandemia. Além disso, foi identificado que dos 33 contratos que a empresa possui com prefeituras do interior do Maranhão, 31 foram assinados somente com a Prefeitura Municipal de Presidente Dutra/MA.

Os contratos investigados tiveram origem em processos administrativos de dispensa de licitação, nos quais a Polícia Federal encontrou diversos indícios de montagem nas propostas de preços apresentadas pelas empresas participantes, bem como indícios de falsificação de assinaturas.

A Polícia Federal verificou ainda que as mesmas empresas que participaram dos processos de dispensa de licitação sob investigação também participaram de diversos outros processos licitatórios realizados pelo município, sendo que duas dessas empresas não foram localizadas pelos investigadores, havendo fortes indícios de serem empresas fantasmas, utilizadas unicamente para maquiar a montagem de procedimentos licitatórios e possibilitar possíveis práticas de desvios de verbas públicas e lavagem de dinheiro.

A Polícia Federal cumpriu 12 (doze) Mandados de Busca e Apreensão e medidas diversas da prisão decretadas para 13 (treze) alvos da operação.

Ao todo 42 (quarenta e dois) policiais federais cumpriram as determinações judiciais expedidas pela 1ª Vara Federal Criminal da SJMA, que decorreram de representação elaborada pela Polícia Federal.

Se confirmadas as suspeitas, os investigados poderão responder pelos crimes de fraude à licitação, peculato, sonegação fiscal, lavagem de capitais e associação criminosa.

A denominação “ARFANTE” faz referência à falta de ar ocasionada pela COVID-19, haja vista que um dos equipamentos supostamente fornecidos pela empresa se tratava de um respirador remanufaturado.

Governo prorroga até dia 30 de anistia e redução de multas e juros de IPVA e ITCD

Publicado em:

IPVA 2022 tem 20% de desconto no MA; veja calendário

Os contribuintes com débitos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e do Imposto sobre a Transmissão ‘Causa Mortis’ e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos (ITCD) têm até o dia 30 deste mês para aderirem ao programa estadual que possibilita a anistia ou redução de multas e juros desses dois impostos. O programa alcança os tributos vencidos até dezembro de 2021 e também para débitos de 2022, com regras específicas para cada situação.

A medida foi assinada esta semana pelo secretário da Fazenda do Maranhão, Marcellus Ribeiro Alves, e formalizada por meio da Resolução Administrativa nº 58/22. O secretário informou que a prorrogação teve como contexto o cenário nacional de recessão econômica que resultou em redução de renda e endividamento recordes da população brasileira, sensibilizando o governo a estabelecer mecanismos para a redução da inadimplência e recuperação de créditos devidos ao erário de forma a obter mais recursos para financiar as políticas públicas.

IPVA – O programa de pagamento e parcelamento de débitos fiscais para o IPVA se aplica a veículos usados.

Contribuintes com débitos de IPVA inscritos até 31 de dezembro de 2021 terão as multas e juros reduzidos em 100% para pagamento à vista e 60% para pagamento parcelado em até 12 vezes, com parcelas mínimas no valor de R$ 100,00 para carros e R$ 30,00 para motocicletas e similares.

Já para os débitos do ano de 2022, a redução de 100% das multas e juros será apenas para pagamento à vista. O contribuinte também terá a opção de parcelamento do débito, sem redução de multas e juros, em até 5 vezes desde que a última parcela não ultrapasse o vencimento de 31/12/2022.

Tanto o pagamento à vista, como o procedimento de parcelamento podem ser feitos por meio do acesso ao portal da Sefaz-MA (www.sefaz.ma.gov.br), na página do IPVA.

ITCD – Contribuintes com débitos de ITCD inscritos até 31 de dezembro de 2021 terão as multas e juros reduzidos em 100% para pagamento à vista e 60% para pagamento parcelado em até 12 vezes, com parcelas mínimas no valor de R$ 500,00.

Já para os débitos do ano de 2022, a redução das multas e juros será apenas para pagamento à vista. Na hipótese de parcelamento, o débito poderá ser dividido em até 36 vezes pelo contribuinte, porém, sem redução de multas e juros.

O pagamento do imposto sobre herança e doações à vista, pode ser feito na página do ITCD no portal da Sefaz-MA (www.sefaz.ma.gov.br). Já o parcelamento desse imposto, deve ser feito presencialmente em qualquer agência de atendimento da Sefaz-MA para assinatura do termo de parcelamento.

Foto: divulgação

“Em breve estarei de volta às ruas com a nossa campanha”, diz Edivaldo

Publicado em:

Internado na manhã dessa quarta-feria (14) por conta de uma crise de cálculo renal, o ex-prefeito de São Luís e candidato ao Governo do Maranhão, Edivaldo Holanda Junior (PSD), publicou vídeo (acima) nas redes sociais, ontem, com mensagem tranquilizando os seus eleitores e a população maranhense sobre o seu estado de saúde.

“Estou no hospital sendo tratado, mas em breve, com a permissão de Deus, estarei de volta às ruas com a nossa campanha”, garantiu Edivaldo, refutando fake news de que desistiria da candidatura.

Edivaldo informou a suspensão temporária da sua agenda de campanha após dar entrada no Hospital UDI, em São Luís, nessa quarta (14), para tratar de uma crise de cálculo renal.

Conforme boletim médico, o estado de saúde do ex-prefeito da capital é estável. Ele segue internado apenas para que possa realizar os exames recomendados pela equipe médica.

Assim que receber alta, Edivaldo garantiu que retoma de imediato a agenda de campanha, intensificando atividades na capital e demais municípios do estado, fortalecendo cada vez mais o seu nome na disputa para governo.