Vendas dos restaurantes do Maranhão crescem 46,6% em março

Publicado em: 20 de junho de 2022

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Restaurantes, bares, lanchonetes e padarias do Maranhão registraram avanço de 24,3% no faturamento em março, em comparação com o mesmo mês de 2021, é o que apontam os índices divulgados pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), em parceria com a Alelo, bandeira especializada em benefícios, incentivos e gestão de despesas corporativas. Os dados, que avaliam o desempenho dentro do cenário da pandemia e consideram a inflação no período (ou seja, são calculados em termos reais), mostram, também, alta no valor gasto nos supermercados (7,1%).

Os Índices de Consumo em Restaurantes (ICR) revelam ainda aumento de 46,6% na quantidade de vendas e de 1,2% no número de estabelecimentos que efetivaram pelo menos uma transação no mês de março.

“Acreditamos que esses resultados são reflexo da volta ao trabalho presencial e dos eventos sociais, que refletem diretamente nos indicadores dos restaurantes, bares, padarias e lanchonetes”, destaca Cesario Nakamura, presidente da Alelo.

Em relação aos Índices de Consumo em Supermercados (ICS), os dados de março, em comparação com o mesmo período de 2021, indicam que o segmento encerrou o período com aumento de 12% na quantidade de vendas e 2,8% no número de estabelecimentos que efetivaram pelo menos uma transação.

Quando observamos as variações calculadas comparando 2022 com 2019, período pré-pandemia, o ICR mostra queda nos três indicadores em março: -37,9% no faturamento, -25,1% na quantidade de vendas e –15,3% no número de estabelecimentos que realizou transações.

Ao ter como base o comportamento de consumo em supermercados, de acordo com o ICS, observamos aumento de 7,7% no faturamento e 6,7% no número de estabelecimentos que registrou ao menos uma transação, enquanto houve queda de -0,7% na quantidade de vendas.

Vale destacar que os Índices de Consumo em Supermercados (ICS) acompanham as transações realizadas em estabelecimentos como supermercados, quitandas, mercearias, hortifrútis, sacolões, entre outros; e os Índices de Consumo em Restaurantes (ICR) apontam a evolução do consumo de refeições prontas em estabelecimentos como restaurantes, bares, lanchonetes, padarias, além de serviços de entrega (delivery) e retirada em balcão/para viagem (pick-up). Ambos são calculados com base nas operações realizadas a partir da utilização dos cartões Alelo Alimentação e Alelo Refeição, em todo território nacional.

Em termos regionais, adotando como parâmetro a variação do valor gasto em restaurantes entre março de 2019 (período pré-pandemia) e março de 2022, é possível notar um maior impacto na região Nordeste (-36,1%). Entre as demais, a queda foi de: Sudeste (-31,3%), Centro-Oeste (-31%), Sul (-29,2%) e Norte (-28,4%).

Foto: divulgação