Lula tem o maior tempo de campanha; Bolsonaro um minuto a menos

Publicado em: 18 de agosto de 2022

Lula aumenta vantagem sobre Bolsonaro, diz pesquisa BTG - Politica - Estado  de Minas

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) definiu o tamanho das campanhas eleitorais no rádio e na TV durante a eleição deste ano. De acordo com dados divulgados nesta quinta-feira (18), a campanha de Lula terá direito a 3 minutos e 39 segundos durante o horário eleitoral gratuito a ser exibido no rádio e na TV diariamente. Este é um espaço 61 segundos maior que os 2 minutos e 38 segundos que disporá a campanha de Bolsonaro.

A diferença também se dará em relação ao número de inserções a que cada campanha terá durante o período de 45 dias que antecede o primeiro turno. Até o final do período eleitoral, o PT poderá usar a propaganda fora do horário eleitoral 286 vezes, enquanto a reeleição de Bolsonaro terá acesso a 207 inserções.

A superioridade numérica de Lula se dá por conta de uma coalizão maior de partidos embaixo da empreitada lulista. A coligação tem, além do partido, a participação de Rede, Psol, PV, PCdoB, Solidariedade, Avante, Agir, Pros e PSB. No caso de Bolsonaro, o PL se junta a Republicanos e PP.

Em termos de espaço, a campanha de SimoneTebet(MDB/Cidadania/PSDB/Podemos) disporá de 2 minutos e 20 segundos, além de 184 inserções; Soraya Thronicke terá 2 minutos e 10 segundos, com 170 inserções, para o União Brasil.

Ciro Gomes, do PDT,  terá bem menos tempo: 52 segundos e 68 inserções; Roberto Jefferson (PTB) terá 25 segundos e 33 inserções; e Felipe D’Ávila – terá  22 segundos e 29 entradas para as propostas do Novo.

Forto: divulgação