Em uma ação conjunta com a Vale, a Secretaria de Meio Ambiente e o Corpo de Bombeiros, a participação do Porto do Itaqui foi fundamental para que não se configurassem estragos maiores no acidente ocorrido na madrugada desta quarta (8).
Segundo informações do Corpo de Bombeiros, 18 vagões foram atingidos pelo fogo. A Vale informou que o incêndio aconteceu na altura do quilômetro 244 da Estrada de Ferro Carajás, a cerca de 300km de São Luís, e não deixou feridos, mas o fogo se espalhou para entre os vagões. Imediatamente, a estrutura do Porto do Itaqui foi acionada para dar o auxílio necessário nas operações.
O helicóptero da Empresa Maranhense de Administração Portuária – Emap, foi deslocado, levando equipamentos e profissionais que lideraram o combate ao fogo. O Plano de Auxílio Mútuo – PAM, entrou em ação e todo o perímetro foi isolado e as chamas controladas, com a ajuda da espuma abafadora, que foi levada rapidamente ao local pelo helicóptero a partir de São Luis.
As informações iniciais dão conta de que a movimentação das cargas de soja, milho e celulose, que chegam ao porto, serão impactadas com a interdição da ferrovia. A previsão é de que as operações sejam normalizadas no domingo (12) ou segunda (13). As causas do acidente estão sendo investigadas.