Maranhão participa da 2ª Feira Nordestina da Agricultura Familiar

Publicado em: 16 de novembro de 2023

De 16 a 19 de novembro, o Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa (PB), será palco da 2ª Feira Nordestina da Agricultura Familiar e da Economia Solidária (Fenafes). O Governo do Maranhão marcará presença no evento, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), destacando a diversidade e riqueza dos produtos oriundos da agricultura familiar maranhense.

A comitiva da SAF, composta por nove técnicos da Superintendência de Comercialização (Supec), 40 agricultores familiares e 20 empreendimentos de diferentes municípios do Maranhão, apresentará uma variedade de produtos representativos da região. Entre eles, destacam-se produtos do babaçu e artesanato indígena provenientes de Santa Inês, Itapecuru Mirim, Chapadinha, Viana, Rosário e cidades que compõem o Médio Mearim.

Barreirinhas contribuirá com artesanatos feitos de fibra de buriti, São Luís trará chips de macaxeira e banana dentre outros produtos, Raposa exibirá rendas de bilro, enquanto Brejo apresentará artesanatos em madeira. Bacabeira oferecerá produtos à base de mel, e Zé Doca e Grajaú mostrarão o artesanato indígena característico da região.

Além dos representantes da SAF, instituições renomadas como a rede de Armazém do Campo do MST, com produtos diversos da Reforma Agrária Popular maranhense, e a Cooperativa de Empreendimentos Solidários do Maranhão (Coopesoma), com artesanatos e geleias, também estarão presentes na comitiva.

O estande da SAF na Fenafes será um espaço de destaque, onde serão apresentadas as ações, iniciativas e programas institucionais. Os produtos dos empreendimentos maranhenses terão espaço para comercialização, proporcionando aos visitantes a oportunidade de adquirir produtos autênticos da agricultura familiar do Maranhão.

O secretário da SAF, Bira do Pindaré, participará ativamente de toda a programação da 2ª Fenafes. Além disso, está prevista uma reunião com secretários estaduais da agricultura familiar do Nordeste, promovendo a troca de experiências e fortalecendo parcerias.

Considerada o maior evento do Nordeste dedicado à agricultura familiar, a Fenafes tem como objetivo promover o intercâmbio de experiências, conhecimentos e produtos entre os agricultores familiares da região. A expectativa é receber mais de 12 mil visitantes ao longo dos quatro dias de evento, abrangendo estudantes de todas as fases do ensino, profissionais de diversas áreas, pesquisadores, agricultores familiares, extensionistas e o público em geral.

Foto: Divulgação