Em mais um grande passo a favor do meio ambiente, o Porto do Itaqui recebeu, nos dias 30 e 31 de julho, a primeira visita técnica da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e da empresa alemã GIZ, para um estudo inédito sobre descarbonização e hidrogênio verde.
As equipes de Meio Ambiente, Inovação e Segurança do Trabalho do Porto do Itaqui apresentaram as iniciativas e projetos em andamento, com foco na sustentabilidade, descarbonização e hidrogênio verde. Esta visita marca o início de uma série de levantamentos voltados a tornar o setor portuário brasileiro mais sustentável e alinhado com as metas globais de redução de emissões de carbono.
Durante a visita, as equipes da Antaq e da GIZ puderam conhecer as ações do porto relacionadas à gestão de resíduos, eficiência energética e adoção de tecnologias limpas.
“Estamos muito honrados em ser o primeiro porto a ser visitado nesse estudo tão importante”, afirmou o presidente do Porto do Itaqui, Gilberto Lins.
“Acreditamos que a descarbonização é o caminho para um futuro mais sustentável para o setor portuário e para o nosso país. E, por isso, reforçamos nossa posição de liderança no cenário portuário nacional e nosso papel crucial na promoção de um desenvolvimento econômico mais verde”, completou o presidente do Porto do Itaqui, que se destaca como o primeiro porto público brasileiro a ter um plano de descarbonização em desenvolvimento.
O estudo realizado pela Antaq e GIZ pretende criar um manual de boas práticas com as principais ações e recomendações para o setor portuário. A expectativa é de que, ao compartilhar experiências e conhecimentos, os portos brasileiros possam implementar medidas mais eficientes e sustentáveis, contribuindo significativamente para a preservação do meio ambiente.
Foto: Divulgação