admin

Lançamento da pré-candidatura de Othelino em São Francisco do Maranhão é marcado por apoios

Publicado em: 25 de julho de 2022

A população de São Francisco do Maranhão abraçou a pré-candidatura à reeleição do presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), em ato político realizado no município, neste domingo (24), no povoado Estreito. O evento foi organizado pelo prefeito Adelbarto Santos e contou com a presença do chefe do Parlamento Estadual, além de vereadores, lideranças e apoiadores.

No ato de lançamento da sua pré-candidatura, Othelino Neto falou sobre o carinho que tem pela cidade que, inclusive, o reconheceu como ‘Cidadão Franciscoense’, em homenagem feita pela Câmara Municipal.

O chefe do Legislativo maranhense também ratificou a parceria com o prefeito Adelbarto Santos e reforçou o seu compromisso com o desenvolvimento de São Francisco do Maranhão.

“Estou muito feliz por ter sido anunciado como o pré-candidato a deputado estadual do prefeito Adelbarto, pois essa parceria tem dado certo e tem se traduzido em resultados concretos para a cidade. É bom ver São Francisco do Maranhão crescendo e trabalharemos para que muito mais benefícios cheguem à população”, garantiu Othelino Neto.

O prefeito Adelbarto Santos destacou as inúmeras ações executadas no município, frutos dessa parceria com o deputado Othelino Neto, que beneficiaram a população franciscoense. Entre elas estão a indicação para reforma da Escola Sebastião Pereira de Carvalho; emenda para ampliação da Câmara Municipal; R$ 1,6 milhão destinado à pavimentação de ruas; emenda de R$ 600 mil para a saúde; construção da Praça da Bíblia; entrega de 500 cestas básicas; 400 cartões Vale-Gás e kits esportivos.

“Nós somos muito agradecidos pela parceria do deputado Othelino com a nossa cidade. Ele tem o nosso total apoio e o comprometimento do nosso grupo político de darmos a maior votação proporcional nestas eleições. Vamos trabalhar para mantermos esse projeto, pois entendemos que ele é importante para o nosso município”, declarou.

O vereador Francisco da Padaria, presidente da Câmara Municipal de São Francisco do Maranhão, também agradeceu a atenção dada pelo deputado Othelino aos franciscoenses. “Essa é uma parceria que tem dado certo e vamos continuar trabalhando para que ela continue”, disse.

Imprensa maranhense de luto com a morte de Fernando Júnior

Publicado em:

Foi com profunda tristeza que o titular do Blog do Juraci Filho recebeu a notícia do passamento do amigo e companheiro de profissão. Morreu na noite desse domingo, 24, o empresário e dono da Escutec Pesquisas, Fernando Jr.

Ele enfrentava um câncer de próstata e estava internado na UTI do Hospital São Domingos

Neste domingo, ele sofreu paradas cardíacas e não resistiu.

À família e amigos, nossos sentimentos.

Econométrica: Veja a preferência do eleitor em São Luís na proporcional

Publicado em: 23 de julho de 2022

A ex-governadora Roseana Sarney (MDB) e o deputado estadual Wellington do Curso (PSC) lideram pesquisa Econométrica de intenções de votos para deputado federal e estadual, respectivamente, em São Luís.

Os dasos fazem parte da nova pesquisa de intenções de votos foi realizada pela Econométrica apenas na capital maranhense, com 1.053 entrevistas, entre os dias 10 e 13 de julho. O registro foi feito na Justiça Eleitoral sob o número MA-06813/2022. A margem de erro é de 3%, com um intervalo de confiança de 95%.

Para federal, o “pódio” é completado por Duarte Júnior e Bira do Pindaré, ambos do PSB.

No “pódio” estadual estão, ainda, Neto Evangelista (União) e Carlos Lula (PSB).

Entre os citados para federal já aparece o nome de Flávia Alves (PCdoB); para estadual, o de Fernando Braide (PSC) também desponta.

Veja acima as listas.

Blog do Gilberto Léda

Advogado Tarcísio Araújo faz alerta sobre riscos das fake news nas eleições

Publicado em:

Durante entrevista ao Bom Dia Mirante, nesta sexta-feira (22), o procurador-geral da Assembleia Legislativa do Maranhão, advogado Tarciso Araújo, falou sobre a cartilha de ‘Condutas Vedadas e Lei das Eleições’, lançada pela Alema, e o ciclo de debates sobre a ‘Nova Lei de Licitações’, que objetiva capacitar gestores e assessores das Câmaras Municipais e Prefeituras de todo o Maranhão.

No bate-papo com o jornalista Clovis Cabalau, do quadro ‘Bastidores’, Tarcisio informou que a cartilha tem como base as disposições da Lei Federal n° 9.504/97 (Lei das Eleições), além de resoluções do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e jurisprudências dos diversos Tribunais Eleitorais do país.

“A cartilha tem como principal objetivo orientar os candidatos e agentes públicos no desempenho de suas atividades, de maneira que sejam praticadas dentro dos limites previstos na legislação eleitoral”, explicou o advogado.

Tarcísio Araújo destacou, ainda, que as fake news serão um dos principais problemas da campanha eleitoral deste ano, ressaltando a importância de combater a desinformação.

“Levando em consideração que a Internet se tornou um indispensável meio de comunicação, ela se torna mais propícia à propagação de notícias falsas, visto que qualquer cidadão tem autonomia para publicar o que quiser. A internet não é terra sem lei, existe uma série de medidas válidas para redes sociais e usuários, com a intenção de coibir o compartilhamento de desinformações na internet”, pontuou.

Ciclo de palestras

Tarcisio também comentou sobre o ciclo de palestras que tem como tema a ‘Nova Lei de Licitações’ que está sendo realizado pela Assembleia Legislativa nos munícipios do estado.

“Estamos compartilhando técnicas para interiorizar e disseminar as informações sobre as novidades da Nova Lei de Licitações, a fim de capacitar o corpo técnico das assessorias das Casas Legislativas municipais, Prefeituras e o público em geral que tenha interesse em relação à temática. Já estivemos em Balsas, Estreito, Imperatriz e pretendemos estender para todo o Maranhão ”, concluiu.

Othelino determina rescisão de contrato com empresa que realizou o concurso da Alema

Publicado em: 22 de julho de 2022

Othelino Neto presta homenagem à São Luís pelos 409 anos

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Othelino Neto (PCdoB), anunciou nesta sexta-feira (22) que a Mesa Diretora da Casa decidiu rescindir o contrato com a Fundação Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Estado do Rio de Janeiro (Ceperj), responsável pela realização do concurso público do órgão legislativo.

A decisão ocorre após diversas denúncias de fraude no certame, cuja primeira etapa já havia sido analisada em junho.

Em entrevista ao programa Panorama, da Mirante AM, Othelino declarou que ainda não é possível cravar que o concurso foi fraudado, mas ressaltou que, diante dos indícios, não havia condições de manter a fundação à frente.

Ele disse, também, que não pode dar certeza de que a nova prova será realizada ainda em 2022.

Flávio Dino lidera com folga a disputa ao Senado

Publicado em:

A pesquisa Econométrica/ Blog do Gilberto Leda de intenções de votos divulgada nesta sexta-feira, 22, levantou o cenário da disputa pelo Senado em São Luís.

A nova consulta foi realizada apenas na capital do Estado, com 1.053 entrevistas feitas entre os dias 10 e 13 de julho. O registro foi feito na Justiça Eleitoral sob o número MA-06813/2022. A margem de erro é de 3%, com um intervalo de confiança de 95%.

Segundo o instituto, o ex-governador Flávio Dino (PSB) tem 48,2%, contra 25,6% do seu principal adversário, o senador Roberto Rocha (PTB).

Pastor Bel (Agir 36) ainda aparece no levantamento, com 5,4%, porque ele só decidiu retirar sua pré-candidatura na quarta-feira, 20.

TRE-MA suspende pesquisa Exata com divulgação programada para esta sexta (22)

Publicado em:

Justiça Eleitoral suspende pesquisa Real Time/Big Data - VIANENSIDADES

A Justiça Eleitoral barrou a divulgação da pesquisa Exata, contratada pela TV Guará.

A decisão de suspender a divulgação dos números foi do juiz Luís Fernando Guilhon Filho, do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), que atendeu uma solicitação feita pelo PSB.

A tomada de decisão sobre a  suspensão se deu pelo fato do estatístico responsável pela consulta, indicado pelo instituto, não possui registro no conselho profissional.

“Vê-se nos autos a presença de elementos que comprovem que a indigitada pesquisa eleitoral foi conduzida por profissional de estatística que não possui registro no Conselho Regional da localidade em que fora realizada (ID 17907126), em desacordo com o estabelecido pelo art. 2º, IX da Resolução TSE 23.600/2019”, destacou Guilhon Filho, que ainda estabeleceu uma multa diária de R$ 1 mil em caso de descumprimento da liminar.

Econométrica: Brandão lidera corrida ao Governo em São Luís

Publicado em:

Brandão e Flávio Dino juntos com a chapa Lula e Geraldo Alckmin – Zeca  Soares

O blog do companheiro Gilberto Leda divulga nesta sexta-feira, 22, com exclusividade, mais um levantamento do instituto Econométrica sobre a sucessão para o Governo do Maranhão.

A nova pesquisa de intenções de votos foi realizada apenas em São Luís, com 1.053 entrevistas feitas entre os dias 10 e 13 de  julho. O registro foi feito na Justiça Eleitoral sob o número MA-06813/2022. A margem de erro é de 3%, com um intervalo de confiança de 95%.

O resultado aponta que o governador Carlos Brandão (PSB) lidera a corrida na capital, com 28,7%, pouco mais de 3 pontos percentuais à frente do ex-prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PSD), que tem 24,4%.

O terceiro colocado é o senador Weverton Rocha (PDT), que aparece com 19%, seguido por Lahesio Bonfim (PSC), 10,4%; Simplício Araújo (SDD), 0,8%; Enilton Rodrigues, 0,7%; e Hertz Dias (PSTU), 0,2. Brancos e nulos somaram 9,4% e Não sabe/não responderam, 6,5%.

Confronto direto

A Econométrica também levantou alguns cenários de confronto direto. Nesse caso, Brandão venceu todos os cenários sugeridos. E Edivaldo Holanda Júnior venceu o senador Weverton Rocha.

Veja os números:

Pré-candidaturas de Othelino, Brandão e Dino ganham novos apoios em Dom Pedro

Publicado em: 21 de julho de 2022

A caravana do movimento ‘O Maranhão não pode parar’ esteve, nesta quinta-feira (21), no município de Dom Pedro, onde o presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), participou do ato político em apoio às pré-candidaturas do governador Carlos Brandão (PSB) à reeleição e de Flávio Dino (PSB) ao Senado.

O encontro, organizado pelo prefeito Galego Mota e pelo vice-prefeito Lucyan Rezende, que também apoiam a reeleição de Othelino Neto a deputado estadual, reuniu centenas de lideranças e apoiadores do grupo.

O chefe do Legislativo maranhense, que tem contribuído para o desenvolvimento da cidade por meio da destinação de emendas e indicações de obras, principalmente, nas áreas de infraestrutura urbana e da saúde, destacou a importância do apoio da população à pré-candidatura de Carlos Brandão, que tem dado continuidade aos bons projetos deixados pela gestão do ex-governador Flávio Dino.

“Desde a gestão de Flávio Dino, o município tem sido beneficiado com inúmeras ações, como o Mais Asfalto, que, inclusive, destinei emenda para a pavimentação de ruas. Solicitei também o tão sonhado Hospital Municipal, que já está sendo construído. Muitas obras estão tendo continuidade no governo Carlos Brandão e as de Dom Pedro são um exemplo disso”, afirmou.

Othelino disse, ainda, que a grande adesão ao movimento demonstra o desejo dos maranhenses de que o Maranhão continue no rumo certo. “Esse é o time da vitória, que vai fazer o nosso estado continuar crescendo, porque o Maranhão não pode parar. Estamos com Brandão, Camarão, Flávio Dino e Lula!”, declarou o parlamentar.

Compromisso

O governador Carlos Brandão falou do seu compromisso com a população dom-pedrense e com a garantia de muito mais avanços para o Maranhão. “Receber essa acolhida e o apoio da população é o que motiva nossa caminhada. Seguiremos trabalhando não só por Dom Pedro, mas por todos os 217 municípios do nosso estado”, afirmou.

O prefeito Galego Mota agradeceu a parceria em prol da cidade e reiterou o apoio do seu grupo político à reeleição tanto de Othelino Neto, quanto do governador Carlos Brandão.

“A população reconhece o trabalho que tem sido feito no nosso município e as parcerias para que isso aconteça, a exemplo da firmada com o deputado Othelino Neto. Somos muito gratos e, com certeza, vamos retribuir”, garantiu.

O ato contou, ainda, com a presença de diversos pré-candidatos a deputado estadual e federal da região.

MDB define apoio à reeleição do governador Carlos Brandão

Publicado em:

O MDB definiu em convenção partidária, nesta quinta-feira (21), que, vai apoiar o governador Carlos Brandão (PSB) na busca pela reeleição em 2022. Além disso, oficializou os nomes dos candidatos à Assembleia Legislativa e a Câmara Federal.

Com relação ao Senado, o MDB não decidiu pelo apoio ao ex-governador Flávio Dino (PSB), segundo a ex-governadora Roseana Sarney, presidente do partido, a ata do encontro ficará em aberto para uma posterior decisão.

“A grande maioria é a favor da aliança com o governador Carlos Brandão, mas não tem uma definição sobre o Senado, a ata fica em aberto para um decisão futura”, afirmou Rosena durante a convenção do MDB.

Já com relação ao cenário nacional, as discussões continuarão, pois a Senadora Simone Tebet é a pré-candidata do MDB à presidência. Entretanto, a tendência dos emedebistas maranhenses será  a reedição do apoio ao ex-presidente Lula (PT).

Vamos aguardar!