admin

Deputado Bira entre os mais influentes do Congresso Nacional

Publicado em: 19 de julho de 2022

De acordo com o DIAP (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar), o deputado federal Bira do Pindaré (PSB) está entre os 100 parlamentares mais influentes no Congresso Nacional.

O levantamento foi divulgado neste fim de semana e elege “Os Cabeças do Congresso”, destacando deputados federais e senadores com mais influência no legislativo nacional.

“Me honra estar entre os 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional. É um reconhecimento importante do trabalho que temos feito”, afirmou Bira.

O deputado maranhense ainda fez questão de destacar as principais bandeiras que tem levantado na Câmara Federal durante o seu mandato.

“Dentre as principais lutas do nosso mandato estão a Educação, a Saúde, a Segurança Pública e o Combate ao Racismo (sou presidente da Frente Parlamentar Quilombola), além da Agricultura Familiar, Infraestrutura, Ciência e Tecnologia”, finalizou Bira do Pindaré.

Entre a Bancada Federal do Maranhão, apenas os deputados Bira do Pindaré e André Fufuca (PP) foram citados no levantamento do DIAP.

São Luís começa a vacinação de crianças entre 3 e 5 anos contra à covid-19

Publicado em: 18 de julho de 2022

Projetos buscam garantir vacinação da população brasileira contra Covid-19  - Notícias - Portal da Câmara dos Deputados

A prefeitura de São Luís deu início, nesta segunda-feira (18), a vacinação contra a Covid-19, para crianças entre 3 e 5 anos.

A divulgação foi feita pelo prefeito Eduardo Braide, nas redes sociais, que também confirmou a 4ª dose para adultos com 18 anos ou mais.

“A partir desta segunda (18), vamos iniciar a vacinação contra a Covid de crianças de 3 a 5 anos em todos os nossos 51 pontos. Lembrando que quem tem 18 anos ou mais, e tomou a sua 3ª dose há pelo menos 4 meses, já pode garantir sua 4ª dose”, afirmou.

Em São Luís, a prefeitura mantém em funcionamento 51 pontos de vacinação espalhados em vários bairros da cidade.

Daniella, Prefeitura e Governo garantem mais 10 km de asfalto para Presidente Dutra

Publicado em:

A deputada estadual Daniella (PSB) acaba de confirmar que garantiu, junto à Secretaria de Estado da Infraestrutura, mais 10 quilômetros de asfalto para o município de Presidente Dutra, localizado na região Central do Maranhão.

“Juntamos esforços juntamente com o prefeito Raimundinho da Audiolar e apresentamos essa solicitação ao secretário Aparício Bandeira, da SINFRA, que acatou nossa demanda e autorizou mais esse investimento na infraestrutura do município”, afirmou Daniella.

A reunião contou com a presença do secretário Aparício Bandeira; do prefeito de presidente Dutra, Raimundinho da Audiolar, da primeira dama, Fabiana, e do prefeito de Caxias, Fábio Gentil, e aconteceu nesta segunda-feira (18), em São Luís.

Osmar Filho lança pré-candidatura à Assembleia Legislativa em Cajari

Publicado em:

O presidente da Câmara Municipal de São Luís, Osmar Filho (PDT), lançou, neste sábado (16), em Cajari, sua pré-candidatura a deputado estadual nas eleições do próximo dia 2 de outubro. A candidatura do vereador deverá ser oficializada no dia 29, durante a convenção estadual do Partido Democrático Trabalhista (PDT), no Estádio Municipal Nhozinho Santos, em São Luís.

“Sou grato a todos que vieram manifestar o apoio ao meu nome e de todo o nosso grupo político. Verdadeiramente, a cidade de Cajari e toda a Baixada Maranhense terão a oportunidade de ter como representante na Assembleia Legislativa um filho da terra”, falou o vereador diante de milhares de pessoas que compareceram ao evento da caravana “Maranhão Mais Feliz” na cidade.

O prefeito do município, Constâncio Souza (PDT), disse que vê no pedetista um grande parceiro na luta em favor da cidade. “Cajari vai ter uma oportunidade única, de ter um deputado atuante e amigo do próximo governador”, complementou o pré-candidato ao Governo do Maranhão, senador Weverton (PDT).

Entre as diversas autoridades presentes ao evento também estavam Roberto Rocha (PTB) e Josimar Maranhãozinho (PL), respectivamente, pré-candidatos a reeleição no Senado e Câmara Federal, além da prefeita de Lago do Junco, Edina Fontes (PDT) e o presidente da Câmara Municipal de Cajari, Pedro Nunes.

Capitania dos Portos autoriza operação da embarcação José Humberto

Publicado em:

Capitania dos Portos autoriza embarcação José Humberto a navegar no  Maranhão | Maranhão Hoje

A Capitania dos Portos nesta sexta-feira (15), liberou oficialmente a volta da operação do ferry José Humberto para fazer a travessia entre São Luís e Cujupe.

Por recomendação do MPF estava com a autorização para navegação suspensa há pouco mais de uma semana.

No ofício de autorização, o capitão de Mar e Guerra da Capitania dos Portos no Maranhão, Alexandre Januário, afirma categoricamente que todas as pendências foram sanadas.

“A referida embarcação possui condições de tráfego”, atestou.

Othelino se fortalece com apoio de lideranças na região dos Lençóis Maranhenses

Publicado em: 17 de julho de 2022

A caravana do movimento ‘O Maranhão não Pode Parar’ chegou à região dos Lençóis Maranhenses, onde o presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), participou, nesta sexta-feira (15), de novos encontros com lideranças e a população, reforçando as pré-candidaturas de Carlos Brandão (PSB) ao governo do estado e de Flávio Dino (PSB) ao Senado.

O chefe do Legislativo maranhense iniciou sua agenda em Paulino Neves, onde, ao lado do governador Carlos Brandão e do ex-secretário de Educação, Felipe Camarão, participou de uma reunião com lideranças da localidade do Tingido. Elas apresentaram demandas para melhoria da infraestrutura da Lagoa do Barreiro Azul.

Em Tutóia, acompanhado de sua esposa, Ana Paula Lobato, vice-prefeita de Pinheiro e pré-candidata à primeira suplência na chapa de Flávio Dino ao Senado, o parlamentar participou do ato organizado pelo ex-prefeito do município, Romildo do Hospital, que reuniu centenas de pessoas.

Othelino afirmou que os novos reforços  engrandecem o movimento e a luta para tornar a região ainda mais próspera.

“Seguimos firmes com nossas andanças, levando a mensagem do movimento aos quatro cantos do estado para fazer com que o Maranhão continue nos trilhos do desenvolvimento. E a região dos Lençóis precisa ter toda nossa atenção. Juntos, assumimos o compromisso de cuidar dessa terra e de sua gente’, garantiu Othelino.

Contribuição

Ana Paula Lobato destacou a força feminina nas fileiras  do movimento ‘O Maranhão não Pode Parar’ e destacou as obras realizadas na gestão do ex-governador Flávio Dino. “É uma grande honra integrar sua chapa ao Senado. Quero muito somar e fazer jus à sua escolha. Juntos, daremos grande contribuição ao Maranhão”, disse.

O governador Carlos Brandão agradeceu às lideranças presentes. “Tenham a certeza de que nosso governo será de continuidade, prosseguindo com as grandes obras já planejadas e realizando muitas outras”, disse.

A situação complicada de Josimar Maranhãozinho no Conselho de Ética

Publicado em:

Mudança no cenário político: Josimar e Weverton Rocha confirmam suas Pré -candidaturas ao Governo do Maranhão. | Prof. Correia

O deputado federal licenciado, Josimar Maranhãozinho (PL), tem motivos para se preocupar com a representação contra ele, que, está tramitando no Conselho de Ética na Câmara Federal. É que o PL tentou suspender o processo, e a tentativa foi frustrada com um ‘sonoro’ não.

O presidente do Conselho de Ética da Câmara Federal, deputado Paulo Azi (DEM-BA), recusou o pedido de suspensão da tramitação do Processo 47/22 que pede a cassação de mandato de Josimar de Maranhãozinho.

O argumento de que o deputado Josimar está licenciado, e por isso, não deveria tramitar agora, foi considerado frágil, e é mesmo.

Com isso, o PL, por intermédio do Coronel Tadeu (PL-SP), entrou na última sexta-feira (15) com um recurso direto ao presidente da Câmara Federal, deputado Arthur Lira (PP-AL).

Vamos aguardar, mas não tá fácil para o parlamentar do partido de Bolsonaro e um dos principais apoiadores do Senador Weverton Rocha (PDT).

Brandão afirma que em seu governo não há ‘orçamento secreto’

Publicado em: 16 de julho de 2022

O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), em discurso nesta sexta-feira, 15, em Barreirinhas, comentou as denúncias da revista Piauí sobre desvio de recursos, através de emendas do orçamento secreto no Maranhão.

“Nosso governo não tem orçamento secreto”, disparou.

Brandão citou casos como o de Pedreiras, onde segundo dados oficiais, cada habitante, em média, teve 14 dentes arrancados em 2021; e também um município onde houve exame de próstata até em mulher.

“Isso nós vamos acabar”, isso e porque o presidente Bolsonaro não toma atitude para acabar com a roubalheira. Isso é uma bandalheira”, disparou.

Othelino nomeia Comissão para atuar durante o recesso parlamentar

Publicado em:

Othelino Neto apresenta balanço de atividades do Legislativo em 2021 –  Jorge Vieira

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), por meio da Resolução Administrativa nº 577/2022, nomeou uma Comissão de Representação Interna para atuar durante o período de recesso parlamentar, que começa segunda-feira (18) e se encerra no dia 31 deste mês. Os trabalhados serão retomados no dia 1º de agosto.

Os membros da Comissão de Representação Interna foram indicados pelos blocos e partidos políticos em consenso, ficando assim constituída: Wellington do Curso (BPD-PSC); Ricardo Rios (BPUPM-PCdoB); Socorro Waquim (PP); Roberto Costa (BI-MDB); Wendel Lages (BI-PV), Jota Pinto (PODEMOS) e Ricardo Amaral (PP).

A referida comissão terá por finalidade resolver questões inadiáveis surgidas durante o recesso parlamentar e apreciar e votar pedidos de licença que derem entrada durante o recesso parlamentar, conforme o artigo 32 da Constituição do Estado do Maranhão.

Tiago Fernandes se destaca no combate à pandemia no Maranhão

Publicado em: 15 de julho de 2022

Em apenas três meses e meio à frente da Secretaria de Saúde do Maranhão, Tiago Fernandes tem comandado grandes ações no combate à Covid-19. O gestor intensificou a vacinação e testagem para detecção da doença, além de ter ampliado os serviços de saúde para a população maranhense.

Tiago Fernandes tem realizado o monitoramento constante da doença e promovido ações assertivas para controlar o avanço da pandemia, entre elas, a abertura de novos pontos de testagem e ambulatórios para tratamento da doença.

Além do incentivo à vacinação contra a Covid-19, com ações na capital e no interior do estado, parcerias com a educação, empresas privadas e faculdades particulares. Como anunciando na redes sociais do gestor da Saúde, nesta sábado (16), acontece o Dia D da Vacinação contra a Covid-19 na Grande Ilha, que beneficiará a população de São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar.

Nos últimos meses as ações de saúde também foram ampliadas e descentralizadas em todas as regiões do Maranhão. Desde atendimentos odontológicos, exames preventivos, consultas médicas e triagem para as mais diversas cirurgias. Atualmente, a média de procedimentos cirúrgicos chega a seis mil procedimentos por mês.

Entre os serviços entregues por Tiago Fernandes estão o pacote de obras da saúde em Caxias, que contemplou o Hospital de Traumatologia e Ortopedia, Sorrir, a Farmácia Estadual de Medicamentos Especializados (FEME) e a Policlínica; o Hospital Macrorregional de Açailândia; o Hospital da Criança de Presidente Médici; e a segunda etapa do Hospital da Ilha.