admin

SEMED divulga Nota sobre situação de vigilantes da empresa Transporter

Publicado em: 5 de julho de 2022

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) divugou Nota, nessa segunda-feira (04), que a empresa Transporter Vigilância, tem descumprido obrigações contratuais, com atraso no pagamento dos salários e demais direitos trabalhistas de seus funcionários.

Houve um protesto de trabalhadores, ontem, bloqueando o trânsito na Avenida Marechal Castelo Branco, no São Francisco.

“A Semed ressalta que mantém diálogo com o Sindicato dos Vigilantes do Maranhão (SINDIVIG-MA) e encontra-se em processo de mediação com o Ministério Público do Trabalho (MPT), para garantir o pagamento das verbas dos trabalhadores”, diz o comunicado.

E mais: “que a empresa descumpriu o compromisso firmado na última reunião de mediação para apresentação da planilha contendo todos os valores devidos aos vigilantes que prestam serviços perante a Semed”.

“Em razão do descumprimento, a empresa Transporter já sofreu sanções de advertência e multa. Por fim, a Semed reafirma o compromisso com os trabalhadores em observâncias às regras legais”, conclui a nota.

Primeiro mês do São João no Maranhão é sucesso total

Publicado em: 4 de julho de 2022

Os dois meses anunciados para a realização do maior São João do Brasil no Maranhão já previa grande movimentação da economia, aumento do fluxo turístico e valorização da cultura e dos artistas locais.

No entanto, o período que se desenha como pós-pandemia (embora a existência da covid-19 continue sendo uma realidade) tem sido utilizado pelo governo do Estado para investir no evento cultural mais tradicional do Maranhão. E tem dado muito certo.

Só no primeiro mês do festejo junino foram aproximadamente 46 milhões de reais de retorno para a economia apenas com origem no turismo, que recebeu em São Luís mais de 129 mil visitantes, considerando apenas o mês de junho.

O próprio governador Carlos Brandão, em seu artigo semanal para o Jornal Pequeno, comemorou os êxitos obtidos por sua gestão, bem como ressaltou o número de atrações – divulgado em maio para ter um pouco mais de 500 em dois meses, mas já foram quase 600 em 30 dias.

“As cidades foram inundadas por cores, danças e muita alegria. Quase 600 atrações, de diversas manifestações diferentes, se dividem por todo o Maranhão em apresentações que têm encantado não apenas os maranhenses, mas, principalmente, os turistas, que já garantiram uma taxa de ocupação nos hotéis em torno de 70%”, comemorou.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), houve aumento de cerca de 40% na movimentação de clientes para o setor. Já nos postos de trabalho, o programa Mais Renda beneficiou 300 novos empreendedores, que receberam kits de equipamentos, auxílio de 500 reais, além de capacitação para o melhor desenvolvimento de sua atividade.

O secretário de Estado da Cultura, Paulo Victor, também comentou sobre o êxito do evento mais tradicional do estado.

“Tudo tem sido como determinou o governador Carlos Brandão. E não tínhamos dúvida de que o São João do Maranhão seria um imenso sucesso, pois temos uma vasta riqueza cultural e muitas atratividades em nosso estado. Não é à toa que é o maior do Brasil. Até o fim de julho serão cerca de 800 atrações, gerando muito emprego, renda, uma grande movimentação na economia e no setor turístico. É um festejo junino que está marcado em nossos corações e na história do estado”, avaliou Victor.

Com o mês de férias e festejo junino acontecendo até o fim de julho, o secretário de Estado do Turismo (Setur), Paulo Matos, conta com um fluxo turístico ainda mais expressivo até o encerramento do São João.

“A nossa expectativa é a de que nesses dois meses 450 mil turistas só no modal aéreo cheguem a São Luís. Isso tem movimentado fortemente a economia, empregando, dando trabalho e gerando renda. Todo o setor produtivo do turismo está ganhando muito”, disse Matos.

O São João do Maranhão, o maior do Brasil, segue até 31 de julho. Confira as datas:

Arraial do Ipem – todos os dias, até dia 10.
Shopping da Ilha – todos os dias, até dia 31.
Convento das Mercês – de 21 a 24.

Daniella é recepcionada com festa e recebe novas adesões em Paraibano e Sucupira

Publicado em:

Cumprindo mais uma série de visitas pelo interior do estado com o objetivo de acolher as demandas municipalistas, a deputada Daniella (PSB) visitou, nesse final de semana, Sucupira e Paraibano onde se reencontrou com lideranças e populares para reafirmar o compromisso de seguir trabalhando pelas respectivas cidades na Assembleia Legislativa do Maranhão.

Em Sucupira, o encontro foi promovido pelos vereadores Zoma, Wilden Carlos, Antônio do Donato e Tarcísio, e pela liderança Zezinho (que atualmente é suplente de vereador). Na conversa com o povo sucupirense, a parlamentar elencou as ações que já realizou favoráveis ao município e abriu espaço para que os presentes expusessem as necessidades atuais.

Ao final da reunião Daniella se comprometeu a continuar atuando pela cidade alinhada aos interesses da população e garantiu que Sucupira terá sempre voz latente no Parlamento Estadual.

Já em Paraibano, Daniella foi recepcionada pelo vereador Neurivan Pitó, sua esposa e várias lideranças políticas locais para um café da manhã, ocasião em que discutiram diversas demandas populares. Pitó também aproveitou a presença de todos para ratificar apoio ao projeto de pré-candidatura à reeleição da deputada.

Ao fazer um balanço das visitas, ela afirmou que o reconhecimento de sua atuação parlamentar é o que explica os encontros carregados de carinho e confiança.

“Sucupira e Paraibano são dois municípios que acreditaram em meu nome desde quando resolvi entrar na vida política e, ao longo desses anos de mandato, a parceria só se consolidou porque trabalhamos intensamente, buscamos investimentos para essas cidades e ganhamos o respeito e confiança da população. A certeza dessa parceria firme está estampada nesses encontros e quando ouço de quem acreditou em mim lá atrás que vai continuar ao nosso lado porque essa união tem dado muito certo. Isso é que o renovador e gratificante. Assim seguimos juntos, lutando para fazer muito mais pelos maranhenses”, frisou.

Assim que encerrou a agenda de visitas, Daniella retornou para Caxias, onde participou de outras ações ao lado do prefeito, Fábio Gentil, e da pré-candidata a deputada federal Amanda Gentil.

Foto: Divulgação

Flávia Alves é recebida em grande ato político no município de Coelho Neto

Publicado em:

A pré-candidata a deputada federal, Flávia Alves (PCdoB), participou, na noite de sábado (2), de um encontro com lideranças políticas de Coelho Neto, coordenado pelo ex-prefeito do município, Américo de Sousa.

 O evento, denominado ‘Time do Lula em Coelho Neto’, reuniu centenas de pessoas em apoio às pré-candidaturas de Carlos Brandão ao governo do estado, de Flávia Alves a deputada federal, de Flávio Dino ao Senado, bem como à reeleição do deputado estadual Rafael.

No ato, Flávia defendeu a inclusão e a representatividade das mulheres nos espaços de poder.

“Precisamos incentivar o voto em mulheres nas eleições deste ano. Na Câmara Federal, por exemplo, não temos nenhuma representante mulher pelo Maranhão. Precisamos conquistar esses espaços políticos, lutar por nossos direitos e construir políticas públicas voltadas para mulheres”, enfatizou.

Flávia disse, ainda, que o apoio do ex-prefeito Américo fortalece ainda mais o projeto político que já está em andamento no Maranhão.

“Fico muito feliz em poder contar com ele, esse líder político tão comprometido e que está sempre em busca de melhorias para a população coelho-netense. Sem dúvida, é um reforço que fortalece ainda mais nossa jornada. Vamos caminhar todos juntos pelo bem do Maranhão”, finalizou.

Braide anuncia ampliação da vacinação em São Luís

Publicado em:

Nesse domingo (03), através das redes sociais, o prefeito de São Luís, Eduardo Braide, anunciou novidades sobre as vacinações contra a Covid-19 e a Gripe.

A respeito da vacina da gripe, a ‘boa nova’ é que a partir da terça-feira (05) a vacinação está liberada para o público geral vacinável.

 

Ilana Soeiro, a advogada maranhense, que se torna Procuradora do maior Estado do Brasil

Publicado em: 3 de julho de 2022

A maranhense Ilana Soeiro está prestes a viver um novo momento em sua vida de esforço e dedicação, é que a advogada, assumirá neste mês, o cargo de Procuradora no Estado de São Paulo.

Inclusive, a nomeação da Dra. Ilana já está publicada no Diário Oficial de SP.

Tranquila, serena e competente, Ilana tem um núcleo familiar fortalecido, pois é filha dos ex-vereadores Albino Soeiro (um dos maiores radialistas do Estado) e Bárbara Soeiro, além de irmã do vereador de São Luís, Octávio Soeiro.

Em seu perfil, nas redes sociais,  Ilana foi só agradecimento à família , amigos e alunos, que sempre acreditaram no seu potencial imensurável.

“Obrigada, meu Deus! Obrigada, família, que tanto chorou e lutou comigo durante esse árduo processo! Obrigada, meus amigos! Eu sinto daqui o quanto vocês me desejam o bem. Obrigada a todas peças fundamentais para que esse sonho se concretizasse! Vocês estão no meu coração eternamente. Obrigada, especialmente, aos meus alunos! Obrigada pela confiança! Vocês nunca deixaram de acreditar em mim! Obrigada, obrigada, obrigada! Milhões de vezes obrigada! Eu sou só gratidão! Estou flutuando! É a melhor sensação da vida! Vou ser Procuradora do Estado de São Paulo”, escreveu Ilana.

Parabéns, Ilana , o titular do Blog Juraci Filho, sempre soube que seu brilho e dedicação não ficariam só no Maranhão, pois ‘você é sem fronteira’ – voe e brilhe na maior metrópole da América Latina, querida!!!

Foto: Divulgação

Ato político em Timbiras reúne milhares de pessoas em apoio a Othelino, Brandão e Dino

Publicado em:

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), participou, neste sábado (2), em Timbiras, de mais um ato de apoio à reeleição do governador Carlos Brandão (PSB) e do ex-governador Flávio Dino (PSB) ao Senado Federal.

O evento, organizado pelo prefeito Antônio Borba e o vice-prefeito Neguinho das Flores, que também apoiam a reeleição de Othelino Neto a deputado estadual, contou com a presença maciça dos timbirenses, apoiadores do movimento ‘O Maranhão não pode parar’.

No ato, o chefe do Legislativo maranhense destacou as obras já realizadas no município, conquistas por meio do seu mandato parlamentar e executadas pelo Governo do Estado.

“Como é bom andar por Timbiras e ver obras do governo em seus quatro cantos. Com a nossa parceria, conseguimos entregar a tão sonhada ponte do Santarém, o Restaurante Popular, a Praça da Família, além de ruas e avenidas pavimentadas. Sem dúvida, com Carlos Brandão e Felipe Camarão, o nosso time seguirá forte e unido, porque o trabalho precisa continuar”, disse Othelino.

Em seu discurso, o ex-governador Flávio Dino garantiu que o grupo representa a continuidade da mudança no estado. “O Maranhão melhorou, avançou e não pode parar. Por isso, firmamos este grande compromisso com Timbiras, onde realizamos diversos serviços, garantindo mais justiça social, que é a principal marca da nossa gestão”, disse.

Desenvolvimento

O prefeito de Timbiras, Antônio Borba, agradeceu ao grupo político, que, segundo ele, luta por melhorias e tem levado ao município muitos benefícios em prol do desenvolvimento local.

“Primeiramente, agradeço ao deputado Othelino por levar nossas demandas ao governo do estado e, também, ao então governador Flávio Dino por executá-las. Com essa soma de esforços, temos conseguido avançar na nossa gestão”, afirmou Borba.

Também participaram do ato político o ex-secretário de Educação, Felipe Camarão, pré-candidato a vice-governador; a senadora Eliziane Gama e o deputado federal Márcio Jerry, pré-candidato à reeleição.

Brandão volta ao Maranhão e reassume o Governo do Estado

Publicado em: 1 de julho de 2022

O governador Carlos Brandào (PSB) voltou ao Maranhão na tarde desta sexta-feira (1), após  internação de 45 dias em São Paulo, para a retirada de um cisto no rim no Hospital da Beneficência Portuguesa.

Carlos Brandão tem recepção calorosa por assessores, familiares e amigos.

O governador em exercício, desembargador Paulo Vélten recebeu o governador Carlos Brandão que reassumiu o cargo.

Felipe Camarão, pré-candidato a vice na Chapa de Brandão, foi ao encontro do governador e avisou: “vamos pra cima”.

“Seja muito bem-vindo, governador Carlos Brandão! O Maranhão lhe recebe de braços abertos. Estamos muito felizes com o seu retorno e sua plena recuperação da saúde. Agora vamos pra cima! O Maranhão não pode parar!”, disse Camarão.

Como primeira agenda, neste retorno, o governador Carlos Brandào participará de eventos da agenda política.   Ele participará da entrega de cartões 2 mil jovens que participam do Programa Jovem Ambiental e fará a entrega da segunda etapa do Hospital da Ilha.

Othelino e Ana Paula participam da inauguração do novo Cais de Parnarama

Publicado em:

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), participou, nesta quinta-feira (30), da inauguração do Cais Juarez Nunes Leal, no município de Parnarama. Acompanhado da sua esposa, Ana Paula Lobato, e do prefeito Raimundo Silveira, o parlamentar destacou a importância da obra de urbanização da beira-rio da cidade, concretizando um sonho antigo da população.

O Cais é um importante ponto de travessia de veículos em transportes marítimos de Parnarama, no Maranhão, para Teresina, no Piauí, e vice-versa. Com a urbanização, o local também se transformou em um cartão-postal e ponto turístico da cidade.

Na ocasião, Othelino Neto afirmou que essa é mais uma importante obra entregue pela gestão municipal, que se soma a muitas outras ações executadas pelo prefeito Raimundo Silveira, muitas delas em parceria com o seu mandato parlamentar.

“Uma obra que, certamente, será bastante utilizada pela população, assim como as outras já executadas no município, como a unidade básica de saúde, a pavimentação de ruas e a construção de escola. E nós temos tido a satisfação de utilizar nosso mandato para destinar emendas parlamentares e, assim, também ajudar a cidade”, afirmou o chefe do Legislativo maranhense.

Ana Paula Lobato falou da satisfação em ver o prefeito Raimundo Silveira cercado de boas parcerias para o desenvolvimento do município. “Ele está sempre buscando melhorias para a cidade e quem ganha com isso é o povo de Parnarama”, afirmou a primeira-dama do Legislativo.

Também presente ao evento, o deputado federal Rubens Júnior (PT) destacou o empenho do prefeito Raimundo Silveira para promover o desenvolvimento de Parnarama. “Ele trabalha muito pelo povo. Aqui, todo mês tem inauguração de obras importantes, como esse belíssimo Cais que, agora, é um ponto turístico e ainda vai contribuir na geração de renda”, disse.

Parceria

Othelino Neto já indicou serviços públicos e destinou emendas parlamentares a Parnarama, que contribuíram para a execução de obras nas áreas da saúde e infraestrutura, tanto na sede como na zona rural do município.

O prefeito Raimundo Silveira agradeceu a parceria do chefe do Parlamento Estadual para a concretização de ações importantes, que têm alavancado o desenvolvimento da cidade.

“Ele tem nos ajudado muito. Parnarama é uma das cidades que mais tem obras, justamente por conta desse trabalho e união de esforços em benefício da população”, declarou.

Edilázio Jr. é eleito 1º vice-presidente de Comissão Especial da PEC 39/21

Publicado em:

PL de Edilázio Júnior facilita financiamentos na área ambiental – Zeca  Soares

O deputado federal Edilázio Júnior (PSD) foi eleito 1º vice-presidente da Comissão Especial que analisará a PEC 39/21.

O colegiado vai discutir a proposta que pretende limitar a quantidade de recursos que chegam ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), dentro de um parâmetro que estabelece uma espécie de filtro de relevância.

A Comissão Especial vai ouvir ministros do STJ e a OAB, para buscar uma solução à elevada demanda no tribunal e dar maior celeridade na tramitação e julgamento de processos.

Além de Edilázio, foram eleitos Acácio Favacho (MDB-AP) e David Soares (União-SP), respectivamente, 2º e 3ª vice-presidentes do colegiado, que tem como presidente o deputado Marcos Pereira (Republicanos-SP).

“Uma das nossas metas é abrir um diálogo para ouvir os ministros e a OAB, para buscarmos juntos um denominador comum visando desafogar o STJ e dar celeridade nos processos. Estou muito feliz em participar desta comissão, em especial, pois o assunto da PEC que iremos discutir é semelhante ao tema da minha monografia quando estava me formando em direito, pois na época trabalhava na presidência do Tribunal de Justiça e atuava justamente no setor de admissão de recursos extraordinários e especiais.
E o legal é que hoje, estou legislando do outro lado da discussão”, enfatizou Edilázio.

A Comissão Especial se reunirá na próxima semana para definir cronograma de trabalho.

Foto: divulgação