admin

“Período eleitoral não comprometerá a produtividade da Câmara” diz Osmar Filho

Publicado em: 6 de julho de 2022

O presidente da Câmara Municipal de São Luís, Osmar Filho (PDT), falou, nesta quarta-feira (06), sobre os trabalhos legislativos neste período que antecede as eleições majoritárias deste ano. De acordo com o vereador, foi traçado um plano para que o período eleitoral não comprometa a produtividade dos trabalhos na Casa.

“Isto foi objeto de reunião de todo o colegiado, quando discutimos esta situação. Alguns vereadores que porventura queriam ter uma dedicação maior neste período eleitoral optaram por se licenciarem, para que os suplentes pudessem assumir seus mandatos e, assim, contribuírem com as ações do Parlamento Municipal da cidade”, declarou o pedetista ao jornalista Clóvis Cabalau, da TV Mirante, no quadro Bastidores.

Sobre a relação do Legislativo com o Poder Executivo, após recentes vetos do prefeito Eduardo Braide (sem partido) a projetos de iniciativa do Parlamento, Osmar entende que o ocorrido não afeta a relação entre os poderes. “É prerrogativa do Parlamento aprovar ou rejeitar matérias – tanto de iniciativa própria quanto do Executivo. Assim como cabe ao Poder Executivo, ao analisar estas matérias, optar pela sanção ou pelo veto”, pontuou o vereador.

De acordo com Osmar, em termos gerais, Braide tem sinalizado positivamente ao Parlamento. “Quando cada um cumpre a sua função, priorizando o bem estar da população e o progresso da cidade, a gente consegue unir forças”, acrescentou.

Plano Diretor

Falando sobre a readequação do Plano Diretor, um dos assuntos mais importantes em tramitação no Legislativo Municipal, Osmar Filho disse que o projeto está sendo analisado pelas comissões e que na próxima segunda-feira (11) haverá uma reunião com os presidentes de todas elas, para que sejam definidos os próximos passos. “É uma matéria complexa e importante para a cidade, que a Câmara trata como prioridade, sem sombra de dúvidas”, garantiu o vereador.

O vereador lembrou que embora o Plano Diretor tenha chegado a Casa na legislatura anterior, foi enviado de volta ao Executivo Municipal para adequações propostas pelo Ministério Público. Antes disso, foram realizadas oito audiências públicas – quatro na Zona Rural e quatro na Zona Urbana, quando o projeto foi discutido exaustivamente.

Recentemente, ao retornar à Câmara, o projeto encontrou um cenário de novos parlamentares e, ainda, com redefinição das comissões, o que faz com que precise ser rediscutido, tanto dentro do parlamento quanto com a sociedade civil organizada e outros setores. “Certamente, após ampliarmos mais ainda as discussões, estaremos preparados para apreciar o projeto em Plenário e, definitivamente, atualizar e entregar o Plano que a cidade tanto espera e merece, de forma responsável”, afirmou Osmar, acrescentando que o processo deverá ser concluído até o final do ano.

Transporte Público

Ao fazer uma avaliação da CPI do Transporte Público, o presidente da Câmara de São Luís disse que foi feito um trabalho detalhado, levantando pontos importantes sobre um tema de muita relevância para a cidade. “São mais de 700 mil pessoas, que dependem exclusivamente deste meio para se locomoverem e acredito que, atenta a isto, a CPI cumpriu o seu papel”, afirmou. “O relatório já foi encaminhado aos setores competentes e a gente entende que a partir dele a Câmara vai dar uma grande contribuição para o setor”, concluiu.

Vereador Daniel Oliveira declara apoio a Fernando Braide para AL

Publicado em:

O vereador Daniel Oliveira (PL) declarou apoio à pré-candidatura de Fernando Braide (PSC) a deputado estadual durante pronunciamento na tribuna da Câmara de Vereadores de São Luís nesta terça-feira (5), em sessão plenária que discutiu projetos de lei a serem encaminhados à apreciação do executivo.

Daniel Oliveira disse que Fernando Braide é um amigo com quem “vem dialogando permanentemente, andando nas ruas da cidade, na região do polo [Coroadinho], mas, também, fora dele para que a gente possa, de fato, entender um pouco mais do que se precisa na cidade e, também, no estado do Maranhão”.

Além de Daniel Oliveira, os vereadores Marlon Botão (PSB) e Marcos Castro (PMN) também aderiram à pré-candidatura de Fernando Braide a deputado estadual e têm andado com o irmão do prefeito de São Luís em seus principais redutos.

Na avaliação dos vereadores, Fernando Braide é um nome forte e que, se eleito, trará importantes parcerias para o município de São Luís, sendo um ele entre os governos federal, estadual e a capital, buscando sempre o desenvolvimento de políticas públicas que possam dar mais qualidade de vida aos maranhenses.

Foto: Divulgação

Carlos Brandão e Flávio Dino intensificam diálogos no período de pré-campanha

Publicado em:

O governador Carlos Brandão (PSB) recebeu nessa terça-feira(05), a visita do ex-governador e pré-candidato ao Senado Federal Flávio Dino (PSB).

Dino tem liderado a pré-campanha à reeleição de Carlos Brandão pelo Maranhão. O governador destacou o trabalho intenso que vem sendo realizado no estado.

“Recebi o nosso líder Flávio Dino. Trabalhar por um Maranhão cada vez mais digno, justo e solidário para todos é a nossa grande motivação. Vamos em frente!”, disse Carlos Brandão.

O ex-governador Flávio Dino, pré-candidato ao Senado, reafirmou a importância do Maranhão com mais direitos garantidos.

“Visitei hoje o governador Carlos Brandão. Seguimos com muito trabalho e coragem por um Maranhão com mais direitos garantidos para a nossa gente”, afirmou Flávio Dino.

Mais problemas para Josimar Maranhãozinho…

Publicado em:

Mais um problema ! Desta vez, o vice-procurador-geral Eleitoral, Paulo Gustavo Gonet Branco, arquivou uma representação contra o deputado federal Josimar de Maranhãozinho (PL) no caso em que ele era investigado por promover um sorteio de dinheiro durante uma transmissão ao vivo pela internet. O deputado era acusado de propaganda eleitoral antecipada.

Gonet Branco optou pela abertura de um novo procedimento, mas por possível abuso de poder econômico.

O fato sob investigação do MPE, se refere a live, em dezembro do ano passado, próximo das festividades do Natal, Maranhãozinho promoveu o sorteio de R$ 50 mil em suas redes sociais, em prêmios que iam de R$ 500 a R$ 2 mil. Onde os internautas tinham que fornecer dados, como nome completo, telefone e cidade onde moravam.

No JN, deputado Bira critica medidas ‘açodadas e eleitoreiras’ do Governo Bolsonaro

Publicado em:

Projeto de Bira do Pindaré pretende banir torcedores racistas dos estádios

Deu no Jornal Nacional

O relator da proposta de emenda constitucional que amplia benefícios sociais até o fim deste ano de eleições quer agilizar a tramitação do texto na Câmara dos Deputados.

Depois de reuniões intensas com lideranças, o relator, deputado Danilo Forte, do União Brasil, anunciou que não fará mudanças no texto que foi aprovado pelo Senado. Um dos pontos mais polêmicos e criticados por especialistas está mantido: a decretação do estado de emergência para permitir a criação de benefícios em ano de eleições. Essa exceção é prevista na Lei Eleitoral.

pacote tem um custo total de R$ 41,2 bilhões e prevê:

  • Aumento do Auxílio Brasil de R$ 400 para R$ 600 e a inclusão no programa de 1,6 milhão famílias que aguardam na fila;
  • Reajuste do auxílio-gás dos atuais R$ 53 para o valor médio de um botijão a cada dois meses;
  • Pagamento de R$ 1 mil por mês para 900 mil caminhoneiros autônomos;
  • Auxílio para taxistas, com custo total de até R$ 2 bilhões. O valor do benefício será definido pelo governo depois da aprovação do pacote.

O texto também destina recursos para:

  • Programa que compra alimentos de pequenos agricultores e distribui para famílias pobres;
  • Compensar os estados pela gratuidade do transporte público de idosos;
  • Conceder incentivos a produtores de etanol.

Todas essas medidas valeriam somente até o final deste ano. O relator desistiu de incluir um benefício para os motoristas de aplicativo, como chegou a anunciar.

“Nós não temos um controle oficial sobre esse setor, esse segmento de trabalhadores. Nós tivemos que também deixar de atender a essa demanda que eu acho que é justa, é correta. Mas o volume de pessoas que passaram por essa atividade e a instabilidade sobre a prestação desse serviço gera esse desconforto do ponto de vista administrativo, o que nos impede de colocar dentro da PEC”, diz Danilo Forte.

Em meio às negociações para a votação do pacote, a abertura da CPI para investigar o escândalo no Ministério da Educação, o Planalto acelerou a liberação de emendas parlamentares. Segundo o blog do Valdo Cruz no G1, nos últimos dez dias de junho, o governo empenhou, ou seja, reservou para pagamento, R$4,6 bilhões das emendas de relator, o chamado orçamento secreto, mais da metade de tudo que foi liberado neste ano.

Alinhado ao Planalto, o presidente da Câmara, Arthur Lira, do Progressistas, acelerou a tramitação do pacote na Casa. Ele incorporou a PEC a uma outra proposta, que trata de biocombustíveis, e já está em estágio mais avançado na Câmara. Assim, o pacote vai pular etapas previstas no regimento. Além disso, Lira vem convocando sessões no plenário, mesmo sem votações, e com curta duração – uma forma de vencer os prazos obrigatórios para a votação do pacote.

Os líderes de oposição criticam a tramitação acelerada. Dizem que não são contra as medidas, mas afirmam que o pacote do governo tem foco nas eleições.

“O que não pode é essa Casa aceitar que tenha uma emenda constitucional para tentar burlar as leis eleitorais desse país e também a Constituição Federal”, afirma o deputado Reginaldo Lopes (PT/MG).

“O que existe é um posicionamento claro de que esse debate tem que ser amplo, que a gente não pode tomar uma decisão como essa açodadamente, sobretudo porque se trata de medidas eleitoreiras. Portanto, é um debate que a oposição tem muita clareza da sua posição por conta de uma coerência histórica de defesa dos mais pobres, da população que mais precisa. Mas este governo não tem compromisso com isso”, diz Bira do Pindaré (PSB/MA)

Em encontro com Brandão, Othelino Neto leva apoio de lideranças da região Metropolita de SLZ

Publicado em:

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), e lideranças políticas do município de São José de Ribamar tiveram um encontro, nessa terça-feira (5), com o governador Carlos Brandão (PSB), no Palácio dos Leões. Na pauta, eles conversaram sobre projetos para a cidade balneária e reafirmaram o apoio à reeleição do atual chefe do Executivo, bem como à pré-candidatura do ex-governador Flávio Dino (PSB) ao Senado.

Estiveram presentes: o ex-prefeito de São José de Ribamar, Eudes Sampaio, o ex-vereador Beto das Vilas, a pré-candidata a deputada federal, Flávia Alves, o deputado estadual Jota Pinto (Podemos), além de outras lideranças do município. diversas

Othelino Neto destacou que o Governo do Estado tem muitas obras em execução na cidade, que faz parte da Região Metropolitana de São Luís, beneficiando milhares de ribamarenses.

“Hoje, nos reunimos com os principais líderes de São José de Ribamar, que estão conosco e vão colaborar para que o estado continue crescendo e mudando para melhor. O Maranhão não pode parar e estamos juntos com Carlos Brandão e Flávio Dino nesse propósito”, disse o parlamentar.

Brandão entendeu como fundamental o apoio das lideranças e a articulação do deputado Othelino, que tem colaborado para o fortalecimento desse projeto político.

“Em breve, estaremos em São José de Ribamar para visitar a cidade e planejar novas ações em benefício do município. Vamos continuar trabalhando em prol de todos os ribamarenses. Estamos muito felizes com esse apoio”, afirmou Brandão.

Weverton Rocha tira licença no Senado; Roberth Bringel assume vaga

Publicado em: 5 de julho de 2022

Agora Santa Inês | single

O senador Weverton Rocha (PDT) ficará de licença por 120 dias. Pré-candidato ao governo do estado, o parlamentar irá se dedicar integralmente à campanha.

Em seu lugar, assume, nesta quarta-feira (6), o primeiro suplente, o médico e exprefeito do município de Santa Inês, Roberth Bringel.

Roberth é esposo da ex-prefeita Vianey Bringel e tio do deputado federal Juscelino Filho.

Luciano Genésio esquece lealdade de Ana Paula, e dispensa a vice tratamento ‘deselegante’

Publicado em:

O prefeito de Pinheiro, Luciano Genésio, ao que parece, ignorou a lealdade de sua vice, Ana Paula Lobato, no momento mais difícil da sua vida política, ao ser afastado pela Justiça Federal da Prefeitura. Ana Paula assumiu e teve postura respeitosa e serena no cargo.

Só que agora, Luciano parece ter esquecido tudo, e na manhã de hoje, praticamente teria ‘despejado’ Ana Paula do gabinete,  de acordo com aliados da vice-prefeita, onde exerce sua função, eleita pelo povo. Atitude lamentável, em qualquer situação, imaginem com uma mulher.

A questão é que a vice-prefeita Ana Paula é a primeira suplente ao Senado na Chapa de Flávio Dino, e juntamente com o marido, o deputado/presidente da Assembleia Legislativa, Othelino Neto, apoia o pré-candidato ao Governo, Carlos Brandão (PSB). Já o prefeito Luciano é o principal cabo eleitoral do Senador Weverton Rocha (PDT). Entretanto, não se deve fazer política com o fígado.

Brandão mostra força ao reunir a maioria dos vereadores de São Luís

Publicado em:

Nessa segunda-feira (4), o governador Carlos Brandão esteve reunido com 22 vereadores de São Luís. O grupo, que representa a maioria da casa legislativa ludovicense, está presente em todas as regiões de São Luís e reafirmou o seu compromisso com a pré-candidatura ao governo de Carlos Brandão.

Diálogo que mostra o avanço de Brandão nas pesquisas e que fortalece seu nome. Os vereadores estão em mobilização constante realizando ações em suas áreas de atuação.

Agora estão envolvidos também com a caravana O Maranhão não pode parar – que também fortalece as pré-candidaturas de Flávio Dino (ao Senado), de Felipe Camarão (a vice de Brandão) e a de Lula (à Presidência da República) -, iniciada no bairro Sacavém, em São Luís, por iniciativa do vereador Beto Castro.

Além de Castro, os demais vereadores que se reuniram com Brandão foram:

Edson Gaguinho, Marquinhos, Fátima Araújo, Concita Pinto, Thyago Freitas, Domingos Paz, Andrey Monteiro, Coletivo Nós, Marcial Lima, Zeca Medeiros, Antonio Garcez, Chaguinhas, Umbelino Júnior, Astro de Ogum, Ribeiro Neto, Marlon Botão, Marcos Castro, Chico Carvalho, Anderson Martins, Marcelo Poeta e o atual secretário de Estado da Cultura, Paulo Victor, que é presidente eleito da Câmara, e além de ter articulado a reunião com os vereadores, tem sido muito atuante na pasta estadual, realizando um trabalho de destaque e, consequentemente, fortalecendo o nome do governador.

O primeiro evento reuniu mais de 3 mil pessoas, e os próximos também devem fazer grandes mobilizações por todo o estado para levar a mensagem de continuidade do Governo.

Confira aqui a lista completa dos presentes.

Daniella enfatiza investimentos e conquistas no aniversário de Caxias

Publicado em:

A cidade de Caxias, localizada na região dos Cocais, está completando 186 anos de emancipação política e a deputada estadual Daniella (PSB) aproveitou a celebração data especial para relembrar as conquistas que já viabilizou para o município em benefício dos caxienses. Ao todo, os investimentos destinados por ela chegam a um total de R$ 10 milhões.

Infraestrutura – Atuando de forma mais intensa pela ‘Princesa do Sertão’ nos últimos meses, Daniella destinou R$ 6 milhões de reais para que o município investisse em serviços de infraestrutura. Com o recurso, foi possível levar asfaltamento de qualidade para diversas ruas e avenidas, garantindo mais dignidade para os moradores das vias contempladas.

Saúde – A saúde pública municipal recebeu R$ 1 milhão, via emenda parlamentar de autoria de Daniella, para ampliar os atendimentos aos pacientes caxienses.

Cultura – Com o objetivo de fortalecer o setor cultural, impactado fortemente pela pandemia, a deputada destinou recurso na ordem de R$ 400 mil. A verba chegou numa excelente hora para complementar os investimentos do município no setor.

Além da destinação de verbas, por meio de emenda, a deputada Daniella atuou ativamente, junto ao Governo do Estado, para concretização de várias demandas municipalistas. As ações são resultantes da forte parceria firmada com a Prefeitura Municipal e com o compromisso de Daniella de representar o povo caxiense na Assembleia Legislativa do Maranhão.

“É uma satisfação muito grande poder somar com o desenvolvimento de Caxias e com a melhora de vida dos caxienses através do nosso mandato. Desde que cheguei à Caxias, fui extremamente bem recebida e a única maneira de corresponder à tamanha confiança do povo é continuar trabalhando intensamente por essa cidade querida que agora também é minha segunda casa. Caxias, com certeza, pode contar com essa deputada de luta”, destacou.

Foto: Divulgação