admin

Boletim médico sobre o governador licenciado Carlos Brandão é divulgado

Publicado em: 1 de junho de 2022

O Boletim médico emitido na terça-feira, 31, aponta que o governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), tem quadro  “satisfatoriamente” desejado após cirurgia para a retirada de um cisto renal. Sepultando assim, qualquer especulação maldosa sobre a saúde do mandatário maranhense.

O boletim é assinado pelo cardiologista Marcelo Sampaio e pelo cirurgião urologista José Luis Chambo, do hospital Beneficência Portuguesa, de São Paulo. Os dois já tratam o governador Brandão há algum tempo.

“Carlos Orleans Brandão Júnior se recupera bem, com quadro de saúde estável e evoluindo satisfatoriamente”, esclarece o documento.

Deputada Daniella desmonta Adelmo e sai em defesa da saúde de Caxias

Publicado em:

A deputada estadual Daniella (PSB) rebateu, na tribuna da Assembleia Legislativa, as críticas genéricas feitas pelo também deputado estadual Adelmo Soares ao prefeito Fábio Gentil e sua gestão em Caxias, mais especificamente no setor da saúde.

Adelmo, que todo esse tempo de mandato não destinou nenhuma emenda para investir na saúde pública da cidade, apontou o dedo para depreciar a gestão de Fábio Gentil, mas o alvo acabou sendo ele próprio ao ser questionado pela deputada sobre a ausência de ações concretas de sua autoria para beneficiar a saúde dos caxienses.

“Deputado Adelmo, que foi secretário de estado, tem conhecimento de que Caxias perdeu R$ 3 milhões de recursos, mas nada fez para que o município recuperasse o que foi perdido. Antes de apontar, a gente tem que investir”, revidou Daniella.

Em tempo

Adelmo Soares já foi apoiador da gestão de Gentil, sua esposa chegou até a ocupar o cargo de secretária da Mulher. Mas, ao almejar novos voos na política maranhense, Adelmo se tornou opositor da família Gentil e então passou a criticá-los. Em seu pronunciamento, a deputada avaliou que a intensificação do posicionamento contrário do colega deve-se à proximidade das eleições.

“Esse ano, que é ano eleitoral, vem aqui na tribuna e faz esses apontamentos. Agora eu deixo o questionamento: o que foi que você [Adelmo] investiu na saúde daquele município?”, indagou Daniella.

Parceria e trabalho

A deputada Daniella aproveitou a oportunidade para relembrar alguns dos inúmeros avanços viabilizados por ela e pelo prefeito Fábio Gentil, junto ao Governo do Estado, para reforçar a saúde de Caxias.

“Caxias receberá uma Policlínica do nosso governador Carlos Brandão e, com certeza, esse benefício ajudará muito não só Caxias, mas, também, toda região, visto que Caxias atende a mais 20 municípios”, destacou.

E finalizou: “Reiteramos nossa parceria com o governo e, como sempre, o governador Carlos Brandão se mostra amigo da cidade de Caxias. Tenho certeza de que, através da nossa parceria e com o compromisso do prefeito Fábio Gentil, levaremos dias melhores para a população, porque estou aqui para somar com a região. Nosso trabalho já aparece nos quatro cantos do município, incluindo, na saúde”.

Brandão anuncia mais uma embarcação em operação na Travessia São Luís e Cujupe

Publicado em:

O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB) fez o anúncio, nesta quarta-feira (1),da operacionalização da embarcação José Humberto que fará a travessia entre São Luís e Cojupe, alcançando o número de  quatro ferryboats para viagens.

“Já temos nova embarcação à serviço da população, em especial da baixada, como parte do sistema de travessia da Ponta da Espera até Cujupe. De alto padrão, a embarcação José Humberto navegou de Belém, no Pará, e chegou até a nossa capital um dia antes do previsto”, destacou Carlos Brandão.

Lembrando que, desde o dia 23, o ferryboat Baía de São Marcos que tem a capacidade média de 52 veículos por viagem já havia retornado a operar.

Agora, com a embarcação José Humberto já são quatro embarcações em operação. E, está previsto para este mês a volta da embarcação o “ferryboat Araioses”.

O governador Carlos Brandão permanece em São Paulo onde se recupera de uma cirurgia para retirada de um cisto nos rins. Ontem (31), ele anunciou o seu afastamento do cargo para concluir o tratamento, só devendo retornar ao Maranhão no final de semana.

Foto: divulgação

Procon/MA notifica CBF sobre problemas na transmissão da Série D do Brasileirão

Publicado em:

O Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon/MA) notificou a Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A entidade deverá prestar esclarecimentos sobre a contratação da plataforma de streaming Instant.TV, valores cobrados para assinatura e falhas na transmissão dos jogos da série D do Campeonato Brasileiro.

“A partir da denúncia de consumidores, chegou ao nosso conhecimento que, além dos preços cobrados para assistir aos jogos serem acima dos já praticados no mercado, a qualidade das transmissões é insuficiente e a plataforma não estaria oferecendo o devido suporte a quem tenta acompanhar a competição”, explicou a presidente do órgão, Karen Barros.

A exclusividade dos direitos de transmissão dos jogos da série D do Campeonato Brasileiro à plataforma de streaming Instat.TV foi anunciada em abril deste ano e de acordo com o divulgado pela CBF, será válida até o ano de 2024.

Após os jogos da sétima rodada, as transmissões, até então gratuitas, tornaram-se acessíveis apenas para assinantes, serviço que atualmente custa R$ 50,00. Assinaturas semelhantes para os jogos das séries A e B custam valores que variam de R$ 19,90 a 42,90.

Além de critérios escolhidos para contratação da plataforma, a CBF deverá apresentar ao Procon/MA informações sobre a empresa válidas no Brasil, como CNPJ e endereço, além de esclarecimentos e medidas adotadas sobre as reclamações de interrupções e falhas nas transmissões, bem como os procedimentos para ressarcimento de consumidores prejudicados com o problema.

A Confederação terá o prazo de cinco dias, após o recebimento da notificação, para informar o solicitado ao Procon/MA.

Consumidores que também se sentirem lesados pelas falhas nas transmissões podem solicitar ressarcimento e formalizar uma reclamação ao Procon/MA pelo site www.procon.ma.gov.br ou aplicativo VIVA PROCON.

Paulo Velten assume o Governo do Maranhão nesta quarta (1º)

Publicado em:

Atual7

Nesta quarta-feira (1º), o presidente do Tribunal da Justiça do Maranhão (TJ-MA), desembargador Paulo Sérgio Velten Pereira, tomará posse como governador interino do Estado. A cerimônia de posse será realizada às 9h, no Palácio dos Leões, no Centro de São Luís.

Paulo Velten assume o Poder Executivo Estadual em substituição ao governador Carlos Brandão, que ainda se recupera de um procedimento cirúrgico realizado na semana passada.

O afastamento de Carlos Brandão foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) nesta terça-feira (31). Por meio da Mensagem Governamental nº 039/2022, encaminhada ao Poder Legislativo, o governador Brandão solicitou autorização para que, na forma do Artigo 62 da Constituição Estadual, ele possa, quando necessário, afastar-se do estado ou do país, seja em missão oficial ou para tratar de interesse particular, sendo a autorização válida para qualquer período do ano de 2022.

Governo interino – O presidente do TJ-MA assume o governo na ausência de Carlos Brandão e do presidente da Alema, deputado Othelino Neto – que também está fora do Maranhão – obedecendo, assim, a linha sucessória do Governo do Estado.

O primeiro compromisso de Paulo Velten como governador do Maranhão será às 10h, no bairro da Vila Palmeira, para a entrega de títulos de regularização fundiária. Durante a tarde, Velten participa às 14h, no município de Raposa, da inauguração do Colégio Militar Tiradentes XII e realiza visitas técnicas em obras de infraestrutura. Em seguida, às 17h30, participa da cerimônia de posse para o biênio 2022-2024, do novo defensor público Geral do Estado, Gabriel Santana Furtado Soares.

AL autoriza licença do governador Brandão; Presidente do TJ, Paulo Velten assumirá Governo

Publicado em: 31 de maio de 2022

A Assembleia Legislativa autorizou, nesta terça-feira (31), o pedido de licença encaminhado pelo governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB).

A licença se faz necessária, em virtude de que na quarta-feira (1º), completará 15 dias do afastamento de Brandão para um procedimento cirúrgico em São Paulo. Brandão só deve retornar ao Maranhão no próximo fim de semana, por isso, a licença foi solicitada e já autorizada.

Conforme a Constituição Estadual,  com a licença de Brandão, quem deveria assumir o Governo do Maranhão,  cumprindo a linha sucessória, devria ser o presidente da Assembleia Legislativa, Othelino Neto (PCdoB), mas caso assumisse não poderia disputar a reeleição para deputado estadual, ficando inelegível, salvo para disputar o Governo do Maranhão.

Desta forma, Othelino se ausentou do Maranhão e quem assumirá o comando do Palácio dos Leões será o presidente do Tribunal de Justiça, Paulo Velten.

Secretaria de Cultura retira decoração de São João da Ponte do São Francisco

Publicado em:

O secretário de Estado da Cultura, Paulo Victor (PCdoB), mandou desmanchar e retirar nesta terça-feira, 31, depois que um poste inclinou, as bandeirinhas de São joão que haviam sido instaladas na Ponte José Sarney.

Em virtude das fortes chuvas que caíram na  região da Beira-Mar, a estrutura montada no local acabou sendo danificada, o que poderia causar riscos.

De acordo com o titular da Secretaria de Estado da Cultura, as bandeirinhas serão destinadas a outro ponto de cultura na cidade.

Veja nota oficial:

Em razão das fortes chuvas que atingiram a capital no início da tarde desta terça-feira (31), inclusive com informação do Inmet como alerta amarelo, parte da decoração junina foi danificada na Ponte do São Francisco.
A equipe da Secretaria de Estado da Cultura (Secma) identificou a situação no momento do ocorrido e prontamente compareceu ao local para evitar maiores danos, com apoio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) e da Citelum.
Desde que foi instalada, a equipe está acompanhando a decoração em tempo real e, agora, será retirada para evitar maiores transtornos, sendo destinada para outro local

Hélio Soares, ‘homem da confiança’ de Maranhãozinho na vice de Weverton

Publicado em:

Conforme o titular do Blog do Juraci Filho havia anunciado, na semana passada, no programa ‘Abrindo o Verbo’ da Mirante AM, o deputado estadual Hélio Soares (PL) será o vice-governador na chapa capitaneada pelo senador Weverton Rocha (PDT) ao Governo. Não deu outra…

Em live realizada, ontem (30), houve o anúncio feito pelo presidente do PL, Josimar de Maranhãozinho e que contou com a presença do presidente da Famem, Erlânio Xavier (PDT).

“Uma decisão correta, meu amigo pessoal, do PL, conhece todo o Maranhão e onde o governador não estiver, ele estará. Nós vamos lutar para no dia 2 de outubro eleger Weverton governador e Hélio Soares vice-governador”, destacou Maranhãozinho.

O senador Weverton Rocha deu às boas-vindas ao deputado Hélio Soares para ser seu vice.

“Seja bem-vindo ao nosso projeto, deputado Helio Soares! Estamos unidos nessa frente ampla para lutar pelo projeto de melhorar as condições de vida da nossa população, priorizando emprego, educação, saúde e desenvolvimento para o nosso Maranhão”, afirmou Weverton Rocha.

Flávio Dino reúne 11 partidos em torno do projeto de reeleição de Brandão

Publicado em:

O ex-governador e pré-candidato ao Senado, Flávio Dino (PSB) , reuniu nessa segunda-feira (30), onze partidos alinhados ao projeto do atual governador Carlos Brandão à reeleição.

No encontro ficou definido a criação de um Conselho Estratégico Político que vai ditar o ritmo da pré e depois Campanha Majoritária, e terá o comando de Flávio Dino.

“Reunimos, na noite desta segunda-feira, dirigentes de 11 partidos que estão unidos em apoio à pré-candidatura de Carlos Brandão a governador. O Conselho Político está formado sob a minha coordenação, na condição de presidente estadual do PSB. E vamos vencer”, destacou Dino.

Uma presença destacável foi a do partido Patriotas, que sempre teve forte influência do deputdo federal Josimar Maranhãozinho, do PL, que apoia, hoje, a pré-candidatura de Weverton Rocha (PDT). Mas, agora, Júnior Marreca está fechado com Carlos Brandão (PSB).

Ressalte-se que, além do Patriota, marcaram presença os dirigentes do PSB, PT, PCdoB, PP, MDB, PSDB, Podemos, PV, Cidadania e União Brasil.

Paulo Velten pode assumir Governo do Maranhão esta semana

Publicado em: 30 de maio de 2022

1. Paulo Velten, presidente do TJMA - Márcio Henrique

O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ), desembargador Paulo Velten, deverá assumir o Governo do Estado ainda esta semana.

Isto poderá ocorrer caso se confirme a necessidade de o governador Carlos Brandão (PSB) ficar mais uns dias internado em São Paulo.

Brandão fez uma intervenção cirúrgica para a retirada de um cisto em um dos rins na semana passada. A expectativa é que ele retorne logo ao Maranhão, o que só será definido após mais alguns exames na capital paulista.

Se ele precisar passar mais alguns dias internado, deve tirar licença do cargo. O governador só pode passar até 15 dias fora do Estado sem necessidade de licença.

Nesse caso, pela linha sucessória, deveria assumir o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Othelino neto (PCdoB). O parlamentar, contudo, é candidato à reeleição para o cargo, e ficaria inelegível se assumisse o comando do Estado.

Foto: divulgação