admin

Helena Duailibe participa da VI Caminhada do Terço dos Homens em São Luís

Publicado em: 30 de maio de 2022

Helena Duailibe participa da VI Caminhada do Terço dos Homens em São Luís

A deputada Helena Duailibe (PP), acompanhada do seu esposo Afonso Manoel, participou da VI Caminhada do Terço dos Homens, em São Luís, no domingo, 29. Fiéis de várias paróquias e de outros municípios rezaram o terço e louvaram a Deus e à Nossa Senhora, ao longo do percurso.

O evento não acontecia há dois anos, por conta da pandemia do coronavírus, A caminhada teve início na Praça Maria Aragão, seguindo em direção ao Memorial João Paulo II, onde foi celebrada uma missa presidida pelo diretor espiritual do Terço dos Homens, Padre Clemilton de Moraes.

“Tive a alegria de participar, mais uma vez, de um evento realizado pelo Terço dos Homens, uma demonstração de muita fé e devoção. O terço é um movimento da Igreja Católica, que vem fortalecendo e resgatando fiéis para o seio da igreja”, disse a deputada

O evento também marcou o encerramento do Ano Jubilar do Terço dos Homens no Brasil.

Helena Duailibe é autora da lei nº 11.497/2021, que instituiu o ‘Dia Estadual do Terço dos Homens’, a ser comemorado, anualmente, no último domingo do mês de abril. O dispositivo tem o intuito de promover atividades com a finalidade de ampliar e estimular a prática da oração do Terço.

Deputada Daniella intensifica o diálogo com comunidades e recebe demonstrações de carinho

Publicado em:

Semanalmente a deputada estadual Daniella (PSB) divide a rotina de trabalho entre a agenda do gabinete, que inclui presença nas sessões plenárias, e a agenda externa, que incorpora visitas aos municípios do interior. Nessa semana, a parlamentar cumpriu a agenda de compromissos em Presidente Dutra e Caxias, onde participou de ações e dialogou com a população.

Em Presidente Dutra, Daniella visitou a Escola Dr. Murilo Braga, instituição que recebeu diversas melhorias em sua estrutura graças ao empenho da deputada junto ao Governo do Estado e à Secretaria Municipal de Educação.

“Saímos em defesa da educação dos presidutrenses e viabilizamos vários benefícios que representam um salto na qualidade da educação dos nossos estudantes, investindo neles, estamos incentivando também um futuro mais promissor. Em nome do secretário Fernando Sereno, aproveito para parabenizar todos os servidores da educação municipal pelo trabalho realizado em prol do fortalecimento da educação do nosso município”, ressaltou a deputada.

Caxias – Na “Princesa do Sertão”, a parlamentar percorreu os povoados Nazaré do Bruno, Brejinho e 2º Distrito. Lá, Daniella participou de uma homenagem às mães e encerrou a visita conversando com o povo sobre as demandas municipalistas. No encontro também estavam presentes o prefeito Fábio Gentil, a pré-candidata a deputada federal Amanda Gentil, os vereadores Darlan Almeida e Teódulo Aragão, e Telvani Morais, liderança local.

“Estar sempre alinhada com as demandas populares é o que norteia as nossas ações na Assembleia Legislativa do Maranhão. Nossas visitas às cidades são indispensáveis para que a gente possa viabilizar, de fato, o que vai fazer diferença na vida do povo maranhense. É assim que sempre trabalhamos e vamos continuar fazendo dessa maneira, porque os donos do nosso mandato são os que confiaram em nosso trabalho”, frisou Daniella.

Ainda em Caxias, Daniella relembrou um pouco da infância vivida em Presidente Dutra prestigiando a final da 2ª Copa de Queimada. O evento esportivo foi realizado pelo vereador Teódulo Aragão.

No domingo (29), a parlamentar e Amanda Gentil se dirigiram até o povoado Buriti do Sangue para dialogar com os moradores da localidade. O encontro foi promovido por Frank da Caçamba. No mesmo dia, a comitiva também visitou os moradores do povoado Buriti Doce, a convite das lideranças professor Didi e Claudia. E a agenda não parou por aí. Juntamente com a vereadora Cynthia Lucena, Daniella e Amanda foram dialogar com populares do povoado Capão.

“Sempre gratificante contar com o apoio dos amigos e lideranças locais que apoiam nosso trabalho e nos aproximam ainda mais do nosso povo. Essa união é sempre bem-vinda, pois fortalece nosso mandato”, disse.

Já de volta para a sede do município, a parlamentar percorreu o Mercado Central e marcou presença na Feirinha Gastronômica. Na sua passagem pelo evento, Daniella recebeu inúmeras manifestações de apoio e reconhecimento do seu mandato em prol do municipalismo maranhense.

A deputada encerrou a agenda de trabalho participando da Festa das Mães, na Praça Pantheon, ainda em Caxias. O evento foi promovido durante muitos anos pelo saudoso deputado Zé Gentil e, agora, segue conduzido por sua viúva, dona Rosário.

Foto: Divulgação

Eduardo Braide anuncia 3ª dose para jovens de 12 a 17 anos

Publicado em:

SEMUS | Prefeito Eduardo Braide acompanha vacinação contra Covid na semana  em que jovens de 19 e 18 anos serão vacinados na capital

O prefeito de São Luís, Eduardo Braide anunciou o início da 3ª dose da vacina para a Covid-19, para jovens de 12 a 17 anos, na capital maranhense.

A vacinação para essa faixa etária, que só tinha recebido a 2ª dose, será iniciada na terça-feira (31).

“A partir de amanhã (31), São Luís começa a aplicar a dose de reforço em adolescentes de 12 a 17 anos, que tomaram a 2ª dose há pelo menos 4 meses. Pra tomar a dose de reforço, é só levar o RG e o cartão de vacinação, e se dirigir a um de nossos 22 pontos de vacinação”, destacou Braide.

Foto: divulgação

Octávio Soeiro promove o Grande arraial do São Cristóvão; Mara Pavanelly é uma das atrações

Publicado em:

São João é tempo de Guarnicê na Ilha do Amor, pensando nisso, o vereador Octávio Soeiro (Podemos) vai promover o maior São João da história do bairro São Cristóvão. O evento que tem entrada gratuita, vai acorrer no próximo domingo, dia 5 de junho, a partir das 17h, na rua do Engenho, próximo a feira.

As atrações contam com a cantora nacional Mara Pavanelly, Eli Cantor e os grupos juninos Boi de Morros, Boi de Sonhos e Boi da Maioba.

“O arraial de coração pra coração, no São Cristóvão tá com tudo! Dia 5 de junho, às 17h. Um arraial arretado, bonito, seguro pra você e toda sua família. Vem com a gente, curtir essa festa que estávamos morrendo de saudades”, disse o parlamentar em suas redes sociais.

O Arraial ainda conta com o apoio cultural do presidente da Câmara de São Luís, Vereador Osmar Filho (PDT), do deputado federal Juscelino Filho (UB) e do Senador da República Weverton.

Brandão envia Bombeiros do MA para ajudar em tragédia na grande Recife

Publicado em:

O Maranhão se faz presente por meio meio da autorização dada pelo Governador Carlos Brandão, de dois especialistas da Defesa Civil Estadual, que atuarão no GADE – Grupo de Apoio a Desastres – um grupo de agentes especializados para atuar em apoio à Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil – SEDEC.

O grupo é composto tanto por agentes da SEDEC quanto por agentes estaduais, que foram treinados para atuar diante dos diferentes desastres que incidem no Brasil.

No caso do Pernambuco, o grupo acionado, possui dois agentes da SEDEC e dois agentes do Estado do Maranhão (Maj Fernandes e Cap Breno, são liderados pelo próprio secretário nacional, Cel Alexandre Lucas.

“O principal objetivo dessa missão é auxiliar o estado a identificar os danos e prejuízos, a confeccionar os decretos de Situação de Emergência/SE, além de apoiar também na solicitação de recursos federais.Muito similar ao que os oficiais maranhenses realizaram na Bahia no início desse ano também diante de desastres relacionados a altos índices pluviométricos”, disse o comandante do Corpo de Bombeiros, Cel. Célio Roberto.

Lahesio diz que Weverton não tem pudor nenhum

Publicado em:

Weverton e Lahésio são obrigados a excluir propaganda eleitoral das redes  sociais - Neto Ferreira – Conteúdo InteligenteNeto Ferreira – Conteúdo  Inteligente

O pré-candidato Lahesio Bonfm (PSC) ao Governo, ‘abriu a bateria ofensiva’ pra cima do senador Weverton Rocha (PDT) , pré-candidato pelo PDT.

O ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, em entrevista ao Jornal Pequeno, chamou o pedetista mais uma vez de  “Plano B de Flávio Dino”, além de denominá-lo de maior adversário.

“É um político que não tem pudor com dinheiro público, e por isso o Flávio não o escolheu. Esse meu adversário é capaz de tudo; não tem pudor nenhum; acha-se no direito de massacrar, de perseguir, de fazer qualquer jogo sujo. Ele é daqueles que se valem do vale-tudo na política, na tentativa de ganhar de qualquer jeito e a qualquer custo”, declarou.

Vai pegar fogo a Campanha Política em 2022. Está só começando…

Braide entrega Mercado Municipal do Bom Jesus totalmente remodelado

Publicado em: 29 de maio de 2022

O prefeito de São Luis, Eduardo Braide, entregou, neste sábado (28), o Mercado Municipal do Bom Jesus, na região do Bom Jesus/Coroadinho, totalmente requalificado. O mercado é o sexto a ser entregue pela gestão Eduardo Braide, e, a partir de agora, contará com 46 bancas e 63 boxes, beneficiando mais de 80 feirantes.

“Quero falar da minha felicidade em entregar mais um mercado completamente requalificado. Com o apoio dos vereadores Osmar Filho, Nato Júnior e Daniel Oliveira, nós conseguimos atender a esta antiga demanda dos moradores do Bom Jesus e dos feirantes que aqui trabalham, que agora contam com um mercado novo e com uma estrutura adequada. Os consumidores terão a certeza de estarem levando pra casa alimentos bem acondicionados”, afirmou o prefeito Eduardo Braide.

Acompanharam o prefeito durante a entrega do novo Mercado do Bom Jesus, os secretários municipais de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Liviomar Macatrão e seu adjunto, Ashbel Muniz; Obras e Serviços Públicos, David Col Debella; o presidente da Câmara Municipal de Vereadores de São Luís, Osmar Filho (PDT) e os vereadores Nato Júnior (PDT) e Daniel Oliveira (PL).

O presidente da Câmara Municipal de São Luís, Osmar Filho, parabenizou o prefeito Eduardo Braide pela política de revitalização dos mercados e feiras em São Luís. “O prefeito Eduardo Braide tem dado prioridade a reforma e modernização das feiras em nossa capital. Esse conjunto de ações tem ajudado a economia local, potencializando o negócio dos feirantes e gerado renda e emprego para São Luís”, destacou Osmar Filho, lembrando, ainda, o programa de qualificação dos feirantes realizado pela Prefeitura.

Entre as principais intervenções realizadas no local, estão as adequações nos boxes e bancas e a construção de novos espaços para comportar todos os feirantes. A cobertura do mercado foi aumentada, além de reparo geral na calha com colocação de manta. Foram feitas, também, intervenções nas redes de esgoto e elétrica, com instalação de um poço para abastecer a caixa d’água, abrigo de resíduos e pintura, reforma dos banheiros, colocação de portas nas bancas, adequações na administração e execução de uma nova lixeira, seguindo os padrões da Vigilância Sanitária.

Fotos: divulgação

 

Helena Dualibe propõe ao Governo, ponto facultativo no Dia de Corpus Christi

Publicado em:

Corpus Christi terá missa, shows e procissão em São Luís | Maranhão | G1

A deputada Helena Duailibe propôs a equipe do governador Carlos Brandão (PSB) , para que o dia 16 de junho, seja decretado ponto facultativo, data em que a comunidade católica celebra a solenidade de Corpus Christi, para que os fiéis de todo o estado do Maranhão participem das celebrações.

Respeitando a decisão do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão, a data de Corpus Christi não será feriado no estado.

Em São Luís, a celebração é organizada pela Arquidiocese e este ano o evento será realizado no estádio municipal Nhozinho Santos, a partir das 15hs, em seguida a celebração eucarística às 17hs, presidida pelo Arcebispo da região metropolitana de São Luís, Dom Gilberto Pastana.

Após o ato eucarístico, haverá a procissão luminosa em direção a igreja da Catedral.

A solenidade de Corpus Christi é celebrada pela Igreja Católica sempre 60 dias após o domingo de Páscoa. que acontece na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade.

Tancredo Neves: O Segredo

Publicado em:

Comissão do Senado declara Tancredo Neves como Patrono da Redemocratização  - Congresso - SBT NewsPor José Sarney

Fez parte das articulações para conter as resistências, na área militar, à candidatura de Tancredo Neves, um encontro dele com o então Ministro do Exército, General Walter Pires.

Ficou encarregado de fazer esse contato e articular a reunião o Secretário da Receita Federal, Francisco Dornelles — depois ministro, senador, governador —, que tinha boas relações com o general. Foi tudo organizado em sigilo absoluto, de forma que ninguém jamais soubesse desse encontro, que não teria boa repercussão em nossas hostes.

Feito o agendamento, Tancredo foi visitar o General Walter Pires em sua residência. Quando desceu do apartamento do general, Tancredo viu que um número considerável de jornalistas o aguardava embaixo do prédio, indicando que haviam descoberto aquele encontro e até a hora da visita de Tancredo.

Ao sair do elevador, um jornalista perguntou a Tancredo: “Dr. Tancredo, como foi a conversa com o General Walter Pires?”

Tancredo respondeu-lhe, sem vacilar: “Ele mora aqui?”

Dito isso foi saindo, e todo mundo começou a gargalhar e louvar a agilidade mental do nosso candidato.

Tancredo Neves contou essa história na casa do Ulysses, em minha presença e na de Zé Aparecido, Aluízio Alves, Renato Archer e Dona Mora. Quando ele acabou de contar a façanha, Dona Mora argumentou: “Mas, Dr. Tancredo? Se o Aluízio e o Aparecido sabiam dessa visita, o senhor achava que a imprensa também não iria saber? Lembrese da lei do Golbery: ‘Segredo só não conta quem não sabe!’”

Em outro dia, Tancredo, numa tarde em sua casa, com Thales Ramalho, Affonso Camargo e Aecinho, perguntou: “Vocês, que são muito sabidos, digam: quem será o meu Chefe da Casa Civil?

Thales Ramalho respondeu-lhe: “José Hugo Castelo Branco.”

Aí Tancredo exclamou: “Antônia me traiu!”

E Thales explicou: “Não, Tancredo, quem, como eu, o conhece sabe que deve ser escolhido um homem habilidoso, que também o conheça e a Minas Gerais, que tenha boas relações com sua família, além de ser do seu jeito. Já que somos os sabidos, a minha sabedoria me diz que vai ser o Zé Hugo. Não culpe a Antônia disso não.”

Por outro lado, o Affonso Camargo, que tinha tido uma atuação proeminente em favor de Tancredo dentro do PMDB, também desejava ser o Chefe da Casa Civil. Desconfiando de que o Tancredo já o tinha escolhido para Ministro dos Transportes e querendo reverter a situação, disse a Tancredo: “Tancredo, eu só não quero o Ministério dos Transportes.”

Achava que, com isso, levaria Tancredo a escolhê-lo para a Casa Civil. Mas Tancredo disse-lhe: “Não, tenho uma missão especial nessa área de transporte e só tem um homem capaz de assumir essa responsabilidade: você! Você será o Ministro dos Transportes.”

O Affonso Camargo ficou meio murcho, mas sentiu que Tancredo já tinha feito o que planejara: escolhera o Zé Hugo para a Casa Civil.

Havia também uma grande pressão para o Ministério do Interior. O pessoal do Nordeste, comandado pelo grupo pernambucano, queria indicar o ministro. Mas havia uma reação do Ulysses e de grande parte do Grupo Autêntico do PMDB.

Quando a confusão se estabeleceu e Ulysses levou a Tancredo o nível da divergência, Tancredo respondeu-lhe: “Ulysses, enquanto vocês discutem, eu ponho o Ronaldo Costa Couto lá… até vocês se entenderem.”

Brasil tem estoque de diesel para 38 dias, diz Ministério de Minas e Energia

Publicado em: 28 de maio de 2022

Brasil tem estoque de diesel para 38 dias, diz ministério

O Ministério das Minas e Energia confirmou, no final da tarde desta sexta-feira (27), que recebeu um ofício da Petrobras (foto) alertando sobre a possibilidade de falta de diesel a partir do mês de julho no país. A pasta, no entanto, disse que o país tem estoques para lidar com a situação.

Se as importações desse combustível fossem cessadas hoje, os estoques, em conjunto com a produção nacional, seriam suficientes para suprir o país por 38 dias“, disse o ministério em um comunicado.

O MME também afirmou que, desde o início de março, os estoques do país aumentaram de 30 para os atuais 38 dias, o que seria um ganho de quase 27% no prazo. A pasta conclui o comunicado afirmando que “segue atenta aos movimentos do mercado doméstico e internacional”.

O comunicado oficial da Petrobras endereçado ao ministério aponta que o preço do combustível praticado no país está 4% abaixo do preço praticado no exterior, o que demandaria um aumento de R$ 0,19 no litro. Atualmente, o valor médio nas bombas brasileiras é de R$ 6,94 por litro, o que por si só já é um recorde. (Antagonista)

Foto: Marcello Casal