admin

PL de Bolsonaro declara apoio no Maranhão a candidato que busca aval de Lula

Publicado em: 25 de maio de 2022

Efeito do apoio de Josimar de Maranhãozinho a Weverton pode ser devastador para Brandão e Flávio Dino - Daniel Matos

Deu na Folha de S. Paulo

O deputado federal Josimar do Maranhãozinho, presidente do PL no Maranhão, anunciou nesta terça-feira (24) apoio ao pré-candidato ao governo e senador, Weverton Rocha (PDT). O PL é o partido do presidente Jair Bolsonaro.

O partido de Weverton Rocha, o PDT, tem como pré-candidato à Presidência da República o ex-ministro Ciro Gomes e, ainda assim, briga para ter o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em seu palanque.

O PT, no entanto, priorizou um aceno ao PSB quando ainda negociava a indicação do ex-governador Geraldo Alckmin na chapa presidencial. Na época, aprovou o apoio ao governador Carlos Brandão, indicado pelo ex-governador Flávio Dino.

O anúncio foi feito em suas redes sociais. “Democraticamente houve o entendimento de que a composição seria com o grupo político do [senador] Weverton. Dessa forma, nos uniremos para a construção de um forte e sólido projeto”, escreveu.

Weverton tem ainda outro bolsonarista em sua chapa. Há um entendimento com o PTB para indicar o senador Roberto Rocha, candidato à reeleição no Senado.

Foto: divulgação

Maranhão é o primeiro estado do Brasil a ter caso de violência política de gênero

Publicado em:

Maranhão é o primeiro estado a ter caso de violência política de gênero com denúncia recebida pela Justiça Eleitoral

O Maranhão é primeiro estado do Brasil a ter um caso de violência política de gênero denunciado pelo Ministério Público e recebido pela Justiça Eleitoral. Trata-se da Ação Penal Eleitoral nº 0600099-71.2021.6.10.0009, referente ao episódio ocorrido na sessão plenária da Câmara Municipal de Pedreiras, em 6 de outubro de 2021, quando o vereador Emanuel Nascimento (PL), durante uma discussão com a vereadora Katyene Leite (PTB), arrancou-lhe de forma violenta o microfone das mãos, impedindo-a de falar.

A notícia do fato foi encaminhada pela Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados à Procuradoria-Geral Eleitoral (Declínio de Atribuição nº 25/2021), informando o suposto caso de violência praticado pelo vereador, configurando-o como potencial delito de violência política de gênero, prevista no artigo 326-B do Código Eleitoral, inserido pela Lei 14.192/2021, recentemente promulgada.

Por determinação do vice-procurador-geral Eleitoral, Paulo Gustavo Gonet Branco, os procedimentos foram enviados à Procuradoria Regional Eleitoral no Maranhão, determinando a remessa dos autos ao promotor eleitoral com atribuição para atuar no caso.

Em novembro de 2021, o Ministério Público Eleitoral, por meio do promotor Júlio Aderson Borralho Segundo, ofereceu denúncia contra o vereador Emanuel Nascimento.

No dia 31 de março último, a juíza Ana Gabriela Costa Everton, titular da 9ª Zona Eleitoral do Maranhão, proferiu despacho ao processo, determinando a intimação do vereador Emanuel Nascimento para audiência, bem como a juntada aos autos de certidões criminais negativas especificadas pelo representante do Ministério Público Eleitoral, comprovando ainda, que o réu não foi beneficiado por transação penal ou suspensão condicional do processo nas justiças comuns e especial, das esferas estadual e federal, nos últimos cinco anos.

A Denúncia foi recebida na audiência de Suspensão Condicional do Processo e aceitas as condições pelo beneficiado.

César Pires pede esclarecimentos sobre combate a crimes cibernéticos no Maranhão

Publicado em:

O deputado César Pires apresentou requerimento na Assembleia Legislativa propondo que o secretário estadual de Segurança Pública, coronel Sílvio Leite, e o delegado-geral, Jair Paiva, sejam convidados a prestar esclarecimentos ao Legislativo estadual sobre o combate a crimes cibernéticos no Maranhão. Pires quer saber o que está sendo feito para coibir essas práticas e punir os criminosos.

“Assisti recentemente um blogueiro de Codó ter sua imagem atacada por uma página fake. Ele foi à delegacia, registrou boletim de ocorrência, a delegacia não tem o aparelhamento suficiente para investigar. O deputado Zito Rolim foi outra vítima do mesmo modus operandi, a página continua nas redes sociais fazendo as suas perversidades. Admito as querelas políticas, mas não se pode entrar no campo pessoal sob pena de não termos a certeza de onde vamos parar, até para agressões físicas graves”, destacou César Pires.

Ressaltando que o atual secretário é um homem preparado para o cargo, César Pires defendeu que o coronel Sílvio Leite precisa ir ao Legislativo estadual esclarecer em que nível se encontra o sistema de segurança do Maranhão para combater esse tipo de crime. “Onde se encontra a delegacia especializada no combate a esses crimes? Quem são técnicos responsáveis? Quantos criminosos já foram levados às barras da Justiça? Quantas ações foram feitas nas redes sociais? Quantos casos já foram elucidados? Essa é uma questão apartidária, pois todos nós podemos ser vítimas desses crimes, portanto precisamos combatê-los”, justificou o deputado.

César Pires acrescentou que o mundo inteiro se preocupa hoje com as fake News, uma questão muito grave que deve ser discutida em todos os níveis, para que sejam encontradas soluções para esse problema. “Esta Casa também não pode se furtar dessa discussão, e não há outro caminho senão pedir esclarecimento de quem detém essas informações. Na evolução dos fatos, vamos chamar também o Ministério Público e o Tribunal de Justiça. O problema existe, está evoluindo e devemos enfrentá-lo”, reforçou.

Para finalizar, César Pires disse que os parlamentares, os poderes constituídos e a sociedade em geral não podem apenas tomar conhecimento desses crimes cibernéticos sem se posicionar, e não buscar a elucidação dos fatos e a punição dos criminosos. “Não podemos deixar essas situações evoluírem sem tomar providências. Por isso pedimos esclarecimentos ao sistema de segurança, já que há a informação de que o Estado tem aparelhamento necessário para combater esses crimes. A Assembleia pode dar a sua contribuição. Silenciar seria comungar com esse tipo de desvio de conduta. Esta é uma conclamação à união de esforços para não deixar o crime cibernético evoluir no Maranhão”.

Foto: Divulgação

Weverton e a ‘política sem espelho’

Publicado em:

O senador e pré-candidato ao Governo do Maranhão pelo PDT, Weverton Rocha, vai demonstrando ter “dois pesos e duas medidas” quando o assunto é o apoio da classe política maranhense.

No fim de março, após a decisão do então governador Flávio Dino (PSB) e seu grupo político em apoiar a pré-candidatura de Carlos Brandão (PSB), Weverton desdenhou da força da classe política, afirmando que nunca teve padrinhos políticos e que o apoio que fazia sua pré-candidatura crescer viria do “povo”.

Depois de cerca de 40 dias, após receber o apoio do presidente do PL no Maranhão e deputado federal, Josimar de Maranhãozinho (PL), o discurso de Weverton foi bem diferente. O senador pedetista ressaltou e valorizou o apoio recebido pela “classe política”.

Inegavelmente, dois pesos e duas medidas sobre a classe política.

Blog do Jorge Aragão

Deputado Bira é o relator do Projeto Lei de Cotas na Câmara Federal

Publicado em:

Bira do Pindaré afirma que Governo Bolsonaro "está acabando"

Por meio das Comissões de Direitos Humanos e Minorias/ e de Educação, a Câmara dos Deputados debate nesta quarta-feira (25), às 15h30, o Projeto de Lei 3422/21, que trata sobre a Lei de Cotas.

Requerida pelos deputados Camilo Capiberibe, Bira do Pindaré e Lidice da Mata, a Audiência terá debate amplo. Dentre os convidados estão a defensora pública da União, Rita Cristina Oliveira; o relator da comissão de juristas criada pela Câmara dos Deputados, Silvio Luiz de Almeida; a representante da NAPP de Igualdade Racial da Fundação Perseu Abramo, Nilma Lino Gomes; e a secretária nacional da Negritude Socialista Brasileira (NSB), Valneide Nascimento dos Santos.

A Lei de Cotas, segundos os autores do requerimento para Audiência Pública, garantiu a redução de desigualdades no acesso à universidade naquilo que diz respeito à questões raciais.

Relator do Projeto de Lei, o deputado Bira do Pindaré defendeu que é preciso ir além e fazer com que essa Lei alcance ainda mais pessoas; e defendeu que é preciso que o diálogo seja o mais amplo possível a fim de garantir que todos os agentes se manifestem e deem sua colaboração ao debate.

Jorge Aragão

Brandão antecipa pagamento de servidores públicos para o dia 30 de maio

Publicado em:

Carlos Brandão, experiente vice-governador do Maranhão, está preparado para  liderar o Estado | Ucho.Info

O governador Carlos Brandão (PSB) anunciou por meio de suas redes sociais que o pagamento do mês de maio de 2022, dos servidores públicos do Maranhão, será antecipado para o próximo dia 30.

Brandão aproveitou a oportunidade para informar sobre a entrega de mil cartões do programa Cartão Transporte Universitário, por meio da Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (SEEJUV), com benefício de 800 reais a cada estudante.

“Que a educação transforma vida, já sabemos. Temos a satisfação de garantir aos nossos jovens acesso a esse bem preciso”, disse o governador.

Zé Inácio discursará na Assembleia sobre vice do PT na chapa de Brandão

Publicado em:

Chapa de Zé Inácio é a mais votada em eleição do PT do Maranhão

O deputado estadual Zé Inácio (PT) fará um pronunciamento nesta quinta-feira (26) na tribuna da Assembleia Legislativa para marcar sua posição com relação a vice na chapa de Brandão ao Governo.

O parlamentar vai se pronunciar quanto a confirmação ou desistência em concorrer, internamente no Partido dos Trabalhadores, a vice na chapa governista ao Palácio dos Leões. Pois, o ex-secretário de Educação, Felipe Camarão, tem a preferência do governador Carlos Brandão e também do ex-governador Flávio Dino (PSB), pré-candidato ao Senado.

Zé Inácio tem dito à imprensa que está em processo de maturação a intenção de candidata-se a vice e que está analisando se manterá a inscrição do seu nome para ser julgado pelos 160 delegados que vão decidir o rumo sobre quem será o representante do PT que irá formar a chapa de Brandão.

O encontro do PT acontece nesta final de semana e deverá ser muito prestigiado pelos “táticos do PT”.

Kazumi Tanaka fala sobre casos de violência doméstica no Maranhão

Publicado em:

Em entrevista realizada na tarde dessa terça-feira (24) ao programa Abrindo o Verbo, da Rádio Mirante AM, a delegada Kazumi Tanaka, coordenadora das Delegacias da Mulher, falou sobre o registro de casos contra violência doméstica no Maranhão e a divulgação de canais de denúncia para vítimas desse tipo de crime. Ouça no miranteam.com

“Quanto mais se divulga e quanto mais se tem organismos especializados ao atendimento a mulher em situação de violência, mais a violência que tá ali acobertada aparece. Mas também nós também temos que identificar esse momento que vivenciamos, que é ainda é o de pandemia, mas é sobretudo de momento de pós-crises mais altas da pandemia, em que a gente sabe que a vida das mulheres ficou muito mais fragilizada. Muitas perderam o emprego, muitas ficaram numa situação até mesmo de problemas de ordem psicológica, em razão de tudo isso que estava passando, muitas precisaram ficar dividindo mais ainda o espaço doméstico com aquela pessoa que a maltrata, que é o companheiro, que necessita controlar a vida dela, que usa de violência para poder manipular e não poupa os filhos, então não dá pra elencar apenas menos um fator, a gente tem que fazer um somatório de tudo isso que tá acontecendo e que faz com que a vida da mulher fique muito mais vulnerável”, disse.

Como denunciar?

Caso você se encontre em situação de violência ou abuso doméstico, ligue para os números 100, 180 ou 190. Você também pode pedir ajuda para a Casa da Mulher Brasileira em São Luís, cujo telefone é o (98) 3198-0100. A Delegacia Especial da Mulher em São Luís atende pelo número (98) 3214-8649. Já os contatos da Delegacia da Mulher e a Patrulha Maria da Penha são os telefones (98) 3223-5800 (para a capital) e 0300-3135-800 (para o interior).

Texto e foto: Rodrigo Bomfim

São João 2022 no Maranhão inicia programação oficial nesta sexta-feira (27)

Publicado em: 24 de maio de 2022

O governo do Estado do Maranhão dá início à programação oficial do São João 2022 nesta sexta-feira (27), reunindo, às 14h, expressivas e tradicionais atrações da cultura local, a exemplo do famoso bumba meu boi, na Praça do Pantheon (em frente à Biblioteca Pública Benedito Leite), no Centro.

Às 16h, os bois Upaon-Açu; de Leonardo; de Axixá; de Santa Fé; da Madre Deus; da Fé em Deus; Brilho da Ilha; Novilho Branco; Meu Tamarineiro; da Juventude (Miranda do Norte); e de Pindaré saem em cortejo, pelo Centro Histórico, percorrendo as ruas do Outeiro, Grande (Oswaldo Cruz), Afonso Pena, de Nazaré, da Estrela, da Alfândega, Beco Catarina Mina, rua Portugal, avenida Senador Vitorino Freire, com destino à Praça da Fé (em frente à Casa do Maranhão – importante museu folclórico da cidade).

Além dos grupos de bumba-boi, a programação está aberta para distintas manifestações culturais, como tambor de crioula, cacuriá, quadrilha, dança do coco, entre outras.

Palco na Praça da Fé – Às 18h, haverá uma solenidade de abertura do São João 2022 com o governador do Maranhão, Carlos Brandão; e o secretário de Estado da Cultura, Paulo Victor.

Em seguida, a programação continua na Praça da Fé, onde haverá um palco para apresentação do grupo Afrôs (18h30); Boi de Nina Rodrigues (19h30); Companhia Barrica do Maranhão (20h); da Floresta (21h); e Boi de Maracanã (21h30).

Programação oficial, com dois meses de festa – No dia seguinte, 28 de maio, tem início a programação oficial. Serão dois meses de festejo, com mais de 500 atrações e mais de 20 arraiais no maior São João do Brasil, considerando apenas os oficiais, ou seja, fora os de bairro que terão apoio do Governo.

Os que devem receber um maior público são Nauro Machado, Ipem, zona rural, Shopping da Ilha, Ceprama, Vila Palmeira, Cidade Operária, Maiobão, Santo Antônio, Lagoa da Jansen, área Itaqui-Bacanga e Convento das Mercês.

Os destaques ficam por conta da Nauro Machado, com programação de 11 de junho a 3 de julho; da Vila Palmeira, com um mês de duração, de 2 de junho a 2 de julho, de quinta a domingo para ambos; e o do Ipem, que funcionará diariamente, de 11 de junho a 10 de julho.

Decoração junina – São muitas as intervenções decorativas em mais de 20 cidades maranhenses. Na capital, quem passa pelo Centro Histórico se encanta com o colorido forte e vibrante das bandeirinhas, bandeirolas e mosaicos.

Os locais que recebem a decoração são as ruas Portugal, Djalma Dutra, da Estrela, da Alfândega (próximo à Feira da Praia Grande). Na Praça dos Catraieiros (próximo à Casa do Maranhão) será montado um painel instagramável. A decoração junina, que é de iniciativa do governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), apresenta uma novidade em 2022: a Ponte José Sarney – conhecida como ponte do São Francisco -, que pela primeira vez recebe um mosaico, com seis trechos de 60 metros de extensão.

Contagem regressiva e Maranhão de Reencontros – Logo na solenidade de posse como governador do Maranhão, no último 2 de abril, Carlos Brandão anunciou que, depois de dois anos de interrupção por causa da pandemia, o estado voltaria não apenas a celebrar os festejos juninos, mas organizar o maior São João do Brasil.

Deu-se início, então, a contagem regressiva. Um mês depois, mais precisamente no dia 1º de maio, um saudoso e numeroso público já pôde conferir as prévias juninas do projeto Maranhão de Reencontros – evento que tem recebido, todos os domingos, vários artistas tradicionais da cultura local.

O público, que chegou a ultrapassar mais de 3.500 pessoas na Concha Acústica Reynaldo Faray, localizada na Lagoa da Jansen, em São Luís, desfrutou o talento de nomes como Cacuriá de Dona Teté, Mano Borges, Boi de Morros, comédia Pão com Ovo, Boi de Nina Rodrigues, Companhia Barrica do Maranhão, Boi Brilho da Ilha, Boi de Axixá, Boi da Maioba, Boi Novilho Branco, Roberto Ricci e Boi de Santa Fé.

Município de Pedro do Rosário receberá recursos federais após enchete

Publicado em:

Foto: MDR/divulgação

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), autorizou, nesta terça-feira (24), o repasse de R$ 1,2 milhão a quatro cidades brasileiras atingidas por desastres naturais. As portarias que autorizam a liberação dos recursos foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU).

O maior investimento, de R$ 599,4 mil, será destinado ao município de Pedro do Rosário, no Maranhão. Os recursos serão usados na compra de cestas básicas, colchões e kits de higiene, limpeza e dormitório. Com a mesma finalidade, o MDR também vai repassar R$ 511,8 mil para São Geraldo do Araguaia, no Pará. As duas cidades foram afetadas por inundações.

Já a cidade de São Gabriel da Palha, no Espírito Santo, que foi atingida por chuvas intensas, contará com R$ 108,9 mil para a compra de cestas de alimentos. Por fim, Iracema do Oeste, no Paraná, afetada pela estiagem, terá R$ 65,3 mil para a aquisição de um reservatório de água, cestas básicas e combustível para caminhão.