SMTT fará alterações no trânsito nos locais das festas de Ano Novo

Publicado em: 29 de dezembro de 2022

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), fará alterações no trânsito na virada do dia 31 de dezembro para 1° de janeiro de 2023. As principais mudanças ocorrerão na Avenida Litorânea e áreas da orla marítima, em função das festividades de final de ano em São Luís.

A orientação será feita por agentes em viaturas e motocicletas, devidamente posicionados nas vias de acesso à orla marítima pela Avenida dos Holandeses, concentrando-se na Avenida Litorânea. Nesta via haverá um trecho interditado totalmente entre a Rua Vale Rio Pimenta até a Avenida Rio Claro, local de concentração do evento comemorativo do Réveillon 2023.

O secretário Diego Baluz destaca que as vias locais do bairro Olho d’Água e adjacências serão condicionadas às normas de circulação de veículos, conforme a necessidade, que serão realizadas pelos agentes de trânsito da área. “Destacamos que as principais avenidas da cidade serão monitoradas por agentes em pontos estratégicos e que a circulação de veículos, na faixa de areia das praias que compreendem a capital, está terminantemente proibida”.

O trânsito nas vias de acesso à Avenida Litorânea ocorrerá da seguinte forma: no sentido Calhau / Olho d’Água será condicionado a mão única no tráfego de veículos na Rua Vale Rio Pimenta onde inicia a extensão, apenas saindo da Avenida Litorânea, a partir das 12h de sábado (31). Este sentido de fluxo (apenas de saída) será mantido até às 6h de domingo (1º).

Quem tentar acessar no sentido Avenida dos Holandeses para Avenida Litorânea pela Rua São Geraldo, seguirá em mão única até a Rua Lina Figueiredo. Nesta rua, o trânsito continuará em mão única, retornando para Avenida dos Holandeses.

Condutores que estiverem na Avenida Litorânea se deslocando no sentido Olho d’Água / Calhau, deverão entrar na Avenida Rio Claro e seguir a Ivar Saldanha no sentido Avenida dos Holandeses.

Todas as vias entre a Rua Rio Pimenta e Avenida Rio Claro terão o acesso controlado por agentes de trânsito posicionados na área com interdição parcial, liberando apenas para circulação de moradores devidamente autorizados pelo organizador do evento.

Em função do posicionamento do palco de shows do Réveillon 2023, a parada de ônibus da Avenida dos Holandeses ficará na altura da Rua São Geraldo, próxima à Vulcanizadora São Francisco (sentido bairro/centro) e próximo à Galeteria Pingão (sentido centro-bairro).

O Maranhão viu de perto a magia do Rei Pelé

Publicado em:

As fotos acima mostram o rei do futebol, Edson Arantes do Nascimento, ou simplesmente Pelé, na única vez que jogou no Maranhão diante da Seleção Maranhense e venceu por 1a0, em 05 de novembro de 1967. Pelé não marcou o gol, foi o atleta Edson.

Foi um momento histórico do futebol local, recebemos o atleta do século, esse sim o maior de todos. A morte de Pelé nesta quinta-feira (29) em São Paulo marca a passagem do Sr. Edson Arantes , de 82 anos, mas o rei do futebol, Pelé, este não morre, porquê é eterno!

Descanse em paz, rei Pelé!

As fotos são do arquivo do pesquisador Talvane Lukato e extraídas do Blog do Zeca Soares.

Juscelino Filho é anunciado como novo ministro das Comunicações por Lula

Publicado em:

Juscelino Filho nega que Zé Reinaldo será o novo presidente do DEM no MA

O deputado federal Juscelino Filho (União-MA) aceitou a proposta para ser o futuro ministro do Turismo do governo Lula. A indicação do parlamentar maranhense foi uma solução para agradar tanto a bancada do União Brasil à Câmara.

Sendo assim  o parlamentar já está em voo para Brasília e deve ser anunciado logo mais na última leva de ministros. A expectativa é que Lula fale sobre o seu staff de primeiro escalão a partir das 12h.

Agora, o Maranhão passa a ter três ministros na equipe do presidente eleito, Luíz Inácio Lula da Silva (PT). Flávio Dino no Ministério da Justiça e Segurança, Sônia Guajajara no Ministério dos Povos Originários e Juscelino Filho na Comunicação. A principío seria no Turismo, mas o próprio deputado federal confidenciou que seu destino será a pasta de Comunicação.

É bom lembrar que no governo Dilma, o ministro do Turismo, foi o maranhense Gastão Vieira.

Ministro da Justiça de Bolsonaro se irrita com críticas de Flávio Dino

Publicado em:

Deu no Metrópoles

Nos últimos dias como ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres rebateu críticas feitas por integrantes do futuro governo Lula. Os petistas alegam que Torres foi omisso nas tratativas para a segurança da posse do presidente eleito. Em entrevista exclusiva à coluna Na Mira, Torres também falou sobre o protagonismo do futuro chefe da pasta, Flávio Dino: “Ele vive um momento de pedra. Dia 1º o jogo vira e ele passa a ser vidraça”.

A atual gestão do MJSP também tem sido alvo de questionamentos sobre os episódios que espalharam terror na capital federal, como a tentativa de invasão à sede da PF e a bomba encontrada próximo ao aeroporto de Brasília.

Conforme o Metrópoles revelou, pessoas ligadas ao futuro governo Lula afirmam que Torres não tem cumprido suas obrigações como ministro, ao se ausentar das reuniões sobre a segurança da posse presidencial, e que isso deve ser questionado na Justiça.

Futuro ministro da Justiça e Segurança Pública do governo Lula (PT), o senador eleito Flávio Dino (PSB) comentou aml ação desencadeada pela PF nesta quinta-feira, 29, contra bolsonaristas que promoveram uma noite de ataques na cidade de Brasília (DF) no dia 12 de dezembro.

Segundo o socialista, os atos praticados naquela noite foram terroristas.

“As ações policiais em curso visam garantir o Estado de Direito, na dimensão fundamental da proteção à vida e ao patrimônio. Motivos políticos não legitimam incêndios criminosos, ataques à sede da Polícia Federal, depredações, bombas. Liberdade de expressão não abrange terrorismo”, afirmou.

Tudo pronto para a posse do governador Carlos Brandão na Assembleia Legislativa dia 1º

Publicado em:

Assembleia Legislativa realiza neste domingo posse do governador Carlos Brandão em novo mandato

A Assembleia Legislativa do Maranhão realizará, neste domingo (1º de janeiro), às 8h, a sessão solene de posse do governador Carlos Brandão (PSB) em novo mandato à frente do Executivo estadual, e do vice-governador, Felipe Camarão (PT). O ato será comandado pelo presidente da Casa, deputado Othelino Neto (PCdoB), no Plenário Nagib Haickel, com a presença de autoridades, convidados e imprensa.

A programação da cerimônia de posse será iniciada com uma entrevista coletiva de Carlos Brandão à imprensa, às 8h, no hall de entrada do Plenário. Em seguida, a sessão solene será iniciada com a composição da Mesa dos Trabalhos pelas autoridades constituídas dos Poderes do Estado do Maranhão.

Dentro do rito, o presidente da Assembleia convidará Carlos Brandão para fazer o juramento e assinar o termo de posse, que será lido pela deputada Andreia Rezende (PSB), primeira secretária da Mesa.

Em seguida, Felipe Camarão será convidado a fazer o juramento de vice-governador e a assinar o termo de posse, que terá leitura da deputada Cleide Coutinho (PSB), segunda secretária da Mesa. Logo depois, haverá um pronunciamento do governador Carlos Brandão.

Após o encerramento da sessão solene, Brandão participará de solenidade militar na área externa.

Toda a solenidade terá transmissão ao vivo pela TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309) e pelo canal da Casa no YouTube.

Programação:

8h – Entrevista coletiva de Carlos Brandão, no hall de entrada do Plenário;

8h30 – Sessão solene de posse do governador e do vice-governador;
– Execução do Hino do Estado do Maranhão;
– Juramento do governador Carlos Brandão e assinatura do Termo de Posse, que será lido pela deputada Andreia Rezende, 1ª secretária da Mesa;
– Juramento do vice-governador Felipe Camarão e assinatura do Termo de Posse, que será lido pela deputada Cleide Coutinho, 2ª secretária da Mesa;
– Pronunciamento do governador Carlos Brandão;
– Encerramento da sessão solene;
– Cerimônia militar na área externa.

Iracema Vale recebe apoio do PL de Josimar Maranhãozinho

Publicado em:

A deputada estadual eleita Iracema Vale (PSB) conseguiu , nesta quarta-feira (28), mais apoio para o seu projeto a presidência da Assembleia Legislativa do Maranhão na eleição que acontece em 1º de fevereiro de 2023.

Iracema terá o apoio do PL, isto significa dizer, que o partido comandado no Maranhão pelo deputado federal Josimar de Maranhãozinho.

Três deputados do PL, Fabiana Vilar, Aluísio Santos e Solange Almeida vão apoiar a candidatura de Iracema Vale na disputa pela presidência da Assembleia Legislativa.

“Muito obrigada ao PL pelo apoio ao nosso projeto rumo a Alema”, agradeceu Iracema Vale que caminha para o consenso na disputa.

Foto: Divulgação

Seguidores de Bolsonaro acampados em Brasília pediram aulas a Sniper

Publicado em:

Apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) acampados em frente ao quartel-general do Exército em Brasília, que executaram os atos terroristas no dia 12 de dezembro e tramaram o atentado frustrado a bomba, procuraram um sniper – atirador de elite – para pedir aulas antes da posse de Lula (PT).

A informação foi confirmada pelo futuro ministro da Justiça, Flávio Dino, que recebeu a informação do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB). Os dois concederam entrevista coletiva na manhã desta terça-feira (27) com o foco na segurança para a posse de Lula.

“Estamos tratando realmente como ato terrorista. Todas as providências já foram tomadas pela polícia e pelo Poder Judiciário no sentido da repressão. Queremos deixar bem claro que a polícia está preparada para reprimir atos como esses. É um crime hediondo e que pode levar até 30 anos de prisão”, disse Ibaneis, referindo-se a George Washington de Oliveira, preso por armar uma bomba próximo ao aeroporto da capital federal.

“Porém está sendo tratado naquilo que nos cabe, como terrorismo. O próprio depoimento do George (bolsonarista preso com armas e explosivos) deixa isso claro. Houve busca de preparação para ser sniper. É um elemento dissuasório”, emendou Dino.

O futuro ministro ainda afirmou que os terroristas devem receber “penas muito altas”.

“Isso não pode ser tratado como uma coisa qualquer. Estamos tratando de pessoas que ameaçam vidas e integridade física e patrimonial. Por isso, provavelmente, receberão penas muito altas. Que isso sirva de exemplo para eventuais outras pessoas que tenham a mesma intenção”, afirmou. (Revista Fórum)

Câmara aprova dois projetos de Braide e sinaliza tentativa de retomada de diálogo com o Executivo

Publicado em:

O plenário da Câmara de São Luís aprovou, em sessão extraordinária que aconteceu nesta terça-feira, 27, dois projetos de lei de autoria do Executivo Municipal voltados para a área da educação.

Um dos PLs aprovados foi o de nº 208/22, acompanhado da Mensagem nº 23/22, que dispõe sobre contratação por tempo determinado para atender à necessidade temporária de excepcional interesse público.

Conforme a mensagem enviada pelo executivo, o Projeto de Lei visa suprir a demanda temporária e excepcional por profissionais do magistério público municipal, em decorrência da expansão das unidades de ensino, abertura de turmas, projetos específicos ou disciplinas experimentais, além de substituir servidores, caso não haja substituto no quadro funcional, nas hipóteses de afastamentos ou licenças previstas em lei, vacância do cargo ou nomeação para cargo em comissão.

O vereador Álvaro Pires (PMN) votou favorável ao projeto e ressaltou sua importância. “Existem aproximadamente 800 professores que estão de licença plena, conforme autorização jurídica. Nós entendemos que este projeto é de extrema importância para a nossa cidade, pois existem muitas escolas que estão sem professores. Esse projeto vai ajudar a recompor a educação da nossa cidade”, frisou o parlamentar.

O vereador Marquinhos (PSC) também votou a favor do projeto, mas questionou de que forma a prefeitura vai contratar esses profissionais. “Eu sei que o município precisa sim de pessoal para melhorar o serviço, mas a gente tem essa preocupação em saber qual será o modus operandi para fazer esses contratos. A minha preocupação é de que forma será feito. A prefeitura vai contratar uma empresa, uma cooperativa ou vai contratar direto?”, perguntou o parlamentar.

Abono Salarial

O outro PL aprovado foi de nº 267/22, acompanhado da Mensagem nº 25/22, que dispõe sobre a concessão de abono aos profissionais integrantes da rede de educação básica de São Luís.

Segundo a Mensagem enviada junto com o PL, a proposta do executivo visa o pagamento de abono, de caráter excepcional, em parcela única, aos profissionais da rede pública municipal de ensino, fundamentada nas normas constitucionais e infraconstitucionais vigentes, em especial o art. 212-A da Constituição Federal e Lei Federal nº 14.113/20, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

O projeto foi aprovado com emendas. Uma das emendas apresentadas foi elaborada pelo vereador Marlon Botão (PSB) que solicitou a inclusão das funções de auxiliar de serviços gerais e vigia entre os profissionais que irão receber o abono.

“Essas duas funções hoje, quase em sua totalidade, são feitas de forma terceirizada, entretanto, ainda têm alguns vigias e alguns auxiliares que são lotados na prefeitura. Eles também têm direito a esse abono. Essa emenda vai agregar mais esse benefício”, explicou o vereador Marlon Botão.

A vereadora Concita Pinto (PCdoB) parabenizou a emenda e ressaltou que a iniciativa ajuda na valorização dos profissionais. “Eu fico feliz e também parabenizo os vereadores por entender que os servidores que atuam na limpeza e vigilância também fazem parte da educação do município”, disse.

The Voice Brasil: boa a proposta de Lulu Santos; melhor ainda a resposta de Flávio Dino

Publicado em:

The Voice: Lulu Santos faz comentário gordofóbico e revolta a web

O Senador eleito e futuro ministro da Justiça Flávio Dino (PSB) recebeu de forma positiva, a solicitação do cantor e compositor Lulu Santos para a criação de uma secretaria em apoio ao público LGBTQIA+.

O pedido foi feito em Rede Nacional, ao vivo, pelo cantor Lulu Santos na TV Globo, durante a apresentação do programa The Voice.

Flávio Dino, de forma incontinente, respondeu e disse aceitar a proposta de Lulu Santos.

“Concordo com a proposta de Lulu Santos, apresentada no The Voice. Vou dialogar com o ministro dos Direitos Humanos, Silvio Lual, a fim de que façamos um trabalho conjunto”, disse Flavio Dino.

Quem também respondeu em “cima do laço”, foi o futuro ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida afirmando a disposição em dar luz a proposta de Lulu Santos.

“A secretaria LGBTQIA+ já está criada e consta no novo organograma do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, querido Lulu Santos. Eu e o Ministro Flávio Dino estamos absolutamente compromissados com a preservação da vida e da dignidade das pessoas LGBTQIA+”, afirmou Silvio.