Flávio Dino, futuro ministro da Justiça, concede entrevista coletiva após ataques de ódio no DF

Publicado em: 13 de dezembro de 2022

Crédito: Reprodução/Rede Social

O futuro ministro da Justiça, Flávio Dino, deu uma entrevista coletiva na noite dessa segunda-feira, 12, para comentar os atos de vândalos bolsonaristas, que depredaram um prédio da Polícia Federal e atearam fogo em veículos em Brasília. Dino disse que já foram tomadas medidas para responsabilizar os culpados e que esse processo de identificar e punir os vândalos vai prosseguir nos próximos dias.

O secretário de Segurança do Distrito Federal, Júlio Ferreira, ao lado de Dino na entrevista, afirmou que o DF não vai tolerar vandalismo e vai punir os culpados.

Dino afirmou que o futuro presidente Luiz Inávio Lula da Silva está seguro e que não foi exposto a qualquer risco durante os atos de aliados do presidente Jair Bolsonaro. A declaração foi dada em entrevista coletiva no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), que funciona como sede da transição.

Após o anúncio da coletiva de imprensa de Flavio Dino junto com o chefe de segurança de Lula, o atual ministro da Justiça se manifestou através das redes sociais chamando os ataques de manifestações e que esteve em contato com as forças de segurança para conter a violência e estabelecer a ordem.

Extemporânea! Promotora induz Ministério da Justiça a suspender serviços da embarcação José Humberto

Publicado em:

Ferry Boat José Humberto começa a operar na Travessia entre São Luís e Cujupe.

Uma decisão extemporânea do Ministério da Justiça e Segurança interrompeu a operação da empresa Rodofluvial Banav, proprietária da embarcação José Humberto, que faz a travessia São Luís-Cujupe.

A decisão do Ministério da Justiça é resultado da perseguição da promotora do Consumidor, Lítia Cavalcanti. Antes era somente dúvida se as ações da Lítia tinham algum viés para além dos interesses da causa consumerista, mas com agora ficou claro o objetivo da intervenção da promotoria comandada por Lítia, pura perseguição.

A ação é plenamente inócua, visto que quando o pedido de suspensão foi iniciado, o ferry-boat José Humberto estava fazendo reparos de acordo com orientações da Marinha do Brasil, que é responsável pela fiscalização e autorização do uso de embarcações.

As pendências foram todas sanadas pela empresa responsável pela operação com a supervisão da MOB (Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos do Maranhão).

As consequências da perseguição da promotora Lítia vai atingir milhares de baixadeiros diariamente. Mas parece que nada disso importa para quem devia zelar pelos interesses dos usuários do transporte aquaviário.

À época, o deputado estadual Yglésio chegou a utilizar a tribuna da Assembleia Legislativa do Maranhão para denunciar a perseguição da Promotoria.

“Quando esse ferry chegou, ele, estranhamento, começou a ser perseguido de maneira reiterada, quase que desesperada, pela Promotoria de Defesa do Consumidor. Apesar de ter um grande apreço pela Dra. Lítia Cavalcanti, pessoa que tem histórico de bons feitos aqui no Maranhão. Claro que nenhum tipo de trabalho é sujeito de não haver críticas. Todo mundo que se torna pessoa pública está sujeita a críticas e não pode se eximir”, disse o deputado Yglésio.

No meio da crise, o Ministério Público do Maranhão retirou do cargo  Lítia Cavalcanti como coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Consumidor. A promotora continua respondendo pela 2ª Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de São Luís.

O que diz a MOB – A Mob (Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos) informou, pela manhã desta segunda-feira (12), que ainda não havia recebido nenhuma notificação sobre a decisão do Ministério da Justiça e Segurança Pública e que havia uma manutenção preventiva da embarcação programada para esta segunda-feira.

Recorrer – Cabe a empresa Rodofluvial Banav recorrer da medida cautelar do Ministério da Justiça. À Mob cabe cumprir a decisão tomada pelo Ministério.

Brandão prestigia diplomação de Lula em Brasília

Publicado em: 12 de dezembro de 2022

O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB),ao lado da primeira-dama Larissa Brandão, marcou presença na solenidade de diplomação do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e do vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), no plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, nesta segunda-feira (12).

No ato que antecipa a posse presidencial, que reuniu cerca de 400 convidados, envolvendo parlamentares, ministros de tribunais superiores e lideranças políticas internacionais, Brandão teceu elogios a Lula e Alckmin pela vitória nas Eleições 2022 e desejou um feliz novo Governo ao petista, a partir de 1º de janneiro de 2023.

“Mais uma etapa constitucional sendo seguida, para que a partir de 1° de janeiro inicie a reconstrução do nosso país”, afirmou o governador do Maranhão.

Brandão reverberou que a diplomação de Lula é um ato democrático do povo brasileiro, para depois esperançar a população por dias melhores.

“Mais uma vitória da nossa democracia e que fica em nossa história, principalmente após tantas ameaças contra as instituições. A diplomação do presidente e do vice-presidente eleitos é a legitimação e um prenúncio de dias melhores para o país”, ressaltou.

O governador Carlos Brandão, reeleito em 1º turno, e todos os eleitos no Maranhão, terão a diplomação no próximo sábado (17), no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, a partir das 16h.

Foto: Gilson Teixeira

Sarney na ‘primeira fila’ da diplomação de Lula no TSE

Publicado em:

Presidente eleito Lula é diplomado pelo TSE; entenda o que significa |  Política | G1

Os ex-presidentes Dilma Rousseff e José Sarney compareceram à diplomação do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta segunda-feira, 12. Dilma e Sarney ficaram na primeira fileira do público presente ao evento, de frente para o próprio Lula, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, e demais ministros da Corte. Os dois também foram citados por Lula em seu discurso de agradecimento como “companheiros”.

Dilma foi apadrinhada política de Lula, que a indicou como ministra da Casa Civil em seu segundo mandato e a ajudou a ser eleita duas vezes como presidente, além de tê-la apoiado durante o processo de impeachment sofrido.

Sarney, por outro lado, se tornou aliado de Lula enquanto o partido buscava aumentar sua base política no Congresso. Quadro histórico do MDB, Sarney era senador durante os mandatos do petista e exerceu a presidência da Casa entre 2003 e 2005 e entre 2009 e 2013.

Foto: G1

Saúde: Daniella participa da entrega de ambulâncias para municípios da região Leste do MA

Publicado em:

A região Leste do Maranhão acaba que receber um grande reforço na área da saúde pública através da aquisição de nove novas ambulâncias para os municípios de Caxias, Duque Bacelar, Afonso Cunha, Aldeias Altas, São João do Soter e Buriti. Os veículos, que são devidamente equipados para atendimentos realizados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, foram viabilizados pela deputada federal eleita Amanda Gentil (PP), junto ao Governo Federal, que endossou o pedido da deputada estadual reeleita Daniella (PSB) e de Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

“A boa saúde pública sempre foi uma bandeira que defendemos para promover o bem-estar a saúde da população maranhense. Hoje nossa satisfação é imensa por termos trazido para o povo caxiense e das demais cidades contempladas equipamentos que realmente vão fazer a diferença no dia a dia. Parabenizo o grande empenho da deputada eleita, minha amiga Amanda Gentil, que, antes mesmo de assumir seu mandato, já está mostrando que veio para somar e melhorar a vida da população do Maranhão”, finalizou Daniella.

Ana Paula Lobato será a Senadora mais jovem do Brasil

Publicado em:

Com Dino na Justiça, Ana Lobato chega ao Senado pelo PSB ...

O presidente eleito Luiz Inácio da Lula da Silva (PT) anunciou, na última sexta-feira (9), Flávio Dino (PSB) como Ministro da Justiça de seu governo. Atualmente, a pasta também incorpora a Segurança Pública.

Nas eleições de 2022, Dino foi eleito senador pelo Maranhão, com mais de 62% dos votos válidos. Ele também governou o estado por dois mandatos, de 2015 a 2022, e viu o sucessor Carlos Brandão (PSB) ser reeleito para o cargo neste ano.

Com a nomeação, o maranhense não chegará a assumir o cargo no início da próxima legislatura, em 2023. Ana Paula Lobato (PSB), sua primeira suplente, fica com a cadeira na ausência do futuro ministro.

O PSB mantém a única vaga que terá no Senado a partir do próximo ano. Dino reuniu 10 partidos em torno de sua candidatura, mas tem uma correligionária na suplência.

Nascida em maio de 1984, ela será a mais jovem entre os 81 senadores brasileiros, aos 38 anos. Atualmente, quem ocupa o posto é Irajá Abreu (PSD-TO), que tem 39 anos.

Enfermeira, Ana Paula é de Pinheiro-MA, que fica na região da baixada, cidade onde o ex-presidente José Sarney (MDB) nasceu. Casada com o deputado estadual Othelino Neto (PT-MA), ela tem dois filhos e é presidente do Grupo de Esposas de Deputados do Estado do Maranhão (GEDEMA).

Em 2020, ainda no PDT, a futura senadora foi eleita vice-prefeita de sua cidade natal, na chapa de Luciano Genésio (PP). Ela havia concorrido ao mesmo cargo em 2016 (também pelo PDT) e, dois anos antes, a deputada estadual pelo PPS, sem sucesso. Agora, assumirá pela primeira vez um cargo em Brasília.

Em suas redes sociais, Ana Paula celebrou o anúncio de Lula: “Tenho orgulho de fazer parte do seu grupo político e de sua vitória maiúscula nas urnas, após uma linda campanha por nosso estado. Lhe desejo êxito nesta nova missão como um grande líder, a quem tive a honra de ser companheira de chapa ao Senado”.

Sempre destaque negativo no Congresso Nacional…

Publicado em:

imaranhão360: Marreca Filho emite nota de esclarecimento sobre matéria do FantásticoDeu na Cruzoé

Reportagem da revista Crusoé aponta que o deputado federal maranhense Marreca Filho (Patriota) é o campeão quando se trata de gastos parlamentares. O maranhense foi o deputado que mais utilizou a cota parlamentar em 2022.

Marreca Filho gastou R$ 487,7 mil.

Desse total, R$ 220 mil foram usados em consultoria e pesquisas e R$ 133,8 m com a divulgação da atividade parlamentar.

Marrequinha também usou R$ 37,6 em combustíveis e R$ 14,9 para aluguel de veículos.

“Será o Benedito”?

Othelino Neto recebe o apoio do PCdo B, PL e PDT na eleição da Alema

Publicado em:

Perfil atuante de Othelino Neto reforça seu nome no cenário político – Jornal Pequeno

O PL e o PDT já comunicaram que vão apoiar o presidente da Assembleia Legislativa, Othelino Neto (PCdoB) na disputa pela presidência da Casa.

Quem primeiro se mnifestou foi a deputada estadual eleita pelo PL, Fabiana Vilar, sobrinha do deputado federal Josimar de Maranhãozinho, presidente estadual da legenda.

“Em reunião partidária PL e PDT acordam apoio ao deputado Othelino Neto à presidência da Alema para o próximo biênio uma vez que a decisão do STF foi favorável à recondução, externo aqui meu apoio ao nobre colega”, destacou Fabiana Vilar.

O mesmo foi feito pela deputada estadual Solange Almeida que endossou o apoio, já manifestado por Fabiana Vilar.

“Diante da decisão conjunta entre os partidos PL e PDT, externo meu apoio à continuidade de Othelino Neto na presidência da Assembleia Legislativa do Maranhão, visto que o STF julgou procedente a reeleição do mesmo”, afirmou a deputada Solange Almeida.

Foto: Divulgação

Do jeito que Flávio Dino queria, Lula faz…

Publicado em: 8 de dezembro de 2022

Lula indica que ex-governador Flávio Dino deverá integrar eventual governo

O presidente eleito Lula bateu o martelo e decidiu manter o Ministério da Justiça e Segurança Pública juntos em uma só pasta no seu governo.

A decisão contraria a promessa feita por Lula durante a campanha de separar as áreas e criar um ministério próprio para a Segurança Pública.

A possível divisão das pastas, como mostrou a coluna, rachou o grupo da equipe de transição que cuida da área de Justiça e Segurança.

Nome mais cotado para assumir o Ministério da Justiça, o senador eleito Flávio Dino (PSB-MA) era contra a separação. Não queria perder poder.

Dino defendeu manter a Segurança Pública como uma secretária do ministério e “fortalecê-la”, dando mais poder a ela na estrutura da pasta.

Advogados e juristas que integram o grupo da transição, por sua vez, defendiam a divisão e a criação do Ministério da Segurança Pública. (Metrópoles)

Tristeza! Morre vítima de acidente automobilístico, o presidente da Câmara de Caxias

Publicado em: 7 de dezembro de 2022

Vítima de uma gravíssimo acidente de carro, o presidente da Câmara Municipal de Caxias, vereador Teodulo Aragão, faleceu na manhã desta quarta-feia (7). O trágico acidente ocorreu na BR-316, sentido Teresina (PI).

Além de Aragão, estava no veículo,  Sinésio, marido da vereadora Cíntia Lucena. Ele, infelizmente também morreu.

De acordo com informações preliminares, Teodulo Aragão não estava de cinto de segurança, e foi projeto apra fora do carro, após sair da sair da pista e bater numa árvore.