“Espero que sim”, diz presidente do PSB sobre possível ida de Flávio Dino à Justiça

Publicado em: 17 de novembro de 2022

PSB convida Flávio Dino para disputar presidência pelo partido

O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira (foto) esteve nesta quinta-feira (17) no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília, para conversas com a equipe de transição do gabinete de Geraldo Alckmin. Apesar de ainda não indicar que cargos o partido pretende ocupar na crescente Esplanada de Lula, Siqueira disse que considera a possibilidade de Flavio Dino ocupar o Ministério da Justiça e Segurança Pública.

“Espero que sim”, disse Siqueira quando questionado sobre um possível ministério da Justiça sob o comando de Dino. Logo em seguida, desconversou: “No momento oportuno a gente irá discutir ministérios, não se tratou desse assunto aqui, que não era o objeto da discussão.”

Mais cedo, o próprio Dino esteve no CCBB, onde defendeu um “revogaço” dos decretos de armas editados por Jair Bolsonaro desde o início de seu governo em 2019. (Antagonista)

Daniella quer garantir espaço para mulheres na ALEMA

Publicado em:

A deputada Daniella protocolou na Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, Projeto de Resolução Legislativa que prevê garantia de vagas para mulheres nas chapas que deverão disputar a Mesa Diretora da Casa.

“Estamos avançando com as políticas públicas voltadas para a garantia de direitos das mulheres, mas ainda precisamos trabalhar muito e a paridade de gênero relacionada aos cargos públicos precisa ser alcançada. Vamos dar exemplo aqui na Assembleia Legislativa. Precisamos de representatividade feminina nos espaços de Poder”, justiçou a parlamentar.

Segundo o projeto, as mudanças asseguram percentual pré-definido para os cargos de vice-presidentes e secretários: “Parágrafo Único. Será assegurada na composição da Mesa diretora, a paridade de gênero (percentual de 50% para cada sexo), nos cargos de Vice-presidentes e de secretários.”

O Projeto altera a Resolução Legislativa nº 449 de 24 de junho de 2004 (Regimento Interno da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão), incluindo o critério da paridade de gênero na composição da Mesa Diretora.

A matéria protocolada no Poder Legislativo Estadual justifica ainda que de acordo com o IBGE, “mais da metade da população brasileira (51,13%) é feminina, e elas representam, segundo Tribunal Superior Eleitoral, 53% do eleitorado. No entanto, ocupam hoje menos de 15% dos cargos eletivos.”

A medida ainda vai ser apreciada pelos parlamentares. Caso aprovada, a proposição deve posicionar o Parlamento Maranhense entre os primeiros do Brasil com esse tipo de alteração.

Petrobras anuncia redução no preço do gás de cozinha em 5,3%

Publicado em:

Botijões de gás

A Petrobras anunciou, nesta 4ª feira (16.nov.2022), a redução de 5,3% no preço do gás de cozinha (ou GLP, gás liquefeito de petróleo) em suas refinarias. O produto será vendido a aproximadamente R$ 3,58 por Kg a partir de 5ª feira (17.nov).

O gás de cozinha é envazado e comercializado pelas distribuidoras em botijões de 13 Kg para consumo residencial. Nesse caso, a parcela da Petrobras cairia R$ 2,60 por botijão, para R$ 46,59.

Em nota nesta 4ª (16.nov), a estatal afirmou que a redução “acompanha a evolução dos preços de referência e é coerente com a prática de preços da Petrobras, que busca equilíbrio dos seus preços com os preços do mercado”. Hoje, o custo de aquisição do GLP produzido pela Petrobras corresponde a 44,8% do custo total do botijão, seguido da distribuição e revenda (44,7%) e do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, 10,5%).

De acordo com dados da ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), o botijão custava R$ 110,42 na média nacional entre 6 e 12 de novembro –aumento de 0,5% ante a semana anterior.

Brandão entrega praças, obras de pavimentação e escolas em bairros da capital

Publicado em:

A população dos bairros João de Deus, Barreto, Vila Palmeira, Coroado e Coroadinho foi contemplada com uma série de obras e benefícios estaduais entregues em São Luís nesta quarta-feira (16).

Acompanhado de sua equipe de trabalho, o governador Carlos Brandão participou da solenidade de inauguração de equipamentos educacionais, novas praças, obras de pavimentação, além de entregar títulos de regularização fundiária a mais de 115 famílias que moram na capital maranhense.

O Centro Educacional Odylo Costa Filho, no bairro João de Deus, foi a primeira das obras inauguradas. Também no João de Deus, Brandão inaugurou a quadra da Praça da Juventude.  Na sequência, Carlos Brandão esteve no Complexo Castelão, onde inaugurou a Praça da Juventude do bairro Barreto e entregou 116 títulos de regularização fundiária a moradores da Vila Palmeira.

O governador Carlos Brandão destacou que o governo do Maranhão segue mantendo uma agenda contínua de inaugurações em todo o estado. “O Maranhão não para, o Maranhão continua inaugurando obras e entregando benefícios à população”, disse Brandão.

“Mais um dia de muito trabalho. Hoje aqui no João de Deus entregando várias obras, começando pela entrega da Escola Odylo Costa Filho, uma escola de ensino médio totalmente requalificada, uma escola que ficou bonita e que agora a gente chama de escola digna, onde os alunos podem ter um melhor aprendizado. Também no João de Deus inauguramos uma belíssima quadra poliesportiva, para que as pessoas possam praticar esportes e exercícios físicos. Além da quadra, nós temos espaço de vivência, com brinquedos e academia de ginástica. Portanto, um dia de entregas que vão beneficiar a vida das pessoas”, comemorou o governador.

Escola requalificada

Para a gestora-geral do CE Odylo Costa Filho, a reforma é a realização de um sonho antigo da comunidade escolar do João de Deus e as inovações devem repercutir positivamente nos índices educacionais.

“É com muita gratidão que nós estamos aqui presentes hoje para reinaugurar o CE. Há muito tempo nós lutávamos por essa reforma na escola e nós não conseguíamos. Com certeza os indicadores de ensino-aprendizagem vão melhorar daqui pra frente, porque agora nós temos uma escola digna, aconchegante, em que os alunos vão se sentir bem”, avalia a gestora.

A secretária de Estado da Educação (Seduc), Leuzinete Pereira da Silva, ressalta que a reforma da escola integra o conjunto de esforço do governo Carlos Brandão em manter os investimentos em educação como prioridade. Segundo Luzinete, somente durante a gestão Brandão, já foram entregues 80 equipamentos educacionais e mais 30 serão inaugurados até o fim do ano.

“A importância dessa ação para a educação estadual fica ainda mais visível quando você consegue ver o espaço todo ambientado, com a qualidade técnica, qualidade de infraestrutura para abrigar os estudantes e dar condições de trabalho mais dignas para os profissionais de educação que aqui atuam”, afirmou a titular da Seduc.

Praça da Conquista, mais Escola Digna e asfalto

A terceira inauguração do dia foi a entrega das obras de revitalização da Praça da Conquista, no bairro Coroado. No Coroadinho, bairro vizinho, Brandão entregou as obras de reforma da escola e da quadra do Centro Educa Mais Dorilene Castro.

Após visitar as instalações do Restaurante Popular do Coroado, o governador Carlos Brandão encerrou a extensa agenda de inaugurações em São Luís, com a entrega da pavimentação de ruas do bairro Coroadinho, que receberam asfalto novo por meio do programa Mais Asfalto.

Rodoviários convocam Assembleia Geral para decidir sobre paralisação parcial

Publicado em:

Rodoviários ameaçam nova greve de ônibus em São Luís – Zeca Soares

O Sindicato dos Rodoviários está programando uma reunião com os trabalhadors para decidir sobre uma paralisação parcial e específica de empresas de transportes que não pagam seus funionários. A propósito os Rodoviários divulgaram uma Assembleia Geral para hoje (17). Veja abaixo:

Convocamos todas as trabalhadoras e trabalhadores rodoviários, que atuam no setor de transporte urbano e semiurbano da grande ilha, para participarem da Assembleia Geral que será realizada, nesta quinta-feira 17/11, em dois turnos, às 08h30 e 16h.

A pauta a ser discutida e aprovada será a proposta de negociação coletiva salarial, referente ao ano de 2023.

A presença de todos e de todas é de suma importância. Compareçam!

Presidente Marcelo Brito e

Diretoria.

Data: Nesta quinta-feira, (17/11).

Local: Sede do Sindicato, Rua Afonso Pena, Centro.

Horário: Em dois turnos, às 08h30, e às 16h.

Brandão anuncia medidas estratégicas de enfrentamento à Covid-19 no estado

Publicado em: 16 de novembro de 2022

Blog John Cutrim - Análise e informaçõesBlog John Cutrim | Análise e  informações

O governador do Maranhão, Carlos Brandão, anunciou, nesta quarta-feira (16), medidas estratégicas de enfrentamento à Covid-19 no estado. Uma das ações, por exemplo, é a ampliação dos leitos da capital e disponibilização de testagem gratuita no Hospital Genésio Rêgo, localizado no bairro Vila Palmeira.

Também para potencializar o combate à doença, a partir de segunda (21), a Policlínica do Coroadinho também passará a oferecer testagem gratuita ao público em geral.

“Reforço a importância da vacinação para todos os maranhenses, em especial para pessoas com comorbidades. O uso de máscara permanece facultativo, mas é recomendado”, destacou o governador Carlos Brandão.

Outra ação importante no combate à Covid-19 é a capacitação, na tarde desta quarta-feira (16), de representantes das Coordenações de Imunização e Atenção Primária dos 217 municípios maranhenses para aplicação da vacina contra a Covid-19 em crianças de seis meses a dois anos de idade.

Realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), a ação busca orientar os servidores sobre questões relacionadas à caderneta de saúde da criança e, ainda, cuidados a serem tomados pós-imunização.

O Maranhão já recebeu o primeiro lote de vacinas Pfizer Baby contendo 40 mil doses para a vacinação contra a Covid-19 em crianças na faixa etária estabelecida. As doses já começaram a ser distribuídas aos municípios do Maranhão.

“Estamos nos aproximando do período chuvoso, quando os casos de síndromes gripais tendem a aumentar. Por isso, é muito importante que as nossas crianças estejam protegidas não só com as vacinas do calendário nacional, mas agora também com a vacina contra Covid-19”, disse o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.

De acordo com as recomendações do Ministério da Saúde, esse quantitativo deve ser destinado à aplicação da primeira, segunda e terceira dose em crianças com comorbidades dentro da faixa etária estabelecida. Assim, aproximadamente cerca de 13 mil crianças devem ser vacinadas inicialmente.

São Luís é a primeira capital do país a iniciar vacinação da 5ª dose contra a Covid-19

Publicado em:

São Luís é a primeira capital a aplicar a 5ª dose da vacina contra a Covid-19. A vacinação teve início nesta quarta-feira (16), em todos os postos e unidades de saúde do Município, após anúncio feito pelo prefeito Eduardo Braide em suas redes sociais.

“A luta contra Covid não acabou, a partir desta quarta (16), já está liberada a 5ª dose para quem tem 18 anos ou mais e tomou a última dose de reforço há pelo menos seis meses. Não vamos baixar a guarda. As doses de reforço seguem em nossos pontos de vacinação.”, disse o prefeito Eduardo Braide.

Desde a manhã de hoje (16), todas as unidades básicas de saúde do Município e o posto de vacinação montado no Shopping São Luís, no bairro Jaracaty, estão disponibilizando o imunizante. Com a iniciativa, a Prefeitura sai mais uma vez na frente das demais capitais brasileiras e reforça as políticas de imunização já reconhecidas no país, quando São Luís foi considerada como a ‘capital da vacina’ em um dos períodos mais críticos da pandemia. A campanha teve início imediato após aumento de casos em todo o país, anunciado pelo Ministério da Saúde.

O secretário municipal de Saúde, Joel Nunes, lembrou que as unidades básicas possuem todas as doses da vacina, inclusive para a população que ainda não tomou as doses anteriores. “São Luís é a primeira capital a liberar a quinta dose contra a Covid. A determinação do prefeito Eduardo Braide é que a gente siga trabalhando para que as pessoas tomem suas vacinas, completando seu esquema vacinal. Por isso, tomamos essa decisão de disponibilizar todas as doses nas unidades básicas de saúde, e no Shopping São Luís, então, as doses estão disponíveis para todos que precisam tomar a quinta dose, bem como para os que ainda precisam tomar a segunda, terceira e assim por diante. Temos 58 unidades de saúde que estão com as vacinas disponíveis além do ponto que foi montado no São Luís Shopping”, explicou o titular da Semus.

Público-alvo e documentação

Todos os postos de vacinação da capital oferecem vacinas contra a Covid-19 para todos os públicos, de crianças, adultos e idosos. Para ter direito à vacina, o cidadão precisa ir ao posto, portando documento de identidade com foto e o cartão de vacinação. Crianças devem ir acompanhadas dos pais ou responsáveis.

A quinta dose está disponível para pessoas acima dos 18 anos e que já tenham tomado a 4ª dose ou segunda dose de reforço há pelo menos seis meses.

 Capital Brasileira da Vacina

O trabalho e planejamento da campanha de vacinação foi iniciado antes mesmo de o prefeito Eduardo Braide assumir a Prefeitura de São Luís em 1º de janeiro de 2021. Logo após as eleições, o prefeito Eduardo Braide reuniu uma equipe de técnicos e especialistas para elaborar o plano estratégico de ações de combate à pandemia na capital, que incluiu, não só a vacinação como também a oferta de uma estrutura exclusiva na rede de saúde do Município para atendimento às pessoas com sintomas de leves a graves.

Por causa deste planejamento, São Luís alcançou recorde e se tornou referência em todo o Brasil, sendo reconhecida como a Capital Brasileira da Vacina. Ainda em agosto de 2021, apenas sete meses após o início da campanha, São Luís chegou à marca de 1 milhão de doses aplicadas, sendo a única capital brasileira que já havia vacinado, pelo menos com a primeira dose ou dose única, todas as faixas etárias da população em geral a partir dos 12 anos. Naquele mesmo mês, a capital maranhense atingiu 99, 2% de cobertura vacinal da população em geral a partir de 12 anos, tornando-se a única capital do país com tal feito naquele período. Agora, São Luís volta a ser destaque nacional, sendo a primeira Capital do país a iniciar a imunização da população com a quinta dose da vacina.

Pontos de Vacinação

De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, funcionam as seguintes unidades:

C.S Pedrinhas 1

C.S Pedrinhas 2

C.S Tibiri

C.S Dr José Ribamar Frazão Corrêa

C.S Dr Antonio Guamaré

C.S Dra Valdeci Eleoteria

C.S Vila Bacanga

C.S Maria de Lourdes (Rio Grande)

C.S Vila Lobão

C.S Djalma Marques

C.S Genésio Ramos

C.S Amar

C.S Dr José Carlos Macieira

CS Clodomir Pinheiro

C.S Gapara

C.S São Raimundo

C.S Vila Embratel

C.S Vila Nova

C.S Yves Parga

C.S da Liberdade

C.S Itapera

C.S Maracanã

C.S Coqueiro

C.S Dr Paulo Ramos

C.S Thalles Ribeiro

C.S Santa Bárbara

C.S Janaína

C.S Cohab/Anil

C.S São Cristóvão

C.S Bezerra de Menezes

C.S São Francisco

C.S João Paulo

C.S Nazaré Neiva (São Raimundo)

C.S Turu

C.S Laura Vasconcelos (Estiva)

C.S Quebra-Pote

UBS Antonio Carlos Reis (Olímpica 1)

UBS Maria Ayrecila Novochadlo (Olímpica 2)

UBS Jailson Alves Viana (Olímpica 3)

UBS Vila Sarney

UBS Pirapora

UBS Dr Expedito Alves de Melo

UBS Santa Clara

UBS Santa Efigênia

UBS Cintra

UBS Alemanha

Posto de Saúde Ipase

Posto de Saúde Barreto

Posto de Saúde Coquilho

São Luís Shopping (Terça a sábado das 10h às 16h.Entrada B, Piso 1 – em frente ao antigo Kitaro)

Em reunião com Wellington Dias, Othelino destaca prioridades de Lula no orçamento de 2023

Publicado em:

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), reuniu-se, na segunda-feira (14), com o senador Wellington Dias (PT-PI), coordenador do grupo de transição do governo eleito responsável pela discussão do orçamento de 2023. No encontro, o parlamentar  destacou a determinação do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em incluir a população de baixa renda como prioridade no Projeto de Lei Orçamentária.

Othelino Neto destacou o trabalho que vem sendo desempenhado pelo senador Wellington Dias, que também é articulador da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Transição, que deverá prever um auxílio extra de R$ 150 para crianças de até 6 anos de famílias que recebem o Auxílio Brasil de R$ 600.

“Fiquei muito feliz em saber que as necessidades da população mais pobre serão prioridade no orçamento de 2023. O senador Wellington Dias tem trabalhado para garantir na proposta o aumento real do salário mínimo, além de alocar recursos para programas prioritários, como a Farmácia Básica, para a merenda escolar e o Sistema Único de Saúde (SUS)”, disse Othelino.

O senador Wellington Dias afirmou que há um comprometimento conjunto em concretizar os objetivos que Lula tem como prioritários para o Brasil.

“Com muita responsabilidade, colocaremos as necessidades do povo no orçamento e, destacadamente, dos mais pobres. Vamos priorizar mais investimentos públicos que possam criar um ambiente propício e parcerias para investimentos privados, que promovam crescimento da economia e geração de emprego e renda”, garantiu.

Alckmin anuncia Marina Silva, Flávio Dino e Sônia Guajajara na transição

Publicado em:

Alckmin: governo Lula fez economia crescer e reduziu dívida pública

O vice-presidente eleito Geraldo Alckmin anunciou nesta quarta-feira (16) os nomes de mais integrantes da equipe responsável pela transição do governo Jair Bolsonaro para o governo Lula.

Alckmin fez o anúncio na sede do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) em Brasília, onde trabalha a equipe de transição. Entre os presentes ao anúncio também estavam a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, e o ex-ministro Aloizio Mercadante.

Ex-governador de São Paulo, Alckmin foi nomeado coordenador da equipe de transição e tem feito frequentes anúncios sobre os demais integrantes, as áreas em que atuarão e as funções que deverão exercer.

Entre os nomes anunciados nesta quarta estão os de governadores, ex-governadores, deputados, senadores, ex-parlamentares, ex-ministro especialistas em diversas áreas e lideranças indígenas.

Foram anunciados, por exemplo: Marina Silva, Izabella Teixeria, Flavio Dino, Camilo Santana, Helder Barbalho, Paulo Câmara, Randolfe Rodrigues, Omar Aziz, Neri Geller, Kátia Abreu, Helena Chagas, Miguel Rossetto, Manoela D’Avila, Hélio Doyle, Andre Janones, Tereza Cruvinel, Florestan Fernandes Junio, Sônia Guajajara, Aloysio Nunes Ferreira, Celso Amorim e Marcelo Freixo. (G1)

Eliziane Gama participa da COP-27 no Egito com o presidente eleito Lula

Publicado em:

A líder do Cidadania no Senado e da Bancada Feminina, Eliziane Gama (MA), participou nesta terça-feira (15) de reunião, no Egito, com o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e senadores que participam da Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas.

“Encontro produtivo na COP27 com o presidente Lula. Depois de anos de desmonte na governança ambiental, o Brasil voltará a ter uma posição de destaque na preservação do meio ambiente e no desenvolvimento sustentável. O mundo quer voltar a negociar com o Brasil”, destacou a senadora.

Em evento no Brazil Action Hub da COP27 (Conferência do Clima), nesta segunda-feira (14), Eliziane Gama destacou que o Brasil terá anos melhores e um governo mais preocupado com o meio ambiente.

Para a senadora, os últimos quatro anos foram ‘sombrios’ e ‘tristes’ no que diz respeito à proteção ambiental.

“O governo trabalhou o tempo todo para destruir as políticas de proteção e fiscalização do setor”, disse.

Eliziane Gama ressaltou que as ameaças desse governo ao meio ambiente podem não ter acabado.

“Precisamos estar atentos para não deixar passar, nesses últimos 40 dias de governo Bolsonaro, decisões de última hora que agridam ainda mais o meio ambiente. Como projetos do pacote do veneno que representam mais retrocesso”, avaliou a parlamentar.

Ela afirmou que parlamentares do Congresso Nacional e membros da sociedade civil irão se reunir na próxima semana para discutir projetos nocivos ao meio ambiente.

Na avaliação da senadora, o Brasil vai retomar nos anos que virão o protagonismo histórico na proteção dos recursos naturais e das nossas riquezas. Para ela, a expectativa é muito grande de retomada do protagonismo brasileiro no setor e os dias de desmonte ficarão para trás.