Braide inicia a vacinação da 5ª dose da Covid-19 em São Luís

Publicado em: 16 de novembro de 2022

CPL | Prefeito Eduardo Braide acompanha início da vacinação contra a Covid- 19 em São Luís

O prefeito de São Luís, Eduardo Braide, anunciou que a partir desta quarta-feira (16), a Prefeitura de São Luís estará aplicando a 5ª dose da vacina contra a doença para todos os adultos, ou seja, pessoas a partir de 18 anos. A única ressalva é que o intervalo entre a 4ª e a 5ª dose precisa ser de seis meses.

“A luta contra a Covid não acabou! A partir desta quarta (16), está LIBERADA a 5ª DOSE pra quem tem 18 anos ou mais e tomou a última dose de reforço há pelo menos 6 meses. Não vamos baixar a guarda! As demais doses de reforço seguem em nossos pontos de vacinação. Vacine!”, anunciou. Abaixo confira os pontos de vacinação:

Arari – Justiça determina interdição de cinco cemitérios clandestinos

Publicado em: 15 de novembro de 2022

Após o pedido do Ministério Público do Maranhão, por meio de Ação Civil Pública (ACP), o Poder Judiciário determinou ao Município de Arari a interdição de cemitérios clandestinos situados ao longo dos povoados de Barreiros, Bonfim, Bamburral, Mata, Moitas (Arraial) e Manoel João. A Prefeitura foi notificada da decisão no dia 11 de novembro. Em caso de descumprimento, foi fixada multa diária de R$ 1 mil até o limite de R$ 500 mil.

A decisão liminar é resultado de ACP, com pedido de tutela antecipada, ajuizada, em 28 de julho, pela promotora de justiça Patrícia Fernandes Gomes Costa Ferreira. A Promotoria de Justiça de Arari realizou, anteriormente, investigação para coletar dados sobre o cumprimento das legislações relacionadas aos cemitérios públicos e privados.

O MPMA constatou que os referidos cemitérios não possuem licenciamento ambiental e a situação causa elevado potencial poluente; não dispõem de organização administrativa e registro dos sepultamentos, permitindo que as pessoas sejam enterradas sem certidão ou declaração de óbito, desobedecendo a Lei Federal nº 6.015/73 e possibilitando a ocultação de crimes e a impunidade.

Além disso, os cemitérios não possuem licenciamento ambiental, conforme determina a Resolução Conama nº 335-2003, do Conselho Nacional do Meio Ambiente. A legislação prevê distanciamento mínimo entre as sepulturas e comprovação, mediante estudo técnico, que o último jazigo do subsolo esteja a, no mínimo, 10 metros acima do nível máximo do lençol freático ao final da estação de maior índice de chuvas.

“O município de Arari não está cumprindo com suas obrigações legais, ficando a população obrigada a utilizar o cemitério de forma clandestina, ferindo-se além da dignidade desta, sua saúde e o meio ambiente como um todo”, afirmou, na ACP, Patrícia Fernandes Gomes Costa Ferreira.

A decisão liminar foi proferida pelo juiz titular da Comarca de Arari, João Paulo de Sousa Oliveira. A interdição não impede a visita de familiares aos túmulos dos seus entes queridos.

 

 

Ivo Rezende será eleito presidente da FAMEM por aclamação

Publicado em:

Está confirmado: a chapa “É tempo de Unidade: um olhar municipalista” foi a única a se registrar para concorrer à eleição da nova mesa diretora da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão. A chapa é presidida pelo prefeito de São Mateus, Ivo Rezende (PSB), e foi registrada na sexta-feira, 11, junto à comissão eleitoral da Famem, presidida pelo advogado Thiago Soares Penha.

Com isso, a eleição da diretoria para o biênio 2023-2024 faz parte da pauta da Assembleia geral ordinária a ser realizada no dia 21 de novembro, das 8 às 18 horas, na sede da Famem, avenida dos Holandeses, nº 06, quadra 8, bairro do Calhau, em São Luís.

Na inscrição da chapa foi encaminhado ao presidente da Comissão Eleitoral o requerimento para criação da Comissão de Direitos e Prerrogativas formada por seis integrantes e presidida pelo prefeito de Porto Franco, Deoclides Macedo (PDT). A comissão deve ter o mandato coincidentes com a mesa diretora no biênio 2023-2024.

Clique Aqui e veja o documento da Chapa

Felipe Camarão volta a criticar manifestação de bolsonaristas em São Luís

Publicado em: 14 de novembro de 2022

O vice-governador eleito do Maranhão, Felipe Camarão (PT), tem uma opinião clara a respeito das manifestações bolsonaristas, e que em São Luís, ocupam a praça Duque de Caxias, desde a vitória de Lula no segundo turno da eleição presidencial.

Segundo Felipe Camarão, trata-se de total “perda de tempo”.

“Eu não ia mais falar disso, mas tenho uma curiosidade sincera: ainda tem gente perdendo tempo lá em frente ao quartel no João Paulo fazendo protesto aqui em São Luís?”, perguntou, no domingo, 13, em postagem no Twitter.

Para José Sarney, Brasil está dividido desde 2014

Publicado em:

Aos 90, Sarney descarta risco para democracia, mas vê Brasil em labirinto  político - 24/04/2020 - Poder - Folha

O Brasil dividido

Por José Sarney

Os problemas do Brasil atravessam o tempo sem solução. Para ilustrar os riscos dessa imobilidade, repito aqui, com os elementos da época — final de outubro de 2014 —, um dos muitos artigos em que tratei do tema da divisão do País:

“A eleição contabilizou uma hipoteca séria que vai marcar o futuro governo: um país dividido. Carlos Drummond de Andrade escreveu que vivíamos um ‘tempo de partido, / tempo de homens partidos’.

Estamos divididos, na pequena diferença do resultado entre os candidatos, entre pobres e ricos, Nordeste e Sudeste, os bons e os maus. Construiu-se durante toda a campanha a retórica de uns condenados à perdição e outros à salvação. O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Dias Toffoli, foi feliz em dizer que se criou um debate para escolher o menos pior, o que é uma injustiça criada pela mídia.

Esse problema da divisão do país é uma herança amarga, que vai obrigar a presidente Dilma a ter como tarefa principal conjurar o possível gérmen da desintegração.

O sistema político terá que ser reformado ou recriado e será a tônica do novo mandato. A presidente Dilma terá que ter a coragem de enfrentar o problema. Não será fácil. Enfrentará resistências de aliados e contrários.

Mas está preparada para isso. Basta ver a garra e a força com que lutou e atravessou períodos de extrema dificuldade. A sua eleição foi obra de Lula. Sua vitória, droit de conquête (direito de conquista).

A democracia não se aprofundou depois da redemocratização. Avançou um corporativismo anárquico que foi beneficiando ilhas de interesses, gerando essa divisão que aflorou nas eleições.

Avanço algumas ideias: acabar com o voto uninominal, que não permite partidos fortes ou a formação de lideranças. Graças a ele o Parlamento desmoralizou-se, instituiu práticas condenáveis e perdeu legitimidade.

Implantar o voto distrital misto, com distrito e lista partidária. Barrar esse arquipélago de partidos, que não possuem democracia interna, são cartórios de registros de candidatos, só servem para negociações materiais.

Levar a sério o problema da reeleição, que precisa acabar, estabelecendo um mandato maior. Proibir os ex-presidentes de voltar a exercer qualquer cargo público, mesmo eletivo. Opino com o exemplo do meu erro e arrependimento.

Há uma compulsão de expandir poderes em muitos setores, que avançam tornando o país ingovernável. Resolver o grave problema de financiamento de campanhas, pois estabeleceu-se uma promiscuidade entre cargos, empresas e setores da administração que apodreceu o sistema. Uma modernização estrutural para melhor controle das estatais é urgente.

As medidas provisórias deformam o regime democrático: o Executivo legisla e o Parlamento fica no discurso. As leis são da pior qualidade e as MPs recebem penduricalhos que nada têm a ver com elas para possibilitar negociações feitas por pequenos grupos a serviço de lobistas.

A economia é o transitório, o institucional é o definitivo. Julgava que o Brasil tivesse atravessado esse gargalo. Depois do caos da política brasileira tenho receio de que tenhamos um grande impasse pela frente.

É hora de pensarmos no parlamentarismo e marchar em sua direção. Não dá mais para protelar. A presidente Dilma Rousseff marcará a história do Brasil se fizer essa transformação.

Estou saindo da atividade política, a idade chegou, mas não posso perder a visão do futuro. Estamos no mundo da tecnologia e da ciência. O Brasil está atrasado — nossas últimas descobertas de ponta foram do meu tempo (enriquecimento do urânio, fibra ótica, fabricação de satélites, semicondutores).

Gastamos mal na educação. Os avanços ficam por conta da agroindústria. A falta de reforma administrativa é responsável em grande parte pelo nosso emperramento.

Temos tido grandes avanços. Consolidamos a liberdade. O país ficou mais justo e humano, avançou no social, mas a política regrediu.”

Prefeitura de São Luís altera horário de trabalho para servidor não perder a Copa do Catar

Publicado em:

A Copa do Mundo do Catar é um dos maiores eventos do planeta, e terá início no próximo dia 20. Por isso, a Prefeitura de São Luís alterou o horário de trabalho dos servidores públicos para que eles possam assistir os jogos.

O Governo Federal já havia divulgado a alteração para os servidores federais. Acompanhe os novos horários de trabalho em dia de jogos do Brasil.

Osmar Filho assumirá comando do PDT em São Luís

Publicado em: 13 de novembro de 2022

O presidente da Câmara Municipal de São Luís, Osmar Filho (PDT), será o próximo presidente municipal do partido na capital maranhense. Deputado estadual eleito para o período 2023-2026, o atual vereador assumirá a nova função no início de dezembro, a convite da Diretoria Executiva Estadual do PDT.

De acordo com Weverton, entre outras coisas, Osmar Filho já assumirá a função com o desafio de aumentar a bancada do PDT no Legislativo Municipal em 2024.

 

“Cheguei no partido em 2016 e já fui acolhido como se eu fosse um militante histórico. Foi o partido que me projetou no cenário político; que me concedeu a legenda, para que eu renovasse o meu mandato de vereador e me deu as condições para eu estar atualmente na presidência da Câmara e, também a conquistar uma vaga no Parlamento Estadual”, disse Osmar, agradecendo aos companheiros de partido pela confiança e confessando-se honrado com a nova missão.

Chegou o dia! Hoje, tem ENEM 2022…

Publicado em:

Mais de 85 mil candidatos devem realizar o segundo dia de provas do Enem  2021 no Maranhão | Maranhão | G1

Neste primeiro dia de ENEM 2022 serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, e ciências humanas e suas tecnologias, além da redação.  O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma das principais formas de acesso ao ensino superior no Brasil.

O processo seletivo é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do Ministério da Educação. As provas da edição 2022 do Enem estão marcadas para os dias 13 e 20 de novembro.

Hoje,13, um total de 3.396.632 participantes realizarão as provas, sendo 3.331.566 na modalidade impressa e 65.066 na digital. As duas versões serão aplicadas nos mesmos dias, além de contarem com itens iguais e o mesmo tema de redação. Já a reaplicação do Exame e o Enem PPL estão marcados para os dias 10 e 11 de janeiro de 2023.

No Maranhão, são 130.942 inscritos para o Exame deste ano, um crescimento de 2,37% no número de inscritos quando comparado à edição de 2021, que teve 127.900 candidatos.

Maranhão é destaque em Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas

Publicado em:

Com o tema, “Maranhão: potencialidades sustentáveis”, representantes do Governo do Estado participaram neste sábado (12) da 27a Conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas, COP-27, no Egito.

A secretária estadual Raysa Queiroz, do Meio Ambiente, destacou a participação do Maranhão nas atividades de captação de recursos e representação de painéis. “Estamos desenvolvendo temas de aproveitamento energético com base nos resíduos sólidos, do Zoneamento Econômico Ecológico (ZEE), do recém assinado decreto que regulamenta nossa política estadual de REDD e PSA e o ineditismo do sistema monitoramento e rastreabilidade do agronegócio no Maranhão”, destacou a secretária.

Participaram da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-27) a secretária do Meio Ambiente (SEMA), Raysa Queiroz; a superintendente de Resíduos Sólidos da Secretaria de Meio Ambiente (SEMA), Rafaela Patrícia; o presidente Antônio Nunes, da Maranhão Parcerias(MAPA); o secretário-adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos (SEDEPE), Geraldo Cunha; o chefe da Assessoria  de Desenvolvimento de Programas Estratégicos  da SEDEPE, Fabrício Brito e o auditor fiscal Gustavo Vitório, da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz),  responsável pelo sistema de monitoramento do agronegócio.

“Apresentamos o potencial do bioma maranhense e o arcabouço jurídico mostrando que o  Maranhão é um estado seguro juridicamente e com legislação madura para o desenvolvimento de negócios verdes”, afirmou o presidente Antônio Nunes, da Maranhão Parcerias (MAPA).

Além do workshop “Maranhão: potencialidades sustentáveis”, a comitiva do Executivo Estadual participou de reuniões bilaterais com investidores e organizações não- governamentais sobre a potencialidade do Maranhão  visando novas parcerias.

Juiz Holídice Barros é reeleito para o Biênio 2023/2024 na AMMA

Publicado em: 12 de novembro de 2022

Juiz Holídice Barros é reeleito para novo mandato de presidente da AMMA, biênio 2023/2024

O juiz Holídice Barros foi reeleito para novo mandato de presidente da Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA), biênio 2023/2024. A eleição, em formato on-line,  encerrou-se ao meio dia deste sábado (12), com a vitória da chapa única “AMMA Mais Forte e Unida”, que recebeu expressiva votação dos magistrados associados que participaram do pleito. Foram 198 votos na chapa e apenas um voto em branco.

A posse administrativa da nova Diretoria Executiva e Conselho Fiscal eleitos está prevista para a primeira semana de janeiro.

O presidente reeleito acompanhou o término da eleição e a apuração da votação eletrônica na sede da AMMA, ao lado da Comissão Eleitoral, de membros da chapa e vários associados e associadas. Após a divulgação do resultado, Holídice fez um balanço do pleito e agradeceu a presença de todos.

“As eleições foram conduzidas de uma forma muito tranquila e eu acho que isso é reflexo de uma gestão que a gente fez com muita responsabilidade, com muita luta e com muito entusiasmo para valorizar a carreira da Magistratura”, declarou Holídice Barros.

Ele destacou os principais avanços da atual gestão que muito contribuíram para a eleição de uma chapa de consenso. “Nós lutamos incessantemente pelas prerrogativas dos magistrados, fomos incansáveis nisso e buscamos resgatar a autoestima dos juízes nesses dois anos de mandato. Tivemos muitas realizações aqui também na sede social.

Sobre a união da Magistratura, que foi a tônica da atual campanha e formação da chapa de consenso, Holídice disse que houve muito trabalho da atual gestão de forma a unir novamente a Magistratura, “que estava fraturada daquela última eleição. Então, a gente sempre esteve muito disponível para todos”.

“Os colegas acreditaram em nosso trabalho e estão confiantes na nossa associação e isso está sendo revelado nessa chapa única. Isso nos dá muito entusiasmo, muita força de vontade pra continuar a fazer mais”, concluiu Holídice.

O juiz José Augusto Costa Leite, que integrou a Comissão Eleitoral, também fez um balanço do pleito, que teve início na última quinta-feira, somente pela internet. “Fiquei satisfeito de participar desse momento do associativismo aqui no Maranhão. Nós acreditamos que a associação é uma instituição democrática e a eleição demonstra o nosso compromisso com a democracia e com a vontade dos associados. Acompanhamos o pleito, a lisura que foi feito, a alegria, a cordialidade entre eleitores e membros da Comissão e também do pessoal de apoio da associação. Estão todos de parabéns. Foi uma experiência muito gratificante”.

Esperança

Também membro da Comissão Eleitoral, o desembargador José Ribamar Castro falou da alegria de participar desse momento, já que a associação tem como objetivo principal trabalhar pelos associados, falar em nome dos associados e buscar demandas em nome dos associados.

“Temos a esperança de que esse resultado venha a beneficiar não sou a Diretoria, mas também todos os associados e a partir disso nós vamos perceber que quem ganha é a Magistratura do Maranhão, pois a associação representa apenas todos os magistrados que formam o Poder judiciario do Maranhão. Entao, é alegria muito grande participar desse momento como membro da Comissão Eleitoral”, destacou Ribamar Castro.

Conheça a chapa eleita –  ”AMMA Mais Forte e Unida”

Diretoria Executiva

Presidente – Holídice Barros

1º Vice-presidente – Marco Adriano

2º Vice-presidente – José Lima

3ª Vice-presidente – Suely Feitosa

Secretário-Geral – Douglas da Guia

Secretária adjunta – Marcela Lobo

Diretora Financeira – Isabella Parga

Diretora Financeira Adjunta – Maria José França

Conselho Fiscal

Rafaella Saif

Baial Ramos

Vicente de Paula Castro

Thadeu Alves

Selecina Locatelli

Rômulo Lago

Marcos Antônio Oliveira

Maricélia Gonçalves