Flávia Alves participa de grande ato de campanha com apoiadores em Coelho Neto

Publicado em: 1 de outubro de 2022

Atual7

A candidata a deputada federal Flávia Alves(PCdoB) participou de um grande ato político, na cidade de Coelho Neto, marcando o encerramento das atividades de campanha no interior do estado. Ela estava acompanhada do ex-prefeito Américo de Sousa.

Em clima de festa, os apoiadores saíram pelas principais ruas do município com motos, carros e também em caminhada,  levantando a bandeira de apoio ao Time da Vitória. Flávia cumprimentou os moradores e agradeceu o carinho da população.

“Fizemos uma caminhada com muita alegria, em Coelho Neto. Trouxemos a

mensagem do Time do Lula no Maranhão. Estou muito feliz com esta jornada e sigamos à vitória”, declarou a candidata.

“Digo a todos de Coelho Neto que aqui a nossa deputada federal é Flávia Alves 6565”, declarou o ex-prefeito Américo de Sousa.

Esta é a primeira vez que Flávia Alves, pedagoga e advogada,  candidata-se a um cargo político. Ela tem se destacado como um grande nome do cenário eleitoral maranhense e com forte apoio popular em várias cidades do estado.

Nas redes sociais e em seus discursos, Flávia sempre traz a mensagem do anseio de trabalhar pelo desenvolvimento do Maranhão no cenário federal. Ao dialogar com lideranças e com a população, a candidata defende os direitos das minorias e das mulheres, destacando a importância da participação feminina nos espaços de poder e que o Maranhão precisa de uma representante na Câmara dos Deputados.

Clima de festa marca carreatas de Brandão por Caxias, Timon, Parnarama, Buriti e Coelho Neto

Publicado em: 30 de setembro de 2022

Em reta final de campanha eleitoral – e com altas chances de vencer já no primeiro turno -, o governador do Maranhão e candidato à reeleição, Carlos Brandão (PSB) seguiu com seu Time da Vitória por mais cinco cidades maranhenses nesta sexta-feira (30).

Apoiadores e lideranças políticas se reuniram em muitos grupos para acompanhar a caravana “Juntos Para o Bem do Maranhão” nos municípios de Caxias, Timon, Parnarama, Buriti e Coelho Neto.

“Mais cinco lindas carreatas, onde os nossos corações se encheram de esperança. Obrigado a cada mulher, cada homem, cada maranhense que esteve conosco durante toda esta trajetória. A emoção foi grande e contamos com vocês para o nosso querido Maranhão continuar avançando. Vamos em frente, vamos à vitória!”, ressaltou Brandão.

A emoção na fala de Brandão é reforçada pelo impacto do comício realizado ontem (29), no Centro de São Luís, que reuniu milhares de pessoas e confirmou o favoritismo do governador na Região Metropolitana da capital maranhense.

“Fizemos ontem nosso impactante comício de encerramento da campanha, em uma noite marcada por muita emoção e confiança. Assim nós vamos: juntos pelo Brasil”, acrescentou o governador.

Acompanhando Brandão, Flávio Dino (PSB), ex-governador e candidato ao Senado, elogiou mais uma vez a recepção dos maranhenses, destacando ser ela o motor da caravana e que os levará à vitória.

“Fizemos belíssimas carreatas nestas cinco cidades, com grande participação e acolhida nas portas das residências e locais de trabalho. Muito obrigado pela fraternidade”, reforçou Dino.

Ônibus gratuito no domingo

Em suas redes sociais, Brandão anunciou que autorizou a gratuidade nos ônibus semiurbanos com linha na Grande Ilha (Raposa, São Luís, Paço do Lumiar e São José de Ribamar) para o domingo (2), dia de eleição.

“Para facilitar o deslocamento neste domingo (2), em razão das eleições, autorizei a gratuidade nos ônibus semiurbanos com linha na Grande Ilha. O acesso ao benefício será por meio do título de eleitor, das 5h às 22h. Momento de exercer a democracia com comodidade e segurança”, informou o governador.

Mais

Neste sábado (1º), um dia antes das eleições, Brandão segue com a caravana “Juntos Para o Bem do Maranhão” para mais três municípios maranhenses: Imperatriz, Santa Inês e São Luís.

Othelino e Flávia Alves encerram campanha com grande carreata em São Luís neste sábado

Publicado em:

Com uma grande carreata em São Luís, o presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), candidato à reeleição, e a candidata a deputada federal Flávia Alves (PCdoB) encerram seus movimentos de campanha eleitoral, neste sábado (1º).

A carreata inicia a partir das 8h, com concentração no estacionamento em frente à Arena da Lagoa da Jansen (Concha Acústica), na Ponta d’Areia. De lá, os veículos seguem pelas principais avenidas da capital, finalizando na Avenida Litorânea, nas proximidades do Bar Pioneiro.

Com a carreata em São Luís, Othelino Neto e Flávia Alves encerram seus atos de campanha com a mesma vibração e otimismo que deram o tom dos movimentos realizados na capital e no interior do estado.

Os candidatos cruzaram o Maranhão de ponta a ponta, arrastando multidões de apoiadores aos seus projetos políticos. Foram dezenas de comícios, reuniões, plenárias, carreatas, motocadas e visitas às comunidades mais longínquas do Maranhão, onde apresentaram suas propostas e receberam o carinho entusiasmado da população.

Com fortes bases eleitorais em mais de 30 municípios maranhenses, Othelino fez de sua campanha uma prestação de contas com a população, consolidando-se como uma das figuras políticas mais fortes do estado, por sua atuação parlamentar e, também, capacidade de articulação.

Na Baixada Maranhense, ponto alto da campanha, a dupla de candidatos realizou comícios e encontros em quase a totalidade dos municípios da região. Em Pinheiro, por exemplo, sob a liderança da vice-prefeita Ana Paula Lobato, ocorreu uma das maiores carreatas realizadas na campanha.

E em São Luís, no sábado, Othelino e Flávia devem arregimentar também grande número de apoiadores e encerrar com chave de ouro seus movimentos de campanha.

Eleições 2022 terão cobertura especial na Rádio e TV Assembleia e nas redes sociais da Alema

Publicado em:

Do voto na urna à apuração e resultado, toda a movimentação em torno das Eleições 2022, que ocorre em primeiro turno neste domingo (2/10), estará em foco na cobertura especial programada pela Diretoria de Comunicação da Assembleia Legislativa e que será veiculada durante todo o dia, a partir das 8h, pela TV Assembleia, Rádio Assembleia e redes sociais do Poder Legislativo estadual.

O diretor de Comunicação da Assembleia Legislativa, jornalista Edwin Jinkings, ressalta que o objetivo é informar à população todos os detalhes acerca do andamento do pleito.

“Estamos inovando nestas eleições, dinamizando e ampliando a cobertura, para garantir a maior amplitude das informações. Entre as novidades, pela primeira vez serão feitos flashs ao vivo das eleições. Também haverá o especial ‘Plantão Eleições 2022’, com dados atualizados, acompanhamento da apuração e análises. Será uma cobertura bem completa e abrangente”, destaca Edwin Jinkings.

Na cobertura, a TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; Sky, canal 309) e a Rádio Assembleia (96.9 FM) manterão plantão durante todo o domingo, veiculando flashs ao vivo com os acontecimentos que marcarão o dia de votação, das 8h às 17h.

A partir desse horário, a cobertura se concentrará no acompanhamento do trabalho de apuração, direto do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA).

Diferencial

Um diferencial será o programa ‘Plantão Eleições 2022’, que será exibido a partir das 19h30, com apresentação de Ely Coelho e comentários da diretora adjunta de Comunicação da Assembleia, jornalista Silvia Tereza; da subdiretora de TV e Rádio da Alema, Glaucione Pedrozo; e do coordenador de Jornalismo da TV Assembleia, Fábio Cabral. Eles farão análises dos dados e comentarão os cenários do pleito.

As redes sociais (Instagram e Twitter) trarão conteúdo especial sobre as eleições. Toda a equipe de profissionais da Comunicação da Assembleia está mobilizada para a cobertura das Eleições 2022. A programação da Rádio Assembleia também será retransmitida pela Rádio Senado (96,9 FM).

No domingo (2), em todo o Maranhão, mais de 5 milhões de eleitores e eleitoras exercerão o direito ao voto, para eleger presidente da República, governador, senador, deputados federais e estaduais.

Econométrica também sinaliza para vitória de Brandão no 1º turno

Publicado em:

Às vésperas da eleição, mais uma pesquisa aponta para uma possibilidade vitória de Carlos Brandão no primeiro turno, na corrida ao Palácio dos Leões. A pesquisa Econométrica, contratada pelo jornal O Imparcial, sinaliza que Brandão (PSB), conseguirá se reeleger já no domingo (02).

Brandão alcançou 47,4% das intenções de voto, mais que o dobro do segundo colocado. Na segunda colocação, a pesquisa apontou um empate técnico, já que Lahesio Bonfim (PSC) aparece com 20,6% contra 19,9% do candidato Weverton Rocha (PDT).

Tomando por base os votos válidos, ou seja, retirando nulos/brancos/indecisos, Brandão alcançaria 51,8%, estando reeleito já no 1º Turno.

Já em relação ao Senado, Flávio Dino (PSB) segue com uma ampla e pelo jeito inalcançável vantagem sobre Roberto Rocha (PTB).

Dino aparece com 57,3% das intenções de voto. O segundo colocado segue sendo o senador Roberto Rocha (PTB) com 28,9%. Na sequencia aparecem: Pastor Ivo (DC) com 2,1%; Antonia Cariongo (PSOL) com 0,3% e Saulo Arcangelli (PSTU) com 0,2%. Já 4,9% corresponde a Nulo/Não Sabe; 6,4% Não respondeu.

A pesquisa Econométrica, contratada pelo O Imparcial, foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral MA-01620/2022. O levantamento ouviu 1.500 eleitores, entre os dia 23 e 27 de novembro, tendo um intervalo de confiança de 95% e 2,5% de margem de erro, para mais ou para menos.

Brandão autoriza gratuidade no transporte semiurbano nas eleições

Publicado em: 29 de setembro de 2022

Maranhão de A a Z: Governador Carlos Brandão sanciona projeto que reduz  ICMS de combustíveis no Maranhão

O governador Carlos Brandão (PSB) determinou, nesta quinta-feira (29), a gratuidade nas linhas de ônibus semiurbanos na Região Metropolitana de São Luís. O anúncio foi feito pelas redes sociais.

Brandão anunciou a gratuidade compreendendo o horário das 5h às 22h, bastando a apresentação do título de eleitor.

“Para facilitar o deslocamento neste domingo (2), em razão das eleições, autorizei a gratuidade nos ônibus semiurbanos com linha na Grande Ilha. O acesso ao benefício será por meio do título de eleitor, das 5h às 22h. Momento de exercer a democracia com comodidade e segurança”, disse.

Foto: divulgação

Governo do Estado reforça Segurança Pública nas eleições gerais

Publicado em:

Nesta quinta-feira (29), 2 mil policiais embarcaram para diversos municípios do interior do estado, onde permanecerão até a segunda-feira (3). O envio das tropas integra plano de ação da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-MA) para as eleições deste ano. A Polícia Militar do Maranhão (PMMA) enviou um total de 5 mil militares do efetivo para operar durante o período eleitoral.

“Todo o efetivo militar está disponível para este período eleitoral, para que possamos garantir a segurança aos maranhenses que forem votar e exerçam sua cidadania com tranquilidade. Antecipamos nosso plano de ação e desde o mês de agosto há tropas militares em municípios do interior do Estado. E hoje, cumprimos mais uma etapa do planejamento com o envio de mais reforços. Tudo para que a votação ocorra dentro da normalidade”, pontuou o comandante geral da PMMA, coronel Emerson Bezerra.

Os militares seguirão 21 rotas com destino às cidades do interior. Eles atuarão nos 273 municípios maranhenses e para cobrir todo o estado, a SSP-MA destacou 11 mil policiais militares, além de efetivo do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), Polícia Civil e Centro Tático Aéreo (CTA), que atuará com aeronaves e viaturas, na capital e interior. A operação tem apoio das Polícia Federal (PF) e Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Antes do embarque, o comandante geral da Polícia Militar, coronel Emerson Bezerra, vai orientar a tropa sobre procedimentos que deverão ser tomados para que o processo eleitoral ocorra dentro da normalidade.

Algumas cidades do interior do estado já receberam efetivos de tropas especiais. “Caso haja necessidade de permanência das tropas nas cidades destacadas, o efetivo será mantido nos locais”, ressaltou o coronel Emerson Bezerra.

Foto: Divulgação

Eleições 2022: a boa iniciativa do prefeito Eduardo Braide em São Luís

Publicado em:

Braide entrega projeto de lei que oferta passagens de ônibus grátis | O  Imparcial

O prefeito de São Luís, Eduardo Braide, anunciou nas redes sociais, nesta quinta-feira (29), que o transporte público será gratuito na capital maranhense por ocasião das Eleições no próximo domingo (02).

A tomada de decisão correta e em boa hora de Braide, foi justicada pelo exercício da Democracia, acompanhada do desejo de uma boa votação.

“Em nome da democracia, informo que no domingo (2), das 6h até 19h, o TRANSPORTE PÚBLICO de São Luís será GRATUITO. Exerça o seu direito democrático. Boa votação a todos!”, afirmou o prefeito da capital.

Foto: divulgação

Grande ato político em Parnarama consolida apoio a Othelino Neto e Ana Paula

Publicado em:

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PC do B), e a vice-prefeita de Pinheiro, Ana Paula Lobato, participaram, na noite de quarta-feira (28), de mais um grande ato político na reta final de campanha, desta vez na cidade de Parnarama. Sob a liderança do prefeito Raimundo Silveira, uma multidão manifestou apoio à reeleição de Othelino e ao Time da Vitória, que tem Ana Paula candidata à primeira suplência de Flávio Dino (PSB) ao Senado.

Othelino Neto tem uma forte atuação no município para o qual já indicou obras e destinou emendas que garantiram ações importantes na cidade, especialmente nas áreas da infraestrutura e saúde. “Tenho imenso prazer de ter vindo aqui várias vezes e poder colaborar com o desenvolvimento da cidade“, destacou o deputado estadual.

O prefeito Raimundo Silveira reconheceu o trabalho do parlamentar. “Nós só temos que agradecer a Othelino que, mesmo antes de chegar a ser votado em Parnarama, já fez muita coisa pela nossa cidade. Somente para a área da saúde, ele destinou R$ 3,2 milhões”, destacou Raimundo Silveira.

Ana Paula Lobato, candidata à suplência de Flávio Dino (PCdoB), ressaltou a atenção que o ex-governador do estado dedicou a Parnarama. Na gestão de Dino a cidade recebeu diversas obras, entre elas recuperação asfáltica e um Restaurante Popular. “Agora Flávio Dino precisa do apoio desta cidade para ir ao Senado Federal e assim continuar ajudando Parnarama, fazendo com que o município continue avançando“, apontou Ana Paula.

Deputado Bira recebe reconhecimento nacional por defender o Meio Ambiente

Publicado em:

Deputado recolhe assinaturas para abrir CPI do Viagra

O Instituto Democracia e Sustentabilidade, em parceria com a Rede Advocacy Colaborativo e cerca de trinta outras organizações sociais, criou o Farol Verde, uma ferramenta que permite aos eleitores conhecer o perfil ambiental de candidatos à reeleição através de suas participações em votações importantes sobre meio ambiente e clima na atual legislatura. E no Maranhão, o deputado federal Bira do Pindaré (PSB), foi classificado como o primeiro colocado como candidato à reeleição “Amigo do Clima”.

Na reta final da campanha é bom salientar que está em jogo mais do que a Presidência da República. A governança federal depende também de deputados e senadores, instâncias que produzem leis e fiscalizam o governo.

De acordo com a Farol Verde, o ranking tem como objetivo facilitar aos eleitores a busca por candidatos com os quais mais se identificam em relação às preocupações ambientais e a emergência climática enfrentada por diversos regiões do país, como inundações no litoral do Nordeste, incêndios na Amazônia, garimpos em terras indígenas, secas no Pantanal, quebras de safra no Sudeste e desertificação no Sul, entre outros flagelos.

Bira do Pindaré foi o único candidato maranhense que atingiu o índice de convergência ambiental de 90% que são considerados os Top Verdes ou “Verdes+”. Os candidatos 50% e 90%, também são considerados verdes. Quanto mais próximo de 100%, maior é a convergência ambiental do candidato.

Para cada votação o Painel Farol Verde comparou o voto de todos os candidatos a reeleição com os votos dos coordenadores da Frente Parlamentar Ambientalista entre 2019 e 2022. Quem votou igual, ganhou pontuação no Índice de Convergência Ambiental total (ICAt). Quem votou contra, ou não votou, não pontuou.