Governador Carlos Brandão reafirma o compromisso com os maranhenses

Publicado em: 3 de outubro de 2022

Nesta segunda-feira (3), o governador reeleito do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), que venceu em 1º turno, participou de entrevista ao JMTV 1ª edição, da TV Mirante. Brandão obteve 1.769.187 milhão de votos, o que corresponde a 51,29% dos votos válidos no estado.

“Volto à TV Mirante reeleito e com muita gratidão ao povo do Maranhão, que entendeu e acreditou nas propostas que a gente já vem executando desde o dia em que assumimos em 2015, acompanhando o ex-governador Flávio Dino e depois que assumi definitivamente em 2 de abril de 2022. Temos conduzido o estado com muito equilíbrio, prudência e, acima de tudo, com muita responsabilidade em levar as ações do Governo até as pessoas”, afirmou o governador Carlos Brandão.

Apuração de votos – “Toda apuração deixa muita tensão e expectativa, mas eu estava muito confiante porque as pesquisas nunca erraram, elas apontavam que tínhamos uma grande chance de ganhar no 1º turno; à medida em que foram apurando, contatamos a vitória. O povo do Maranhão optou por decidir logo o resultado, fomos consagrados com 51,29%, e isso aumenta o nosso compromisso”, pontuou Brandão.

Capacidade técnica e administrativa – “Com a experiência administrativa que tenho ao longo da minha vida pública, ficha limpa e sem responder a processos, tenho todas as condições. Comecei ao lado de Flávio Dino, em 2015, fazendo as transformações, portanto, ajudei a fazer grandes mudanças no nosso estado. Depois que assumi, dei continuidade. E agora, não tenho dúvidas que farei um grande governo com toda a experiência que temos e por sabermos o que a população precisa”, assegurou o governador.

Compromisso com todo os maranhenses – “Eu gostaria de deixar todo mundo tranquilo, eu fui eleito e sou governador de todos os maranhenses. A campanha acabou, os palanques se desmancham, e a gente vai cuidar do povo do Maranhão, porque é isso que importa. Independentemente de grupo político, eu tenho a responsabilidade de cuidar de todos. A minha história política e o meu perfil é aquele de juntar, sou uma pessoa que vai conversar com todo mundo. Eu acho que a gente erra pouco quando conversa com o povo, e esse exercício eu sei fazer muito bem”, garantiu Carlos.

Renovação na Assembleia Legislativa – Na oportunidade, Brandão avalia como muito favorável o cenário político para governar no Maranhão, inclusive por haver uma aprovação suprapartidária em relação ao seu plano de governo para o estado.

“Dentro do meu perfil de diálogo, fizemos uma grande aliança partidária, talvez uma das maiores da história. Conseguimos unir 11 partidos em prol da nossa candidatura, inclusive alguns que estavam do outro lado e vieram porque entenderam que estou preparado e tenho condições de fazer um bom governo. Mas acima de tudo, a gente não governa com partidos, a gente governa com as pessoas”, avaliou o governador reeleito.

Avanços para a nova gestão – Carlos Brandão fala sobre as grandes conquistas obtidas pelos maranhenses e destaca os avanços que o estado ainda precisa, a exemplo da expansão dos Restaurantes Populares aos 217 municípios.

“Tivemos grandes avanços. Na educação, foram 1.500 escolas entre construção, reforma e ampliação; na saúde, foram 27 hospitais, 18 policlínicas. Restaurantes Populares, nós tínhamos 6, hoje já temos mais de 160, mas a gente precisa chegar com esse programa a todos os municípios. Hoje, a gente fornece 170 mil refeições ao valor simbólico de R$ 2,50 (soma do café da manhã, almoço e jantar). Não existe em nenhum outro lugar no Brasil essa possibilidade de adquirir três refeições por esse valor”, destacou o governador.

Na ocasião, Brandão ressalta que estão incluídos no plano de expansão projetos como os IEMAs, as escolas militares, as policlínicas, hospitais e o Viva/Procon.

“Precisamos chegar com as escolas técnico- profissionalizantes, que são os IEMAs, em todos os municípios; hoje, já temos 50. Também precisamos ampliar as Policlínicas, entre elas a do Idoso, porque a saúde não é só São Luís e regionais, ela precisa chegar aos menores municípios. Quanto aos colégios militares, que eram 4, agora temos cerca de 30; somente agora no meu Governo, determinei a implantação de 40. A unidades do Viva/Procon, que eram 6, Flávio Dino me entregou com 56 e eu já lancei 50. A gente precisa avançar com algumas estradas que ainda não chegaram nos municípios, alguns deles permanecem isolados”, ressaltou Carlos.

Apoio à candidatura de Lula – “Nosso Governo é de continuidade, com avanços, sou muito esperançoso. Nossa parceria com todos será ainda mais forte com a presença de Lula na Presidência da República. Hoje (3), vamos começar a nossa caminhada em favor do presidente Lula na Rua Grande, a partir das 18h, saindo da João Lisboa até a Praça Deodoro. Isso é, acima de tudo, uma resposta de gratidão a Lula, que gravou vídeos, esteve aqui e pediu votos para mim e Flávio Dino. Ele teve uma importância fundamental na nossa eleição”, comunicou o governador.

Brandão indica, ainda, que o Maranhão deve receber importantes obras desenvolvimentistas do Governo Federal caso Lula da Silva seja, novamente, eleito a presidente do Brasil. O governador acrescenta, também, o suporte do agora senador Flávio Dino para a prosperidade do Maranhão.

“Eu tive um diálogo com o presidente Lula e ele me pediu para preparar os projetos estruturantes do Maranhão, para que a gente possa transformar o estado juntos. O Maranhão vem trabalhando sozinho, mas não consegue fazer tudo, a gente precisa da mão amiga do Governo Federal. Além disso, teremos ao nosso lado o senador Flávio Dino, que é extremamente preparado, competente e vai ajudar a trazer muitos recursos”, indicou Carlos Brandão.

Primeiros dias de gestão – “Em primeiro lugar, nossas finanças estão equilibradas, mantivemos esse equilíbrio mesmo com os impactos da pandemia, pagando rigorosamente os funcionários e prestadores de serviços. Nós temos um saldo positivo na geração de empregos, conforme os dados do Caged, porque investimos mais de R$ 10 bilhões nesses 7 anos e meio. Pretendo investir R$ 1 bilhão e meio todos os anos para continuarmos gerando empregos. Em parceria com a iniciativa privada no Porto do Itaqui, vamos investir R$ 4 bilhões para a geração de milhares de postos de trabalho”, comunicou o governador.

Brandão volta a reafirmar, também, o foco na capacitação da mão de obra maranhense, atitude que, aliada ao esforço da captação de investimentos, irá gerar milhares de postos de trabalho.

“Nossa proposta é continuar capacitando os nossos jovens para eles entrarem no mercado de trabalho. Meu desafio é geração de emprego na agricultura familiar, a área de serviços, indústria, e eu sei fazer isso, visitei mais de 10 países quando fui vice-governador, no intuito de atrair investimentos. Temos aí o Porto São Luís que já está operando, foi uma iniciativa que se realizou no nosso governo”, reafirmou Carlos.

Braide cumprimenta Brandão pela vitória, em gesto que sinaliza entendimento institucional

Publicado em:

O prefeito de São Luís, Eduardo Braide, cumprimentou nas redes sociais, o governador Carlos Brandão (PSB), reeleito nesse domingo (2), em 1º turno.

“Cumprimento o governador Carlos Brandão por sua reeleição ao governo do Maranhão. Desejo sucesso na missão de cuidar do nosso Estado”, afirmou Braide.

Isto, pode ser entendido como um passo para que os dois chefes do Executivo Estadual e Municipal construam uma parceria institucional. Para que , a capital do Estado, possa se desenvolver mais e melhor.

O governador Brandão agradeceu os votos de felicitações do prefeito Braide, e prometeu ‘mais avaços’ para São Luís.

“Obrigado pelas felicitações. Seguiremos trabalhando para levar mais avanços a São Luís e a todo o Maranhão”, disse Brandão.

Othelino comemora vitória maiúscula nas urnas e reafirma que trabalho será ainda mais intenso

Publicado em:

Com 84.815 votos, sendo o segundo deputado estadual mais votado do estado, o presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Othelino Neto (PCdoB), reelegeu-se para seu quarto mandato no Parlamento Estadual, nas eleições deste domingo (2). Após a finalização da apuração, ele falou da sua vitória maiúscula nas urnas e creditou esse resultado ao trabalho que já vem realizando em todo o Maranhão.

“Um dia marcante para o Maranhão. Agradeço os quase 85 mil votos que me foram confiados pelo povo do meu estado e dizer que estou imensamente grato e feliz de poder continuar servindo aos meus conterrâneos por mais quatro anos. Sem dúvida, isso me deixa com mais responsabilidade ainda de trabalhar por nossa população, o que farei com o mesmo empenho de sempre para honrar cada apoio que nos foi dado nessa jornada”, disse Othelino.

O deputado também destacou a vitória do governador Carlos Brandão (PSB), reeleito com 51,14%, e a eleição do ex-governador Flávio Dino (PSB) para o Senado, com Ana Paula Lobato, vice-prefeita de Pinheiro, na primeira suplência.

“A reeleição do governador Carlos Brandão em primeiro turno e a eleição de Flávio Dino com mais de 2 milhões de votos são uma clara demonstração do prestígio desse grupo político que vem transformando o Maranhão para melhor, com muito trabalho e políticas sociais que têm beneficiado milhares de maranhenses”, ressaltou Othelino.

Com a ida de Lula ao segundo turno das eleições para presidente da República, o parlamentar afirmou que vai cair em campo com todo o seu time para buscar votos ao ex-presidente. “Já estamos em campanha desde já e vamos vencer no segundo turno para o Brasil voltar a sorrir”, concluiu.

Brandão agradece o carinho e confiança do povo maranhense por reeleição

Publicado em:

O atual governador do Maranhão, Carlos Brandão, do PSB, foi reeleito ao governo do Estado neste domingo (2), para os próximos quatro anos, de acordo com dados de apuração do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O candidato teve mais de 1 milhão e setecentos votos, correspondente a  percentual superior a 51% dos votos válidos, contra cerca de 24% do segundo colocado (Lahésio Bonfim, do PSC).

A reeleição mantém Brandão no cargo de governador, após mais de sete anos como vice-governador e, também, em seguida à saída do ex-governador Flávio Dino (PSB), também eleito nesta noite, para o cargo de senador (com mais de 62% dos votos válidos).

“Agradeço ao povo do Maranhão pelo carinho e por toda a confiança. Confiança essa que esteve presente em cada carreata, caminhada e comício pelo nosso estado. Juntos, vamos ajudar Lula a reconstruir a democracia deste país e fazer o Maranhão avançar mais, muito mais. A todos, muito obrigado!”, agradeceu Brandão em pronunciamento oficial após a vitória.

Para o governador, o resultado é reflexo de que os maranhenses querem governo estadual e federal atuando em prol de cada cidadão. “Tenho 15 anos de atuação na vida política, 30 anos de experiência na vida pública e sou ficha limpa. Com o apoio de Flávio Dino, Luiz Inácio Lula da Silva e Felipe Camarão, a continuidade às conquistas dos últimos anos será dada por todo o Maranhão. Melhorar o que precisa ser melhorado e iniciar novos projetos, gerando oportunidades, emprego e renda para os maranhenses. Assim será o meu novo governo”, pontuou.

Carlos Brandão

Nascido em Colinas, no médio sertão maranhense, Carlos Brandão tem 64 anos, é formado em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e é casado com Larissa Brandão, com quem tem dois filhos: Lethicia e Gabriel.

Nos anos 90, Brandão foi três vezes secretário de Estado, ocupando cargos como o de secretário Chefe da Casa Civil. Em 2006, em sua primeira eleição, foi eleito deputado federal, com 135 mil votos – sendo reeleito em 2010. Em dois mandatos, foi reconhecido como um dos melhores parlamentares do país, segundo a revista Veja.

Na Câmara dos Deputados, criou a lei que estendeu a atuação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) aos vales dos rios Mearim e Itapecuru, melhorando os indicadores sociais nas áreas da saúde, educação e geração de emprego e renda. Graças a esta inclusão, o valor investido na Codevasf, já em seu primeiro ano, cresceu de R$ 30 milhões para R$ 530 milhões, beneficiando mais de 150 municípios maranhenses.

Entre seus outros trabalhos, se destacam a proposta encaminhada ao Ministério da Saúde que incluiu os médicos-veterinários no programa Saúde da Família, ajudando na prevenção de epidemias em todo o país; e também a criação dos projetos de lei em benefício da cultura maranhense e nordestina, como o Dia Nacional do Bumba Meu Boi e o Dia Nacional do Vaqueiro Nordestino.

Da pavimentação da BR-226 à manutenção e recuperação das demais BRs no Maranhão, Brandão atuou, ainda, na elaboração de projetos para a transposição do Parnaíba, construção de ginásio de desportes e lazer, reformas de praças, entrega de carros e de equipamentos de saúde, assim como de ônibus para sistemas educacionais, além de melhorias na qualidade de ensino de instituições como IFMA, UFMA e UEMA.

Em 2014, foi eleito vice-governador, atuando por dois mandatos na gestão do ex-governador Flávio Dino. Nesse período, foi responsável pelos projetos especiais do governo do Maranhão, liderando diversas missões internacionais, que passou por países como China, Coreia do Sul, Índia, Irã, Singapura e Vietnã, entre outros, trazendo novos investimentos e negócios para o Maranhão.

Brandão presidiu, também, o Conselho de Administração (Consad) da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), por dois mandatos.

Os eleitos à Assembleia Legislativa e Câmara Federal

Publicado em:

Tarde desta segunda, 17 marcada por diplomação dos eleitos em 2018 -  Assembleia Legislativa de Sergipe

As novas composições da bancada maranhense na Câmara dos Deputados, e da Assembleia Legislativa trouxeram novidades.

Acompanhem a lista dos eleitos:

Deputados federais

Detinha
Pedro Lucas
Josimar de Maranhãozinho
Juscelino Filho
André Fufuca
Aluisio Mendes
Marreca Filho
Duarte Júnior
Amanda Gentil
Márcio Jerry
Roseana Sarney
Fábio Macedo
Júnior Lourenço
Rubens Jr.
Josivaldo JP
Cleber Verde
Pastor Gil
Márcio Honaiser

Deputados estaduais

Iracema Vale
Othelino Neto
Carlos Lula
Davi Brandão
Florêncio Neto
Fabiana Vilar
Solange Almeida
Francisco Nagib
Mical Damasceno
Neto Evangelista
Aluizio Santos
Osmar Filho
Rafael Leitoa
Dra. Vivianne
Andreia Rezende
Abigail Cunha
Rildo Amaral
Daniella
Edna Silva
Glalbert Cutrim
Guilherme Paz
Rodrigo Lago
Fernando Braide
Yglésio Moyses
Ricardo Arruda
Eric Costa
Ariston Gonçalo
Arnaldo Melo
Cláudio Cunha
Janaina Ramos
Hemetério Weba
Antonio Pereira
Cláudia Coutinho
Júnior França
Juscelino Marreca
Roberto Costa
Júlio Mendonça
Ricardo Rios
Ana do Gás
Leandro Bello
Júnior Cascaria
Wellington do Curso

Brandão reeleito em 1º turno, e vitória arrebatadora de Dino ao Senado

Publicado em:

Eleições 2022: Dino, Brandão e Camarão juntos com Lula e Alckmin –  UPAON-AÇU NEWS

De acordo com as pesquisas, a eleição acabou no primeiro turno no Maranhão.

O governador Carlos Brandão (PSB)foi reeleito atingindo mais de 51% dos votos válidos, chegando a romper a barreira 1 milhão e 800 mil votos.

No que diz respeito ao Senado, o ex-governador Flávio Dino (PSB) conseguiu se eleger senador com os ‘pés nas cosas’. Dino teve quase 63% dos votos válidos, superando a casa de 2  milhões de votos.

Cenário Nacional – Na disputa pela Presidência da República, como era esperado, teremos 2º Turno entre o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O petista teve cerca de 48% dos votos válidos contra 43% de Bolsonaro.

Saiba o local e horário de votação dos candidatos ao Governo do MA

Publicado em: 2 de outubro de 2022

Candidatos ao governo do Maranhão apresentam suas propostas para a educação  | Eleições 2022 no Maranhão | G1

EDIVALDO HOLANDA JR

LOCAL: UEB Dr. Oliveira Roma.  Rua Grande, no 200, Recanto dos Vinhais, em São Luís – Horário: Indefinido

CARLOS BRANDÃO

LOCAL: Centro de Ensino Maria José Macedo Costa – Colinas / MA – Horário: 08:30 da Manhã

LAHESIO BONFIM

LOCAL: Escola Municipal Pastor João Jonas, em São Pedro dos Crentes/MA – Horário: 8h da Manhã.

ENILTON RODRIGUES    

LOCAL: Unidade Integrada Bem Ony Gomes, Rua Rio Branco | Centro, Arame – MA Horário: 9h da manhã

WEVERTON ROCHA  

LOCAL: Colégio Ferreira Gullar – Rua Rio Claro, 100 – Divinéia / Olho D´Água em São Luís – Horário: 10h da Manhã

JOAS MORAES

LOCAL: UAB – Universidade Aberta do Brasil, Praça União – Imperatriz / MA – Horário: 09:30 da Manhã

SIMPLICIO ARAUJO

LOCAL: U. I. Barbosa de Godois, Av Nilton Bello, S/N – Monte Castelo, em São Luís – Horário: 08:30 da Manhã

HERTZ DIAS

LOCAL: Escola Barbosa de Godoi – Monte Castelo, em São Luís – Horário: 9h da Manhã

FRANKLE COSTA

LOCAL: Senai, Bairro: Nova Imperatriz – Horário: 10h da Manhã

 

A festa da Democracia e o exercício de Cidadania…

Publicado em:

Urnas eletrônicas terão tempo maior para conferência do voto — Rádio Senado

Neste domingo, 2 de outubro, das 8 às 17h, horário de Brasília, os 5 milhões 42 mil 999 eleitoras e eleitores maranhenses estarão aptos a votar nas 16.423 seções eleitorais, das quais 8.045 são acessíveis, distribuídas em 5.854 locais de votação.

Nove candidatos disputam a eleição para o Governo do Maranhão. São eles: Carlos Brandão (PSB), Weverton Rocha (PDT), Lahesio Bonfim (PTB), Edivaldo Holanda Jr. (PSD), Joás Moraes (DC), Frankle Costa (PCB), Hertz Dias (PSTU) e Simplício Araújo (Solidariedade).

Para o Senado concorrem cinco candidatos: Flávio Dino (PSB), Roberto Rocha (PTB), Pastor Ivo Nogueira (DC), Antônia Cariongo (PSOL) e Saulo Arcangeli (PSTU).

Concorrerem a uma vaga na Câmara dos Deputados pelo Maranhão 367 candidatos e 559 disputam vaga  na Assembleia Legislativa.

É bom lembrar que, por determinação do governador do Maranhão, Carlos Brandão, e do prefeito de São Luís, Eduardo Braide, o transporte público na Grande Ilha será gratuito. O eleitor precisa apenas apresentar o título de eleitor para ter a sua gratuidade assegurada.

O titular do Blog do Juraci Filho convida à todos para ficarem ligados na melhor cobertura das Eleições 2022 na Rádio Mirante AM, desde às 5h da manhã. Bom voto !!!

Othelino e Flávia Alves encerram campanha com mega carreata em São Luís

Publicado em:

Uma carreata gigante liderada pelo presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto, candidato à reeleição, e pela candidata a deputada federal, Flávia Alves (PCdoB), acompanhados de Ana Paula Lobato, candidata à primeira suplência na chapa de Flávio Dino ao Senado, movimentou as ruas de São Luís, na manhã deste sábado (1º), véspera das eleições.

Com o ato, Othelino,  Flávia e Ana Paula encerraram com chave de ouro seus movimentos de campanha, após percorrerem o Maranhão de ponta a ponta na busca do voto dos maranhenses, levando a mensagem do grupo liderado pelo governador Carlos Brandão, candidato à reeleição.

“Não poderíamos ter encerrado nossa campanha de outra forma, senão recebendo o carinho das pessoas, que, por todo esse período nos deram a força e o ânimo necessários para chegarmos até aqui. Agora, é aguardar o grande momento do voto para comemorarmos nossa vitória, se Deus quiser”, disse Othelino.

O comboio de veículos partiu da Arena da Lagoa da Jansen, na Ponta d’Areia, seguindo pelas avenidas Castelo Branco, Camboa, Franceses, Daniel de La Touche e  finalizando na Litorânea.

Mais uma vez, o movimento liderado pelos candidatos foi recebido com muita alegria pela população. Durante todo o percurso, eles foram saudados pelas pessoas das portas de suas casas, das calçadas, dos meios-fios, sempre com a mesma animação e o entusiasmo que deram o tom de seus atos corpo a corpo junto à população, nos 45 dias de campanha eleitoral.

Para Flávia Alves, a grande carreata foi mais uma demonstração de apoio às causas defendidas por eles. “Minha sensação é de dever cumprido e de que demos toda a nossa força e energia para conquistar o voto dos eleitores. Agora é esperar a vontade de Deus e do povo do Maranhão para celebrarmos a vitória”, afirmou.

Ana Paula Lobato também se disse feliz com todo o trabalho feito durante a campanha. “Foi uma trajetória linda, que encerramos agora com muita felicidade porque fizemos nossa parte, levando sempre a mensagem de que o Maranhão precisa continuar progredindo com o apoio de todo o nosso time da vitória”, disse.

Governo do MA segue ampliando obras de infraestrutura em toda Ilha de São Luís

Publicado em: 1 de outubro de 2022

Sensível às necessidades da população e assegurando mobilidade para quem trafega pelas ruas da Grande São Luís, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (SINFRA MA), segue executando serviços de pavimentação asfáltica em diversos bairros da Capital.

Na área do Recanto Turu, em São José de Ribamar, o bairro recebeu 1,8 quilômetros de intervenção, e, agora, os trabalhos se concentram na aplicação de meio fio e sarjeta.

Representando o secretário da Sinfra, Aparício Bandeira, na manhã desta sexta-feira, 30, a secretária Adjunta de Gestão de Manutenção Rodoviária, Raimunda Santos, acompanhou moradores do bairro para uma vistoria das obras. Segundo o líder comunitário e morador da área há mais de 20 anos, as ruas nunca tinham passado por nenhum tipo de melhoramento asfáltico.

“Duas pessoas que a gente não pode deixar de agradecer: o Secretário Aparício Bandeira e a secretária adjunta Raimuda, que estão sendo impecáveis e insistentes para que esse conjunto de obras de vias urbanas, executada pelo governador Carlos Brandão, seja realmente implantada em todos os municípios do Estado,” reconheceu Matias Marinho.

Para o Secretário Aparício, a secretaria está atuando de maneira intensiva de Norte a Sul no Estado, abrangendo todas as classes, especialmente as comunidades antes negligenciadas. O fortalecimento do diálogo com a população e toda a assistência dada as demandas são os objetivos principais para dar continuidade as ações de pavimentação.

“A equipe da Sinfra se empenha, diariamente, em transformar a vida dos maranhenses entregando conforto e mobilidade para quem trafega pelas vias do nosso estado. É com muita satisfação que estamos melhorando os acessos no bairro Recanto Turu, garantindo boas condições de tráfego e ampliando o número de vias pavimentadas”, destacou o gestor da pasta.

Infraestrutura como sinônimo de gratidão

Na trafegabilidade, as ações da Sinfra MA estão beneficiando cerca de 2 mil moradores do bairro Recanto Turu. Elinis Pelicano, que mora no bairro há 12 anos, é uma das beneficiadas com os novos investimentos do Estado.

“Antes de chegar as equipes da Sinfra, o bairro era cheio de buracos e lama, uma situação muito triste. Hoje a pavimentação asfáltica aqui se tornou uma realidade. É motivo de muita alegria e muita gratidão. Tenho certeza que o Governo Brandão vai fazer muito mais pela nossa comunidade”, afirmou Elinis Pelicano.