Guarda Municipal de São Luís faz abordagens nos terminais e paradas

Publicado em: 22 de maio de 2022

Como parte das ações para garantir segurança aos trabalhadores e aos passageiros do sistema de transporte urbano de São Luís, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc), está adotando, desde a última quinta-feira (19), uma série de medidas para conter a onda de violência nos coletivos da capital.

Entre elas, está o reforço no efetivo da Guarda Municipal de São Luís (GMSL) nos cinco terminais de integração com rondas e abordagens, além de vistorias e incursões em diversos pontos da cidade, para evitar a ocorrência de assaltos e outros tipos de delitos. Os trabalhos acontecem conjuntamente com as polícias Militar e Civil, e foram acordados em reunião com a cúpula da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP).

“As ações de segurança estão acontecendo diuturnamente com reforço do nosso efetivo nas ruas e terminais de integração de São Luís, por determinação do prefeito Eduardo Braide. Fizemos a elaboração de estratégias de prevenção e combate aos crimes no transporte público. A presença desses operadores de segurança pública já intimida a ação de criminosos nos coletivos”, assinalou o secretário municipal de Segurança com Cidadania, Marcos Affonso Junior.

Na sexta-feira (20), já teve início o reforço nos terminais de integração da Praia Grande, Cohama, Cohab/Cohatrac, São Cristóvão e Distrito Industrial.  Em horários determinados, os guardas municipais param os ônibus, pedem que os passageiros desçam e façam a revista pessoal, que acontece dentro dos parâmetros legais e em nome da segurança coletiva. Dessa forma, o usuário do transporte público ficará mais confiante em embarcar nos coletivos para seguir sua viagem.

De acordo com o comandante da GMSL, Reginaldo Cosmo Sampaio, essas abordagens serão realizadas diariamente, de domingo a domingo, com prevalência nas linhas que levam aos bairros mais distantes da região central, como os da Zona Rural.

Guarda nos terminais – No Terminal de Integração Praia Grande, por exemplo, a Guarda Municipal intensificou as revistas pessoais nos horários de maior movimentação e na noite da sexta-feira (20), período de maior incidência da circulação de criminosos no interior dos ônibus. Do lado de fora, a guarnição que já trabalha fazendo patrulhamentos nos terminais está recebendo apoio de equipes do motopatrulhamento, que fica de prontidão para dar suporte em qualquer eventualidade, como também de viaturas da Polícia Militar que fazem o patrulhamento em todo o entorno.

Outras medidas – A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) também está atuando por meio do Centro de Controle de Operações (CCO) para reforçar as operações e o monitoramento das linhas de ônibus que circulam na cidade, informando à Guarda e às polícias Civil e Militar as rotas com maior número de assaltos.

Fotos: Divulgação