Câmara de São Luís convoca quatro secretários municipais para uma audiência

Publicado em: 29 de novembro de 2022

A Câmara Municipal de São Luís aprovou, na sessão ordinária desta terça-feira, 29, a convocação dos secretários municipais Enéas Fernandes (governo), Joel Nunes (Saúde), Simão Cirineu (Planejamento) e José Azzolini (Fazenda) para tratar das emendas parlamentares impositivas.

O requerimento de convocação foi apresentado pelo vereador Marquinhos e aprovado por unanimidade pelos demais parlamentares. O vereador ressaltou que também estará na pauta para discussões o relatório consolidado da execução financeira do ano de 2021.

Conforme o documento, o encontro está previsto para ocorrer nesta sexta-feira, 2, com início a partir das 10h, no plenário Simão Estácio da Silveira.

“A cidade de São Luís precisa que os poderes constituídos e emanados pelo povo, exercidos por meio dos representantes eleitos, mantenham sua independência e harmonia, para debaterem construções de estratégias de implementação e implantação de políticas públicas para a população ludovicense. Cabe aos convocados dar à Casa Legislativa as devidas apresentações e possíveis explicações pertinentes ao assunto”, frisou o vereador Marquinhos.

Emendas impositivas

As emendas parlamentares impositivas são a parte do orçamento público cuja aplicação é feita pelo Executivo municipal e indicada pelos vereadores. Recebem esse nome porque são realizadas por meio de emendas ao projeto de lei orçamentária, que é votado anualmente pelos parlamentares para o ano seguinte. Assim, cada vereador pode indicar ações, projetos e obras que o governo é obrigado a executar. O instrumento tem previsão constitucional no parágrafo 9º do artigo 118 da Lei Orgânica do Município.

Wellington do Curso, mais um pré-candidato à Prefeitura de São Luís!

Publicado em:

Atual7

O deputado estadual reeleito, Wellington do Curso, atualmente no PSC, anunciou nesta terça-feira (29), na tribuna da Assembleia, que, é pré-candidato à Prefeitura de São Luís, de novo. Mas, para isso, terá que buscar um novo partido político.

O interessante foi a justificativa que, o deputado Wellington usou para confirmar o seu interminável desejo.

“Eu tenho o desejo de disputar a Prefeitura de São Luís, é um clamor da população, e eu preciso de um partido que possa viabilizar essa minha candidatura”, disse.

” Clamor da população”, então tá… fazer o quê?

Brandão anuncia diminuição de R$ 300 mi em gastos com contratações

Publicado em:

Eleições: no Maranhão, Carlos Brandão se reelege no 1º turno - CartaCapital

O governador do Maranhão, Carlos Brandão, anunciou, nesta terça-feira, 29, uma economia no orçamento estadual depois de realizar redução de valores em contratações, sem prejuízo à realização de serviços públicos. O intuito é não comprometer a eficiência do Estado e atender o interesse público com o menor gasto possível.

“Estamos em uma longa recessão econômica, ainda tendo que lidar com os efeitos de uma pandemia que durou dois anos. Então, por meio da Segep, criamos uma metodologia para que as empresas contribuíssem com a redução de valores, de modo que as contrações não deixassem de acontecer, o que, consequentemente, favorece não apenas a continuidade dos serviços, mas também a possibilidade de destinar essa economia para outros investimentos no estado ”, disse o governador.

Carlos Brandão se refere a um montante de R$ 313,9 milhões em economia nos processos de registro de preço feitos pela Secretaria de Gestão, Patrimônio e Assistência dos Servidores (Segep), somente em 2022.

O secretário da pasta, Pedro Chagas, comentou sobre como o processo se deu com as empresas para que fosse obtida a redução nas contratações.

“É basicamente a economia que a gente teve nos preços que vão ser contratados. Criamos um método que alcança, em um único processo licitatório, diversos órgãos. Assim, incentivamos as empresas as baixarem os preços para fornecerem à administração pública. Então, somando todas as contratações no sistema de registro de preço, entre a estimativa de mercado e o preço final, foi obtida essa marca acima de trezentos milhões de reais em economia”, explicou Chagas.

Brandão destaca números do CAGED sobre geração de empregos no MA

Publicado em:

O Maranhão apresentou saldo de 2.965 admissões líquidas em outubro de 2022, décimo resultado positivo consecutivo no ano, o que significa que nenhum mês do ano apresentou maior número de desligamentos do que contratações.

Com esse resultado, o estado acumula geração de 44.100 postos de trabalho no acumulado dos dez meses do ano, a maior alta proporcional da região Nordeste e a sexta maior do país (8,40%).

Os dados foram divulgados pelo Governo Federal, por meio do Caged (Cadastro Geral dos Empregados e Desempregados), nesta terça-feira (29).

Para Brandão, este décimo aumento consecutivo na criação de vagas é reflexo do trabalho sério e com foco no desenvolvimento, realizado sob sua gestão.

“Mais um levantamento do Caged e, novamente, mais um destaque ao Maranhão na geração de trabalho, emprego e renda. Nos tornamos um estado que segue crescendo e oferecendo oportunidades para o seu povo”, ressaltou o governador.

Todos os grupamentos de atividade apresentaram resultado positivo em 2022, a saber: Serviços (+26.830 vínculos), Comércio (+7.391 vínculos), Indústria (+4.340 vínculos), Agropecuária (+3.039 vínculos) e Construção (+2.500 vínculos).

Deputada Daniella homenageia pastores evangélicos em sessão solene

Publicado em:

A Assembleia Legislativa do Maranhão concedeu, durante sessão solene realizada na manhã desta segunda-feira (28), o título de cidadão maranhense aos pastores evangélicos Cleber Moraes Gonçalves e Romualdo Fernandes da Silva. Na mesma solenidade, o pastor Kenaz Cristian Souza Veiga foi agraciado com a Medalha do Mérito Legislativo “Manuel Beckman”. As homenagens foram propostas pela deputada Daniella (PSB).

“Eles desempenham uma função de elevado alcance social no Estado. Dois deles, os pastores Cleber Moraes e Romualdo Fernandes, não eram maranhenses e conquistaram a cidadania por força de lei. Merecem  nosso respeito e admiração, assim como o pastor Kenaz, cujo trabalho o faz merecedor da Medalha ‘Manuel Beckman” ‘, ressaltou a parlamentar.

Romualdo Fernandes e Cleber Moraes destacaram que o Maranhão os acolheu com muito carinho e enfatizaram a atuação marcante da deputada Daniella, principalmente por sua visão de futuro e  militância em defesa dos menos favorecidos.

O pastor Kenaz Cristian Souza , por sua vez, afirmou que seu trabalho se coaduna com as ações da deputada Daniella Tema. “Estou muito emocionado e agradecido pela honraria”, frisou.

Romualdo Fernandes – Nasceu em Ribeirão (PE) e chegou ao Maranhão em meados de dezembro de 1977. Converteu-se ao Evangelho na Igreja Assembleia de Deus no bairro Santa Cruz, onde atuou como músico.
Em 2002, passou a desenvolver atividades eclesiásticas como diácono e líder de jovens na Assembleia de Deus da Cohab.  Em 2005, assumiu a direção da Igreja Assembleia do Bequimão. Atualmente, é vice-presidente da Associação de Ministros e Obreiros do Estado do Maranhão.

Cleber Moraes – Natural de João Neiva, no Espírito Santo, aos 16  anos se converteu ao Evangelho de Cristo na Igreja Casa da Benção, iniciando seu trabalho como obreiro evangelista. Em 2002, foi para a cidade de Vitória/ES, onde foi ordenado pastor, dirigindo cinco igrejas e chegando a ser supervisor de 13 templos no mesmo município. Em 2017, aceitou o desafio proposto por seu apóstolo de ser superintendente no Maranhão, assumindo nove igrejas em São Luís.

 Kenaz Cristian – O maranhense é líder religioso desde os 17 anos de idade, sendo consagrado pastor em 2018 e desenvolve vários projetos sociais em São Luis, entre eles, o “Juventude sem Drogas” e “Missões de Amor”. Atualmente, é professor da rede estadual de Educação, assessor parlamentar, consultor jurídico e advogado.

Foto: Divulgação

Othelino acredita em apoio do governador Brandão para reeleição na AL

Publicado em:

Quando esteve no município de Parnarama no fim de semana, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Othelino Neto (PCdoB), ratificou em um vídeo que circula nas redes que será mesmo candidato à reeleição para o comando da Casa, no dia 1º de fevereiro.

Othelino vive a expectativa de ter o paoio confirmado do governador Carlos Brandão (PSB) – que, já disse, buscará um consenso entre o grupo para que haja apenas uma candidatura.

“Serei candidato, sim. E com muita confiança de que terei o apoio do nosso líder, o governador Carlos Brandão, para que possamos continuar fazendo as coisas de forma consensual. Assim como foi na Famem, que seja assim na Assembleia, o nosso grupo continuar sendo vitorioso”, declarou Othelino.

Othelino tem a seu favor a capacidade diálogo, bom entendimentoi com a pluralidade da Casa, além disso, a importância da liderança para a aprovação dos projetos do Governo na Assembleia Legislativa.

 

Com garantia de Lula que será ministro, Flávio Dino começa a montar equipe

Publicado em: 28 de novembro de 2022

Diego Galdino toma posse na Secretaria de Governo - Zeca Soares

O ex-governador e Senador eleito Flávio Dino (PSB) na iminência de ser confirmado como Ministro da Justiça e Segurança Pública do Governo Lula, a partir de 1º de janeiro de 2023, já começa a montar sua equipe.

Dino já começou a conversar diretamente com possíveis assessores, na verdade, pessoas da sua inteira confiança no Governo do Maranhão. Dentre eles, o secretário do Governo Brandão, Diego Galdino – competente, versátil e com a capacidade já testada de gerenciamento vai para Brasília.

Os dois já conversaram, porém, Diego Galdino desconversa, entretanto, o titular do Blog do Juraci Filho com suas fontes em Brasília, afirma que o secretário já esteve na capital federal conversando com Flávio Dino,

Contudo, a confirmação só sairá no início de dezembro pelo presidente Lula. Além de Diego Galdino, o governador Carlos Brandão poderá perder outros auxiliares. Mas isso, contaremos em um outro post.

Mais seis mil doses foram aplicadas na Campanha de Incentivo à Multivacinação

Publicado em:

No Maranhão, os sábados e domingos também são sinônimos de saúde. Em seu segundo fim de semana, a Campanha de Incentivo à Multivacinação registrou 6.341 doses aplicadas, em mais de 15 pontos instalados em shoppings centers da capital e interior, policlínicas e espaços públicos. A estratégia do Governo do Maranhão e executada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) tem como foco ampliar a imunização contra Covid-19, bem como regularizar o esquema vacinal das doses de rotina e de campanha, conforme estabelece o calendário do Ministério da Saúde.

“A Campanha é um sucesso e tem cumprido o seu objetivo que é de avançar na promoção de saúde e proteção contra doenças que são evitáveis por meio de vacinas. Ações como esta mostram que o foco do Governo do Maranhão é cuidar do seu povo, indo às pessoas e atendendo cada uma em sua necessidade”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.

Contagiados pelo espírito de vitória, em alusão à Copa do Mundo realizada no Qatar, o Governo do Estado lançou a mobilização “O Meu Time é da Vacina”, cujo objetivo é mobilizar a população maranhense para continuar avançando também fora do campo, só que com vacina no braço. Pensando nisso, foi estabelecida parceria com as prefeituras municipais no intuito de fazer o chamamento das pessoas para a regularização dos esquemas vacinais.

É o caso de Sandra Tavares, de 46 anos, que recebeu a quarta dose contra o Coronavírus. “É uma iniciativa muito boa, principalmente porque tem muita gente que está com as doses bastante atrasadas ainda. Foi uma oportunidade para quem quer cuidar da saúde”, compartilhou.

A iniciativa tem como público-alvo a população em geral. Além das vacinas contra Covid-19, foram administradas doses contra doenças como Difteria, Hepatite A e B, Febre Amarela, Sarampo, Caxumba, Coqueluche, Pneumonia, Poliomielite, doenças diarreicas por rotavírus, Rubéola, Tétano, Meningite, HPV, Influenza, dentre outras.
George Carvalho, de 46 anos, levou o pai, o senhor Nivaldo Carvalho, de 78 anos, para receber a quinta dose contra Covid-19. “Ter pontos de vacinação próximos de casa é muito bom, pois ajuda no deslocamento, já que algumas pessoas têm dificuldade de locomoção. Além disso, aumenta o número de vacinados, o que beneficia a todos”, disse.

Já Marcela Soares, de 38 anos, aproveitou a ação e levou consigo as duas filhas, Sarah Helenna, de cinco anos, e a Ana Letícia, de 16 anos. “Eu e a minha filha mais velha atualizamos as vacinas contra Covid, a menor além de tomar a primeira dose contra o Coronavírus, atualizou a dose contra Varicela, que estava atrasada. Sem dúvidas essa proposta de trazer os postos para perto ajudou bastante, ainda mais funcionando aos fins de semana”, destacou.

Na primeira edição da Campanha de Incentivo à Multivacinação, foram aplicadas mais de oito mil doses. Neste segundo fim de semana da iniciativa, os pontos de aplicação foram ampliados, totalizando 18 locais de aplicação de dose, distribuídos na Grande Ilha de São Luís e cidades do interior como Caxias, Timon e Imperatriz.

Segundo a superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças da SES, Tayara Pereira, o sucesso da primeira edição foi replicado na segunda. “A vacina é a melhor forma de proteção contra qualquer doença, por isso temos buscado trabalhar em conjunto com os municípios a importância da prevenção. Portanto, contamos, também, com a participação da sociedade para continuarmos avançando no processo de imunização”.

Na região metropolitana, a população pode contar com salas de aplicação nos shoppings da Ilha, São Luís, Passeio, Pátio Norte, Rio Anil e Golden, além do Parque Aquático Val Paraíso. Ainda na capital maranhense, as pessoas puderam atualizar seu esquema vacinal nas policlínicas Cidade Operária e Vinhais.

Na cidade de Caxias, a população da cidade e região foi servida com sete pontos de vacinação instalados em Unidades Básicas de Saúde, shopping center, feirinhas e estratégia de mutirão. Já em Timon e Imperatriz, a mobilização aconteceu durante todo o dia no Cocais Shopping e Imperial Shopping, respectivamente.

Presidente da MOB destaca evolução nos serviços de transporte aquaviário

Publicado em:

Nesta segunda-feira (28), em entrevista ao Ponto Final, na Mirante AM, o presidente da Agência Estadual de Mobilidade Urbana (MOB), Gilberto Lins Neto, falou sobre o trabalho desenvolvido na pasta e a situação do transporte aquaviário que realiza a travessia da Baía de São Marcos, entre os terminais Ponta da Espera – Cujupe.

Gilberto Lins Neto destacou que atualmente a situação dos Ferryboats é tranquila e que todas as embarcações conseguem suprir as demandas dos usuários. No entanto, o presidente afirmou que o problema é quando uma das embarcações precisa passa por um serviço de manutenção.

Para evitar situações como essa, Gilberto Lins garantiu que até o final de janeiro mais uma embarcação estará em funcionamento para suprir a demanda da passageiros quando outra estiver em manutenção preventiva.

Gilberto Lins falou ainda da ampliação de ônibus semi-urbano e da parceria com a Prefeitura de São Luís sobre mobilidade urbana na capital maranhense.

Clique aqui e ouça a entrevista na íntegra.

Com a efetiva participação de Octávio Soeiro, Prefeitura de São Luís inaugura Mercado do São Cristovão

Publicado em:

O novo Mercado Municipal do São Cristóvão, na Rua Flávio Bezerra – cruzamento com a Avenida Santos Dumont – no bairro Tirirical, foi inaugurado nesta sexta-feira (28). A obra foi realizada com recursos da Prefeitura de São Luís e emendas parlamentares do deputado federal Josivaldo JP (PSD) e do vereador Octávio Soeiro (Podemos).

Com 34 feirantes, a nova estrutura conta com 12 bancas, na parte lateral externa e 22 boxes. Foi feita uma nova cobertura, com exaustores e ventiladores, individualização da rede elétrica e correção da rede de esgoto. Além disso, o mercado dispõe de um novo sistema de bomba automatizado, acessibilidade, sinalização por segmento e foram colocados toldos, para evitar que o sol e chuva atrapalhem os comerciantes.

A obra do Novo Mercado do São Cristóvão contou com emenda do deputado federal Josivaldo JP (R$ 1 milhão), com indicação do vereador Octávio Soeiro, além de R$ 200 mil de contrapartida da Prefeitura de São Luís.

“Em nome do meu avô Sebastião que foi um dos fundadores deste mercado e do meu pai que se tivesse com mais saúde estaria aqui hoje, eu agradeço a Deus pela oportunidade de no meu primeiro ano de mandato encontrar parceiros como o prefeito Eduardo Braide, que fez com que esse sonho se tornasse realidade. Hoje é dia de comemorar a concretização desse sonho não só para o São Cristóvão, mas para toda a região. O bairro do meu coração está em festa, e hoje é dia de colher os frutos desse trabalho”, enfatizou, emocionado, o vereador Octávio Soeiro.

O Mercado do São Cristóvão também conta com novo paisagismo e todas as intervenções realizadas foram feitas segundo os padrões da Vigilância Sanitária.