São Luís terá quatro voos por semana para Flórida a partir de 16 de dezembro

Publicado em: 28 de novembro de 2022

A partir do dia 16 de dezembro, São Luís vai ganhar uma nova conexão da companhia aérea Azul, que passará a voar para Fort Lauderdale, na Flórida. O voo terá frequência de quatro vezes por semana e sairá do Aeroporto Val de Cans, em Belém. Esse e novos voos reafirmam o compromisso do Governo do Maranhão no processo de ampliação da nossa malha aérea.

O secretário de Turismo, Paulo Matos, afirmou que o Maranhão segue em constantes reuniões com companhias nacionais e internacionais. “As tratativas para a realização dos voos que serão iniciados para os Estados Unidos e Portugal e a atratividade da redução do ICMS do querosene de aviação (QAV) de 27% para 7% pelo governo são algumas das ações que despertam ainda mais o interesse nas companhias aéreas e do turista em conhecer as nossas belezas”, explicou o gestor.

Conexão Estados Unidos/Rota Amazônia

O voo entre São Luís e Belém foi acordado com a Azul para encurtar distâncias e fomentar o turismo nacional e internacional, além de criar um fluxo de tráfego alternativo aos grandes hubs internacionais do país. A nova opção para chegar aos EUA, por meio de Fort Lauderdale/Miami, um dos destinos mais procurados pelos brasileiros, significa uma economia de tempo de diversas horas, sem que os passageiros precisem se deslocar para grandes aeroportos, como Guarulhos ou Galeão.

A ação vai fortalecer as tratativas da Rota Amazônia planejada pelas secretarias estaduais do Maranhão, Pará e Amazonas. A ideia é unir os principais atrativos da Amazônia dos três estados, que mais recebem turistas na região, para ganhar competitividade no mercado. “Desenhamos o roteiro e uma logomarca em conjunto para todos divulgarmos a rota. Queremos gerar maior atratividade, acessibilidade e capacidade de geração de fluxo turístico na região com foco principalmente no mercado de turismo de longas distâncias”, explica o secretário adjunto de Turismo do Maranhão, Hugo Veiga.

Conexão Portugal

Nos próximos meses, teremos voo internacional ligando o Maranhão às terras lusitanas. A rota charter ligará Lisboa – Ponta Delgada – São Luís e será operada pela Sata Azores Airlines. A ligação aérea inédita e estratégica permitirá trabalhar de forma diferenciada o mercado brasileiro, visando, dessa forma, a atração de novos turistas.

Os pacotes do voo charter são uma parceria com a Taguatur e as operadoras portuguesas Solférias e Exótico, e seguimos fortalecendo parceria com a companhia aérea de Açores para voo regular ainda em 2023.

Conexão Rota das Emoções

Na primeira semana de setembro, foram inaugurados novos voos pela Azul Linhas Aéreas Brasileiras em Barreirinhas e em Imperatriz. A Rota das Emoções ganhou voo panorâmico que sai do Ceará, passa pelo Piauí e segue para Barreirinhas e São Luís. No sentido contrário, o voo de volta sai da capital maranhense e cumpre o mesmo trajeto diariamente.

A cidade de Imperatriz voltou a receber voos da Azul. Já os trechos com destino a Belém (PA) são realizados às segundas, quartas, sextas e domingos. Outros voos serão anunciados em breve por outras companhias aéreas para a região.

“O números de aeronaves que circulam no estado já aumentou de março pra cá, assim como a porcentagem de desembarques, que subiu 45,75% em relação a 2020 e que irá superar o ano de 2021, visto que em começo de novembro de 2022 já superamos o número total de 2021 que foi de 492.534 desembarques de passageiros”, pontuou a coordenadora do Observatório do Turismo do Maranhão, Letícia Cynara.

Reuniões em Brasília

Na última quarta-feira (23), a comitiva do Governo do Maranhão teve uma série de reuniões em Brasília para dialogar sobre investimentos na infraestrutura dos aeroportos regionais do Maranhão. O governador do Maranhão, Carlos Brandão, liderou a comitiva e esteve acompanhado dos secretários Paulo Matos (Setur) e Cassiano Pereira Junior (Seinc).

“Reunir com Infraero, ANAC e SAC para buscar parcerias e recursos é um grande passo para conseguirmos condições adequadas para recebermos os turistas no Maranhão. Temos absoluta convicção de que a cadeia turística, assim como diversas cadeias produtivas, será beneficiada a partir destes diálogos”, afirmou o secretário de Estado do Turismo, Paulo Matos.

São Luís terá grandes shows para o jogo do Brasil x Suiça

Publicado em:

A Prefeitura de São Luís decidiu repetir a dose na segunda partida do Brasil na Copa do Mundo do Catar.

Nesta segunda-feira (28), a Seleção enfrenta a Suíça, às 13h.

Nas redes sociais, a gestão Braide confirmou a programação: Dj Rogério Mix a partir das 12h até a hora do jogo.

Depois da partida, haverá apresentações de Allyson Tavares e da Máquina de Descascar’alho.

Em Parnarama, Othelino destaca inauguração de escola como momento histórico para o município

Publicado em:

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), participou, neste domingo (27), da inauguração da Escola Municipal Clóvis Campelo do Bonfim, em Parnarama. Ao lado do prefeito Raimundo Silveira, o parlamentar destacou a entrega da unidade de ensino como um momento histórico para a educação parnamarense.
Também estiveram presentes o secretário de Estado de Articulação Política, Rubens Pereira, representando o governador Carlos Brandão (PSB); o deputado federal Rubens Júnior (PT), o deputado estadual eleito Leandro Bello (Podemos), além do secretariado municipal, vereadores e outras autoridades.
A escola foi totalmente reconstruída com recursos próprios da Prefeitura e em parceria com o Governo do Estado. Othelino Neto afirmou que a escola é, certamente, uma das maiores do Brasil.
“O prefeito Raimundinho Silveira fala dessa obra há muito tempo, vem trabalhando nela e, hoje, ela está sendo entregue para a população. O Governo do Estado ajudou com os equipamentos, consolidando essa grande parceria que tem ajudado a transformar a vida da população de Parnarama”, disse Othelino.
A Escola Municipal Clóvis Campelo do Bonfim possui 27 salas de aula, sala de Atendimento Educacional Especializado, sala de informática, laboratório de robótica, sala de atendimento psicossocial, biblioteca, cozinha, refeitório, dois auditórios, quadra poliesportiva e campo de futebol.
O prefeito Raimundo Silveira também destacou a importância da unidade de ensino para o município. “Nós temos parcerias muito boas, que ajudam a nossa cidade a crescer. Essa escola era um sonho de todos nós e estamos muito felizes em poder realizar essa obra para nossa população”, declarou.
Na ocasião, também foi feita a entrega de motores de rabeta e de kits esportivos. O secretário Rubens Pereira reforçou o compromisso do Governo do Estado com o município.
“Essa parceria entre a Prefeitura de Parnarama e o Governo do Estado irá continuar porque aqui temos um dos maiores aliados do governador Carlos Brandão, que é o prefeito Raimundinho Silveira, que conta com o apoio do deputado Othelino e do deputado federal Rubens Júnior, sempre lutando por Parnarama”, afirmou.

Governo já tem calendário pronto para a Expoema 2023

Publicado em: 27 de novembro de 2022

Expoema 2022 deve ter 500 mil visitantes e movimentar R$ 200 milhões em  negócios | Diego Emir

O governador Carlos Brandão (PSB) confirmou por meio das redes sociais a data da Exposição Agropecuária do Maranhão – Expoema 2023.

A data foi definida pela Associação de Criadores do Maranhão e pela Secretaria de Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão – Sagrima.

O evento será realizado de 03 a 10 de setembro e conta com total apoio do Governo do Estado do Maranhão.

“Mais uma grande exposição agropecuária já tem data marcada: a Expoema 2023 vai acontecer de 3 a 10 de setembro, com apoio do nosso @GovernoMA. A data foi definida pela Associação de Criadores do Maranhão e @sagrimaoficial, reafirmando o nosso investimento no setor de agronegócio”, disse Brandão.

TCE emite parecer favorável a aprovação das contas de Flávio Dino em 2020

Publicado em:

Flávio Dino refuta agressão de Bolsonaro - PCdoB

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA) emitiu parecer prévio pela aprovação das contas do ex-governador Flávio Dino relativas ao exercício financeiro de 2020. A decisão contou com a unanimidade dos membros e parecer favorável do Ministério Público de Contas (MPC) – Parecer nº 695/2022/ GPROC4/DPS.

De acordo com o conselheiro Edmar Cutrim, relator do Processo 3012/2021, as contas do governador do Estado reúnem as condições técnicas para garantir o parecer prévio favorável à aprovação, posição corroborada pelas manifestações tanto da área técnica quanto do MPC, a despeito das ressalvas e recomendações sugeridas.

O relatório destaca que as ressalvas e recomendações propostas têm a finalidade contribuir para o aprimoramento e a eficiência da gestão dos recursos públicos, assim como para dar transparência aos atos praticados pelo Chefe do Executivo estadual. São ao todo sete ressalvas, cada uma delas acompanhada da recomendação referente à medida saneadora a ser tomada.

O Tribunal recomenda, por exemplo, que o Executivo observe, quando da elaboração do Projeto de Lei da LDO dos anos subsequentes, a regra contida no art. 4º, inciso I, “e”, da Lei de Responsabilidade Fiscal, que trata da exigência de normas relativas ao controle de custos e à avaliação dos resultados dos programas financiados com recursos dos orçamentos, premissas imprescindíveis à implantação de uma gestão fiscal fundamentada nos conceitos de responsabilidade, transparência e governança pública.

O próximo passo é o encaminhamento à Assembleia Legislativa do Estado (Alema) do processo em análise, após o trânsito em julgado, acompanhado do Relatório Técnico, Voto do Relator, Parecer Prévio e de sua publicação no Diário Oficial Eletrônico do TCE/MA. Cabe à Assembleia Legislativa julgar as contas do Chefe do Executivo.

Brandão destaca redução da violência no Maranhão

Publicado em:

Com apoio de Lula, Carlos Brandão do PSB é reeleito governador do Maranhão

O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), ressaltou a redução da violência no Estado, nos últimos seis anos. De acordo com o governador reeleito, baseado em dados do Imesc, a violência no Maranhão teve redução de quase 12%.

“A redução da violência no Maranhão é fruto de investimentos do nosso Governo do Maranhão na segurança pública. Segundo o Boletim Criminal Pacto pela Paz, do Imesc, de 2015 a 2021, a taxa dos crimes violentos letais intencionais sofreu redução de 11,6%”, assegurou.

Brandão comemorou o fato da violência em São Luís, ter apresentado uma diminuição de mais de 60%, fazendo com que a capital maranhense deixasse a lista das 50 cidades mais violentas do mundo.

“Somente em São Luís a redução foi de 63,5%. Com essa diminuição, a capital foi a única do Nordeste a deixar a lista das 50 cidades mais violentas do mundo, desde 2017. E vamos continuar com os investimentos em todo o estado para garantir cada vez mais dignidade aos maranhenses”, finalizou.

Covid: Brandão anuncia testes gratuitos neste sábado

Publicado em: 25 de novembro de 2022

Prefeitura Municipal de Bacabal

O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), anunciou nesta sexta-feira, 25, nas redes sociais, nova medida de enfrentamento da Covid-19.

O socialista assegurou testagem gratuita neste sábado (26) em São Luís.

“Seguimos fortalecendo o combate à Covid-19 no Maranhão. Excepcionalmente neste sábado (26), os centros de testagem do Hospital Dr. Genésio Rêgo e da Policlínica Coroadinho vão realizar testes gratuitos das 7h às 13h. Não esqueça o documento com foto e cartão do SUS”, afirmou o governador.

Além disso, o Governo do Maranhão está disponibilizando 17 locais para aplicação da vacina, sendo nove deles na Grande São Luís. A inciativa tem como foco a ampliação da cobertura vacinal e, ainda, rastreamento de possíveis novos casos da doença.

Entre os pontos de vacinação estão os Shoppings da Ilha, São Luís, Rio Anil, Golden, Pátio Norte e no Shopping Passeio, no Cohatrac, bem como no Valparaíso Adventure Park, que disponibiliza a vacina das 10h às 17h de sábado e no domingo, das 13h às 17h.

Presidente da MOB dialoga sobre mobilidade urbana com a Fecomécio

Publicado em:

O presidente da MOB, Gilberto Lins Neto participou, nesta sexta-feira (25) de um encontro com a diretoria da Fecomércio e presidentes de sindicatos empresariais.

O encontro teve como objetivo estabelecer diálogo sobre mobilidade urbana para o planejamento do Governo do Maranhão ´para os próximos anos.

“Debatemos sobre serviços prestados a sociedade como o Sistema Aquaviário Intermunicipal (Ferryboat), assim como o Sistema Semiurbano e Infraestrutura em vias de competência da Agência.”, disse.

“Agradeço o convite do Fecomércio, na pessoa do presidente Mauricio Aragão Feijó, pela oportunidade em conversar e debater com a classe. O Governo está à disposição sempre!”, finalizou Gilberto Neto.

TCU: Maranhão é um dos estados com mais obras federais inacabadas

Publicado em:

Obras da Codevasf sob Bolsonaro viram elefantes brancos - 28/04/2022 -  Poder - Folha

Levantamento do Tribunal de Contas da União (TCU) mostra que os estados do Maranhão, da Bahia e do Pará lideram o ranking de obras federais inacabadas. De acordo com os dados levantados, a educação é a área com mais paralisações. Deficiências técnicas, falhas no fluxo orçamentário/financeiro e abandono das obras pelas empresas contratadas são as principais razões.

Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (24) e publicados no Painel de Obras Paralisadas da corte de contas, que consolida os dados de contratos relacionados a obras públicas custeadas com recursos federais. Atualmente são mais de 22 mil obras registradas, das quais mais de oito mil estão paradas, cerca de 38%.

O Maranhão, estado governado por Flávio Dino até 31 de março, lidera a lista das paralisações com 905 obras — cujo valor total de investimento é de R$ 1,2 bilhão. Desse total, 641 são empreendimentos voltados à educação básica, como creches, quadras e construção de escolas.

Com R$ 10,2 bilhões de investimento, a Bahia vem logo atrás com 807 obras públicas paralisadas, sendo 433 também voltadas para a educação, como a reforma da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia, que se encontra inacabada.

O Pará ocupa o terceiro lugar com 53,4% do total de empreendimentos públicos paralisados ou inacabados, de acordo com o painel do TCU. Mesmo após o investimento de R$ 6,82 bilhões, o estado acumula 671 obras paradas — 535 relacionadas à educação. (Antagonista)

Eliziane com a ‘bola toda’ acerta palpite no jogo do Brasil na Copa do Catar

Publicado em:

Randolfe e Eliziane acertam bolão e chamam palpite de Akckmin e Gleise de "pessimista"

Os senadores Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e Eliziane Gama (Cidadania-MA) acertaram nesta 5ª feira (24.nov.2022) o resultado do placar do 1º jogo da seleção brasileira de futebol na Copa do Mundo. Ambos apostaram que o placar seria de 2 a 0, com vitória do Brasil sobre a Sérvia. “Está combinado o seguinte: essa daqui é a dupla pé quente da estreia até o final, daqui até o dia 20 [de dezembro]”, disse Randolfe em entrevista a jornalistas no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), sede do governo de transição.

Eliziane disse que “não entende nada de futebol”, mas que sabe torcer e acertou no palpite. Ainda no intervalo, Randolfe também disse que desde que o jogador Neymar passou a apoiar o presidente Jair Bolsonaro (PL), o atacante “nunca mais foi o mesmo”.