Ex-aliado de Bolsonaro, deputado Julian lemos, o acusa de bater na primeira-dama Michelle

Publicado em: 8 de novembro de 2022

A mensagem escondida no discurso de Michelle Bolsonaro | VEJADeu na Veja e UOL

Ex-aliado de Jair Bolsonaro, o deputado Julian Lemos acusou Jair Bolsonaro de bater na primeira-dama Michelle Bolsonaro no palácio.

Julian Lemos disse que o casamento de Jair Bolsonaro com Michelle é de fachada e que “ela não aguenta nem ver ele”.

Lemos conta que nas primeiras férias de Jair Bolsonaro ele foi para uma ilha, ela foi colocar um silicone e ele deu uns tapas nela. O deputado não apresentou provas nem detalhou como ficou sabendo das supostas agressões.

Julian Lemos foi coordenador da campanha de Bolsonaro no Nordeste nas eleições de 2018, e não conseguiu se reeleger neste ano.

Gastão Vieira é convidado para encontro por equipe de transição de Lula na Educação

Publicado em: 7 de novembro de 2022

O deputado federal Gastão Vieira, ex-ministro de Turismo do Governo Dilma (PT) recebeu um convite do homem de confiança do Lula, Fernando Haddad, para integrar uma equipe de “pensadores” da Educação para o próximo governo.

“Fui surpreendido na manhã de hoje, com essa convocação de Fernando Haddad, para participar das discussões para fornecer subsídios para a transição no MEC. Fiquei feliz com a lembrança e pra que mentir, com o reconhecimento do trabalho que desenvolvi, durante todos meus mandatos”, disse Gastão.

Além de Gastão, devem participar do encontro o educador Daniel Cara, filiado ao Psol, a presidente da ONG Todos pela Educação, Priscila Cruz, e a socióloga Neca Setúbal, herdeira do Itaú.

Gastão tem larga experiência na área de Educação, foi secretário de Estado, presidente do FNDE e dirigiu diversar a principal Comissão Técnica de Educação da Câmara Alta. Tem importante contribuição a dá ao país.

Miranda do Norte faz acordo judicial com MPF para devolver R$ 7,7 milhões ao erário

Publicado em:

Prefeitura Municipal de Miranda do Norte - MA

A Justiça Federal no Maranhão homologou um acordo firmado entre o Ministério Público Federal (MPF) e o município de Miranda do Norte (MA), que garante a devolução de R$ 7,7 milhões aos cofres do Fundo Nacional de Saúde (FNS).

O acordo se deu em ação do MPF que demonstrou a inserção de dados falsos no Sistema Único de Saúde (SUS) acerca dos serviços de assistência ambulatorial e hospitalar de média e alta complexidade em 2021. Essas informações falsas possibilitaram que o município recebesse irregularmente emenda parlamentar para incremento da saúde.

Segundo o procurador da República Juraci Guimarães, responsável pelo processo, “o acordo foi importante pois garantiu prontamente a devolução dos valores recebidos irregularmente, sem o prejuízo da continuação das investigações policiais para se responsabilizar criminalmente os eventuais responsáveis pelos ilícitos”, disse.

Pelo acordo, além da devolução dos recursos, foi estabelecido que no prazo de 60 dias, o município de Miranda do Norte, por meio da prefeita Angélica Maria Sousa Bonfim e da secretária de saúde Alexandra Oliveira Reis Ares, realizem a retificação das informações inverídicas inseridas no SUS.

Em caso de descumprimento, a multa será de R$ 5 milhões ao município de Miranda do Norte. Para a prefeita e secretária do município em questão, será aplicada multa pessoal de mil reais por dia, limitada a 90 dias.

Saiba mais — o MPF/MA investiga irregularidades no recebimento de emendas parlamentares para incremento da saúde em 43 municípios maranhenses, já tendo obtido o bloqueio judicial de R$ 90 milhões de reais.

Entre os municípios que tiveram as contas bloqueadas, estão Miranda do Norte, Bela Vista do Maranhão, Afonso Cunha, São Francisco do Maranhão, Santa Filomena do Maranhão, Loreto, Governador Luiz Rocha, São Bernardo, Bequimão, Lago dos Rodrigues, Turilândia, Joselândia, Bacuri, São Domingos do Maranhão, Lima Campos, Vitorino Freire, Bom Lugar, Tuntum, Palmeirândia, Poção de Pedras, Itaipava do Grajaú, Coelho Neto, Igarapé Grande e Tutóia.

Braide anuncia boas notícias para o Servidor Público de São Luís

Publicado em:

Eduardo Braide – UPAON-AÇU NEWS

O prefeito de São Luís, Eduardo Braide anunciou nesse domingo (06), duas boa notícia para o Servidor Público: a primeira é  que o pagamento do décimo terceiro salário (1ª parcela) será feito no próximo dia 11 (sexta-feira) e a segunda é no dia 14 será ponto facultativo. Ou seja, um ‘super feriado’ para o trabalhador de SLZ.

Isto, lembrando que no dia 15/11 (terça-feira), será feriado nacional, dia da Proclamação da República.

“Domingou e o bom dia de hoje é com duas boas notícias para nossos servidores! Sexta (11), a segunda parcela do 13º já vai tá na conta e segunda (14), será ponto facultativo. Obrigado pela parceria e empenho de cada um de vocês!”, anunciou Braide.

Brandão elege como prioridade reduzir as desigualdades no MA em 2023 com apoio de Lula

Publicado em:

Maranhão: candidatos ignoram conflitos de terra - Amazônia Real

O governador reeleito, Carlos Brandão (PSB) reiterou nas redes sociais sua prioridade em reduzir  as desigualdades sociais no Maranhão, a partir de 1º de janeiro de 2023.

Brandão, para isso, conta com o indispensável apoio do presidente Lula, que já o pediu os projetos prioritários do MA para o próximo ano.

“Temos um ambiente favorável para a busca do desenvolvimento, com foco na geração de emprego e com a consequente diminuição das desigualdades. Pautas que serão prioridades em nosso governo. Teremos um apoio forte do governo federal para a implantação de projetos consistentes”, afirmou Brandão.

PT vai sugerir salário mínimo de R$ 1.320, segundo Wellington Dias

Publicado em: 6 de novembro de 2022

Wellington Dias fala em alta real de 1,4% no salário mínimo para 2023 | Brasil e Política | Valor Investe

O senador eleito Wellington Dias (PT-PI) disse que o governo eleito vai sugerir um salário mínimo de R$ 1.320 para 2023. O valor é 8,9% superior à quantia atual, de R$ 1.212, e 1,4% maior do que a que está no PLOA (Proposta de Lei Orçamentária) de 2023, de R$ 1.302.

O salário mínimo será enviado na PEC fura-teto, chamada “PEC da transição”, ao Congresso. O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prometeu reajuste acima da inflação. O senador disse o valor do salário mínimo em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo.

A lei atual estabelece que o salário mínimo tenha que ser corrigido pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor). O governo Jair Bolsonaro (PL) calculou, em agosto, que a taxa seria de 7,43%, o que embasa o aumento de R$ 1.212 para R$ 1.320. O INPC deve ficar próximo de 6%, segundo projeções recentes do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). Com esse percentual, o salário mínimo subiria para R$ 1.285.

O valor do salário mínimo também é o piso dos benefícios previdenciários, e o aumento tem impacto nas contas públicas. O efeito estimado de um salário de R$ 1.320 é de R$ 42,1 bilhões. Esse valor é R$ 7 bilhões a mais do que o previsto no PLOA 2023.

Há duas formas de chegar neste valor. A cada R$ 1 a mais no salário mínimo, o impacto fiscal estimado é de R$ 389,8 milhões. Ao multiplicar essa quantia por R$ 108, que é o adicional de reajuste, o valor seria de R$ 42,1 bilhões.

Outra maneira é com base no Orçamento de 2023. O governo esperava gastar R$ 35,1 bilhões com o aumento de R$ 90 aumento de R$ 90 (de R$ 1.212 para R$ 1.302). Sendo assim, ao aumentar em R$ 108, o impacto também seria de R$ 42,1 bilhões. (Poder 360)

Sinfra fará vistória técnica para reforma da Ponte José Sarney em São Luís

Publicado em:

Ponte: acesso a área que hoje é nobre e os problemas atuais

Neste domingo (6), a partir das 8h, na cabeceira da Ponte São Francisco, em São Luís, o secretário de Estado da Infraestrutura, Aparício Bandeira, ao lado do secretário Adjunto de Obras Civis, Fabiano Junqueira e equipe de engenheiros projetistas vão realizar uma vistoria técnica de análise no local, a fim de embasar um laudo criterioso na elaboração do projeto de recuperação estrutural da Ponte.

SERVIÇO

O quê: 
Governo do Maranhão realiza vistoria técnica na Ponte São Francisco.
Quando: Neste domingo (6), a partir das 8h.
Onde: Ponte São Francisco, em São Luís.

Miltinho Aragão diz que restaram ‘fissuras’ entre Weverton e o grupo Dino/Brandão

Publicado em: 5 de novembro de 2022

Atual7

O Senador Weverton Rocha (PDT) reassumiu a cadeira, nessa sexta-feira (04), após a derrota nas eleições 2022, e a julgar pelo que disseram, recentemente, o ex-governador José Reinaldo no Abrindo o Verbo e o Coordenador da Campanha de Brandão no interior, Miltinho Aragão, no Panorama da Rádio Mirante AM, ficaram “fissuras”.

O ex-prefeito de São Mateus, admitiu que, Flávio Dino tentou “até o último minuto da prorrogação” demover o pedetista do ‘sonho’ de ser governador agora, em prol de uma candidatura única.

“Ficaram fissuras, arranhões, pós-eleição. Uma eleição que, eu diria, traumática desde o início, quando havia a discussão em torno da tentativa de um consenso. O ex-governador Flávio Dino tentou até o último minuto da prorrogação que ocorresse essa unidade, ele postava nisso. Quando muitos não apostavam, ele fez todas as tentativas, elencou todas as possibilidades, mas, naquele momento, o senador Weverton não enxergou os benefícios do futuro político de quem o cercava, do próprio Maranhão, e decidiu pela ruptura”, enfatizou.

Miltinho também revelou que alguns aliados ‘insuflaram’ a candidauta de Weverton, e depois lhe abandonaram.

“Alguns nomes do entorno do Weverton também dificultaram, é bom lembrar. Vários nomes que empurraram o Weverton para um não consenso naquele momento e, depois, foram saindo, um a um, e deixaram o senador sozinho quando não dava mais tempo de voltar”, completou.

Na semana passada, Zé Reinaldo , questionado no ‘Abrindo o Verbo’ sobre uma recomposição entre Weverton e o Governo Brandão, foi além: “Brandão não precisa de Weverton, ele já tem dois fortes senadores, Flávio Dino (PSB) e Eliziane Gama (Cidadania).

E agora, com a perda de comando da Câmara de São Luís e FAMEM, não tá fácil. Mas o Senador Weverton Rocha (PDT), não esqueçamos – é um bom articulador político.

Governo do Estado inicia Aulão do Enem em São Luís e Imperatriz

Publicado em:

Alunos de São Luís e Imperatriz já podem participar da megarrevisão para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com os Aulões do Enem. A ação, promovida pelo Governo do Estado e coordenada pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), será realizada neste sábado (5) e domingo (6), das 8h às 17h30.

Em São Luís, as aulas serão realizadas na Real Recepções, na Avenida São Luís Rei de França, no bairro Turu. Já na cidade de Imperatriz, os estudantes serão recebidos no auditório da Faculdade Anhanguera, na Rua Barão do Rio Branco, nº 300, Centro.

O titular da Secti, Davi Telles, ressaltou a importância da iniciativa para contribuir com o êxito dos alunos na prova do exame nacional. “Aos que vão participar do exame, é uma oportunidade para aprenderem mais, revisarem conteúdos e se prepararem melhor para as provas. O Enem oportuniza a entrada na universidade e, posteriormente, para o mercado de trabalho, após a formação. O Aulão do Enem vem ser um impulso maior nesse objetivo de futuro dos nossos jovens estudantes”, frisou.

O Aulão do Enem é voltado para o fortalecimento dos conhecimentos e habilidades de pessoas interessadas em ingressar no ensino superior, com foco nos conteúdos do Enem. O programa foi criado para democratizar o acesso à universidade e melhorar o desempenho educacional dos estudantes do estado.

As aulas serão ministradas por professores experientes contratados pela Secti. Para participar dos Aulões do Enem, o interessado pode se inscrever no link: https://docs.google.com/forms/d/1StI70g_A03NdXGo-kfQ0czaYpfh9LiIFy1BqK3htp2w/viewform?pli=1&pli=1&edit_requested=true.

A expectativa é que cerca de mil pessoas participem do Aulão do Enem nas duas cidades.

Duarte Jr. fala em consenso em 2024 na eleição municipal

Publicado em: 4 de novembro de 2022

O programa ‘Direto ao Ponto’ da TV Assembleia exibiu, nesta sexta-feira (4), um bate-papo entre a apresentadora e diretora adjunta de Comunicação, jornalista Sílvia Tereza, e o deputado estadual Duarte Júnior (PSB), eleito para a Câmara Federal no pleito do dia 2 de outubro.

Questionado pela apresentadora sobre se é pré-candidato a prefeito de São Luís em 2024, Duarte afirmou que, no momento, está focado em fazer um bom mandato de deputado federal para orgulhar os maranhenses e que, na hora de discutir a eleição para a Prefeitura, seu nome aparecerá. Ele defendeu consenso e disse que estará pronto para entrar na disputa por uma série de causas que enumerou e que o seu grupo é ciente disso.

“Eu tenho muita fé que, fazendo como fiz no Procon, no Viva e na Assembleia, chegar à Prefeitura será um resultado natural. É claro que, dentro do grupo que eu faço parte e dentro do próprio PSB, todos sabem que nós vamos disputar a eleição em 2024. Esse é um desejo não para dizer que sou prefeito, mas porque tenho um sonho com a cidade de São Luís”, assinalou Duarte Júnior que, em 2018, disputou o segundo turno do pleito na capital com o atual prefeito, Eduardo Braide (Podemos).

Durante a entrevista ao Direto ao Ponto, Duarte Jr defendeu que haja um consenso no grupo ao qual pertence para a escolha de um único nome. Segundo ele, é natural que surjam vários candidatos, mas que um grupo forte precisa estar unido. “São nomes bons. Mas defendo que haja essa unidade. O que nós temos em comum é o que nos une para que possamos fazer São Luís avançar”, disse.

Outros nomes já manifestaram interesse em disputar a Prefeitura da capital daqui a dois anos. O deputado federal Márcio Jerry(PCdoB), os deputados estaduais Wellington do Curso(PSC), Carlos Lula(PSB), Neto Evangelista(União) e o vereador Paulo Victor(PCdoB) já externaram publicamente a vontade de concorrer ao Palácio La Ravardière.