Flávio Dino sinaliza que deve ficar no Senado, em primeiro movimento

Publicado em: 2 de novembro de 2022

Lula e governador do Maranhão, Flávio Dino

Cotado para o Ministério da Justiça, Flávio Dino defende que PT e PSB abram mão de comandos de ministérios para ampliar alianças.

O senador eleito afirma que a prioridade na montagem do governo Lula será buscar alianças com siglas de centro como PSD, MDB e União Brasil e, só então, definir quantos ministérios o PT e o PSB, partido de Dino e do vice, Geraldo Alckmin, terão.

Cotado para a Justiça, ele diz não ter conversado sobre ministérios com Lula, mas afirma que o futuro governo dará liberdade à Polícia Federal.

“Não pode haver manobra para impedir investigação. Não se pode engavetar investigações e violar a autonomia técnica dos delegados. A polícia não pode estar subordinada à política”, diz. (Metrópoles)

Foto: divulgação

Governo do Maranhão cumpre decisão do TSE e libera estradas federais

Publicado em: 1 de novembro de 2022

Nesta terça-feira (1º), o Governo do Maranhão dá prosseguimento a determinação do TSE para finalizar os atos antidemocráticos nas rodovias maranhenses que estão bloqueadas por manifestantes apoiadores de Jair Bolsonaro (PL), derrotado nas urnas por Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A atuação das Forças de Segurança do Estado ocorre em sincronia à deliberação do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, dada na noite desta segunda-feira (31), que determinou às polícias Militar e Rodoviária Federal a desobstruirem as vias ocupadas ilegalmente.

A decisão de Moraes atende a um pedido da Confederação Nacional dos Transportes e do vice-procurador geral eleitoral.

Logo após a entrada da capital São Luís ser desbloqueada pela Polícia Militar, o governador Carlos Brandão comunicou que seguirá atento à situação no Maranhão e que não permitirá o desrespeito ao processo democrático. Brandão reforçou, ainda, que o momento é de união em prol do desenvolvimento e da pacificação do país.

“A interdição de rodovias em protesto à derrota nas urnas prejudica deslocamentos urgentes, a exemplo de quem precisa chegar a uma unidade de saúde. O Brasil já manifestou democraticamente o que deseja para os próximos 4 anos, e agora é hora de união, em prol de um futuro melhor”, comunicou o governador.

O secretário de Estado da Segurança Pública (SSP), Silvio Leite, afirma que, por meio de ação integrada entre a Polícia Civil e os especializados em Controle de Distúrbios Civis da Polícia Militar, já foram desfeitos os bloqueios em cidades como São Domigos do Maranhão, Grajaú, Balsas, Imperatriz, Bacabal e Bom Jesus das Selvas. Agora, tratam de embaraços em Caxias, Timon e Açailândia. Informa ainda que a força-tarefa vai continuar atuando até que consiga normalizar o trânsito nas estradas.

“Estamos com uma obstrução em Timon, na ponte que liga a cidade à Teresina. Já estamos deslocando tropas especializadas para nós efetuarmos a desobstrução e para que haja o cumprimento da decisão do ministro do TSE, Alexandre de Moraes, em todo o estado do Maranhão”, afirmou o secretário da SSP.

Derrotado nas urnas, Bolsonaro fala rápido sem cumprimentar vencedor nem desaprova manifestações

Publicado em:

Bolsonaro falou por 2min7s; leia a íntegra do discurso

O presidente derrotado nas urnas no último domingo (1º), Jair Bolsonaro (PL), perdeu uma ótima oportunidade de mostrar grandeza ao povo brasileiro. Ele falou pela primeira fez após as eleições em 2º turno, e não citou se quer o nome do vencedor (Lula), tampouco reconheceu a derrota, muito pelo contrário: taxou-a de “injustiça”.

O presidente em final de mandato teve a coragem de dizer que, lutou contra o “sistema”, talvez se esquecendo que a máquina pública estava sob sua tutela. Bolsonaro esqueceu ou não quis falar do “projeto kamicaze”, um pacote de bondade, que não poderia a bem do ‘jogo democrático’ ser utilizado, pois desequilibra o pleito – mas isso, os bolsonaristas não querem e/ou admitem falar. Acompanhe abaixo a íntegra do discurso de Bolsonaro que durou pouco mais de 2 minutos:

Quero começar agradecendo os 58 milhões de brasileiros que votaram em mim no último dia 30 de outubro. Os atuais movimentos populares são fruto de indignação e sentimento de injustiça de como se deu o processo eleitoral.

As manifestações pacíficas sempre serão bem-vindas, mas os nossos métodos não podem ser os da esquerda, que sempre prejudicaram a população, como invasão de propriedades, destruição de patrimônio e cerceamento do direito de ir e vir.

A direita surgiu de verdade em nosso país. Nossa robusta representação no Congresso mostra a força dos nossos valores: Deus, pátria, família e liberdade.

Formamos diversas lideranças pelo Brasil. Nossos sonhos seguem mais vivos do que nunca. Somos pela ordem e pelo progresso. Mesmo enfrentando todo o sistema, superamos uma pandemia e as consequências de uma guerra.

Sempre fui rotulado como antidemocrático e, ao contrário dos meus acusadores, sempre joguei dentro das quatro linhas da Constituição. Nunca falei em controlar ou censurar a mídia e as redes sociais.

Enquanto presidente da República e cidadão, continuarei cumprindo todos os mandamentos da nossa Constituição.

É uma honra ser o líder de milhões de brasileiros que, como eu, defendem a liberdade econômica, a liberdade religiosa, a liberdade de opinião, a honestidade e as cores verde-amarela da nossa bandeira.

Muito obrigado.

Discurso raso, tacanho, sem consubstancias que pudessem dar ao presidente um respaldo, na verdade, Bolsonaro termina, do tamanho da sua estatura de homem público. E, pelo jeito, não deve fazer falta à nação.

Lula conversa com o presidente dos Estados Unidos

Publicado em: 31 de outubro de 2022

As lições de Biden a Lula | Opinião

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, conversou por telefone com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, na tarde desta segunda-feira (31/10). Na conversa que durou 20 minutos, os dois presidentes trataram de temas essenciais, como a importância da democracia, da preservação do meio ambiente e sobre com ampliar a cooperação entre os dois países.

Na noite de domingo, após o resultado das eleições e a divulgação pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o presidente norte-americano já havia parabenizado Lula pela vitória, por meio das redes sociais. No Twitter oficial, o presidente escreveu: “Envio os parabéns a Luiz Inácio Lula da Silva pela vitória em uma eleição livre, justa e digna de confiança. Espero que possamos trabalhar juntos e manter a cooperação entre nossos dois países nos próximos meses e anos que virão pela frente”.

Eliziane critica silêncio ‘sepulcral’ de Bolsonaro após derrota

Publicado em:

Governo Bolsonaro vive de mentiras”, afirma senadora Eliziane Gama - Hora  do Povo

A Senadora Eliziane Gama (Cidadania), destacou e criticou o silêncio ‘sepulcral’ do presidente Jair Bolsonaro (PL) após a vitória de Lula (PT) no segundo turno:

“Do ponto de vista da democracia, o silêncio de Bolsonaro diante dos resultados inquestionáveis das eleições é reprovável. Comportamento q destoa da grande nação brasileira. Quem ñ admite a derrota, quem ñ defende a alternância de poder, jamais esteve preparado p/ governar o país”

Capelli destaca “barba, cabelo e bigode” no Maranhão

Publicado em:

 O secretário de Estado da Comunicação, Ricardo Capelli, destacou nas redes sociais, nesta segunda-feira (31), que o Maranhão fez “barba, cabelo e bigode”. Naturalmente, se referindo a vitória do governador Brandão, reeleito em 1º turno, o Senador eleito Flávio Dino, que derrotou o bolsonarista Roberto Rocha, e agora a histórica vitória de Lula no Brasil.

 

“Não existem dois Brasis, somos um único país”, diz Lula após derrotar Bolsonaro

Publicado em:

Luiz Inácio Lula da Silva ao lado de Janja e com a bandeira do Brasil durante pronunciamento de vitória - Metrópoles

“Não existem dois Brasis, somos um único país”, declarou o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), após vencer o segundo turno mais acirrado desde a redemocratização. O petista descreveu o resultado das eleições de 2022 como a vitória de um “imenso movimento democrático”.

“Não é uma vitória minha, nem do PT, nem dos partidos que me apoiaram nesta campanha. É a vitória de um intenso movimento democrático, que se formou acima dos partidos políticos, dos interesses pessoais, das ideologias, para que a democracia saísse vencedora”, afirmou em seu primeiro pronunciamento.

“Neste 30 de outubro histórico, a maioria do povo brasileiro deixou bem claro que deseja mais e não menos democracia.”

O novo mandatário venceu Jair Bolsonaro (PL) neste domingo (30/10). A vitória foi confirmada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) às 19h57, com 98,81% das urnas apuradas, quando o petista tinha 50,83% dos votos válidos (59.563.912), e Bolsonaro, 49,17% (57.627.462). (Metrópoles)

Ipec confirma: Lula tem 54% dos votos válidos no 2º turno, e Bolsonaro, 46%

Publicado em: 30 de outubro de 2022

Lula x Bolsonaro: New York Times declara apoio a candidato | VEJA

O Ipec divulgou neste sábado (29) sua última pesquisa antes do segundo turno da eleição presidencial. Encomendada pela Globo, a sondagem aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 54% dos votos válidos e que o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 46%. Os eleitores vão às urnas neste domingo (30).

O novo levantamento foi feito entre quinta-feira (27) e sábado, e os resultados se referem à intenção de voto no momento das entrevistas. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

G1