Ato pró-Lula arrasta multidão na Baixada com presença de Brandão, Othelino e Ana Paula

Publicado em: 30 de outubro de 2022

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), e a vice-prefeita de Pinheiro e suplente de senador eleito, Ana Paula Lobato (PSB), participaram, nesta sexta-feira (28), ao lado do governador Carlos Brandão (PSB), do ‘Arrastão do 13’ pelas ruas dos municípios de Turilândia e Santa Helena, na Baixada Maranhense.

O movimento foi organizado pelos prefeitos Paulo Curió e Zezildo Almeida em apoio à candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Presidência da República. O arrastão partiu de Turilândia, cruzando a ponte sobre o Rio Turiaçu, em direção a Santa Helena, culminando em um grande ato político na Praça do Farol.

Othelino Neto disse que as multidões que têm marcado presença em todos os movimentos de apoio a Lula demonstram o desejo de mudança e de um Brasil melhor para todos.

“Foi com muito entusiasmo que unimos as populações das duas cidades, Turilândia e Santa Helena, neste grande ato político em apoio ao nosso presidente Lula. Tenho certeza que, neste domingo, 30 de outubro, daremos o grito de liberdade com a vitória de Lula 13!”, assinalou o parlamentar.

Na ocasião, o governador Carlos Brandão afirmou que o Time de Lula tem trabalhado em todo o Maranhão para contribuir com a grande vitória.

“Para a vitória ser completa, a gente precisa eleger o presidente Lula. E eu não tenho dúvidas de que o Lula, que já teve quase 70% dos votos no primeiro turno no Maranhão, agora vai chegar aos 80% e terá uma grande vitória”, declarou.

Ana Paula Lobato destacou que o Maranhão e a Baixada estão com Lula. “Está cada vez mais perto de mostrarmos a força da Baixada Maranhense nas urnas, elegendo Lula presidente para que o nosso povo volte a ter dias melhores”, completou.

A dois dias do 2º turno, Brandão emociona apoiadores com “Arrastão do Lula!” em Turilândia, Santa Helena e São Bento

Publicado em: 29 de outubro de 2022

O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), segue com atos pró-Lula em todas as regiões do estado. Depois de São Mateus do Maranhão e São Luís Gonzaga, agora foi a vez de alcançar as cidades de Turilândia, Santa Helena e São Bento, nesta sexta-feira (28).

O “Arrastão do Lula!” comprovou novamente seu sucesso, reunindo milhares de pessoas nas três cidades e reforçando a participação popular nos atos de apoio ao ex-presidente.

“Grandes encontros com o povo marcaram nossa sexta-feira (28). Em Turilândia, Santa Helena e São Bento, a população de cada município participou ativamente dos nossos atos em prol do presidente Lula, preenchendo as ruas, marchando e reafirmando o desejo de que o Brasil volte a ser governado por quem respeita as instituições e sabe da importância de cuidar dos que mais precisam”, destacou o governador.

Em Turilândia, a concentração ocorreu na praça de eventos da cidade – em seguida, o “Arrastão do Lula!” tomou conta de ruas e avenidas, passando também pelo município de Santa Helena. Já em São Bento, os apoiadores se concentraram na Praça do Aeroporto.

Para Brandão, Lula é a melhor opção para o país, que se destaca pela luta por um país democrático e que atue na geração de trabalho, renda e oportunidades.

“Vamos ampliar a força que Lula teve no 1º turno aqui no Maranhão e ser o estado que deu maior vantagem no Nordeste. Estamos do lado da democracia, da paz e da justiça social e é assim que iremos vencer. Vamos à luta e à vitória”, ressaltou.

Matias Marinho tem pleito atendido por Brandão para melhoria de São José de Ribamar

Publicado em:

No ato de entrega de 19 novos ônibus para servir o transporte público das linhas semiurbana da região Metropolitana de São Luís, o governador Carlos Brandão (PSB) ressaltou as solicitações feitas pelo jornalista Matias Marinho para o direcionamento de dois novos ônibus para os bairros do entorno da Avenida General Arthur Carvalho, bem como obras de pavimentação de ruas dos bairros da região.

“Essas são demandas suas! Essa pavimentação de toda essa região do entorno da General Arthur Carvalho faz parte da primeira etapa dos nossos serviços. (…) E, hoje, no Dia do Servidor, estamos fazendo um ato histórico aqui, entregando por meio da MOB, 19 ônibus, todos a empresas que têm parceria com a MOB. Ônibus novos, com acessibilidade e ar-condicionado para servir bem a população. Dois deles direcionado a sua demanda”.

Tanto os dois novos ônibus, para servir a linha semiurbana para Avenida Arthur Carvalho, como a pavimentação de todas as ruas do bairro Recanto do Turu, foram consequência da luta de Matias Marinho por benefícios em prol daquela região composta geograficamente em sua maior parte por bairros do município de São Jose de Ribamar.

“São mais de 60 mil pessoas que utilizam esse transporte na região metropolitana, São Luís, Paço do Lumiar e Raposa. Esse é um programa criado por nós e estamos cobrando das empresas que coloquem ônibus novos. (…). Uma grande conquista no Dia do Servidor Público, para o servidor e para todos os usuários”, comentou o governador.

Recentemente, em companhia de diversas lideranças, o jornalista Matias Marinho reuniu com o presidente da MOB, Gilberto Lins. Na ocasião, foram apresentadas as principais reivindicações das lideranças para melhoria do transporte público daquela área.

“Recebemos o pleito da comunidade através de você, [Matias Marinho] enquanto porta-voz, e hoje estamos entregando 19 ônibus, dois dos quais dois estamos colocando nessa linha, que é a linha do Bom Jardim que atende todos esses bairros da região da avenida General Arthur Carvalho. E posso lhe dizer que não serão só dois, porque estamos trabalhando para que até o final do ano, 25 ônibus sejam colocados na ampliação de linha do sistema semiurbano. E tenha certeza de que o nosso olhar estará também voltado pra essa região a qual você é porta-voz, a qual você trouxe essas lideranças aqui com conosco”, disse o presidente da MOB ao jornalista no evento de entrega.

Deputado Márcio Jerry admite possibilidade de ser candidato à Prefeitura de SLZ

Publicado em: 28 de outubro de 2022

O programa ‘Direto ao Ponto’ exibiu, na TV Assembleia, nesta sexta-feira (28), às 10h30, entrevista com o deputado federal reeleito Márcio Jerry (PCdoB). Ele comentou sobre sua reeleição, fez análises sobre o cenário de 2º turno das eleições no país, além de observações sobre o próximo pleito para a Prefeitura de São Luís, em 2024, sobre o qual revelou possibilidade de concorrer, apesar de considerar cedo ainda para discutir o tema.

O ‘Direto ao Ponto’ é apresentado pela diretora adjunta de Comunicação da Assembleia Legislativa, jornalista Silvia Tereza. “Conversamos com um dos nomes de destaque da nova política do Maranhão, que foi reeleito com votação expressiva no estado e tem muito a acrescentar sobre essa cena vivida na atualidade”, observou.

Márcio Jerry, um dos coordenadores da campanha do ex-presidente Lula no Maranhão, ressaltou que os mais de 106 mil votos obtidos na última eleição são o reconhecimento ao trabalho realizado.

Sobre o próximo mandato de quatro anos na Câmara Federal, Márcio Jerry afirmou que dará continuidade ao trabalho em áreas como educação, ciência e tecnologia e saúde e que espera ser um deputado de ponta na base do governo do candidato do PT, caso o partido obtenha êxito no próximo domingo (30).

Sobre as análises políticas em torno das eleições para prefeito de São Luís em 2024, Márcio Jerry disse ainda ser cedo para iniciar o debate sobre o tema, mas admitiu a possibilidade de sair candidato a prefeito da capital e demonstrou interesse na disputa.

“Em sendo esse o caso, tenho certeza de que o povo de São Luís, muito rapidamente, vai enxergar em mim uma pessoa à altura de representar bem a nossa população ludovicense no comando desta cidade”.

Em Pinheiro, Othelino Neto e Ana Paula Lobato comandam ato pró-Lula

Publicado em:

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), e a vice-prefeita de Pinheiro e suplente de senador eleito, Ana Paula Lobato (PSB), participaram, nesta quinta-feira (27), no município, de uma caminhada e motocarreata em apoio à candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à presidência da República.

O movimento reuniu uma multidão de apoiadores pelas ruas da cidade. Othelino Neto afirmou que o ato político mostrou a força da candidatura de Lula no Maranhão e o apoio da Baixada Maranhense.

“Foi uma grande festa popular, em que o povo, espontaneamente, esteve nas ruas cantando, vibrando e pedindo a volta do presidente Lula para o Brasil voltar a sorrir. Nós percebemos a alegria do povo, que dará a grande vitória para o nosso presidente Lula 13 no próximo domingo”, assinalou o chefe do Legislativo maranhense.

Ana Paula Lobato destacou que a eleição de Lula representa a volta de um Brasil mais digno para todos os brasileiros. “Tenho certeza que, no próximo domingo, a democracia prevalecerá e teremos o retorno do nosso presidente Lula para o Brasil voltar a sorrir”, declarou.

Governo do Estado revitaliza Centro Social para servidores e aposentados

Publicado em:

O Governo do Maranhão inaugura, nesta sexta-feira (28), a obra de revitalização dos espaços do Centro Social dos Servidores. O objetivo é dar mais conforto e qualidade às atividades desenvolvidas no local, além de ampliar o leque de opções de esporte, lazer e cultura disponíveis para o funcionalismo público estadual. A iniciativa também valoriza o patrimônio dos aposentados estaduais, já que o espaço sedia as atividades do Programa de Ação Integrada para o Aposentado (PAI) e é parte do Fundo Estadual de Pensão e Aposentadoria (FEPA).

Com a reforma, o espaço ganhou três quadras de esportes ao ar livre, que poderão ser utilizadas para esportes como beach tênis, vôlei de praia e futevôlei. O teto do ginásio e o campo de futebol também foram recuperados. As obras prosseguem agora na área da piscina, com a substituição do alambrado, recuperação do piso, e a reforma dos vestiários, entre outros serviços.

Também será inaugurada a reforma dos chalés que integram o complexo e que podem ser alugados por temporada pelos servidores. As casas passaram por reparos na rede elétrica e hidráulica, além do conserto das calçadas e pintura geral. O governo do estado, por meio do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (Iprev) também está adquirindo novos fogões e firmando parcerias para a aquisição de geladeiras, visando dar mais conforto aos servidores ao longo da sua estadia nos chalés.

“Todo o nosso trabalho segue as determinações do governador Carlos Brandão, no sentido de valorizar e reconhecer o esforço dos servidores estaduais, que atuam na ponta e são os responsáveis pela concretização das políticas públicas da gestão. Da mesma forma, atuamos para reconhecer o esforço de quem já se dedicou muito pelo Maranhão, buscando ampliar os serviços que oferecemos aos aposentados”, destaca o presidente do Iprev, Guilberth Garcês.

Aposentados

As melhorias também beneficiam o Programa de Ação Integrada para o Aposentado (PAI), conjunto de atividades desenvolvidas pelo governo do estado com o objetivo de proporcionar atividades físicas, culturais, de lazer e socialização aos servidores aposentados. Com a reforma, as atividades do programa voltarão a ser desenvolvidas em dois prédios: um voltado para as atividades físicas e culturais e outro dedicado aos atendimentos médicos e à administração do programa.

O PAI vai passar a contar com três consultórios médicos, sala dos professores, espaço da memória e salas multiuso para atendimento, além de espaços administrativos. As salas que já são utilizadas pelo grupo também serão revitalizadas.

Para ampliar o leque de atendimentos oferecidos aos aposentados, o Iprev firmou parceria com a Secretaria de Estado da Gestão, Patrimônio e Assistência dos Servidores (Segep), que levará para o Centro Social as ações do “Espaço Bem-Estar”, voltado para a saúde dos servidores.

“A parceria com o IPREV é a consolidação de uma das prerrogativas do governo de Carlos Brandão: órgãos, secretarias e entidades do governo alinhadas em um só objetivo, prestar um serviço de excelência para a população. No nosso caso, para os servidores públicos estaduais. Pensando nisso, expandimos o nosso projeto Bem-Estar aos servidores aposentados através do Bem-Estar Melhor Idade, a fim de promover saúde e qualidade de vida a todos que contribuíram e contribuem na execução e realização das ações do Governo. Estamos felizes diante de mais uma entrega importante como essa”, comemorou o secretário Pedro Chagas.

Com o trabalho conjunto, o PAI vai contar com atendimentos médicos e de enfermagem. “Estamos muito felizes de poder oferecer mais atendimentos e melhorar ainda mais a qualidade do trabalho oferecido para os nossos idosos”, afirmou a coordenadora do PAI, Arlete Pontes.

Parcerias

Na ocasião, o Governo do Estado também vai renovar a parceria com a Universidade Integrada da Terceira Idade (Uniti), projeto de extensão da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) com o objetivo de garantir qualidade de vida, saúde e bem estar à população a partir de 50 anos. Nesta nova etapa da parceria, a Uniti destinará 20% das vagas da próxima turma aos servidores aposentados do Estado, bem como disponibilizará professores integrantes do projeto para palestras, visitas e momentos de orientação com os aposentados participantes do PAI.

A manhã marca, ainda, o lançamento oficial da Olimpíada do Servidor. Na ocasião, o governador Carlos Brandão vai assinar o edital da competição e declarar oficialmente lançado o evento, que tem o objetivo de integrar o funcionalismo público estadual a partir de ações esportivas. A competição será realizada no mês de novembro, aproveitando as instalações revitalizadas do Centro Social dos Servidores.

O Centro Social dos Servidores do Estado do Maranhão foi criado em 1997. O local possui um ginásio poliesportivo, campo de futebol, churrasqueiras, anfiteatro, bosque, três piscinas (adulto, juvenil e infantil), além de vinte e sete chalés disponíveis para locação via sorteio.

Aos finais de semana, o Centro Social dos Servidores funciona como espaço de lazer e integração social para os servidores públicos estaduais. Durante a semana, o espaço abriga as atividades do Programa de Ação Integrada para o Aposentado (PAI), que oferece atividades físicas, artísticas, culturais e de lazer para os aposentados do Estado.

Sazonalmente, o espaço também é sedia eventos como feiras culturais, congressos e shows. Durante as festividades de São João, o espaço é ainda a sede do Arraial do Ipem, um dos mais movimentados e tradicionais da capital maranhense.

Apoiadora de Lula, a ex-governadora Roseana conclama maranhenses a ir às urnas

Publicado em:

A ex-governadora e deputada federal eleita Roseana Sarney (MDB) fez nesta quinta-feira (27) uma mensagem com pedido de voto aos eleitores maranhenses.

Apoiadora confessa do ex-presidente Lula, com um adesivo no peito, ela divulgou um vídeo nas redes sociais também fazendo campanha contra a alta abstenção registrada no Maranhão no 1º turno, e apelou aos  maranhenses que  não deixem de votar 2º turno.

“Eu acredito na democracia. Sei o poder do voto. E respeito a decisão do povo. Dia 30, domingo agora, não deixe de exercer seu direito e escolher o presidente que você acredita ser melhor para o Brasil”, escreveu, na legenda.

Pesquisa Datafolha mostra Lula com 49% e Bolsonaro cai de 45% para 44%

Publicado em: 27 de outubro de 2022

Segundo turno entre Lula e Bolsonaro coroa a polarização | O TEMPO

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (27), encomendada pela Globo e pela “Folha de S.Paulo”, aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 49% de intenção de votos no segundo turno e que o presidente  Jair Bolsonaro (PL) tem 44%.

O novo levantamento foi feito entre terça-feira (25) e esta quinta (27), e os resultados se referem à intenção de voto no momento das entrevistas. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Nos votos válidos, o levantamento apontou que Lula tem 53%, e Bolsonaro, 47%. Para calcular os votos válidos, são excluídos os brancos, os nulos e os de eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. No levantamento anterior, Lula tinha 52% e Bolsonaro, 48%.

Já na pesquisa espontânea, os entrevistadores não apresentam previamente o nome de nenhum dos dois candidatos. Nesse cenário, Lula aparece com 47%, e Bolsonaro, com 42%. Além disso, 1% deram outras respostas. Brancos e nulos somaram 4%; outros 5% disseram que não sabem em quem votar.

Este é quarto levantamento do Datafolha após o primeiro turno das eleições, em 2 de outubro. O Datafolha entrevistou 4.580 pessoas, em 252 municípios, entre os dias 25 e 27 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-04208/2022.

No primeiro turno, Lula recebeu 57,2 milhões de votos (48,4%), e Bolsonaro, 51,07 milhões (43,2%). O segundo turno está marcado para 30 de outubro.

G1

Maranhão dispara na geração de empregos formais por meses seguidos

Publicado em:

O Maranhão manteve o ritmo positivo na geração de empregos com carteira assinada pelo nono mês consecutivo, com 6.983 admissões líquidas em setembro de 2022. Isto significa, ainda, que no estado não ocorreram desligamentos em um número maior que as contratações.

O saldo registrado em setembro carrega um destaque por ser o maior número desde junho de 2021. Agora, o Maranhão acumula a maior alta proporcional do Nordeste, com 7,79%, graças à geração de 40.927 postos de trabalho no acumulado dos nove meses do ano.

“É importante ressaltar que nós temos setores de destaque que mais promoveram essas oportunidades de trabalho, que foram a área do comércio, serviços, a construção civil, que saiu um pouco da ‘timidez’ e está empregando um pouco mais; a agropecuária, seguida pela indústria”, ressaltou a secretária de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres), Lília Raquel.

Lília explica que os avanços na geração de emprego e renda se dão pelo investimento do Governo do Maranhão em obras públicas e por meio de políticas como a do Trabalho Jovem.

“O governador Carlos Brandão tem um diálogo muito forte com os setores, nós temos vários investimentos realizados como a construção de novos hospitais, praças, uma ampla rede que atende o nosso povo. Temos ainda programas como o Trabalho Jovem, que insere a juventude no mercado por meio de parceria com as empresas”, explicou a secretária da Setres.

Maranhão favorável para negócios

O governador Carlos Brandão reafirma que o Maranhão tem estabelecido um clima muito amigável e favorável aos negócios, o que oportuniza a instalação e o desenvolvimento de empresas.

“O Maranhão é um estado de muitas potencialidades, estou otimista em relação aos investimentos que virão. Aqui, nós temos segurança política e jurídica, os investidores têm todas as condições também por meio de incentivos fiscais para se instalarem, gerarem empregos e se desenvolverem”, reafirmou Brandão.

Centralização da cadeia de alumínio

No início deste mês de outubro, o governador esteve reunido com o presidente da Alcoa Brasil, Otavio Carvalheira, buscando centralizar, no Maranhão, a cadeia de produção de alumínio, ação que pode promover uma forte geração de empregos no estado.

O fortalecimento da parceria entre o Governo do Maranhão e empresa resultaria em uma maior industrialização do Maranhão a partir do aproveitamento do alumínio na construção civil, em etapas de transporte, licenciamento e fontes de energia na fabricação.

“Temos uma boa relação com Alcoa, logo quando assumi, ela contratou 2.500 novos funcionários que foram capacitados no nosso estado. O meu governo será de atração de investimentos para a geração de muitos empregos e renda. Eu saio daqui muito otimista com essa reunião, as perspectivas para a expansão de novos serviços são muito boas”, afirmou Carlos.

Capacitação da mão de obra maranhense

Carlos destaca que os planos para impulsionar a geração de emprego e renda no estado funcionarão aliados aos investimentos do governo no fortalecimento da educação técnica e profissionalizante e no esforço para a captação de mais empresas para o Maranhão.

“Vamos expandir muito essa área de capacitação profissional e investir nas obras públicas. Temos uma previsão de investir R$ 1 bilhão e meio em 2023 na geração de empregos. No Porto do Itaqui, faremos um investimento junto à iniciativa privada no valor de R$ 4 bilhões para os próximos 5 anos. E pensando em tudo isso, a gente irá capacitar os nossos jovens para eles não perderem essa oportunidade”, destacou o governador.

IEMAs como ferramenta de desenvolvimento

Brandão comunica que já está sendo tratada a ampliação dos IEMAs, que devem garantir qualificação técnica e profissionalizante em grande parte dos municípios. E como parte desta preparação, o Governo já está realizando escutas empresariais que favoreçam ainda mais a geração de empregos e o aproveitamento da mão de obra maranhense.

“Precisamos chegar com as escolas técnico profissionalizantes, que são os IEMAs, para a maioria dos municípios. E já estamos fazendo escutas empresariais para melhorar a vida das empresas e obter sugestões para mais investimentos pelo estado”, comunicou Carlos.

O vice-governador eleito, Felipe Camarão, que esteve presente durante a visita do governador à Alcoa Brasil, destaca que durante o diálogo foi tratada a possibilidade de integrar o projeto de educação técnica e profissionalizante dos IEMAs à capacitação da mão de obra maranhense, visando ocupar os postos de trabalho em possíveis expansões da empresa.

“Em reunião na Alcoa, buscando investimentos, geração de emprego e renda e, também, oferecemos a oportunidade de qualificação de mão de obra através da educação dos nossos IEMAs, tanto dos de tempo integral, quantos dos profissionalizantes, para absorver a mão de obra dos maranhenses”, destacou Camarão.

Trabalho Jovem

Como forma de aquecer, ainda mais, o mercado maranhense e garantir fácil empregabilidade aos jovens, o governador Brandão fala do exitoso programa Trabalho Jovem, que terá o número de oportunidades aumentadas para 10 mil vagas.

“Os nossos jovens precisam estar preparados para os investimentos que o nosso governo está atraindo. Pensando nisso, temos o Trabalho Jovem, que ingressa no mercado os jovens a partir de 16 anos, por meio da parceria que temos com cerca de 300 empresas, o que tem gerado capacitação e a efetivação ao final da experiência. Hoje, são 8.500 jovens e eu irei aumentar para 10 mil”, afirmou o governador.

Lula: prefeituras têm papel fundamental na construção e na execução de políticas públicas

Publicado em:

Lula: prefeituras têm papel fundamental na construção e na execução das políticas públicas

Em encontro com prefeitos e representantes da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), na tarde desta quarta-feira (26/10), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva lembrou que os municípios tiveram protagonismo nos governos petistas e contou que vai se reunir com governadores, ainda em janeiro, para renegociar o pacto federativo, e com prefeitos para conhecer suas prioridades.

Em agenda em São Paulo, Lula recebeu a Carta do Movimento Municipalista Brasileiro, entregue aos candidatos à Presidência da República. Nela, os prefeitos apontam ações que gostariam de ver executadas num próximo governo, entre as quais aperfeiçoamento do Fundeb, apoio na aprovação da PEC que cria o adicional de 1,5% do Fundo de Participação dos Municípios, a atualização dos repasses dos programas federais; e apoio na aprovação da revisão do atual sistema tributário.

O ex-presidente Lula afirmou que muitas das coisas que os prefeitos reivindicam são obrigação do Estado atender e que não é possível governar um país sem conversar com governadores e prefeitos. “Podem saber que, se a gente ganhar, os prefeitos serão tratados com dignidade, deferência e muito respeito”, disse, declarando também que os prefeitos são o elo mais importante da relação interfederativa entre estados, municípios e União por estarem mais perto da população. “É na cidade que acontece o problema. Um país não pode ser rico se o município é pobre”.

O ex-presidente lembrou que, enquanto governou o país, participou de todas as marchas dos prefeitos a Brasília para ouvir o que eles desejavam de políticas públicas. Ele destacou a importância dos prefeitos na execução de muitas das políticas – como no caso do Bolsa Família – e lembrou que as prefeituras tiveram papel relevante na construção do PAC e do Minha Casa, Minha Vida, assim como no programa de creches, executado no governo de Dilma Rousseff.

Silvana Matos, prefeita de Monte Santo (BA) fez um relato emocionado sobre a força da gestão de Lula em lugares menores, que não tinham energia, escola, água e energia. “O senhor deu vez e voz ao povo do sertão”, disse ela, ao tentar dar uma explicação para a alta adesão a Lula no Nordeste. Só no município governado por ela, Lula recebeu 84% dos votos.