Brandão assina decreto para proteção ambiental gerar mais renda à população

Publicado em: 27 de outubro de 2022

O Maranhão entrou no seleto grupo de Estados brasileiros com normas e orientações específicas para reduzir a emissão dos gases do efeito estufa que são gerados pelo desmatamento. Ao mesmo tempo, essas normas vão estimular o desenvolvimento econômico e social da população. Ou seja, a proteção do meio ambiente vai ter que andar de mãos dadas com a geração de renda e bem-estar para a população.

Trata-se do decreto que regulamenta o chamado REDD+, iniciativa relacionada ao tema de mudanças climáticas, serviços ambientais e redução das emissões do desmatamento. O documento foi assinado pelo governador Carlos Brandão nesta quarta-feira (26).

O Maranhão é o terceiro Estado no Brasil inteiro a ter esse tipo de decreto. “Hoje é uma data histórica para o Maranhão, para o Brasil e o mundo. Momento importante para a preservação das florestas, do meio ambiente e, acima de tudo, para reduzir a emissão do gás carbônico. O mundo todo está atento a isso e o Maranhão não poderia ficar de fora”, afirmou Brandão.

Além do REDD+, o decreto assinado no Maranhão também regulamenta o chamado PSA, que trata do pagamento por serviços ambientais. Juntos, o REDD+ e o PSA formam uma série de mecanismos para que a proteção ambiental seja lucrativa para a população. Isso torna essas ferramentas mais atrativas e eficientes. Como parte da Amazônia Legal, o Maranhão tem uma das mais ricas e valiosas biodiversidades do Brasil.

Os mecanismos têm uma série de objetivos. Entre eles, incentivar e aperfeiçoar programas de pagamento por serviços ambientais. O Maranhão já tem exemplos nesta área, como é o caso do programa Maranhão Verde, que paga uma bolsa para moradores de determinadas áreas ajudarem na preservação ambiental.

Um ponto bastante importante do decreto é a previsão de adotar instrumentos legais para atrair investidores, sempre alinhados à proteção ambiental e ao desenvolvimento social. Ou seja, investidores com iniciativas sustentáveis.

Também está prevista a proteção dos rios e do litoral maranhense, para que sejam usados de maneira sustentável pela atual e pelas próximas gerações. O RED+ ainda garante o desenvolvimento sustentável dos povos indígenas e das comunidades tradicionais. Um elemento bastante importante é que todos esses mecanismos estão em linha com os acordos internacionais dos quais o Brasil faz parte. Isso facilita a atração de investidores internacionais.

Para a secretária de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais, Raysa Maciel, “o Maranhão desponta como um estado que aposta na preservação do meio ambiente, aliado ao desenvolvimento econômico”.

Todas as normas específicas serão definidas e gerenciadas por conselho e comitês com representantes do governo e da sociedade em geral.

O REDD+ e o PSA vão intensificar um trabalho que já é feito no Maranhão. Atualmente, o Maranhão faz a gestão de 15 unidades de conservação, que abrangem em torno de 7 milhões de hectares – aproximadamente 23% do território estadual. Três das unidades de conservação têm reconhecimento internacional.

Entre as medidas já adotadas para a proteção ambiental, estão o Programa Agente Jovem Ambiental (com bolsas para jovens atuarem na proteção ambiental), o já citado Programa Maranhão Verde e uma série de instrumentos legais regulamentando o uso dos recursos naturais.

COP-27

O decreto ganha mais força porque foi assinado às vésperas da COP-27, o grande encontro mundial sobre mudanças climáticas, que começa no dia 6 de novembro no Egito. Com o documento, o Maranhão transmite a mensagem ao mundo de que está preparado para contribuir na luta contra o aquecimento global.

“Mais do que isso, estamos também apresentando as potencialidades do nosso estado para recebermos investimentos verdes e as ações efetivas em prol do desenvolvimento sustentável e, assim, termos um retorno que beneficie toda a população maranhense”, diz o governador Carlos Brandão.

“Não há qualquer indício mínimo de prova”, diz Alexandre de Moraes sobre denúncia de Bolsonaro

Publicado em:

Como funciona uma emissora de rádio - Omega Sistemas - Automação para Rádios

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Alexandre de Moraes, rejeitou o pedido da campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL) à reeleição para investigar supostas irregularidades em inserções eleitorais em emissoras de rádio das regiões Norte e Nordeste.

O ministro indeferiu o pedido de investigação em razão da inépcia da inicial, extinguindo o processo sem resolução de mérito. Alexandre também mandou oficiar o procurador-geral eleitoral por considerar “possível cometimento de crime eleitoral com a finalidade de tumultuar o segundo turno do pleito em sua última semana”, assim como a Corregedoria-Geral Eleitoral “para instauração de procedimento administrativo e apuração de responsabilidade, em eventual desvio de finalidade na utilização de recursos do Fundo Partidário dos autores”.

A campanha de Bolsonaro alegou que rádios deixaram de transmitir inserções da propaganda eleitoral do candidato e pediu uma investigação dessa acusação, além da retirada do ar de peças do adversário, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Em sua decisão, Alexandre esclareceu que não é papel do TSE investigar as inserções em rádios. “O TSE não possui qualquer atribuição de fiscalização nesse procedimento. A responsabilidade da referida distribuição é exclusiva das emissoras, constituídas em pool. Cabe a referida atribuição de fiscalização aos partidos, coligações, candidatos, federações e Ministério Público Eleitoral.”

O ministro esclareceu também que o horário eleitoral gratuito é veiculado obrigatoriamente na programação das emissoras via sinais de radiodifusão (broadcast), mas não há obrigatoriedade de transmissão via internet (streaming).

Quanto às supostas provas apresentadas pela coligação de Bolsonaro, Alexandre afirmou que os dados são inconsistentes. “No caso dos autos, conforme enfatizado, os autores nem sequer indicaram de forma precisa quais as emissoras estariam supostamente descumprindo a legislação eleitoral, limitando-se a coligir relatórios ou listagens de cunho absolutamente genérico e indeterminado.”

Alexandre também afirmou que a empresa contratada pela coligação não é especializada em auditoria e que a metodologia apresentada “adota o acompanhamento de programação de rádio captada pela internet (streaming), modalidade de transmissão que, como é sabido, não necessariamente veicula propaganda institucional obrigatória”.

Alexandre escreveu na decisão que “há, no entanto, uma clara confusão sobre a possibilidade de se utilizar um recurso dessa natureza, sem nenhuma verificação adicional de consistência, como se fosse uma ferramenta de auditoria. DIANTE DE DISCREPÂNCIAS TÃO GRITANTES, ESSES DADOS JAMAIS PODERIA SER CHAMADOS DE ‘PROVA’ OU ‘AUDITORIA”.

“Não restam dúvidas de que os autores — que deveriam ter realizado sua atribuição de fiscalizar as inserções de rádio e televisão de sua campanha — apontaram uma suposta fraude eleitoral às vésperas do segundo turno do pleito sem base documental crível, ausente, portanto, qualquer indício mínimo de prova, em manifesta afronta à Lei n. 9.504, de 1997, segundo a qual as reclamações e representações relativas ao seu descumprimento devem relatar fatos, indicando provas, indícios e circunstâncias.”

As cópias do processo também integrarão o INQ 4.874, que apura a existência de milícias digitais antidemocráticas.

Clique aqui para ler a decisão

Fonte : Conjur

TV Assembleia ultrapassa marca de 130 mil inscritos no YouTube

Publicado em: 26 de outubro de 2022

A TV Assembleia do Maranhão ultrapassou a marca de 130 mil inscritos no seu canal oficial no YouTube, pontuando, atualmente, entre as principais emissoras do estado com melhor desempenho nas redes sociais.

O crescimento da emissora na plataforma é 100% orgânico e resultado de uma série de iniciativas da Diretoria de Comunicação, como exibições de telejornal diário, reportagens especiais, programas, transmissões ao vivo das sessões plenárias, das audiências públicas e de eventos que são realizados na Casa legislativa.

O diretor de Comunicação da Assembleia Legislativa, jornalista Edwin Jinkings, atribui o excelente desempenho da TV Assembleia no YouTube à dedicação de toda a equipe de profissionais da emissora, que se esforça diariamente para oferecer conteúdo jornalístico de boa qualidade aos internautas.

“Alcançar esse público muito nos alegra. Isso é resultado, também, de um grande esforço da nossa equipe, que trabalha integrada e com muito profissionalismo. Quanto maior o alcance, mais levamos o nosso importante conteúdo para todo o Maranhão, outros estados brasileiros e a alguns países. Que venham mais seguidores”, afirmou Edwin Jinkings.

O número de visualizações de vídeos da TV Assembleia no YouTube cresceu tanto nos últimos anos que já ultrapassa mais de 23 milhões. Entre as reportagens mais assistidas no canal estão as intituladas “Agosto Dourado”, que incentiva o aleitamento materno, com quase cinco milhões de visualizações, e “Tesouros do MA: conheça o Ritual da Menina Moça”, que mostra a tradição da nação indígena Guajajara, com mais de três milhões de visualizações.

A diretora adjunta de comunicação, Silvia Tereza, também avalia que o profissionalismo e o alto nível de comprometimento de toda equipe da TV Assembleia são pontos positivos para o crescimento e o engajamento da emissora legislativa no YouTube.

Procon e Inmeq notificam postos de combustíveis

Publicado em:

Repasse de descontos de impostos, qualidade dos combustíveis, volumes entregues pelas bombas. Esses e outros itens estão sendo fiscalizados por equipes do Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon/MA) e do Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (Inmeq/MA) em postos de combustíveis do município de Balsas.

A ação conta também com a parceria da Polícia Militar no município. Até agora, nove estabelecimentos foram verificados e quatro deles autuados por apresentarem bicos de bombas de abastecimento com irregularidades.

“Estamos fiscalizando em todas as regiões do estado. Em Balsas, com a parceria com o Inmeq/MA e com a Polícia Militar, verificamos precificação, qualidade dos combustíveis, volumetria das bombas, com o objetivo de garantir o respeito ao consumidor e, nos casos em que estamos encontrando irregularidades, esses postos são autuados, os equipamentos interditados e, além de apresentarem justificativas ao Procon/MA, os estabelecimentos devem corrigir imediatamente os problemas verificados”, informou o presidente do Procon/MA, Ricardo Cruz.

Além de evitar fraudes a ação também verifica a documentação fiscal dos postos.

“Essa ação tem como objetivo combater as fraudes e irregularidades, defendendo a boa relação comercial, fiscalizar a quantidade de combustível, além de verificar se os locais (postos de combustíveis) atendem especificações de qualidade e a regularização da documentação fiscal do estabelecimento”, explicou a presidente do Inmeq/MA, Karina Fonseca Lima.

As equipes do Procon/MA e Inmeq/MA estão fiscalizando cerca de 20 postos de combustíveis no município de Balsas. Desses, nove já receberam a visita dos órgãos.

Nos testes de volumetria realizados pelo Inmeq/MA, quatro bicos de abastecimento, disponíveis em quatro estabelecimentos diferentes, apresentaram irregularidades, fornecendo combustível em menor quantidade do que era pago pelos consumidores. Além da interdição dos bicos, os postos foram autuados e notificados a resolverem o problema. Eles terão prazo legal para responder aos órgãos de fiscalização e, após a análise da defesa, poderão ser sancionados com multa ou outras punições.

Na ação também são realizados testes de qualidade, verificados o correto e seguro funcionamento dos equipamentos, e o respeito a outras normas relacionadas a direitos básicos do consumidor. As equipes do Procon/MA e Inmeq/MA pedem, ainda, a comprovação sobre o repasse de descontos, como os da alíquota do ICMS para combustíveis no Maranhão.

A ação conjunta já teve outras edições e percorre municípios em todo o Maranhão. Consumidores que presenciarem irregularidades podem denunciar ao órgão de defesa por meio do site www.procon.ma.gov.br ou aplicativo VIVA Procon.

MPF pede condenação de ex-prefeito de Barra do Corda, Eric Costa

Publicado em:

BARRA DO CORDA: Prefeito Eric Costa é suspeito de promover licitação  irregular de quadras esportivas | Folha do Bico

O Ministério Público Federal entrou com uma ação na Justiça e pede a condenação do ex-prefeito de Barra do Corda, Wellryk Oliveira Costa da Silva, mais conhecido como Eric Costa (PSD).

O pedido é baseado em supostos crimes de responsabilidade e também por Eric ter deixado de prestar contas da aplicação de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) na construção de uma quadra escolar no Povoado Cajazeira que nunca foi entregue.

O valor total que não teve prestação de contas é de R$ 509.995,93 e o MPF pede que toda a quantia seja devolvida aos cofres públicos. Caso Eric seja condenado, poderá cumprir até três anos de prisão pelo crime de responsabilidade.

Ao g1, o ex-prefeito Eric Costa, que foi eleito deputado estadual nas eleições de 2022, afirmou que não foi notificado do processo e que vai provar sua inocência.

“Antecipo que foi devidamente prestado contas do recurso em questão, procedimento realizado na plataforma do próprio Ministério da Educação, no que diz respeito a obra, está a execução física está superior ao valor disponibilizado pelo Ministério da Educação. No exercício do direito do contraditório, apresentaremos toda a documentação comprobatória nos autos do processo. No mais, reitero que não fui notificado e que toda a defesa será posta nos autos quando da notificação. Confio na justiça, a verdade prevalecerá”, afirmou Eric.

Outras denúncias – Em abril, outra denúncia do MPF foi enviada e recebida pela Justiça Federal contra Eric Costa, desta vez por não repassar as contribuições dos servidores públicos ao INSS.

As irregularidades teriam sido feitas de 2015 a 2017. Na época, o MPF diz que Eric teria se apropriado e sonegado as contribuições devidas à Previdência Social, cujos valores, somados, resultam em cerca de R$ 40 milhões. Ao g1 Maranhão, Eric Costa afirmou que o fato narrado pelo MPF não existe.

“Esclareço que não tenho conhecimento da ação, mas tão logo seja notificado pela Justiça Federal apresentarei todos os esclarecimentos necessários, onde será demonstrado a inexistência do fato. Confio, primeiro em Deus e segundo na justiça, tendo convicção que tais fatos restarão esclarecidos. Esclareço ainda que não pratiquei ou compactuo com práticas ilícitas, imorais ou antirrepublicanas, procurando agir de forma transparente e em cumprimento ao ordenamento jurídico pátrio”, disse Eric, na época.

Enquanto prefeito, Eric também foi alvo de outras denúncias por improbidade administrativa. Em 2019, o Ministério Público disse que ele teria participado de em licitação irregular para construção de quatro quadras poliesportivas no valor de R$ 1.090.824,56.

Em outra denúncia, de 2018, o MP afirmou que foram encontrados erros na licitação e no contrato firmado entre o Município de Barra do Corda e a empresa R.L.Cruz Gráfica, para a prestação de serviços gráficos no valor estimado de R$ 2.417.518,00.

G1 Maranhão

Tiago Fernandes lança campanha de mobilização no MA, buscando ampliar a vacinação

Publicado em:

Ao longo das últimas semanas, o Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria Estadual de Saúde, liderada pelo Secretário Tiago Fernandes, está comandando uma grande mobilização estadual, com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal no Maranhão. No intuito de alcançar o maior público possível, o gestor lançou a Campanha Vacinação Pela Vida, mobilizando ainda a participação de outras pastas como Educação e Fundação da Criança e do Adolescente do Estado do Maranhão (Funac).

“Estamos comprometidos em ampliar a cobertura vacinal no estado, indo também para dentro das escolas, onde, além da vacinação, realizamos um trabalho de conscientização sobre a importância de manter a carteira atualizada, pois só assim conseguiremos mitigar o risco de reintrodução de doenças no nosso estado, a exemplo da poliomielite. Além disso, mobilizamos as nossas Regionais de Saúde a ampliar o acesso de toda a população à vacinação”, disse Tiago Fernandes.

Atualmente, no Maranhão, já foram aplicadas mais de 330 mil doses da vacina contra a poliomielite, o que corresponde a 72,02% da cobertura vacinal, quando o ideal preconizado pelo Ministério da Saúde é de 95%. Os dados indicam também baixa procura por vacinas contra doenças como meningite, hepatite A, sarampo, caxumba e rubéola, entre outras.

Na última sexta-feira (21), o debate sobre o cenário da vacinação no Maranhão foi levado aos municípios durante reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB/MA), na oportunidade, Tiago Fernandes orientou os gestores municipais a promoverem ações que ampliem o acesso à vacinação e, também, a informações acerca da importância da imunização.

Braide assina OS para construção de creche no bairro Recanto Verde

Publicado em:

A comunidade do bairro Recanto Verde, região Vila Itamar, Zona Rural de São Luís, aguardava com ansiedade a construção da creche de tempo integral que atenderá às crianças da comunidade. Na terça-feira (25), ocorreu a assinatura da Ordem de Serviço, em solenidade que contou com a presença do prefeito Eduardo Braide e autoridades municipais. As obras, que já estão em andamento, integram um pacote de seis creches cujas Ordens de Serviço o gestor assina no decorrer desta semana.

“A nossa gestão está presente na Zona Rural desde o começo, levando ações que melhoram a vida da nossa população. Aqui na Vila Itamar e Recanto Verde temos trazido diversas ações, mas nosso trabalho não estaria completo se não construíssemos a creche na qual nossas crianças tivessem o direito de estudar em uma unidade escolar e uma de tempo integral. Assim, muitas mães e pais poderão deixar seus filhos pela manhã e buscá-los no fim do dia, o que para nós é motivo de muita felicidade. Até sábado, assinaremos seis Ordens de Serviço para construir uma creche de tempo integral em São Luís. Isto demonstra nossa preocupação com a primeira infância e com o futuro das nossas crianças”, destacou o prefeito Eduardo Braide, que estava acompanhado da vice-prefeita, Esmênia Miranda, secretários e demais autoridades.

Na segunda-feira (24), o gestor assinou a Ordem de Serviço para obras na Vila Bacanga.

Nesta quarta (26), será a vez da comunidade do bairro Alexandra Tavares receber a comitiva municipal para a assinatura do documento. Ao longo da semana, recebem ainda as obras da Prefeitura de São Luís os bairros Residencial Santo Antônio, Cohab Anil IV e Conjunto São Raimundo. Ao todo, as seis creches terão capacidade para atender 700 crianças nos bairros nos quais estão localizadas, bem como adjacentes.

Para a dona de casa Suzana Veras, a construção da creche próxima de sua residência vai facilitar a educação do filho de 3 anos.

“A comunidade esperava estas obras há mais de três anos e com a construção vai melhorar a vida de toda a comunidade, facilitando a nossa vida. Com a creche eu vou poder buscar um emprego para ajudar nas despesas da casa já que somente meu marido trabalha. Estamos muito felizes”, disse.

A creche do Recanto Verde terá salas de administração e dos professores, fraldários, salas de atividades, amamentação, solário, sanitários acessíveis adultos (masculino e feminino), lactário com área de higienização pessoal, área de preparo de alimentos e lavagem de utensílios, bancada de entrega de alimentos prontos, copa para funcionários, lavanderia com balcão de recebimento e triagem de roupas sujas, bancada para passar roupas, tanques e máquinas de lavar e secar, rouparia com balcão de entrega de roupas limpas, vestiário masculino e feminino, cozinha com despensa, varanda de serviço e ainda sala multiuso e de pré-escola e almoxarifado.

De acordo com o secretário de Obras e Serviços Públicos (Semosp), David Col Debella, a previsão para o término das obras é de oito meses. “As obras de todas as creches ocorrem ao mesmo tempo. Trata-se de todo um esforço da gestão do prefeito Eduardo Braide para levar às comunidades estas obras”, disse o titular da Semosp. O valor da obra é de R$ 2.261.657,65 provenientes do Governo Federal e do Tesouro Municipal.

“A construção da Creche do Recanto Verde integra a política educacional do prefeito Eduardo Braide voltada para a proteção da primeira infância, com apoio às famílias. Aqui as crianças vão poder vivenciar suas primeiras experiências educacionais, que é uma etapa muito importante da educação e da vida do ser humano”, destacou a secretária de Educação, Caroline Marques.

Mãe de três filhos, Elielma da Silva aguarda com ansiedade o término das obras. “A creche perto de casa vai facilitar demais. Hoje, para termos acesso ao serviço temos de levar as crianças para outros bairros para poderem estudar e isso dificulta muito a nossa vida, principalmente de quem tem mais de uma criança. Agora, com a creche na comunidade estamos mais felizes”.

Estiveram presentes na assinatura da Ordem de Serviço da creche de tempo integral no Recanto Verde, os secretários Igor Almeida (Secom), Joel Nunes (Semus), Sérgio Mota, controlador-geral do Município e Dilmar Araújo, subprefeito da Zona Rural, Flávio Foguinho (coordenador da Zona Rural). A subdefensora Pública do Estado do Maranhão, Cristiane Marques, os vereadores Marlon Botão (PSB) e Manoel Filho (Avante) e o diretor geral da CCG Construções, César Roberto Pereira.

MOB expande linhas semi urbanas na Avenida General Arthur Carvalho

Publicado em:

A MOB (Agência de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos), em reunião com lideranças, anunciou a ampliação de linhas semi urbanas ao longo da Avenida General Arthur Carvalho, sobretudo onde compreende bairros e condomínios de São José de Ribamar.

A reivindicação atendida pelo presidente da MOB, Gilberto Lins, aconteceu logo após uma primeira reunião com o jornalista Matias Marinho, na semana passada.

Na manhã desta terça- feira, foi a vez de alinhar as necessidades das localidades com a presença da própria comunidade na sede da MOB, em São Luís.

“Na visita à MOB na semana passada, com a bancada do programa Xeque-Mate, também aproveitei para levar ao presidente Gilberto Lins às problemáticas do abastecimento de linhas semi urbanas ao longo da Arthur Carvalho, e hoje as lideranças puderem expor suas angústias e procurar soluções junto ao Governo do Maranhão”, disse jornalista Matias Marinho que esteve acompanhado de lideranças que representam mais de 2000 famílias.

“O papel da Agência é bem servir a população. Precisamos desse diálogo sempre para saber como os serviços públicos estão sendo oferecidos”, frisou o presidente da MOB, Gilberto Lins.

Reivindicações – As duas principais demandas na questão do abastecimento do transporte público na região foi, primeiro, com a oferta e demanda de ônibus para os bairros que margeiam a avenida intermunicipal Arthur Carvalho.

Segundo, a construção de novos abrigos de ônibus. Com o aumento do número de abrigos, os usuários de transporte público esperam ter além de mais conforto, também mais segurança.

“Estamos aqui pela melhoria do transporte público da General Arthur Carvalho contemplando, inclusive, São José de Ribamar. Ficamos felizes em poder levar boas notícias, em nossos pedidos serem atendidos. Tanto na questão de mais ônibus quanto na questão dos abrigos que é uma solicitação de já muito tempo por nós, moradores, dessa região”, disse Elines Rodrigues, uma das lideranças presentes.

Após ouvir as demandas dos moradores, o presidente Gilberto Lins se comprometeu com a comunidade.

“Verificamos a possibilidade, sim, de atender aos pleitos e estaremos atendendo já a partir da próxima semana, mais tardar em 15 dias. Colocando mais ônibus para atender a região. Também a questão das paradas de ônibus também estamos analisando vamos analisar as questões técnicas levando em conta a questão da segurança”, assegurou Gilberto Lins.

Brandão inaugura importantes obras nas cidades de Humberto de Campos, Cachoeira Grande e Axixá

Publicado em:

Colégio Militar, Escola Municipal, praças e balneário foram algumas das obras inauguradas pelo Governo do Estado, nesta terça-feira (25), nas cidades de Humberto de Campos, Cachoeira Grande e Axixá.

Os equipamentos públicos fazem parte das ações com foco em potencializar a educação, garantir melhor qualidade de vida e, também, ofertar melhores espaços de lazer destinados à população maranhense.

Na cidade de Humberto de Campos, a gestão estadual entregou o Colégio Militar do Corpo de Bombeiros. Localizado na rua Nova, Bairro São Bernardo, a unidade educacional passou por ampla mudança estrutural e melhoria no ensino.

“Com o Colégio Militar tivemos uma melhoria no ensino. Aqui não aprendemos somente as disciplinas da carga horária, mas aprendemos sobre Atendimento Pré-Hospitalar e primeiros socorros que nos ajuda bastante”, contou Rosa Thaylanne, estudante do 9º ano do Colégio Militar.

O secretário de Segurança Público do Maranhão, coronel Silvio Leite, falou que a meta é dobrar o número de Colégios Militares no estado. “O governador Carlos Brandão tão logo ao assumir o governo implementou uma meta no sistema de segurança pública, que é de dobrar o número de colégio militares. Segurança pública não é somente viatura, armamento e colete, é também ajudar na educação do nosso estado”, pontuou ele.

Em 23 de março deste ano, foram iniciadas as atividades presenciais já com o formato e rotinas de escola militar. O Colégio Militar, em Humberto de Campos, conta com 272 alunos e possui sala de recurso para educação especial.

“Inauguramos essa escola em parceria com o município. Isso vai garantir o futuro deles. Eu fico muito feliz porque a gente está preparando esses jovens para que eles possam ganhar a sua vida sendo advogados, médicos, enfermeiros. Só a educação vai mudar a vida desses jovens”, destacou o governador Carlos Brandão.

Cachoeira Grande

Em Cachoeira Grande, a população foi contemplada com a inauguração da Escola Municipal Dom Pedro II, localizada no Povoado Santo Antônio Napoleão. No município também foi entregue uma Praça da Família, kits esportivos e motores rabeta.

“Inauguramos em Cachoeira Grande uma Escola Digna e uma belíssima praça. Uma praça que é de todos, independente da questão política partidária. Todos vão frequentar essa praça. A praça deixou a cidade mais bonita e as pessoas com mais opções de lazer”, disse o governador Carlos Brandão.

O prefeito de Cachoeira Grande, Cesar Castro, falou da felicidade de entregar importantes obras à população. “Me sinto muito feliz em entregar a Praça da Família e também mais uma Escola Digna. Já fomos contemplados com três Escolas Dignas. Então, só temos a agradecer ao governador Carlos Brandão por deixar Cachoeira Grande melhor, mais bela”, destacou ele.

Axixá

A agenda em Axixá foi extensa e contou com a inaugurações, entregas e vistorias. Na oportunidade, foram inauguradas as Praça da Família, no povoado Burgos, e a Praça Pública, no povoado Belém.

Em ambas as praças foram feitos serviços como o de limpeza e capina, serviços de terraplanagem, execução de piso de concreto e piso intertravado, de instalações elétricas, implantação de rampas de acessibilidade, pintura geral, construção de bancos, entre outros.

Também no município de Axixá teve a inauguração do Balneário Fonte Grande, localizado no povoado Centro Grande. A urbanização deste balneário recebeu um investimento de R$ 571.628,00 e contou com serviços como a construção de canteiros, calçadas, piso em concreto armado, instalação elétrica, seguido de ações de paisagismo e urbanização.

Em Axixá teve ainda a vistoria técnica ao Hospital Municipal, que está com 70% de obra concluída e as entregas de motores de rabeta, kits esportivos e roçadeiras.

Flávio Dino curtiu a postagem de Lula sobre não a reeleição…

Publicado em: 25 de outubro de 2022

O Globo mostra amplo favoritismo de Flávio Dino na disputa do Senado no MA  - Blog John CutrimBlog John Cutrim

Em publicação feita no perfil oficial do Twitter, o candidato à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT), acenou para sucessor ou para viabilização de terceira via, ao afirmar que “se eleito, serei um presidente de um mandato só”.

A mobilização do petista aponta para o investimento do PT em criar uma figura de sucessão a Lula que tenha o mesmo apelo ao público fiel ao partido. Também sinaliza para a possibilidade de uma candidatura competitiva da terceira via em futuras eleições. “Os líderes se fazem trabalhando, no seu compromisso com a população”, defendeu o ex-presidente.

E neste caso, quem curtiu muito esta postagem de Lula, foi o senador eleito Flávio Dino (PSB), considerado mais que um grande aliado do petista, mas também uma espécie de “queridinho”. Com certeza seu nome passa a fazer parte da lista de preferidos de Lula.

Mas é bom esperar a eleição, e até mesmo se Lula vencer, o que vai fazer…pois o atual presidente, Jair Bolsonaro chegou a dizer que ficaria só um mandato, e acabou gostando. Até porque o poder é algo fascinante, não é mesmo?