Evangélicos “estão sendo enganados” pelo bolsonarismo, afirma Joaquim Barbosa

Publicado em: 23 de outubro de 2022

Ex-presidente do STF, Joaquim Barbosa declara voto em Haddad

O ex-ministro do STF Joaquim Barbosa (foto) afirmou neste sábado (22) em suas redes sociais que muitos evangélicos “estão sendo enganados e ludibriados” pelo bolsonarismo nestas eleições.

“Sei que estou falando, conheço muita gente simples que está sendo intoxicada pela lenga-lenga bolsonarista, escreveu Barbosa no Twitter.

“Não misture fé com política, pois historicamente essa mistura sempre teve como resultado catástrofes sociais, guerras civis etc. Não se deixe iludir!”, acrescentou.

Barbosa, que declarou voto em Lula ainda no primeiro turno, foi relator do caso do mensalão no STF.

Como mostramos, o ex-ministro do Supremo foi convidado para participar de ato de campanha petista na próxima segunda-feira (24), em São Paulo. (Antagonista)

Prefeito de São Mateus anuncia candidatura à presidência da FAMEM

Publicado em:

Em meio a disputa do 2º turno da eleição para presidente, as movimentações seguem a todo vapor no Maranhão para a disputa da Assembleia Legislativa e também a FAMEM. Depois do anúncio do prefeito de Caxias, Fábio Gentil, que deseja concorrer de novo a presidência, eis que surgem mais candidatos.

O prefeito de São Mateus, Ivo Rezende (PSB), utilizou as redes sociais para anunciar que colocou seu nome para a disputa da presidência da Famem.

“Dialoguei nos últimos dias com colegas prefeitos de todas as regiões do estado e fui estimulado a concorrer ao cargo de Presidente da FAMEM, biênio 2023-2024. Aceitei o desafio. Vamos interagir para construir uma pauta do coletivo , com parcerias, em todas as esferas e instituições, a fim de fortalecer o municipalismo”, afirmou o prefeito de São Mateus, que é aliado do governador Carlos Brandão.

Só que, o governador Carlos Brandão já avisou à todos, que só vai tratar de eleições locais após o resultado da eleição do Lula. Então, segue o jogo!

Sarney se manifesta em defesa do Supremo Tribunal Federal

Publicado em:

 

José Sarney: falar de literatura sim. Já de política, não mais | Brasil |  EL PAÍS Brasil

O Supremo Tribunal Federal nunca faltou à Nação. É sobretudo nos momentos difíceis como o que vivemos que ele assegura os direitos humanos, individuais, difusos e sociais, o Estado de Direito, o governo das liberdades e sobretudo a democracia, que não existe sem a Justiça. Fui o orador do Centenário do STF e ressaltei que Machado de Assis dizia que sua vitaliciedade dava à Casa uma consciência da duração perpétua, responsável que fora, era e é pela unidade nacional.

Na sofrida história brasileira foram fechados o Executivo e o Legislativo, nunca o Judiciário. Rui Barbosa declarou: “eu instituo esse Tribunal venerando, severo, incorruptível guarda vigilante desta terra”.

A estrutura do País repousa sobre o Supremo Tribunal Federal que será sempre a base da democracia e da liberdade.

Minha solidariedade à Suprema Corte e a seus Ministros, que zelam pelas instituições.

Sem um Supremo forte e íntegro não há democracia e os direitos individuais desaparecem.

Devemos nos reunir todos, sem partidarismo ou ideologia, e prestigiar o Supremo Tribunal Federal. É ele que guarda a Constituição, nossa garantia como Nação democrática.

José Sarney

Mais uma vez! Prefeito Eduardo Braide garante gratuidade do transporte para o 2º turno das Eleições

Publicado em: 22 de outubro de 2022

Eduardo Braide – UPAON-AÇU NEWS

Assim como foi no 1º turno das Eleições, o prefeito Eduardo Braide anunciou neste sábado (22), que o transporte público será gratuito em São Luís durante o 2º turno das eleições para presidente da República.

De acordo com Braide, o serviço gratuito no transporte público vai funcionar de 0h até 22h do domingo (30).

“Atenção, pessoal! Assim como no 1° turno, o transporte público de São Luís será gratuito no domingo (30), durante o 2° turno das eleições. O serviço estará disponível de 0h até 22h. Boa votação a todos!”, disse Braide.

Piloto de Avião maranhense lança livro “Caixa Preta” no São Luís Shopping

Publicado em: 21 de outubro de 2022

A obra da pilota e psicanalista Joseana Sousa é um mergulho profundo na mente inconsciente trazendo inteligência emocional e autoconhecimento

“Os acidentes que mudaram a trajetória de uma vida”, é o que já revela o subtítulo do livro Caixa Preta, da autora Joseana Sousa, que também é especialista em desenvolvimento humano. O lançamento da peça, juntamente com a palestra sobre Constelação Sistêmica, na livraria AMEI no São Luís Shopping, em 21/10, a partir das 19h, marcam um ponto de sucesso nessa rota traçada com base na superação e na resiliência.

“A ideia é apresentar para as pessoas uma ferramenta guia para ser uma versão melhor de si, para alcançar os resultados almejados na vida pessoal e profissional. Mostrar como a dinâmica das constelações podem ajudar a trazer clareza dos nossos porquês”, relata Joseana. Ela que atua como mentora e coach, tem por objetivo ser um canal de transformação para  mulheres que estão em busca de uma vida com significado, com plenitude e amor próprio. Ela teve sua vida virada de ponta a cabeça ao perder sua base familiar ainda na adolescência, e conseguiu com determinação alcançar uma vida melhor, e hoje ajuda a realizar os desejos além das circunstâncias.

A Mentoria Caixa Preta é um pacote de encontros, análises, aulas e guiamentos baseados nesta experiência de vida, um aprofundamento das teorias e vivências descritas no livro, onde Joseana te guia para que você perceba a vida que tem hoje, a vida dos teus sonhos, e qual o caminho a percorrer para alcançar isso. Te trazendo consciência de quem você é, respeitando quem você é e suas características como fazer para ter o que deseja. É um convite à introspecção ao mesmo tempo que torna cada um mais aberto ao mundo e suas oportunidades.

O convite se estende a todos que desejam conhecer mais de si, que buscam crescimento e desenvolvimento pessoal. A livraria será o ponto de encontro destas energias positivas de mudança. Quem quiser conhecer o trabalho da profissional, tirar suas dúvidas, aprender e transformar adversidades em oportunidades, “sinta o chamado e venha fazer parte desse grupo que faz a diferença, assuma o comando da própria vida, receba a força dos que vieram antes e faça a diferença para os que virão depois”, convida Joseana.

Serviço: Lançamento Livro Caixa Preta | Palestra Constelação Sistêmica

Data e horário: 21/10,  das 19:00 às 21:30

Local: Livraria AMEI, São Luís Shopping (Av. Prof. Carlos Cunha, 1000, Jaracaty, São Luís-MA)

Entrada gratuita

Joseana Sousa

Pilota de avião, psicanalista e especialista em desenvolvimento humano

(27) 99919-1108

Instagram: @joseanasousa

Eleições 2022: Governador Brandão vai garantir transporte gratuito no 2º turno

Publicado em:

Nesta sexta-feira (21), o governador Carlos Brandão anunciou a gratuidade nos transportes intermunicipais, visando garantir condições para que o eleitor maranhense possa exercer o direito ao voto neste 2º turno das eleições que ocorrem no próximo dia 30.

A determinação do governador assegura a gratuidade nos dias 29, 30 e 31, até 12h, conforme portaria que será editada pela MOB. A ação inclui a travessia de ferryboat para vans e ônibus intermunicipais para a Baixada, as lanchas para Alcântara, assim como o transporte intermunicipal na Grande Ilha, em Imperatriz e região.

“Esta decisão está em sintonia com a orientação do TSE, que tem como objetivo facilitar o acesso da população aos locais de votação. Vote, participe, faça a sua parte. Ajude a fortalecer a democracia”, comunicou o governador Carlos Brandão, via Twitter.

Decisão do Supremo Tribunal Federal

O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou a decisão do ministro Luís Roberto Barroso tomada no âmbito da ADPF 1013, que considera o oferecimento do transporte gratuito como um auxílio à garantia constitucional do direito de voto.

A deliberação atendeu a um pedido de esclarecimento em prevenção a punições eleitorais ou por improbidade a agentes públicos e às concessionárias.

Importância do voto

A medida adotada pelo governador Carlos Brandão, em cumprimento à determinação do STF, garante aos maranhenses o direito de votarem e a realização de um processo eleitoral livre na escolha de quem irá ocupar o cargo de maior relevância e influência na vida direta dos brasileiros.

A iniciativa assegura, ainda, a redução da abstenção eleitoral e permite com que os maranhenses tenham o livre exercício do voto em iguais condições.

CNJ mantém aposentado juiz Márcio José do Carmo Matos Costa do TJMA por violação a deveres funcionais

Publicado em:

Juiz aposentado compulsoriamente pegou a penalidade mais grave aplicada  pelo Judiciário - O Informante

Plenário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) manteve, em julgamento realizado na última terça-feira (18/10), a pena de aposentadoria compulsória aplicada pelo Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) ao juiz Márcio José do Carmo Matos Costa. Por unanimidade, os conselheiros negaram a tentativa do magistrado de reverter a punição sancionada em 2020, como resultado de um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) aberto pela Corregedoria-Geral da Justiça maranhense.

O voto do relator da Revisão Disciplinar 0000881-35.2022.2.00.0000, conselheiro Vieira de Mello Filho, listou 11 atitudes consideradas imprudentes do juiz, de acordo com os fatos levantados em sete processos analisados pela Corregedoria-Geral do TJMA. Segundo o relator, o conjunto das violações a deveres funcionais inclui uso abusivo e indiscriminado do sistema Bacenjud, envio de consultas e ordens a bancos na facilitação de acesso de informações protegidas por sigilo bancário, captura de ativos financeiros, autorização de levantamento de recursos de forma antecipada, indevida ou com justificativa diferente da apresentada, entre outras.

Um dos primeiros casos em que se investigou o envolvimento do magistrado data de 2015, quando o juiz mostrou indiferença quanto ao ajuizamento na 3ª Vara Cível de São José de Ribamar de “inúmeras ações relacionadas a herança de alto monte deixada por pessoas falecidas nas mais variadas e distantes cidades do país”.

Na ocasião, o juiz determinou o levantamento indevido de cerca de R$ 3 milhões da herança de uma freira falecida no Rio de Janeiro. O valor deveria ter sido destinado à Associação São Vicente de Paula, de acordo com os autos do processo. Como o magistrado alegou não ter conhecimento de fraude e tomou providências para a destinação correta dos valores, ele acabou absolvido à época pelo TJMA, que acolheu a tese de boa-fé na conduta de Matos Costa.

No entanto, anos mais tarde, o juiz voltaria a ser investigado por repetir a condução negligente e imprudente de processos. “O que fundamentou também a dosimetria da pena pela aposentadoria compulsória foi a negligência reiterada no cumprimento dos deveres da magistratura, em vista da quantidade de feitos que o magistrado agiu sem o cuidado mínimo exigido à função, bem como em razão de já ter sido investigado anteriormente pelos exatos mesmos fatos”, afirmou Vieira de Mello Filho.

Braide assina titulações de mais de 500 professores da Rede Pública de Ensino de SLZ

Publicado em:

SEMAD | Secretaria Municipal de Administração

O prefeito Eduardo Braide anunciou nas redes sociais, que,  assinou as titulações de mais de 500 professores da rede municipal de ensino de São Luís.

Braide ainda assegurou que a medida garante o pagamento ainda retroativo ao mês de outubro.

“Meu compromisso com vocês segue firme. Muito obrigado pela dedicação de cada um!”, afirmou Braide.

Ataques de conselho evangélico a Eliziane são “intolerância bolsonarista”, diz Lula

Publicado em: 20 de outubro de 2022

Lula descarta carta a evangélicos e diz que não antecipará nomes para  economia | CNN BrasilLula (PT) chamou de “inaceitáveis” os ataques à senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) e os atribuiu à “intolerância bolsonarista”.

Reflexo da intolerância bolsonarista que tenta invadir o ambiente sagrado das igrejas evangélicas. Minha solidariedade à senadora e aos evangélicos que estão sofrendo pressão”, disse Lula. A manifestação dele foi reproduzida nas redes sociais do candidato.

Na manhã desta quinta (20) o Conselho Político da Convenção Estadual das Assembleias de Deus do Estado do Maranhão (Ceadema) divulgou uma nota de repúdio na qual afirma que a postura da parlamentar é “incompatível com o Evangelho”. Ela é evangélica da Assembleia de Deus e esteve à frente da construção e divulgação da Carta aos Evangélicos.

O documento petista dirigido a fiéis de igrejas protestantes defende o voto no PT e destaca ações dos governos Lula e Dilma Rousseff em prol dos evangélicos.

A senadora Eliziane solicitou ao conselho político que retirasse a nota das redes sociais. “Como membro desta igreja, nascida no Evangelho, professora da EBD e crente em Jesus, peço humildemente que a carta de repúdio seja retirada de circulação”, escreveu em ofício remetido ao Cedema. (Antagonista)

São Luís mantém alta e registra 68% na taxa de ocupação hoteleira em setembro

Publicado em:

Os dados do turismo em São Luís têm sido muito positivos neste ano de 2022. A cidade tem alcançado números que batem recordes não só em relação ao ano de 2019 (pré-pandemia), mas também em comparação aos últimos 20 anos. A pesquisa da Prefeitura de São Luís, realizada por meio do setor de Análise Mercadológica da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), apontou que foi registrado 68% da taxa de ocupação hoteleira no mês de setembro. Esse número foi superado somente no ano de 2010.

Vale lembrar que a taxa média de ocupação hoteleira do primeiro semestre de 2022 foi a maior desde o início da série histórica, em 2002. “Estamos trabalhando muito na promoção de São Luís para o público final, agentes de viagem, operadores de turismo e imprensa especializada. Das redes sociais aos eventos nacionais e internacionais do turismo, o destino São Luís está presente para mostrar como aproveitar uma viagem para a cidade”, explicou Saulo Santos, secretário municipal de Turismo.

Participaram da pesquisa os estabelecimentos cadastrados no Sistema de Cadastro de Pessoas Físicas e Jurídicas (Cadastur), o que reflete o potencial da capital maranhense em relação ao setor turístico.

Outras informações sobre o destino São Luís estão disponíveis no site www.turismosaoluis.com. O turismo também conta com perfis nas redes sociais Facebook (Turismo São Luís) e Instagram (@turismo.saoluis). Os perfis ressaltam as belezas de São Luís para os visitantes do mundo inteiro.