Governador Carlos Brandão esclarece atendimento nos Restaurantes Populares

Publicado em: 20 de outubro de 2022

O governador Carlos Brandão (PSB) em entrevista concedida ao jornalista Jorge Aragão da Rádio Mirante AM, esclareceu o que houve em relação aos Restaurantes Populares. Brandão afirmou, categoricamente, que não existe mais nenhum problema quanto ao funcionamento dos restaurantes populares no estado.

Ontem, ‘alguns apressados’ trataram de disseminar a informação que estariam sendo fechados, coisa que foi desmentida pelo próprio governador na Mirante AM.

“Tivemos problemas com um único fornecedor, mas já foi totalmente resolvido e todos  os Restaurantes Populares retomaram funcionamento. Importante enfatizar que mais de 90% da rede continuou em operação e pleno funcionamento”, esclareceu.

O governador Carlos Brandão fez questão de citar que, ele e o ex-governador Flávio Dino implantaram 170 unidades do Restaurante Popular por todo o estado ao valor simbólico de 1 real por refeição.

 

Eleição da Alema: Othelino Neto recebe o apoio de Márcio Jerry, presidente do PC do B

Publicado em:

Othelino e Márcio Jerry intensificam articulações de reforço nas campanhas de Lula, Flávio Dino e Brandão - Blog John CutrimBlog John Cutrim

O deputado federal Márcio Jerry, presidente estadual do PCdoB, em entrevista ao Imirante, nesta quinta-feira (20), falou a respeito da discussão no que se refere a eleição da próxima Mesa Diretora da Assembleia:

“Embora o nosso partido tenha definido apoio ao atual presidente, reconhecemos a experiência que habilita o deputado Arnaldo Melo a pleitear novamente a presidência da Assembleia. Vamos dialogar com as forças políticas da Casa e defender a nossa posição”.

Eliziane responde ataque da Ceadema por apoiar Lula no segundo turno

Publicado em:

CEADEMA emite nota de repúdio contra senadora Eliziane Gama por apoio a  Lula - JM Notícia

Após declaração de apoio ao Lula no segundo turno, a Senadora Eliziane Gama (Cidadania) foi alvo de ataques de um grupo de evangélicos apoiadores de Bolsonaro e de uma nota de repúdio da Convenção Estadual das Igrejas Evangélicas Assembleias de Deus no Maranhão – CEADEMA.

A senadora, que é legitimamente uma representante dos evangélicos, respondeu aos ataques por meio de nota:

Sobre nota do Conselho Político da CEADEMA

Uma das primeiras ações de Deus na criação do homem e da mulher registrada no livro de Gênesis (1.27, 28) foi dar a eles a liberdade de escolha. Desde o Éden, Deus dá a todos a possibilidade de fazer escolhas e as respeita.

A primeira grande escolha da minha vida foi aceitar a Jesus como meu único e suficiente Salvador. Nos meus 16 anos de vida pública, a minha grande escolha foi permanecer na defesa da vida, dos valores cristãos e na proteção dos mais vulneráveis.

O ser humano não pode ter sua conduta avaliada em partes, mas na sua plenitude. Se alguém desejar se colocar como juiz das minhas ações precisa reconhecer que como parlamentar sempre lutei na defesa da vida e da família, contra o aborto, contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, contra a legalização das drogas, contra a tortura, contra a violência etc.

Peço ao conselho político da Convenção Estadual das Igrejas Evangélicas Assembleias de Deus no Maranhão – CEADEMA que pontue se houve algum momento que votei contra os valores cristãos, não só no meu mandato de senadora, mas nos meus 16 anos de vida pública. Tenho certeza de que não encontrará, pois nunca me corrompi e tenho meu trabalho no Legislativo pautado nas bem-aventuranças de Cristo.

Meus posicionamentos políticos não mudaram, nem o partido político que faço parte mudou. Fui eleita com o apoio da igreja no Maranhão para deputada estadual, deputada federal e senadora pelo PPS, que hoje é o Cidadania. Tanto o meu partido como o grupo político que faço parte declararam apoio ao candidato Luiz Inácio Lula da Silva.

É bom registrar, que ao longo da história política brasileira vários líderes e convenções eclesiásticas já declararam apoio ao presidente Lula e não foram excluídos, intimidados ou rechaçados das suas comunidades religiosas.

Por isso, peço que a minha liberdade não seja tolhida e meu direito de escolha não seja alvo de tentativas intimidatórias. Fico triste porque são essas ações que têm aumentado o número de desigrejados em todo país.

A decisão do grupo político que faço parte não fere valores cristãos e muito menos os compromissos que assumi quando assinei o regimento interno do conselho político da CEADEMA.

Como membro desta igreja, nascida no Evangelho, professora da EBD e crente em Jesus, peço humildemente que a carta de repúdio seja retirada de circulação, pois representa um ataque contra a minha liberdade como cristã, parlamentar e cidadã.

Fraternalmente em Cristo,

Senadora ELIZIANE GAMA
(CIDADANIA/MA)

Ex-ministra Marina Silva sai em defesa de Eliziane Gama após Carta de Repúdio da Igreja Assembleia de Deus

Publicado em:

A ex-ministra e também evangélica, Marina Silva (Rede), se pronunciou em solidariedade e apoio à Senadora Eliziane Gama (Cidadania), nessa quarta-feira (19), após tomar conhecimento da ‘nota de repúdio’ da Assembleia de Deus no Maranhão, depois que a senadora maranhense se posicionou em apoio à candidatura de Lula à presidência da república.

“Bolsonaro e o bolsonarismo atingiram com ferida de morte as comunidades religiosas. Isso é ultrajante! É assédio religioso..”, disse Marina Silva.

O conselho político da Convenção Estadual das Igrejas Evangélicas Assembléia de Deus no Maranhão (CEADEMA) divulgou, nessa quarta-feira, nota de repúdio contra a senadora Eliziane Gama (Cidadania) pelo fato da parlamentar ter declarado apoio à candidatura do ex-presidente Lula, do PT, ao Palácio do Planalto.

A nota, assinada pelo pastor Antonio Valbert Alves Silva, coordenador do referido conselho, afirma que o posicionamento de Eliziane vai na contramão do que foi definido pela Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB) e pela própria CEADEMA, que já haviam declarado apoio a reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL).

“A senadora Eliziane Gama, desde o início do seu mandato, tem dado sinais claros, através de discursos e posicionamentos, da falta de compromisso com a CEADEMA, inclusive com os termos assinados pela senadora, quando da homologação da sua pré-candidatura ao Senado Federal. É público e notório que a grande maioria dos posicionamentos da senadora caminha na direção contrária ao que a CEADEMA defende e acredita”, diz trecho do comunicado.

 

TJMA apresenta proposta orçamentária do Judiciário para 2023

Publicado em: 19 de outubro de 2022

Foto colorida mostra o presidente do TJMA, desembargador Paulo Velten, e integrantes do Judiciário, durante anúncio da proposta orçamentária do Judiciário para 2023. Eles estão sentados em à mesa de direção dos trabalhos do Órgão Especial do TJMA. Foto: Ribamar Pinheiro.

O Tribunal de Justiça do Maranhão apresentou a proposta orçamentária do Judiciário estadual para o ano de 2023, durante a sessão administrativa do Órgão Especial, nesta quarta-feira (19). O valor projetado é de R$ 1.969.229.000,00. O presidente do TJMA, desembargador Paulo Velten, destacou que 66% do orçamento do Poder Judiciário será destinado para o primeiro grau de jurisdição, atendendo a uma determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que pede a priorização da Justiça de 1º Grau.

Em comparativo com a lei orçamentária aprovada para 2022, a proposta orçamentária para 2023 teve um acréscimo de 16,87%. “Nós estamos fazendo a distribuição equânime do orçamento do Tribunal, para que a gente possa cumprir a nossa tarefa da melhor forma possível”, frisou o presidente.

O desembargador Paulo Velten também se dirigiu aos servidores e servidoras – no mês em que se comemora a Semana e o Dia do Servidor – para dizer que todo o esforço da Presidência do Tribunal e da Corte, como um todo, tem sido feito para que se possa criar as melhores condições possíveis de trabalho. Registrou que, na sessão passada, foram anunciados acréscimos dos auxílios de alimentação, saúde, creche e bolsa para os servidores (as), acrescentando, nesta quarta, o anúncio da conversão em pecúnia de 45 dias de licença-prêmio por assiduidade não gozada.

“Estamos fazendo todo o esforço para valorizar o trabalho e o compromisso de nossos servidores”, concluiu o presidente.

Othelino acompanha Brandão na entrega de escolas e Praça da Família em Guimarães

Publicado em:

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), acompanhou o governador Carlos Brandão (PSB), nesta quarta-feira (19), em uma série de inaugurações no município de Guimarães. Foram entregues à população as obras de reforma e modernização do Colégio Militar 2 de Julho e do Centro de Ensino Nossa Senhora da Assunção, além de uma Praça da Família.

Na ocasião, Othelino Neto destacou a importância dos investimentos em educação para os jovens vimarenses, bem como da Praça da Família, proporcionando mais uma opção de lazer à população.

“Parabéns à cidade de Guimarães por ter recebido, hoje, tantas obras importantes. Certamente, ainda receberá muito mais benefícios do Governo do Estado. A forma que o governador Carlos Brandão tem de agradecer ao município pela ampla votação em sua eleição, é entregando obras e equipamentos que serão utilizados pela população vimarense”, assinalou o parlamentar.

O governador Carlos Brandão disse que também foram inauguradas, simultaneamente, obras em outros seis municípios da Baixada Maranhense. O chefe do Executivo maranhense fez, ainda, a entrega simbólica de máquinas agrícolas e kits esportivos para Guimarães.

“O nosso governo continua trabalhando, entregando obras e ações em todo o Maranhão. O nosso compromisso é dar continuidade às boas ações e seguir avançando. Até o final do ano, muito mais obras serão entregues aos nossos maranhenses”, declarou.

Durante o ato, Othelino e Brandão também garantiram à população de Guimarães a possibilidade de converter a estrada vicinal de acesso à Praia de Araoca, importante ponto turístico da cidade, em rodovia estadual, para facilitar os investimentos em pavimentação e, assim, gerar desenvolvimento, emprego e renda ao município.

Othelino acompanha Bandão na entrega de escolas e Praça da Família em Guimarães

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), acompanhou o governador Carlos Brandão (PSB), nesta quarta-feira (19), em uma série de inaugurações no município de Guimarães. Foram entregues à população as obras de reforma e modernização do Colégio Militar 2 de Julho e do Centro de Ensino Nossa Senhora da Assunção, além de uma Praça da Família.

Na ocasião, Othelino Neto destacou a importância dos investimentos em educação para os jovens vimarenses, bem como da Praça da Família, proporcionando mais uma opção de lazer à população.

“Parabéns à cidade de Guimarães por ter recebido, hoje, tantas obras importantes. Certamente, ainda receberá muito mais benefícios do Governo do Estado. A forma que o governador Carlos Brandão tem de agradecer ao município pela ampla votação em sua eleição, é entregando obras e equipamentos que serão utilizados pela população vimarense”, assinalou o parlamentar.

O governador Carlos Brandão disse que também foram inauguradas, simultaneamente, obras em outros seis municípios da Baixada Maranhense. O chefe do Executivo maranhense fez, ainda, a entrega simbólica de máquinas agrícolas e kits esportivos para Guimarães.

“O nosso governo continua trabalhando, entregando obras e ações em todo o Maranhão. O nosso compromisso é dar continuidade às boas ações e seguir avançando. Até o final do ano, muito mais obras serão entregues aos nossos maranhenses”, declarou.

Durante o ato, Othelino e Brandão também garantiram à população de Guimarães a possibilidade de converter a estrada vicinal de acesso à Praia de Araoca, importante ponto turístico da cidade, em rodovia estadual, para facilitar os investimentos em pavimentação e, assim, gerar desenvolvimento, emprego e renda ao município.

Segurança Pública define planejamento para segundo turno das eleições no MA

Publicado em:

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-MA) definiu estratégias para serem executadas durante o segundo turno das eleições, no Maranhão. Nesta quarta-feira (19), comandantes das unidades de policiamento da Região Metropolitana de São Luís reuniram no Auditório Coronel Bazola, no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), bairro Calhau, para firmar as operações e organização da segurança na data. A votação do segundo turno será dia 30 de outubro.

Na ocasião, foi apresentado o planejamento estratégico, seus desdobramentos e as diretrizes do Comando Geral da PMMA que serão repassados aos policiais. Entre as medidas já definidas, está o destacamento de militares para reforço da segurança nos municípios do interior, seguindo planejamento coordenado e já elaborado pelas equipes do serviços de Inteligência da Segurança  Pública, comando da PMMA e representantes do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA).

O comandante-geral da PMMA, coronel Emerson Bezerra destacou a importância da reunião de planejamento. “Nessa reunião, repassamos diretrizes da segurança pública, no que refere ao segundo turno nas eleições. O primeiro turno foi de muito êxito e vamos utilizar o mesmo planejamento para esta segunda etapa. Estaremos de prontidão antes, durante e após as eleições”, informou.

De acordo com a apresentação do plano de segurança para o segundo turno das eleições, a estratégia é repetir as diretrizes executadas no primeiro turno, informou o comandante-geral, Emerson Bezerra. Todo o efetivo vai estar empenhado na operação eleições. A partir do dia 25, as tropas começam a ser enviadas a pontos estratégicos no interior do estado. Aeronaves estarão disponíveis para facilitar o deslocamento e solucionar ocorrências nestas cidades.

Serão 16 equipes, cerca de 2.5 mil militares, enviados aos municípios do interior, para sanar conflitos relacionados às eleições. No dia das eleições, 30 de outubro, a Polícia Militar estará com efetivo máximo, cerca de 11,5 mil, disponível para o período.

“O objetivo é a garantia total da segurança aos eleitores para que possam exercer sua cidadania e seu direito ao voto, a exemplo do que foi feito no primeiro turno. Queremos que a população perceba o policiamento nas ruas e que tenham a tranquilidade para votar”, acrescentou o comandante geral da PM. A tropa iniciam retorno aos seus agrupamentos a partir de segunda-feira (31), após as eleições.

O procurador Regional Eleitoral, Hilton Araújo de Melo, que representou o TRE-MA, avaliou os benefícios da reunião para o sucesso do plano de ações. “Uma reunião de planejamento importante, de quem está na rua e de quem vai proceder essa execução perante o poder judiciário. A responsabilização de eventuais infratores ocorre dentro da esfera do Tribunal Regional Eleitoral, por isso, precisamos receber esse subsídios, sejam da Polícia Militar, dos órgãos de controle de fiscalização, dos próprios municípios e das apurações eventuais criminais que a Polícia Civil e Federal possam repassar ao Ministério Público para que sejam adotadas providências necessárias”, observou.

Hilton de Melo destacou o êxito da atuação integrada da PMMA com os demais sistemas da Segurança Pública, neste período eleitoral. “A Polícia Militar tem sido um excelente exemplo de atuação e de articulação que tem sido feito com o comando geral e que foi muito proveitoso no primeiro turno, inclusive, com apoio das forças armadas. Uma ação que se deu com muita articulação. Um trabalho muito bem executado e conseguimos entregar à sociedade eleições absolutamente tranquilas e dentro da normalidade no primeiro turno. A expectativa é repetir esse sucesso no segundo turno”, ressaltou.

Participaram ainda da reunião, o coordenador da Polícia Militar para as Eleições 2022, coronel Nilson Ferreira; o  subcomandante-geral da PM, coronel Aritanã Lisboa; e demais autoridades militares.

PF realiza Operação Arconte em Caxias; Prefeito Fábio Gentil divulga Nota Oficial

Publicado em:

A Polícia Federal, com apoio da Controladoria-Geral da União no Estado do Maranhão (CGU/MA), deflagrou nesta quarta-feira, dia 19/10/2022, nos municípios de Caxias/MA, São Luís/MA, São José de Ribamar/MA, Teresina/PI e Cajueiro da Praia/PI, a OPERAÇÃO ARCONTE visando desarticular grupo criminoso investigado pelo cometimento de crimes contra a Administração Pública.

Os investigados realizavam fraudes em procedimentos de dispensa de licitação no município de Caxias/MA, com o desvio de recursos públicos federais da área da saúde, constando dentre esses, verbas públicas que deveriam ser aplicadas no combate à pandemia de COVID-19.

Apurou-se durante as investigações a participação de servidores públicos e empresários da área de saúde que recebiam o repasse de recursos públicos do município de Caxias/MA.

A Controladoria-Geral da União identificou que muito embora existisse no município de Caxias/MA 52 empresas com potencial para serem contratadas pelo município, as dispensas de licitação eram direcionadas para a contratação de empresas diretamente ligadas aos servidores públicos e particulares investigados. Somente em relação a duas empresas investigadas foi realizado o repasse total de aproximadamente 9,45 milhões de reais.

Estão sendo cumpridos 44 mandados de busca e apreensão expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 1a Região – TRF1 em decorrência de representação feita pela Polícia Federal. Para o cumprimento das medidas judiciais estão sendo empregados 160 policias federais e 4 servidores da CGU.

Os investigados poderão responder pelos crimes de peculato, corrupção passiva, corrupção ativa, fraude à licitação e lavagem de dinheiro, dentre outros, com penas que podem chegar a 43 anos de prisão.

A operação denominada Arconte se refere ao termo grego arkhon, que significa o responsável por um “cargo”. Sendo batizada dessa forma, pois os investigados foram flagrados em vídeos negociando diretamente não somente o repasse de recursos públicos com as empresas investigadas, mas também a nomeação de cargos na Administração Pública, em troca da obtenção de vantagens indevidas.

Não demorou muito, e a Prefeitura de Caxias, através de uma Nota de Esclarecimento, informou que está colaborando com as investigações. Veja abaixo:

Lula bate record e tem dobro de audiência no Podcast “Flow”

Publicado em:

Ex-presidente Lula

A participação do ex-presidente e candidato à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no Flow Podcast nesta 3ª feira (18.out.2022) bateu recorde de audiência. Antes, a marca pertencia ao atual presidente, Jair Bolsonaro (PL).

Às 20h40, a transmissão no canal do Flow no YouTube contava com um total de 1.093.402 webespectadores simultâneos. Quando Bolsonaro participou do programa, em 8 de agosto de 2022, cerca de 558 mil pessoas acompanharam a entrevista às 21h02 daquele dia.

Poder 360

Prefeito Eduardo Braide discute novas parcerias com representantes do Itaú

Publicado em:

O prefeito Eduardo Braide se reuniu, nesta terça-feira (18), com os representantes de Relações Governamentais do Itaú/Unibanco, Jorge Lima e Ana Paula Abi Daud no gabinete do Palácio La Ravardière, sede do Executivo Municipal. No encontro, o prefeito agradeceu a parceria da instituição em iniciativas que já fazem parte da gestão municipal e aproveitou para discutir novos projetos para a cidade.

“A Prefeitura segue trabalhando e buscando parcerias para melhorar ainda mais a vida da população da nossa cidade. Agradeço aos representantes de Relações Governamentais do Itaú pela parceria em projetos como o São Luís Mais Empreendedora. Aproveitamos a oportunidade para discutir novas iniciativas nas áreas, sociais, culturais e de mobilidade urbana”, destacou o prefeito Eduardo Braide.

O superintendente apresentou propostas que vão desde a construção de ciclovias, como também, apoios na criação do Fundo do Idoso e do fortalecimento do empreendedorismo feminino. “O Itaú já tem uma parceria histórica com o Município de São Luís e a ideia hoje, além de  lembrar  do projeto que estamos apoiando aqui na cidade, chamado São Luís Mais Empreendedora, também apresentar outros projetos que entendemos ser muito importantes para desenvolvermos o Município”, explicou o superintendente.

Prêmio Cidade Empreendedora

O projeto São Luís Mais Empreendedora, que tem o apoio do Itaú, proporcionou ao prefeito Eduardo Braide, o prêmio de prefeito empreendedor em cerimônia realizada no Centro de Convenções Governador Pedro Neiva de Santana, no dia 3 de maio de 2022, em São Luís. A cerimônia foi um reconhecimento do Sebrae. O projeto premiado teve ações desenvolvidas pela Agência Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Amdes), que foi responsável por proporcionar aos empreendedores e a quem deseja seguir carreira mais autônoma, os conhecimentos necessários para o sucesso do próprio negócio.

O presidente da Amdes, Felipe Mussalém, estava na reunião e falou da importância de parcerias como essa, para o desenvolvimento da cidade, nas mais diversas áreas de interesse social. “A reunião de hoje reforça a importância de parcerias da Prefeitura com outras instituições que se mostram dispostas a ajudar no trabalho que a gestão municipal já desenvolve.  E saímos daqui com novas ideias e projetos que com certeza irão trazer ainda mais melhorias para o povo de São Luís”, garantiu o presidente da Amdes.

A reunião também contou com a presença do secretário adjunto de Governo, Emílio Murad.