Governador Carlos Brandão anuncia implantação do curso de Medicina na UEMA

Publicado em: 18 de outubro de 2022

Em solenidade, nesta terça-feira (18), o governador Carlos Brandão assinou termo autorizando a implantação do curso de Medicina na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). O evento confirmando a nova graduação ocorreu no Campus Paulo VI, bairro Cidade Operária. Na ocasião, o governador visitou a área onde funcionará o Centro de Ciências da Saúde que vai abrigar a graduação e que já segue em obras. O anúncio marca as comemorações pelo Dia do Médico – 18 de Outubro.

O governador Carlos Brandão pontuou o significado desta iniciativa para impulsionar a educação superior no Estado. “Uma data histórica. Hoje estamos iniciando a obra do prédio do curso de Medicina da UEMA. Uma grande conquista para o filho do trabalhador, que pode agora cursar esta graduação a custo zero. É um avanço muito grande. Com isso, fazemos um marco no Maranhão garantindo oportunidade às pessoas mais carentes a ter acesso a esse curso e ser um médico. Essa é mais uma das grandes conquistas sociais do nosso governo”, avaliou.

A implantação do curso de Medicina é um sonho antigo de uma geração de professores e alunos. A medida, além de muito importante e que muito contribui com a formação profissional, impactará ainda em um maior acesso à saúde, com a formação de novos médicos. Neste sentido, a gestão estadual vem trabalhando para expandir o acesso dos maranhenses ao ensino superior de qualidade, público e gratuito. São diversas obras em andamento nos campi da UEMA, em todo o estado.

“Hoje, um dia histórico, Dia do Médico e o governador Carlos Brandão anuncia o curso de Medicina e inicia as obras do Centro de Ciências da Saúde, que vai abrigar o curso em nosso Campus. Com isso, estamos contribuindo para ampliar o número destes profissionais no Maranhão, tornar mais acessível essa formação aos nossos estudantes e garantir o atendimento à demanda por médicos em nosso estado. Portanto, um dia de grande alegria por oferecer este presente ao povo maranhense”, destacou o reitor da UEMA, Gustavo Costa.

A previsão é que o curso de Medicina inicie em 2024, com vestibular em 2023, com a oferta de 100 alunos por ano, em sua primeira turma. A graduação em Medicina nas universidades públicas estaduais já é oferecida na UEMA de Caxias; e na UEMASUL, em Imperatriz.

Além do governador, estavam presentes à solenidade os secretários Sebastião Madeira (Casa Civil), Aparício Bandeira (Infraestrutura), Davi Telles (Ciência e Tecnologia), a senadora Eliziane Gama e o vice-reitor da UEMA Walter Canales.

Procon aplica multa na Vivo em mais de R$ 4 milhões no MA

Publicado em:

Operadora de telefonia móvel não pode cobrar multa por rescisão de contrato  | O Imparcial

O Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (PROCON/MA) multou a operadora móvel Vivo em R$ 4.036.893,12 (quatro milhões trinta e seis mil oitocentos e noventa e três reais e doze centavos). A penalidade foi aplicada após processo administrativo que apurou denúncias de falhas na prestação dos serviços cometida pela operadora de telefonia em todas as modalidades; de telefonia móvel, internet fibra e TV.

Após reclamações de consumidores que se sentiram prejudicados pela falta de sinal em diversos dias, o PROCON/MA abriu investigação. Passadas as fases de resposta da empresa onde não atenderam a todos os requerimentos e não apresentaram fundamentos plausíveis, o órgão iniciou o processo administrativo que resultou na aplicação da multa, uma das sanções previstas no Código de Defesa do Consumidor.

“Iniciamos a investigação após recebermos denúncias de que os consumidores estavam sendo prejudicados com a falta de sinal da operadora. Além disso, qualquer interrupção não comunicada aos usuários, constitui infringência ao Código de Defesa do Consumidor”, informou o presidente em exercício do PROCON/MA, Ricardo Cruz.

Caso o pagamento não seja efetuado, a empresa Telefônica Brasil S/A – Vivo estará sujeita à inscrição na Dívida Ativa do Estado, com subsequente cobrança executiva. A empresa tem ainda o prazo de dez dias para recorrer da decisão do Instituto.

O PROCON/MA alerta ainda que falhas na prestação de serviços, como internet e outros, devem ser ressarcidas ao consumidor, como descontos e créditos em faturas seguintes. “O consumidor, deve ser ressarcido automaticamente em até dois meses após o evento de interrupção, respeitando o fechamento da fatura, de acordo com a Resolução nº 717 da Anatel”, completou Ricardo.

Os consumidores que foram afetados pelas falhas no serviço da Vivo podem formalizar denúncia por meio dos canais de atendimento digital do órgão, no site www.procon.ma.gov.br ou aplicativo VIVA PROCON.FacebookTwitterEmailCompartilhar

Felipe Camarão fala de novos projetos para 2023 ao lado de Brandão no Governo

Publicado em:

O vice-governador eleito Felipe Camarão (PT) foi o entrevistado desta terça-feira (18), no Abrindo o Verbo, na Rádio Mirante AM. Ele explicou que mesmo a vitória do governador Carlos Brandão tendo sido conquistada no primeiro turno foi muito difícil.

“Quem vê a eleição agora ganha no primeiro turno pensa que foi tudo muito fácil. Ainda na pré-campanha o Brandão passou 44 dias internado. Passamos por uma confusão interna dentro do PT e ai a gente fica sem o nosso pré-candidato e os nossos adversários em campanha a muito tempo e você lembra que o Brandão era o terceiro. Então nós fizemos com o senador Flávio Dino aquele movimento “O Maranhão não pode parar”. E Graças a Deus a população entendeu o nosso movimento e viu o Brandão voltando muito bem, juntamente com o Flávio e nós fizemos aquele movimento do Brandão e o Flávio no interior e eu fiquei aqui na capital. Nós conseguimos ir um para cada lado e fazer campanha um para o outro e isso foi decisivo”, afirmou.

Felipe Camarão enumerou os fatores que levaram a acreditar na possibilidade de vitória no primeiro turno.

“O primeiro marco foi a chegada do PT para a chapa PT/PSB e eu tive a honra de ter sido escolhido como nome a vice. O segundo momento foi a nossa convenção com todos animados e com o vídeo gravado pelo Lula pedindo votos para nós e por fim o grande ato político com a presença do presidente Lula. A gente andava no interior e todos diziam agora é Lula, Dino, Brandão e Camarão. Esse é o time do Lula no Maranhão”, explicou.

Felipe Camarão destacou como será o seu papel como vice na gestão de Carlos Brandão.

“Eu conheço Brandão há muito tempo. O Brandão foi amigo do meu pai. Eu trago como vice a experiência de já ter participado do governo como presidente do procon, secretário de Planejamento, Cultura e Educação por mais de 6 anos. E aprendi muito com Flávio Dino com quem tive a honra de comandar o programa Escola Digna e aprendi muito com Carlos Brandão que sempre foi um exemplo de lealdade ao governador Flávio Dino. E eu tenho andado muito com o Brandão e aprendido muito e eu serei que eu serei uma espécie de conselheiro dele e ele já me deu a missão de montar um grupo para acabar com o analfabetismo da população adulta no Maranhão. Ele já me disse que eu serei interlocutor do governo com os movimentos sociais e sindicatos, além de interlocução com o empresariado e relações internacionais”, adiantou Camarão.

Felipe Camarão disse que não tem conversado com o governador Brandão sobre a equipe do novo governo e nem tão pouco sobre a possibilidade de voltar a comandar novamente a Secretaria de Educação.

“Sobre equipe, o governador Carlos Brandão só vai definir nomes depois da virada do ano. Antes da virada do ano ele não vai mudar a equipe de governo. de forma que nós não conversamos sobre isso ainda, mas se o governador precisar de mim eu nunca vou dizer um não para ele, mas eu estou em um outro momento.

Foto e texto: Zeca Soares

Brandão anuncia ‘superferiado’ no 2º Turno das eleições

Publicado em:

Carlos Brandão é eleito governador do Maranhão | O Imparcial

O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), reeleito em 1º Turno, assegurou um ‘superferiado’ para os servidores públicos estaduais no 2º Turno das eleições deste ano.

Nas redes sociais, na noite desta segunda-feira (17), o governador decidiu transferir o feriado do servidor público, marcado para o dia 28 de outubro, que seria uma sexta-feira, para o dia 31 de outubro, segunda-feira.

Além disso, Brandão decretou ponto facultativo na terça-feira, 01 de novembro. Como na quarta-feira (02), será feriado do Dia de Finados, o servidor público estadual terá um ‘superferiado’, iniciado no sábado até a quarta-feira, ou seja, de 29 de outubro a 02 de novembro.

O ‘superferiado’ coincidentemente alcançará o 2º Turno das eleições de 2022, marcado para o dia 30 de outubro, um domingo.

Para muitos, o ‘superferiado’ pode ser uma estratégia para evitar uma alta abstenção no 2º Turno, já que não teremos 2º Turno para o Governo do Maranhão. Desta forma, com o ‘superferiado’ muitos eleitores que moram e trabalham em São Luís, mas votam no interior, e vice-versa, poderiam tranquilamente cumprir o seu dever democrático.

Blog do Jorge Aragão

TRE-MA nega pedido sobre recálculo de vagas nas eleições 2022

Publicado em:

Breve história do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão — Tribunal  Regional Eleitoral do Maranhão

Por unanimidade, e de acordo com parecer do Ministério Público Eleitoral, a Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão julgou improcedentes os pedidos para nova distribuição de vagas por média feitos pelos partidos MDB, PSB, e Federação Brasil da Esperança (PT / PC do B e PV) referentes ao cargo de deputado (a) federal e do PSD do cargo de deputado (a) estadual nas eleições realizadas em 2 de outubro de 2022.

Os julgamentos dos 4 pedidos ocorreram na tarde desta segunda, 17 de outubro, durante sessão transmitida ao vivo e disponível no canal TRE-MA do Youtube.

A relatora dos processos foi a desembargadora Angela Salazar, presidente do órgão, que funciona também como presidente da Comissão Apuradora das Eleições, composta ainda pelo desembargador José Luiz de Almeida (corregedor) e pelo juiz André Bogéa.

Com a decisão do colegiado, o resultado dos eleitos para ambos os cargos no estado permanece inalterado.

Othelino participa da assinatura da ordem de serviço de obras nos terminais da Ponta da Espera e do Cujupe

Publicado em: 17 de outubro de 2022

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), participou, na manhã desta segunda-feira (17), em Alcântara, da cerimônia de assinatura das ordens de serviço das obras de melhorias nos terminais de transporte aquaviário do Cujupe e Ponta da Espera.

Os serviços, que serão realizados pelo Governo do Maranhão, por meio da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), incluem a duplicação das rampas Norte e Sul e recuperação dos taludes do Cujupe e a duplicação das passarelas da Ponta da Espera.

O chefe do Legislativo destacou a importância da obra, principalmente, para a Baixada maranhense. “É um investimento muito importante para a população da Baixada e para os usuários do serviço de ferryboat, que, agora, além de ser ampliado, terá muito mais agilidade. Sem contar que aumentará o fluxo de pessoas na região, gerando mais renda e mais emprego para a população”, afirmou.

O governador Carlos Brandão ressaltou as melhorias e os benefícios com a chegada da obra, que está orçada em mais de R$ 68 milhões.

“Teremos quatro ferryboats disponíveis, simultaneamente, tanto no Terminal do Cujupe, quanto em São Luís, e também a ampliação da estrutura dos terminais. Portanto, será uma obra importante para o Maranhão, especialmente para a Baixada, que beneficiará diretamente mais de 2 milhões de pessoas, gerando cerca de 500 empregos. Assim, estamos mostrando o nosso compromisso com a Baixada, que só precisa da mão amiga do governo para alavancar cada vez mais”, enfatizou Brandão.

Segundo o diretor-presidente da Emap, Ted Lago, que assinou as Ordens de Serviço junto com o presidente da MOB, Gilberto Neto, as obras serão realizadas sem interrupção das operações, com serviços simultâneos nos dois terminais de modo a não provocar alteração nos horários das viagens.

“São obras de melhorias, que vão mudar as características dos Terminais e permitir uma ampliação da estrutura, aumentando a capacidade das embarcações e a segurança dos passageiros, o que significa maior capacidade e diminuição no tempo de embarque e desembarque e também qualidade para a população”, avaliou.

Também estiveram presentes os deputados estaduais Arnaldo Melo, Wendell Lages, Adelmo Soares, Ariston, Jota Pinto e Socorro Waquim, além da equipe de gestão da EMAP, secretários estaduais e prefeitos da Baixada e regiões no entorno.

A dura resposta de Josimar Maranhãozinho e Lahesio Bonfim a Bolsonaro

Publicado em:

Lahesio e Josimar são condenados por propaganda eleitoral antecipada – MA+ O Melhor da Informação

A campanha do presidente da República Jair Bolsonaro (PL) teve dois eventos no final de semana em São Luís, um com a primeira-dama Michele e o outro com o próprio Bolsonaro. Mas em ambos, não foram vistos o presidente estadual do PL, o deputado federal reeleito Josimar Mranhãozinho nem tampouco o bolsonarista 2º lugar nas eleições, Lahesio Bonfim.

Isso, é claro, foi uma dura resposta a forma como o presidente Bolsonaro ignorou a candidatura de Lahesio ao governo. Embora, o ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, tenha quase que se humilhado para ter o apoio. E, com relação ao Maranhãozinho não é segredo para ninguém que Bolsonaro fez de tudo para tirá-lo do PL, coisa quê, Waldemar da Costa Neto não aceitou.

Por isso, tanto Maranhãozinho quanto Lahesio simplesmente ‘cruzaram os braços e só viram a banda passar’ em São Luís – não dando a menor bola para a campanha de Jair Messias Bolsonaro.

Política sempre tem as idas e voltas – é isso aí!

Dino critica presença de Moro ao lado de Bolsonaro, e destaca vitória de Lula em debate

Publicado em:

O Senador eleito Flávio Dino (PSB) analisou nas redes sociais os desempenhos de Lula e Bolsonaro no debate da Band realiazado nesse domingo (16).

Dino em seu perfil  no Twitter, criticou a presença de Sérgio Moro lado a alado com Bolsonaro.

“Bolsonaro e Sérgio Moro juntos na tela. Isso mostra, mais um vez, que a ‘lava jato’ não tinha juiz. E sim um político de extrema-direita disfarçado com a toga. E que o ‘combate à corrupção’ foi apropriado para projetos eleitorais”, disse.

Depois, Flávio Dino cravou a vitória de Lula no debate da Band, o primeiro entre os candidatos no 2º turno.

“Lula venceu o debate. Mostrou que fez muitas obras e Bolsonaro NENHUMA. Que aumentou o salário mínimo e Bolsonaro não. E Lula falou de meio ambiente, Amazônia, papel do Brasil no mundo. Restaram ao Bolsonaro ficções e suas facções”, concluiu.

Festa da Juçara retorna neste domingo (16); Mayara Marques destacou na Mirante AM

Publicado em: 15 de outubro de 2022

Durante entrevista ao Programa ‘Abrindo o Verbo’ da Rádio Mirante AM, a organizadora da Festa da Juçara, Mayara Marques, falou sobre a estrutura, atrações e o patrocínio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), via Lei Estadual de Incentivo à Cultura. O evento, que está na sua 53ª edição, começa neste domingo (16), às 10h, com a presença de várias autoridades. A comemoração segue até o dia 13 de novembro.

O evento está cheio de novidades e volta a ser realizado presencialmente após dois anos em formato online por causa da pandemia da Covid-19. O espaço da festa foi completamente reformado pelo Governo do Estado, com a construção de calçadas, banheiros e pavimentação com piso em concreto com acessibilidade; drenagem; barracas reformadas; pavimentação; adaptação de área para estacionamento; reforma de palco; iluminação e sinalização, dentre outras melhorias.

Segundo a organização da festa, a expectativa é receber até 8 mil pessoas por domingo, no horário entre 12h e 23h. Além do domingo, o Parque do Maracanã funcionará de segunda-feira a sábado, das 9h às 20h; porém, a programação cultural será somente aos domingos.

“A Festa da Juçara é um evento tradicional do nosso estado, que já acontece há mais de meio século, e é um evento em que o público, além de degustar a juçara, nosso prato típico, pode estar em contato direto com a natureza e presenciar grandes atrações culturais do nosso estado. O Governo do Estado não poderia deixar de participar dessa festa”, disse o secretário de Estado da Cultura, Yuri Arruda.

Atrações

O grande chamariz da festa com certeza é a juçara, mas o Parque oferece outros atrativos para o público. As apresentações culturais serão realizadas na arena principal e na praça de alimentação, onde também serão servidos os mais variados pratos de juçara. O Espaço do Artesão vai abrigar o trabalho de pessoas que aproveitam tudo que vem do fruto precioso. E para a criançada, haverá um playground.

Neste domingo (16), as atrações da Arena Rosa Mochel serão os grupos Grude Aí, Samba de Reis, Switch 14. A Praça de Alimentação Dona Cotinha terá a animação do grupo Forró Aperta o Play, e do Eli Cantor. Veja abaixo a entrevista:

Pró-Lula: “Do lado da democracia, da paz e da justiça social”, afirma Brandão em carreata por Balsas

Publicado em:

O Time do Lula no Maranhão, que tem na liderança o governador Carlos Brandão (PSB), realizou mais uma grande carreata no estado. Desta vez, foi no município de Balsas, nesta sexta-feira (14)

A participação popular foi, novamente, um sucesso: milhares de pessoas se concentraram desde o fim da tarde e acompanharam o governador por ruas e avenidas da cidade.

Assim como em São Luís, Balsas também contou com alta receptividade do povo para eleger Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no próximo dia 30 de outubro.
“Vivemos mais um momento bastante importante para o futuro do Maranhão e do país. Em Balsas, novamente somamos forças com o povo maranhense – agora, para a eleição do nosso presidente Lula. E vamos ampliar a grande vantagem que ele teve no 1º turno aqui na nossa terra. Estamos do lado da democracia, da paz e da justiça social. Vamos à luta e vamos à vitória. Agora é Lula!”, convocou o governador.
Durante a carreata, Brandão esteve acompanhado do ex-governador e senador eleito Flávio Dino (PSB) e do vice-governador eleito, Felipe Camarão (PT) – o famoso “Time da Vitória”, que foi eleito no primeiro turno das eleições.
“Firmes na rua para eleger Lula presidente: carreata em Balsas com o apoio do povo. Nos próximos dias, tem mais”, garantiu Dino. “Mais uma carreata da esperança feita com sucesso: desta vez, na querida cidade de Balsas. É Lula 13 para o bem do Brasil e do Maranhão!”, reforçou Camarão.
Mais

Neste sábado (15), Brandão fará mais carreata pelo Maranhão: desta vez, em Açailândia, pela manhã.