Brandão destaca desenvolvimento do MA e planos de mandato em entrevista à BandNews TV

Publicado em: 10 de outubro de 2022

Nesta segunda-feira (10), o governador reeleito do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), concedeu entrevista às jornalistas Andressa Guaraná e Lenny Leone, na BandNews TV. O resultado do primeiro turno das Eleições 2022, os planos de mandato e o desenvolvimento do território maranhense foram os principais tópicos trabalhados.

Logo no início da participação do governador, as apresentadoras perguntaram quais seriam seus desafios frente ao governo e qual sua visão para este próximo mandato.

“Nosso governo é um governo de continuidade. Eu acompanhei o governador Flávio Dino, com 7 anos e 3 meses ao lado dele como vice-governador. Ajudamos a construir esse Maranhão, levando serviço público para diversas áreas que não existiam, como na área de saúde, educação, infraestrutura social e segurança alimentar. Nós avançamos bastante, construímos mais de 27 hospitais, 17 policlínicas (…). São obras de educação, de estrutura, obras hospitalares, obras de melhoria das vias urbanas dentro das cidades. Também obras de recuperação de estradas estaduais para melhorar a mobilidade urbana. Enfim, nosso governo teve um grande avanço”, respondeu Brandão.

E sinalizou para o futuro: “A partir de janeiro, nós vamos implementar novas políticas que possam levar melhoria na qualidade de vida das pessoas. E o que a gente pensa fortemente para o próximo ano é de geração de emprego e renda, atrair grandes investimentos. Tenho essa expertise: viajei mais de dez países quando era vice-governador, apresentando as potencialidades do nosso estado e conversando com embaixadores, empresários, banqueiros e investidores. Nós temos uma relação que avançou muito”.

Outro ponto discutido pelo governador foi sobre parcerias em ambas as esferas, tanto federal quanto municipal. “É preciso ter uma boa relação com o governo federal. Nesses anos de governo [do Jair] Bolsonaro, praticamente não tivemos nenhuma reunião com o governo. Ficamos praticamente com recurso próprio, fazendo nossos avanços. E temos aqui uma meta também que é essa parceria municipalista. Eu sou um governante municipalista e vou continuar fortalecendo as ações e as políticas públicas deles porque eu acredito nos municípios. É lá nos municípios que as pessoas moram e a gente precisa melhorar a vida dessas pessoas”, afirmou Brandão.

A recuperação do Maranhão no período pós-pandemia do coronavírus também foi abordado pelas jornalistas, principalmente na educação. “Nenhum estado do Brasil fez esse tipo de investimento: de recuperar, construir e ampliar a escola num quantitativo de 1.500 escolas. Muitas delas, diga-se de passagem, climatizadas. E os investimentos que a gente fez nas escolas profissionalizantes foi realmente uma revolução. Nós não tínhamos nenhuma. Hoje, temos 50 e vamos continuar avançando. Meu projeto é levar as escolas técnicas para praticamente todos os municípios da mesma forma que as escolas de tempo integral não tinham”, revelou o governador.

934 presos beneficiados com saída temporária do Dia das Crianças

Publicado em:

Portal do Poder Judiciario do Estado do Maranhão

O juiz titular da 1ª Vara de Execuções Penais da Comarca da Ilha de São Luís, Rommel Cruz Viégas, encaminhou ofício à Secretaria de Administração Penitenciária, autorizando a saída temporária de 934 apenados do regime semiaberto para visita aos seus familiares em comemoração à semana do Dia das Crianças de 2022. Os beneficiados foram autorizados a sair às 9h desta terça-feira (11/10), devendo retornar aos estabelecimentos prisionais até as 18h do dia 17 de outubro (segunda-feira).

Os apenados foram beneficiados com a saída temporária por preencherem os requisitos da Lei de Execução Penal. De acordo com o artigo 123 da lei, a autorização será concedida por ato motivado do juiz da execução, ouvidos o Ministério Público e a administração penitenciária. Para ter esse direito, o apenado deve ter comportamento adequado; cumprido o mínimo de um sexto da pena, se o condenado for primário, e um quarto, se reincidente; e ter compatibilidade do benefício com os objetivos da pena.

Conforme o artigo 122 da lei, os condenados que cumprem pena em regime semiaberto poderão obter autorização para saída temporária do estabelecimento, sem vigilância direta, para visita à família (inciso I) e participação em atividades que concorram para o retorno ao convívio social (III). A ausência de vigilância direta não impede a utilização de equipamento de monitoração eletrônica (tornozeleira), quando assim determinar o juiz da execução. Segundo a legislação, não terá direito à saída a pessoa condenada que cumpre pena por praticar crime hediondo com resultado morte (§ 2º, incluído pela Lei nº 13.964, de 2019).

O magistrado também determinou que os dirigentes dos estabelecimentos prisionais da Comarca da Grande Ilha de São Luís comuniquem à Vara de Execuções Penais, até as 12h, do dia 26 de outubro, o retorno dos internos e/ou eventuais alterações.

Roseana desconversa sobre disputa da Presidência da Câmara Federal

Publicado em:

Rádio Mirante AM

Nesta segunda-feira (10), a ex-governador do Maranhão e agora eleita deputada federal, Roseana Sarney (MDB), foi entrevistada no programa Ponto Final, da Rádio Mirante AM. Roseana, que é presidente do partido no estado, foi eleita para um mandato na câmara federal com 97.008 votos. Clique aqui e ouça a entrevista na íntegra.

Roseana Sarney destacou o papel das mulheres nesse pleito, momento em que tivemos três candidatas eleitas para a câmara federal, uma delas com a maior votação do estado.

Sobre sua atuação na câmara dos deputados, Roseana afirmou que vai trabalhar para ajudar o Brasil e o Maranhão fazendo articulação política, assim como fez em outros mandatos.

“No Congresso Nacional eu convivi muito com os deputados e com os senadores. Eu espero que isso me ajude a continuar esse processo de articulação, porque na realidade meus mandatos no Congresso Nacional foram marcadas pela articulação política. Então eu espero ajudar o Brasil e ajudar o Maranhão tentando contemporizar quem quer que seja o presidente. Eu tenho meu lado para Presidente, eu estou votando no Lula. Que outro dia uma pessoa me perguntou assim: – você ainda não se decidiu? – Desde o primeiro turno eu decidi eu não sou uma mulher de ficar pulando de um lado para outro e nem por interesse, nem por nada. Vocês sabem que eu volto por ideal, por me identificar. Trabalhei como líder do presidente Lula durante quatro anos no Congresso Nacional e tenho uma boa amizade com ele, conheço ele e acredito que ele vá vai ser o melhor para o Brasil. Então quando eu digo que eu vou tentar ajudar o Brasil, é isso, fazendo articulação, evitando as discussões, passando os projetos do governo. Eu vou tentar ajudar de qualquer maneira porque o Brasil é de todos nós, a gente precisa que o nosso país se desenvolva para o nosso país vive em paz, sem crise e que a nossa democracia seja acima de tudo preservada.”, disse Roseana.

Quando questionada sobre a possibilidade de disputar a presidência da casa, Roseana fez questão de destacar essa possibilidade por entender que está chegando para o seu primeiro mandato.

“Eu conheço bem o Congresso Nacional e conheço bem. Quem tá em primeiro mandato, se você pesquisar, nunca, ninguém, nenhum Senador, nem deputado foi presidente do congresso, presidente da Câmara, o presidente do senado. Eu estou chegando, lembra disso. Então, essa possibilidade não existe, o que existe é a possibilidade de eu ajudar com a minha experiência, com a minha vivência, o meu conhecimento do congresso nacional”, afirmou Roseana.

Foto: Marcelo Rodrigues

Faleceu o professor e advogado Dr. João Batista Ericeira em São Luís

Publicado em:

Faleceu nesta segunda-feira (10), o professor e advogado Dr. João Batista Ericeira, aos 75 anos, em São Luís (MA).

João Batista Ericeira faleceu por volta das 3h da madrugada, consequência da ELA ou Esclerose Lateral Amiotrófica, doença que afeta o sistema nervoso de forma degenerativa e progressiva.

O velório está acontecendo no Salvatore Jardim da Paz, unidade Calhau, e às 16h acontecerá o sepultamento no Cemitério do Gavião, em São Luís.

Currículo – Doutor Honoris Causa em Ciências Jurídicas pela Universidade Norte-Americana Emil Brunner e Mestre em Direito e Estado pela Universidade de Brasília, profissional nacionalmente respeitado e cultivador de notáveis conhecimentos, Dr. João Batista Ericeira foi professor da UFMA, articulista no jornal O Imparcial, foi Presidente da Academia Maranhense de Letras Jurídicas, Vice-Diretor-Geral da Escola de Formação de Governantes do Maranhão, Vice-Diretor da Associação Brasileira de Advogados Eleitorais (ABRAE), Presidente da Associação Brasileira de Advogados (ABA/Seccional Maranhão), Presidente da Associação Maranhense de Advogados – AMAd, Diretor da Escola Superior de Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil/Seccional Maranhão. Sócio majoritário do escritório “João Batista Ericeira Advogados Associados”, bem como membro do Instituto dos Advogados do Brasil e do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão. Entre outras grandes atuações na área jurídica ao longo de décadas dedicado à advocacia.

O titular do Blog do Juraci Filho se solidariza com a família enlutada e todos os amigos, desse grande professor e mestre jurídico. Descanse em paz!

Adesivaço em vários pontos do Maranhão marca atos em apoio à candidatura de Lula

Publicado em: 9 de outubro de 2022

Populares participaram de momento democrático em ato de apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na capital, neste sábado (8). Em pontos instalados no Viva da Cidade Operária e na Praça Maria Aragão, no Centro, foram distribuídos adesivos a favor do candidato que disputará o segundo turno das eleições presidenciais, dia 30 deste mês. O ato iniciou às 9h, atraindo um grande número de pessoas para adesivar seus carros e motos. A mobilização foi até por volta de meio-dia.

O senador eleito, Flávio Dino, participou do ato e ressaltou a importância da campanha nas ruas, engajando toda a população. “Hoje, sábado, em vários pontos do Maranhão, adesivaço do Lula 13. Campanha na rua, com alegria e esperança. E dia 12, dia das crianças, Lula é a esperança das crianças do Brasil. Vamos vencer”, afirmou Dino.

O vice-governador eleito, Felipe Camarão, também marcou presença no ato, fortalecendo o discurso de amor, paz e união da campanha de Lula para o segundo turno das eleições. “Fiz questão de marcar presença nesse importante ato, pois a campanha do Lula tem que ser nas ruas, tem que ser uma campanha com amor, com paz, mas sem medo. Esse é o principal mote da campanha do Lula no segundo turno. Vamos mostrar que o Maranhão, que o Nordeste, que o Brasil tem a necessidade de eleger o presidente Lula nesse segundo turno. Temos que falar para todos sobre projetos para o futuro. Estamos aqui para entregar material do Lula, para falar sobre o 13 e para falar de um Brasil melhor. Quem quiser, pode se juntar a nós que vai dar Lula no segundo turno”, pontuou.

A população participou ativamente do ato democrático. O técnico em segurança do trabalho, Ianderson Mendonça, aproveitou a manhã de sábado para reforçar a campanha do ex-presidente Lula e também adesivar seu veículo. Ele destacou que o Brasil vive um momento delicado na política e essa é a hora de fazer a mudança. “Vim para participar desse momento importante de democracia e ser mais um a colaborar com essa ideia de mudança que o nosso país precisa muito. Eu quero estar junto com a população nessa mudança. A atual gestão da presidência não está agradando, não está respeitando e nem trabalhando pelo povo. É hora de mudar. Lula 13”, enfatizou.

O professor Ferdinando Bezerra dos Santos também se juntou nessa corrente de forças pelo país. “A gente entende que esse momento é fundamental para resgatar a democracia, que é necessário, e retornar a caminhada de desenvolvimento do país. Acabamos saindo dessa trajetória com o golpe que tirou Dilma e com a eleição do Bolsonaro. Foi uma grande fraude”, afirmou.

O momento foi marcado ainda por um bandeiraço com carro de som, palavras de ordem contra o atual presidente, Jair Bolsonaro e falas em favor de Lula.

Othelino e Flávia Alves participam de grande adesivaço da campanha de Lula no 2° turno das eleições

Publicado em:

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), e a suplente de deputado federal eleita, Flávia Alves Maciel (PCdoB), participaram, neste sábado (8), na Praça Maria Aragão, no Centro de São Luís, de um grande Adesivaço da campanha de Luís Inácio Lula da Silva à Presidência da República, no segundo turno das eleições.

O chefe do Legislativo destacou a importância da mobilização e afirmou que a luta continua. “Seguiremos em campanha, pelas ruas, nos mobilizando e pedindo voto para aquele que vai ajudar a reconstruir o nosso país e fazer o povo brasileiro voltar a sorrir. Enfrentaremos este segundo turno com o mesmo entusiasmo e a mesma vontade de vencer. Vamos à luta”, ressaltou.

Confiante na vitória de Lula, Flávia também falou sobre a mobilização, que reuniu milhares de apoiadores do presidenciável. “Temos orgulho de fazer parte do time do presidente Lula, vestindo a camisa e caminhando ao lado de milhares de brasileiros, que têm esperança em dias melhores. Continuaremos nas ruas a nos mobilizar”, disse.

O senador eleito Flávio Dino (PSB), presente no ato, ao lado do vice-governador eleito, Felipe Camarão (PT), avaliou o cenário do segundo turno e reafirmou seu compromisso com a eleição de Lula. “Saímos na frente no primeiro turno e sairemos neste segundo, mais uma vezes. O povo do Maranhão está do lado da igualdade, do respeito e amor ao nosso país. Por isso, seguiremos com nossa caminhada por um Brasil mais justo e com mais justiça social, ao contrário do que vivemos hoje com o atual presidente. Seguiremos fazendo a nossa parte e vamos vencer”.

A torcida do ex-presidente José Sarney no segundo da eleição presidencial

Publicado em: 8 de outubro de 2022

.

Recolhido nessa barulhenta disputa eleitoral, o ex-presidente José Sarney torce por Lula, afirma a revista Veja.

Nesta semana, Sarney recebeu um telefonema de Lula, que buscava animadamente a avaliação do ex-presidente sobre o resultado do primeiro turno.

Amigo de Lula, Sarney mostrou-se confiante na vitória do petista contra Jair Bolsonaro.

Lula esteve no primeiro turno no Maranhão pedindo voto para Flávio Dino e Carlos Brandão e foi recebido na casa de José Sarney para um jantar.

Foto: Orlando Brito

PSB também questiona cálculo do quociente eleitoral no MA

Publicado em:

O MDB do Maranhão provocou o debate que segue ganhando corpo em todo o Brasil, afinal caso a Justiça Eleitoral aceite o argumento da legenda iremos ter mudanças entre os eleitos para a Câmara Federal e assembleias legislativas em todo o Brasil.

Só que depois do MDB, foi a vez do PSB do Maranhão também questionar o cálculo que definiu a distribuição de vagas no pleito para a Câmara Federal, já que o partido entende que houve um erro na “na distribuição das vagas destinadas para as sobras”.

O PSB, assim como o MDB, defende que as legendas que não conseguiram alcançar o quociente para eleger um deputado federal, algo em torno de 205 mil votos, não poderiam entrar na disputa para pleitear a eleição de um candidato pela sobra, pelo menos num primeiro momento.

Na petição, assinada pelo presidente do PSB no Maranhão, deputado federal Bira do Pindaré, o partido fez questão de ressaltar as legendas que alcançaram o quociente e deveriam entrar no rateio das sobras iniciais, para só depois contemplar partidos que alcançaram 80% do exigido para eleger um deputado. O PSB cita, assim como o MDB, o Inciso I do artigo 109 do Código Eleitoral.

Caso a tese seja acatada, dois deputados eleitos perderiam o mandato, Cléber Verde e Márcio Honaiser, uma vez que os partidos Republicano e PDT, respectivamente, não alcançaram o quociente eleitoral. Os beneficiados com um novo cálculo para a distribuição de vagas seriam Hildo Rocha (MDB) e Clayton Noleto (PSB).

Blog do Jorge Aragão

Felipe Camarão comanda reunião de partidos e forças no MA em prol de Lula

Publicado em:

Os  doze dos partidos que apoiam Lula no Maranhão, estiveram reunidos nesta sexta-feira (7), com o objetivo de traçar as estratégias para o 2º turno. Além dos partidos da Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV) estavam presentes, ainda, PSOL, Rede, PSB, SD, PSTU, Avante, PCB, MDB e Podemos.

“Esta reunião é extremamente importante para o cenário político do Maranhão e do Brasil porque reúne os partidos do campo progressista e de esquerda do nosso estado”, afirma Francimar Melo, presidente estadual do PT/MA.

O vice-presidente do PSB, Bira do Pindaré, acredita que o sentimento de orgulho dos nordestinos pode gerar uma ampliação de votos neste segundo turno. “Aqui no Nordeste nós temos um favoritismo muito grande em relação ao presidente Lula e precisamos usar isso a nosso favor”, ressalta Bira.

Marcio Jerry, presidente do PCdoB e reeleito deputado federal, afirma que esta eleição não é partidária e sim uma eleição em nome da democracia. “É importante frisar que esta é uma disputa civilizacional. É uma disputa de uma frente ampla em torno da democracia e contra o fascismo. Precisamos enfatizar isso para que possamos ter maior unidade e agregação de setores”, afirma Márcio Jerry.

Felipe Camarão, vice-governador eleito pelo PT MA, destacou a maturidade das lideranças dos partidos para fortalecer uma frente ampla em torno da unidade neste momento tão delicado da história do Brasil. “Nós temos um adversário em comum, que está acima de todas as nossas divergências. Um sujeito que mata e destrói. Eu faço um convite a vocês para que possamos caminhar cada cez mais unidos, até o dia 30 de outubro”, reforçou.

O presidente do PT Estadual, Francimar Melo, destacou que a agenda de mobilização inclui adesivaços, carreatas e passeatas, que serão intensificadas na capital e nos demais municípios, com a ajuda de cada partido na mobilização. “É importante que ocupemos os espaços nas ruas e nas redes e o dia 13 de outubro será nosso dia D e faremos várias atividades da campanha. Vamos fazer uma bonita movimentação nas ruas e transformar em um momento histórico dessas eleições”, conclamou Francimar Melo.

Foto: Divulgação

Restabelecendo a verdade: Lei sobre discriminação sancionada por Brandão não trata de banheiros

Publicado em: 7 de outubro de 2022

O governador Carlos Brandão (PSB) manifestou-se há pouco a respeito da lei sancionada por ele na semana passada obrigando estabelecimentos comerciais de todo o Maranhão a afixar em suas entradas placa informando sobre a proibição da “prática de discriminação por orientação sexual ou identidade de gênero”.

O tema gerou polêmica nas redes sociais desde que uma gestora do Tropical Shopping, de São Luís, em áudios enviados aos seus lojistas, levantou o debate sobre como proceder, em virtude do novo dispositivo legal, em relação à entrada em banheiros .

Nas redes sociais, Brandão confirmou que a lei não faz qualquer menção a uso de banheiros.

“Sancionei uma lei aprovada pela Assembleia Legislativa que proíbe discriminação de orientação sexual ou identidade de gênero. A lei não faz qualquer referência a uso de banheiros”, destacou.