Guerra por votos recomeça na TV com propagandas eleitorais de Lula e Bolsonaro

Publicado em: 7 de outubro de 2022

Ipec mostra Lula com 51% e Bolsonaro com 43% — confira a primeira pesquisa  após o primeiro turno - Seu Dinheiro

ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) abrirá o dia do retorno das propagandas eleitorais gratuitas no rádio e na televisão. As inserções para o segundo turno das eleições começam a ser veiculadas nesta sexta-feira (7/10), às 7h nas rádios, e às 13h na TV. Lula e Jair Messias Bolsonaro (PL) são os dois postulantes ao Planalto nesta etapa do pleito. Lula, no entanto, será o primeiro a aparecer nesta sexta.

De acordo com a Resolução TSE nº 23.610/2019, o novo horário eleitoral terá início com o candidato que obteve maior votação no primeiro turno. A programação segue a alternância diária da ordem, a cada programa ou inserção.

Lula teve 48,43% dos votos válidos, contra 43,20% de Bolsonaro. Por isso, o petista vai inaugurar a propaganda eleitoral gratuita nesta sexta. No sábado (6/10), portanto, o programa de Bolsonaro será o responsável pela abertura do horário destinado aos políticos.

As emissoras reservarão 10 minutos diários, de segunda a sábado, para propagandas eleitorais, além de 25 minutos para cada cargo em disputa e veiculação das inserções de 30 e 60 segundos ao longo da programação.

No segundo turno, o tempo é dividido igualmente entre os candidatos. Conforme prevê a Resolução TSE nº 23.610/2019, a propaganda para presidente da República será veiculada na televisão, de segunda a sábado, das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40. No rádio, vai ao ar das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10.

Conteúdo

Até a noite desta quinta (6/10), o teor das peças era mantido em sigilo. A aposta era de que os programas explorariam as alianças feitas para a disputa em segundo turno.

No caso de Lula, fontes disseram à reportagem que haverá bastante foco nos apoios que o petista ganhou após o segundo turno, principalmente daqueles que já fizeram oposição a Lula e agora integram a sua “frente ampla”.

São os casos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), da candidata que ficou em terceiro lugar no primeiro turno na corrida ao Planalto, Simone Tebet (MDB), e dos economistas que criaram o Plano Real nos anos 1990.

Já Bolsonaro fez alianças com 11 governadores na tentativa de ser reeleito no próximo dia 30 de outubro. Os chefes dos Executivos que declararam apoio a Bolsonaro foram: Gladson Cameli (PP), do Acre; Ronaldo Caiado (União), de Goiás; Mauro Mendes (União), de Mato Grosso; Antonio Denarium (PP), de Roraima; Wilson Lima (União), do Amazonas; coronel Marcos Rocha (União), de Rondônia; Ibaneis Rocha (MDB), do Distrito Federal; Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais; Cláudio Castro (PL), do Rio de Janeiro; Ratinho Junior (PSD), do Paraná; e Rodrigo Garcia (PSDB), de São Paulo.

O atual titular do Palácio do Planalto ainda disse que pretende conversar com o ex-presidente Michel Temer (MDB) nos próximos dias, para articular o apoio do emedebista à sua candidatura.

Pelos estados

Nos 12 estados em que a disputa para governador será definida no segundo turno, os candidatos poderão veicular propaganda das 7h10 às 7h20 e das 12h10 às 12h20 no rádio. Na televisão, o horário eleitoral para governador ocorrerá das 13h10 às 13h20 e das 20h40 às 20h50.

Além disso, ao longo da programação, as emissoras devem reservar, de segunda a domingo, 25 minutos de veiculação das inserções de 30 e 60 segundos para cada cargo em disputa.

ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) abrirá o dia do retorno das propagandas eleitorais gratuitas no rádio e na televisão. As inserções para o segundo turno das eleições começam a ser veiculadas nesta sexta-feira (7/10), às 7h nas rádios, e às 13h na TV. Lula e Jair Messias Bolsonaro (PL) são os dois postulantes ao Planalto nesta etapa do pleito. Lula, no entanto, será o primeiro a aparecer nesta sexta.

De acordo com a Resolução TSE nº 23.610/2019, o novo horário eleitoral terá início com o candidato que obteve maior votação no primeiro turno. A programação segue a alternância diária da ordem, a cada programa ou inserção.

Lula teve 48,43% dos votos válidos, contra 43,20% de Bolsonaro. Por isso, o petista vai inaugurar a propaganda eleitoral gratuita nesta sexta. No sábado (6/10), portanto, o programa de Bolsonaro será o responsável pela abertura do horário destinado aos políticos.

As emissoras reservarão 10 minutos diários, de segunda a sábado, para propagandas eleitorais, além de 25 minutos para cada cargo em disputa e veiculação das inserções de 30 e 60 segundos ao longo da programação.

No segundo turno, o tempo é dividido igualmente entre os candidatos. Conforme prevê a Resolução TSE nº 23.610/2019, a propaganda para presidente da República será veiculada na televisão, de segunda a sábado, das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40. No rádio, vai ao ar das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10.

Conteúdo

Até a noite desta quinta (6/10), o teor das peças era mantido em sigilo. A aposta era de que os programas explorariam as alianças feitas para a disputa em segundo turno.

No caso de Lula, fontes disseram à reportagem que haverá bastante foco nos apoios que o petista ganhou após o segundo turno, principalmente daqueles que já fizeram oposição a Lula e agora integram a sua “frente ampla”.

São os casos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), da candidata que ficou em terceiro lugar no primeiro turno na corrida ao Planalto, Simone Tebet (MDB), e dos economistas que criaram o Plano Real nos anos 1990.

Já Bolsonaro fez alianças com 11 governadores na tentativa de ser reeleito no próximo dia 30 de outubro. Os chefes dos Executivos que declararam apoio a Bolsonaro foram: Gladson Cameli (PP), do Acre; Ronaldo Caiado (União), de Goiás; Mauro Mendes (União), de Mato Grosso; Antonio Denarium (PP), de Roraima; Wilson Lima (União), do Amazonas; coronel Marcos Rocha (União), de Rondônia; Ibaneis Rocha (MDB), do Distrito Federal; Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais; Cláudio Castro (PL), do Rio de Janeiro; Ratinho Junior (PSD), do Paraná; e Rodrigo Garcia (PSDB), de São Paulo.

O atual titular do Palácio do Planalto ainda disse que pretende conversar com o ex-presidente Michel Temer (MDB) nos próximos dias, para articular o apoio do emedebista à sua candidatura.

Pelos estados

Nos 12 estados em que a disputa para governador será definida no segundo turno, os candidatos poderão veicular propaganda das 7h10 às 7h20 e das 12h10 às 12h20 no rádio. Na televisão, o horário eleitoral para governador ocorrerá das 13h10 às 13h20 e das 20h40 às 20h50.

Além disso, ao longo da programação, as emissoras devem reservar, de segunda a domingo, 25 minutos de veiculação das inserções de 30 e 60 segundos para cada cargo em disputa. (Metrópoles)

Prefeitura de São Luís recebe visita da imagem peregrina de Nossa Senhora da Vitória

Publicado em:

Com muita alegria e fé, devotos e servidores municipais da Prefeitura de São Luís, receberam a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora da Vitória, na manhã desta quinta-feira (6), no Palácio La Ravardière (Centro), sede do executivo municipal.

Na celebração religiosa, acompanhado da vice-prefeita, Esmênia Miranda e de secretários municipais, o prefeito Eduardo Braide falou da satisfação em começar a manhã recebendo as bênçãos de Nossa Senhora. “Para todos nós, é motivo de muita felicidade receber, hoje, aqui na Prefeitura, Nossa Senhora da Vitória. Que Ela possa sempre estar presente conosco no dia-a-dia, nos abençoando e abençoando nossa cidade” disse o chefe do executivo municipal.

Sob a proteção do Clérigo da Catedral de Nossa Senhora da Vitória (Igreja da Sé), padre Roney Carvalho, a imagem foi conduzida à escadaria principal da sede da Prefeitura e, sem seguida, realizada uma celebração.

“Peço em nome de todos aqueles que servem, e que estão a serviço de nossa cidade, que Nossa Senhora da Vitória acolha nossa oração de consagração e leve até Jesus, para que ele continue abençoando cada um que trabalha servindo o outro, servindo nossa sociedade”, orou o clérigo mencionando o prefeito Eduardo Braide, a vice-prefeita Esmênia Miranda e todos os servidores presentes.

A vice-prefeita Esmênia Miranda, também pediu proteção e direcionamento no trabalho para a sociedade. “É com muita felicidade estar nesse momento recebendo as bênçãos de Nossa Senhora, e o que peço para ela hoje é que nos ilumine, para que a gente seja sempre direcionado a fazer o bem para a sociedade”, frisou.

Participaram da Celebração, os secretários Igor Almeida (Secom), Marco Duailibe (Secult), Carlivan Braga (Semeped), o secretário-adjunto de Governo, Emílio Murad, o subprefeito da Zona Rural, Dilmar Araújo, além dos servidores municipais.

Devoção a Nossa Senhora da Vitória A devoção à Nossa Senhora da Vitória já existia em Portugal desde o tempo de Dom João I, que, grato à Virgem Maria pela vitória contra os castelhanos, mandou construir um Mosteiro e em seguida um Santuário que recebeu o nome de Santa Maria da Vitória. Foi declarada padroeira da Málaga pelo Papa Pio IX em 12 de dezembro de 1867 e foi coroada em 8 de fevereiro de 1943.

Em São Luís, a história de devoção a Nossa Senhora da Vitória é uma marca do povo ludovicense, que sempre festeja com fervor e alegria festas em honra à Padroeira da principal Catedral Metropolitana da capital maranhense, a Igreja da Sé, que foi construída em 1762 pelos Jesuítas, a partir da Batalha de Guaxenduba, em que portugueses lutavam para expulsar os franceses das terras maranhenses. Ao final, e com número inferior de combatentes, os portugueses conseguiram expulsar definitivamente os franceses da terra. Por isso, Nossa Senhora da Vitória é considerada a padroeira de São Luís do Maranhão, devido à fé dos portugueses, que creditaram à santa, a vitória no combate.

MDB pede recálculo de vagas e diz que Hildo Rocha elegeu-se no MA

Publicado em: 6 de outubro de 2022

A presidente do Diretório Regional do MDB no Maranhão, ex-governadora e deputada federal eleita Roseana Sarney, protocolou nesta quinta-feira (6) reclamação no Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (MDB) pedindo o recálculo da distribuição de vagas do Maranhão na Câmara dos Deputados.

Oficialmente, o partido elegeu apenas a própria Roseana por quociente eleitoral, mas alega ter direito a uma segunda vaga, pela sobra, o que beneficiaria o deputado federal Hildo Rocha. Segundo os emedebistas, houve erro ou inconsistência “na distribuição das vagas destinadas para as sobras”.

O MDB defende que siglas que não atingiram o quociente – de pouco mais de 205 mil votos neste ano – não têm direito a pleitear vagas pela sobra.

“O Requerente [MDB] obteve 301.583 votos válidos para os seus candidatos a deputada e deputado federal, atingindo o quociente eleitoral que foi de 205.917 (doc. 03). Ficou com sobra de 95.666 votos válidos (doc. 03). Ocorre que na distribuição das vagas destinadas para as sobras ocorreu erro/inconsistência, a causar prejuízo ao Requerente e, sobretudo, ao princípio da representação proporcional de que cuidam o art. 45 da Constituição da República e do art. 84 do Código Eleitoral, assim como ao parágrafo único do art. 1o., também da Constituição da República. Com efeito, pelo regramento contido no Código Eleitoral, participam da distribuição das vagas referentes à sobra primeiro os partidos que atingem o quociente eleitoral e somente depois é que os demais participam. O Requerente, pela não aplicação da regra, foi preferido em uma vaga, haja vista que atingiu o quociente eleitoral e ficou com sobra de 95.666 votos válidos que é superior ao percentual mínimo exigido, ao passo que partidos que não atingiram o quociente eleitoral foram contemplados com vagas”, diz o MDB.

Se acolhida a reclamação, é possível que mais uma mudança seja feita: além da garantia da vaga de Hildo, seria considerado eleito Clayton Noleto (PSB), e perderiam as vagas Márcio Honaiser (PDT) e Cleber Verde (Republicanos).

Blog do Gilberto Léda

Fernando Braide concede primeira entrevista como deputado mais votado de SLZ

Publicado em:

Nesta quinta-feira (6), o deputado estadual eleito Fernando Braide (PSC), foi entrevistado no programa Ponto Final, na Mirante AM, apresentado pelo jornalista Jorge Aragão. Com 42.506 votos, ele foi eleito para o seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa do Maranhão.

Fernando Braide afirmou que entrar na política sempre foi uma vontade sua e que dentro da família não há pressão para ingressar nesse meio. Ele revelou também que tentou concorrer em outras eleições, mas avaliou que o momento não era o ideal.

“Entrei por uma questão minha. Na verdade se você perguntar para ele (meu pai): Você quer para o seus filhos entrarem na política? Ele vai dizer que não. Mas se é o caminho que escolheram, tem meu apoio. Tanto que a gente tem um outro irmão que é médico e ele não quer nem saber de política”, disse Fernando.

Por ser irmão do Prefeito de São Luís, Fernando Braide disse que acaba sofrendo uma pressão natural e que o povo tende a comparar a sua votação com o prestígio do prefeito do prefeito no município.

“Acaba que é uma pressão que não precisa nem ser dita. Até a sociedade e os políticos impõem em nós, do tipo: Vamos comparar a gestão do teu irmão pela votação do Fernando Braide. Então eu diria que a aprovação dele, a gestão dele está excelente. Porque eu deixei pra trás aqui em São Luís outros nomes muito mais conhecidos que tinham um trabalho muito maior”, destacou Fernando Braide.

Em relação a propostas, Fernando Braide evitou fazer promessas, mas garantiu que tem um pilar que defenderá na Assembleia Legislativa. A saúde será uma de suas prioridades, assim como educação e o empreendedorismo.

“Eu tenho basicamente três bandeiras, três pilares, porque também não adianta inventar muito. É a saúde que foi sempre prioridade do Eduardo, da nossa família, até pela perda que a gente teve, da nossa mãe para o câncer e a gente entende que saúde é prioridade na vida de qualquer pessoa. Segunda bandeira educação que é onde transforma a sociedade. Eu tô na política para construir uma sociedade melhor, um local melhor, ainda mais agora que eu tenho uma filha pequena, porque educação é o futuro do nosso país. E o terceiro pilar que eu digo que é mais o meu, do Fernando, que é do empreendedorismo, geração de emprego e de renda. Eu sou formado em administração, sou empresário, então essa já é uma bandeira mais minha”, afirmou.

Fernando Braide também comentou sobre o seu posicionamento com relação ao Governo Brandão, eleição na Assembleia Legislativa e o 2º Turno na disputa pela Presidência da República.

Clique aqui e ouça a entrevista na íntegra.

Eliziane pode ser a interlocutora de Lula junto aos evangélicos

Publicado em:

 

Senadora elabora carta de compromissos de Lula com os evangélicos

O candidato Lula (PT), segundo a jornalista Andrea Sadi, prepara um comitê focado em agendas e táticas para interlocucacao com o público evangélico no 2º turno da eleição presidencial contra Jair Bolsonaro (PL). Para a tarefa, o petista escalou a senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA).

Segundo o blog apurou, Eliziane e Lula vão conversar nesta tarde em São Paulo.

A missão deste grupo é acertar na comunicação para desconstruir a ideia de que o atual presidente é o representante do segmento – lembrando e investindo na explicação de que ele defende pautas rejeitadas pelos religiosos, como a defesa de armas e defesa de tortura em ditaduras.

Eliziane se destacou durante a CPI da Covid, em que atuou com a bancada feminina para cobrar explicações dos investigados. Ela atuou em conjunto com Simone Tebet (MDB), presidenciável que já está aliada de Lula no 2º turno.

O comitê contará com pastores para aconselhar Lula a ouvir demandas do segmento evangélico. Lula tem sido aconselhado a delegar o tema – assim como faz Bolsonaro – para quem é realmente evangélico (como Michelle, já que Bolsonaro não é).

A ideia de escalar Eliziane é que será a coordenação de pautas de evangélico falando com evangélico – e não marqueteiro político se direcionando ao público.

Outra missão do comitê é reforçar no segmento que, enquanto era presidente da República, o petista teve ao seu lado Magno Malta (eleito senador pelo ES) e Silas Malafaia, ambos aliados de Bolsonaro neste momento.

Outros evangélicos importantes, como Edir Macedo, também eram próximos do governo Lula. Tanto que possuem fotos de encontros feitos à época com o então presidente.

A tática deste comitê será mostrar que Lula é hoje a mesma pessoa que anos atrás estava junto dessas figuras religiosas relevantes – e preparam material para ser distribuído para lembrar que Lula sancionou a Marcha para Jesus e outras conquistas ligadas à liberdade religiosa

Votação de Bolsonaro no 1º turno não tira favoritismo de Lula, diz Flávio Dino

Publicado em:

Assista a íntegra da entrevista com Flávio Dino (PSB) - Mirante AM

O ex-governador do Maranhão Flávio Dino (PSB) afirmou que se “surpreendeu” com a quantidade de votos do presidente Jair Bolsonaro (PL) no 1º turno das eleições, mas que o resultado não rompe com o “favoritismo” de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no pleito deste ano. Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, o senador eleito pelo Maranhão avaliou que o resultado demonstra uma tendência global de fortalecimento da extrema-direita.

“Achei que ele [Bolsonaro] teria algo em torno de 35%, 36% dos votos.Jamais imaginei que ele chegaria a 40%. Isso mostra que temos no planeta uma tendência de fortalecimento de extremismo de direita, e essa tendência se confirmou no Brasil. Se Bolsonaro se consolidar nessa eleição, ficará ainda mais difícil, porque os segundos mandatos de protoditadores tendem a ser ainda mais nocivos, ainda maisagressivos”, argumentou Flávio Dino.

Brandão, Camarão e Dino levam a Lula expectativa de ampliação de votos no MA

Publicado em:

O governador Carlos Brandão participou, nesta quarta-feira (5), da reunião entre o ex-presidente e candidato à Presidência, Lula, e governadores, senadores e deputados das regiões Norte e Nordeste. A reunião aconteceu em São Paulo, com a presença também do candidato a vice Geraldo Alckmin, e tratou das estratégias que levem o presidenciável à vitória no segundo turno das eleições.

Junto com o governador, estavam o vice-governador eleito, Felipe Camarão, e o senador eleito, Flávio Dino. Os líderes presentes destacaram a importância de resgatar os votos brancos, nulos e abstenções, além do esforço coletivo para mobilizar mais apoio popular à vitória de Lula, imprescindível para a segurança da democracia e das instituições do Estado brasileiro.

O governador Carlos Brandão ressaltou o total apoio do Maranhão à vitória de Lula. “Dos 217 municípios, só perdemos em três municípios. O presidente teve 68% dos votos, só ficamos atrás do Piauí. Nosso desafio é bater esse recorde. É muito importante nesse segundo turno que cada um se empenhe o máximo possível para que a gente diminua a abstenção. No Maranhão, já fizemos a primeira grande caminhada na segunda-feira após as eleições, e vamos ter reuniões com prefeitos, ex-prefeitos e deputados. Pode contar com o Maranhão, que vamos mostrar pro Brasil que o Maranhão é Lula”, afirmou.

O senador eleito pelo Maranhão, Flávio Dino, destacou propostas de encaminhamento para a reunião. “Quero acentuar que a diferença Norte e Nordeste tem um caráter decisivo. Ampliar no Norte-Nordeste é um dos vetores da nossa vitória. Segundo: mobilização. Eleição se ganha na rua, e militância vai pra rua quando o líder vai pra rua. Terceiro: transporte é um direito do eleitor que a Justiça Eleitoral precisa garantir. Quarto: eleição é emoção e sedução. Quinto: mobilizar as crianças, porque Lula é a esperança das crianças”, elencou.

O candidato a vice pela chapa de Lula, Geraldo Alckmin, falou sobre o amplo apoio que tem recebido. “Tivemos uma expressiva vitória no primeiro turno e teremos uma vitória ainda maior no segundo turno. Os sete ex-presidentes do PSDB declararam apoio a Lula, incluindo o ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso. Agora é campanha, pedir voto e percorrer o Brasil todo”, frisou.

O ex-presidente Lula, candidato apoiado pelo governador Carlos Brandão, agradeceu o apoio dos presentes e prometeu um novo pacto pelo Brasil. “Feliz o candidato que tem a quantidade de companheiros que eu tenho nessa reunião. Eu quero ir pra rua conversar com esse povo. Conversar e prepará-lo. A gente sabe das dificuldades que a gente vai ter. Precisamos conversar com os governadores e com os prefeitos para discutir a relação entre os entes federados. Não é possível alguém achar que o país é rico se as cidades são pobres. Os prefeitos vão participar ativamente da política de governança que nós queremos fazer. É com essa força de vontade que eu vou ganhar as eleições e reconstruir esse país junto com vocês”, declarou.

Também participaram da reunião as governadoras Fátima Bezerra (PT-RN) e Regina Sousa (PT-PI). E os governadores Helder Barbalho (MDB-PA), Clécio Luís (Solidariedade-AP), Paulo Câmara (PSB-PE), Rafael Fonteles (PT-PI) e João Azevedo (PSB-PB).

Estavam ainda presentes a senadora Katia Abreu (PP-TO) e os senadores Fabiano Contarato (PT-ES), Renan Calheiros (MDB-AL), Renan Filho (MDB-AL), Paulo Paim (PT-RS), Paulo Rocha (PT-PA), Carlos Fávaro (PSD-MT), Jean Paul Prates (PT-RN), Veneziano Vital (MDB-PB), Jacques Wagner (PT-BA), Jader Barbalho (MDB-PA), Acir Gurgacz (PDT-RO), Camilo Santana (PT-CE), Welligton Dias (PT-PI), Marcelo Castro (MDB-PI) e José Amauri (Podemos-PI), além de deputados e outras lideranças políticas.

Foto: Divulgação

Padre Fábio de Melo em São Luís no dia 15 de outubro

Publicado em: 5 de outubro de 2022

O Padre Fábio de Melo retorna a São Luís para cantar e falar de amor, fé, esperança, amizade e paz. Apresentação será no Multicenter Sebrae, dia 15 de outubro, a partir das 17h30, com a presença dos Padres Cezar Roberio e os cantores Gabriel Kzam e Dory Lima.

O show reúne grandes clássicos da MPB e composições autorais que se tornaram sucesso ao longo dos seus 25 anos de carreira. No repertório, títulos como Clareou, Onde Deus Possa me Ouvir, Trem Bala e Este Sou Eu prometem encantar o público.

Os ingressos estão à venda na Loja Marcelo Surf (Cohab), Paulinas Livraria (Rua de Santana – Centro), Garra Esporte (Shopping da Ilha) e na Bilheteria Digital (site, app e Rio Anil Shopping). Os valores variam entre R$ 60 e R$ 290. É possível comprar o ingresso social doando 1kg de alimento e ter desconto na compra do acesso.

Serviço

Show do Padre Fábio de Melo

Quando: Dia 15 de outubro

Onde: Multicenter Sebrae

Atrações: Padre Fábio de Melo, Padres Cezar e Roberio e os cantores Gabriel Kzam e Dory Lima

Horário: A partir das 17h30

Link de venda on-line: https://www.bilheteriadigital.com/padre-fabio-de-melo-15-de-outubro

Informações: Perfil no Instagram @pefabiodemeloslz

Vídeo: https://youtu.be/F-jQWLfFg8s

Realização: Sacada Marketing, Alvivere Soluções, Comunidade Católica Shalom e Pastoral Familiar Brasil

Governador Carlos Brandão discute com Alcoa ampliação da produção no MA

Publicado em:

Nesta quarta-feira (5), em São Paulo, o governador Carlos Brandão esteve reunido com o presidente da Alcoa Brasil, Otavio Carvalheira, para discutir a ampliação da empresa como forma de promover o desenvolvimento do Estado e centralizar, no Maranhão, a cadeia de produção de alumínio.

A iniciativa de diálogo do Governo do Estado junto à Alcoa Corporation, líder mundial em produtos de bauxita, alumina e alumínio, busca aumentar a industrialização do Maranhão a partir do aproveitamento do metal na construção civil, em etapas de transporte, licenciamento e fontes de energia na fabricação.

A reunião contou, ainda, com presenças importantes como as do vice-governador Felipe Camarão, do senador Flávio Dino (PSB/MA), do secretário de Estado de Indústria, Comércio e Energia do Maranhão (Seinc), Cassiano Pereira Júnior; além da assistente executiva da presidência da Alcoa, Juliana Abade; dos diretores de Energia, Alfredo Duarte, e Tributário, Eduardo Doria.

“Nesta importante reunião com a Alcoa, viemos tratar de novos investimentos. Temos uma boa relação com a Alcoa, logo quando assumi, ela contratou 2.500 novos funcionários que foram capacitados no nosso estado. O meu governo será de atração de investimentos para a geração de muitos empregos e renda. Eu saio daqui muito otimista com essa reunião, as perspectivas para a expansão de novos serviços são muito boas”, afirmou o governador Carlos Brandão.

O vice-governador Felipe Camarão destaca que durante o diálogo foi tratada a possibilidade de integrar o projeto de educação técnica e profissionalizante dos Iemas à capacitação da mão de obra maranhense, visando ocupar os postos de trabalho em possíveis expansões da empresa.

“Acompanhei o governador Carlos Brandão e o senador Flávio Dino em reunião na Alcoa buscando investimentos, geração de emprego e renda e, também, oferecendo oportunidade de qualificação de mão de obra através da educação dos nossos Iemas, tanto dos de tempo integral, quantos dos profissionalizantes, para absorver a mão de obra dos maranhenses”, destacou Camarão.

Para o presidente da Alcoa Brasil, Otávio Carvalheira, o diálogo junto ao governador e ao senador possibilitou a manutenção de uma convivência harmoniosa da empresa no estado, assim como a tratativa de novos negócios.

“Foi uma honra para a Alcoa ter recebido em nosso escritório o governador e o senador do Maranhão recém-eleitos. A Alumar tem uma presença há mais de 40 anos no Maranhão, e vamos continuar fazendo desta convivência algo harmonioso e proveitoso para todos os maranhenses. Hoje, tivemos a oportunidade de falar não só do religamento da [fábrica] Redução, mas também de outros importantes projetos que a Alumar tem pela frente”, pontuou o presidente da Alcoa Brasil.

Osmar Filho se consolida como nova liderança política de São Luís

Publicado em:

O resultado da eleição do último domingo serviu para que constatações no campo político fossem feitas. E uma destas refere-se ao ainda vereador e presidente da Câmara Municipal de São Luís, Osmar Filho.  O pedetista é, sem nenhuma dúvida, uma das novas e maiores lideranças políticas da capital maranhense e do Estado. Osmar foi um dos deputados estaduais eleitos mais votados.

Dentro do PDT, seu partido, foi aquele que obteve melhor desempenho. Em São Luís, ratificou sua força, já demonstrada nas eleições para o parlamento municipal, quando foi o mais votado, como o quarto nome para estadual mais preferido pelos ludovicenses. Osmar Filho obteve votos em praticamente todas as partes do Maranhão e também foi um dos mais escolhidos na Baixada Maranhense, importante região de nosso Estado.

Duas vezes presidente da CMSL, Osmar realizou uma gestão exitosa, tendo modernizado a Casa; valorizado os servidores; e encontrando soluções verdadeiras para os problemas de São Luís. Além disso, aproximou o Parlamento do cidadão e protagonizou um intercâmbio proveitoso que valorizou o Legislativo e fortaleceu o municipalismo.

Antes mesmo de assumir, de fato, o novo mandato, Osmar já é considerado um parlamentar com relevância dentro da Assembleia e com prestígio político acima da média.